Fogos em Portugal: Vai começar a receber SMS a partir de junho

19 Comentários

Depois da catástrofe registada em 2017, no que diz respeito aos incêndios em Portugal, o Governo e outras entidades estão a trabalhar no sentido de evitar tal cenário e para isso têm vindo a implementar um conjunto de medidas.

Tal como já tínhamos revelado, a ANACOM tem estado a trabalhar com as operadoras, rádios e televisões para operacionalizar um sistema de alerta de incêndios. A partir de junho vai já começar a receber um SMS de alerta. Saiba como tudo funciona.


O Regulador das comunicações, ministério da tutela, operadoras, rádios e televisões têm vindo a trabalhar no sentido de alertar os portugueses via SMS, app e meios de comunicação social para incêndios florestais, tsunamis, fenómenos meteorológicos adversos, cheias, rutura de barragens, emergências radiológicas, acidentes em estabelecimentos industriais, atentados terroristas, etc. O sistema de alerta por SMS começará já a funcionar em junho deste ano.

Como funcionará o sistema de alertas por SMS?

Este novo sistema de alertas será gratuito para todos e não requer qualquer registo. As mensagens irão alertar os cidadãos para o risco de incêndio, mas apenas quando o alerta vermelho for ativado.

Irão receber o SMS de alerta todos os cidadãos que se encontrem num determinado distrito onde o alerta vermelho foi ativado. As mensagens serão enviadas em português, mas para quem estiver em roaming receberá a mensagem em inglês.

Como referido, este tipo de mensagens não terá qualquer custo para o cidadão e cabe às operadoras proceder ao envio da informação. Quem não quiser receber tal informação terá todo o direito segundo informa a Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Com esta medida o objetivo é dar uma resposta gradual ao previsto na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 160/2017, de 21 de outubro, nomeadamente quanto ao objetivo estratégico de “Melhorar a preparação face à ocorrência de risco”, no qual se inclui a área prioritária relativa aos “Sistemas de Monitorização, alerta e aviso”.

Além dos SMS, serão difundidos alertas via rádio e televisões.

Leia também…

Fogos.pt – Saiba em tempo real o estado dos incêndios

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de marcelo claudio
    marcelo claudio

    poderiam utilizar o sistema de difusão celular…

    1. Avatar de Helio
      Helio

      Isso mesmo, faz parte dos telefones móveis quase desde sempre

  2. Avatar de Costa
    Costa

    Não me digam que vamos receber notícias do meu Sporting via telemóvel, é que infelizmente aquilo anda a “ferro e fogo” ou “fúria e fogo”.

  3. Avatar de Jose Macedo
    Jose Macedo

    Pois.. mas segundo o RGPD antes de receber, devemos autorizar… 🙂

    1. Avatar de Cabritone
      Cabritone

      …GDPR…

      1. Avatar de André
        André

        RGPD – Regulamento Geral da Proteção de Dados

        1. Avatar de bom senso
          bom senso

          sim claro, tens uma situação de perigo, ainda te vão pedir para autorizares uma sms que estás em perigo, há cabecinhas…

    2. Avatar de bom senso
      bom senso

      sim claro, tens uma situação de perigo, ainda te vão pedir para autorizares uma sms que estás em perigo, há cabecinhas…

  4. Avatar de Mentecaptor
    Mentecaptor

    A utilizar o meu número de telemóvel?! E a “privacidade”? Antes arder do que “ser violado na minha privacidade”!

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Obriguem mas é a limpar os terrenos e lotes urbanos com autênticos matagais, como na cidade do Cartaxo! depois não admira que o risco seja enorme! Muita negligência, desleixo incluindo das Câmara municipais e dos governantes!

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Este sistema parece-me “spam”. O que é que interessa avisar um distrito inteiro por SMS se está em alerta vermelho. Essa informação já é difundida nas televisões, rádios, net, etc. Eu queria saber era se existem incêndios e para onde se dirigem com antecdência, para que não voltem a haver mortes e as pessoas saberem para onde se devem dirigir em segurança.

    1. Avatar de mlopes
      mlopes

      nenhum dos meios que referes é uma alternativa em tempo real a uma mensagem (sms ou difusão celular).
      menos o é ainda para quem, com eu, não ouve rádio e não vê canais de televisão portugueses (e quase nada nos outros) há muitos anos

  7. Avatar de PoPey
    PoPey

    Não me digam que vão trocar o Siresp??

    Este sistema parece muito bonito na teoria mas pouco prático na realidade. A informação que estamos em alerta vermelho não é relevante a partir do momento em que não se registe nenhum incêndio. Era sim relevante avisar sempre que uma localidade estivesse ameaçada por um incêndio ou enviar uma sms a desaconselhar transitar na estrada X ou Y… Isto é um sistema com muitos “se’s” e muitos “mas”… Na prática duvido que tenha alguma funcionalidade. Isto porque depois se não é enviada sms nenhuma vamos partir que está tudo bem quando não realidade pode não estar… Um bocado como tentaram culpar o IPMA por condições adversas extremas que se têm vindo a registar nos últimos anos…

  8. Avatar de Ricardo Saraiva
    Ricardo Saraiva

    Podiam também realizar uns testes com o Cell Broadcast. Há uns dias foram realizados testes no Canadá. No início do ano Nova Zelândia e Filipinas implementaram um sistema de alertas, no Chile, EUA, Japão, Holanda, Lituânia, Tailândia, Roménia, China e muitos outros já possuem sistemas de envio de Alertas à População via Cell Broadcast, no Reino Unido houve testes com SMS e Cell Broadcast. Mas mais importantes do que a tecnologia utilizada é o tipo de conteúdo que irão enviar.

  9. Avatar de Helio
    Helio

    Cell Broadcast ou difusão celular, há muito que a TMN/MEO utiliza, mas cá só foi utilizado para os indicativos regionais.
    Desligar a Difusão celular, é das praticas mais frequentes no pplware@android

  10. Avatar de Aurélio
    Aurélio

    Se o José Macedo está certo e “antes de receber, devemos autorizar… “, quando tomarmos consciência de que existe um incêndio próximo já ele está à nossa porta ou – no mesmo distrito – a 200Km de distância.
    A ideia parece basicamente boa mas – para resultar – precisa de ser mais trabalhada, o que poderia ter sido feito e testado durante o Inverno.Uma sugestão, para não confundir e ignorar a hipótese de ser apenas uma mensagem publicitária:
    Fazer

    1. Avatar de mlopes
      mlopes

      se não por sms (ou difusão celular) como sugeres que fosse feito? e porquê?

  11. Avatar de DS
    DS

    Um sistema de alerta importante e pelo que percebi por defeito é enviada a SMS. Apenas quem não pretende receber é que tem de solicitar, pois pedir para receber a SMS deturpa completamente o que se pretende.
    No entanto este sistema de aviso devia ser obrigatório. As SMS não são assim tão intrusivas porque não são enviadas com frequência, apenas mesmo com alerta Vermelho. Todos deviam ser obrigados a receber a SMS e não ter possibilidade de desativar.
    Quanto ao serviço em si, de lamentar que seja por SMS porque quando metade receber a mensagem já tudo ardeu. Não é funcional, não é prático.
    Mais um software a ser desenvolvido por uma equipa de filhos, sobrinhos e amigos que vão receber uma pipa de massa.

  12. Avatar de Helio
    Helio

    Fala-se muito da proteção de dados, mas esqueceram-se quando usam as apps Sync.me e outras, em que além das do utilizador da app, violam as dos vossos contactos