Flash Player 10.1 e Air 2.0 beta – Um Flash “Touch and Move”

25 Comentários

Por A Friend para o Pplware
A Adobe acabou de disponibilizar a versão de pré-lançamento do tão esperado “Flash Player 10.1 e Air 2.0 beta” que para quem não sabe, agora permite tirar proveito das plácas gráficas e com isso dar-nos uma maior performance nos conteudos baseados nesta tecnologia, como por exemplo, os videos do Youtube em HD que, coincidência ou não, brevemente serão também disponiblizados em FULL HD de 1080p.

Muitos destes conteudos, devido ao seu processamento elevado por parte do CPU, deixavam alguns utilizadores impossibilitados de os visualizar, como no caso dos netbooks e a performance deixava muito a desejar, o que se tornava incomodo visitar sites baseados em flash, ou até mesmo programas baseados no AIR da Adobe, como é o exemplo de muitos clientes de Twitter. Com esta actualização, o processamento é agora dividido com as plácas gráficas e com isso irá fazer tanto os videos, como os sites baseados em flash terem uma fluidez e performance elevada, e a juntar a isso irá ter também funções multi-touch, que enriquecerá e muito os sites e a forma como interagimos com eles.

Como demonstra o video, este novo flash 10.1 tem um performance bastante elevada e promete melhorar ainda mais com a maturidade das seguintes versões. A nivel de processamento, diminui drasticamente o consumo do CPU o que faz com que possamos continuar a usar outras aplicações ao mesm tempo sem que estas fiquem sacrificadas pelo enorme consumo gerado nas versões anteriores flash.

Este pack está disponivel para download nas suas versões Windows, Mac (Intel apenas) e Linux, com os requisitos minimos de hardware:

  • Nos Desktop’s: Nvidia Geforce: Series 8, 9, 100 e 200
  • Nos Portateis: Nvidia Geforce, 8, 9, 100 e 200 e também ION e ION LE.
    (É necessário instalar os ultimos drivers disponiveis no site da nvidia ver aqui)

O suporte de aceleração por hardware (GPU) neste pack ainda está limitado apenas ao sistema operativo Windows. Os restantes sistemas terão suporte na sua versão final, incluindo para o webOS para smartphones, o que será uma mais valia para quem possui smartphones baseados neste OS. Por fora fica ainda o iPhone, já que ainda existem alguns desentendimentos quando à implementação desta tecnologia, entre a Apple e Adobe.

De fora fica ainda a versão de 64-bit, que faz com que os browsers nesta arquitectura impossibilitados de visualizar conteudo flash. Mas atenção, os utilizadores com Sistema Operativo 64-bit podem instalar esta versão, mas só através dos browsers de 32-bit é que é possivel ser usado)

Release notes: Flash Player 10.1
Download: Flash Player 10.1

Testem e partilhem aqui com o Pplware as vossas conclusões, não esquecer é que é totalmente aconselhavel desinstalar a versão anterior e de preferência instalar sem ter nenhum browser aberto.

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AmdM
    AmdM

    ATI fica de fora?

    1. Avatar de jOuz3
      jOuz3

      Falta ATI, Intel e Broadcom na lista.

    2. Avatar de A friend
      A friend

      Não consegui ainda obter alguma informação boa quanto a isso, já que isto foi uma boa parceria entre ADOBE e NVIDIA. E já agora para que seja activada é necessário também instalarem os ultimos drivers BETA da NVIDIA.

      __________________

      New in Version 195.55(beta)

      * Adds GPU-acceleration for smoother online HD videos with the new Adobe Flash 10.1 beta
      __________________

      Outra informação que podem ver aqui é o comparativo entre a actual versão 10 e esta nova versão (10.1), em como reduz drasticamente os consumos de processamento.

  2. Avatar de A friend
    A friend

    Acabei de ver no site da ATI, então passa a acrescentar:

    GPU Acceleration of H.264 video content using Adobe Flash
    Player 10.1 Beta
    This release of ATI Catalyst™ supports the new Hardware Acceleration features of
    Adobe Flash Player 10.1 Beta for video encoded in the H.264 format. Adobe Flash Player
    10.1 Beta introduces hardware-based H.264 video decoding to deliver smooth video
    playback, reduce system resource utilization, and preserve battery life. Adobe Flash
    Player 10.1 Beta is expected to be available for download from Adobe Labs
    (labs.adobe.com) before the end of the year. This feature is supported on the ATI Radeon
    HD 5800, ATI Radeon HD 5700 and ATI Radeon HD 4000 Series of products.

    (Não tinha encontrado ainda esta informação quando fiz o artigo, não se esqueçam, devem actualizar igualmente os drivers para tirar partido desta tecnologia)

  3. Avatar de Almeno Rocha

    Desta vez a ATI não ficou a dormir como costume… E eu que só uso ATI e AMD, já estava a ficar preocupado

    1. Avatar de another friend
      another friend

      Ja esta diponivel a nova versão do ATI Catalyst™ 9.11 podes saca-lo em http://game.amd.com/us-en/drivers_catalyst.aspx?driver=

  4. Avatar de Kekes
    Kekes

    Convem dar o stock compelto de dispositivos moveis a ter acesso ao Flash, Web OS, Symbian, BlackBerry, Android e Windows Mobile, apenas o iPhone fica inexplicavelmente de fora :S

    Aguardo ansiosamente por estes updates todos do Flash irá trazer muito aumento de performance, redução de trafego utilizado no streaming de videos e afins, pena os computadores mais modestos irem continuar a sobrer com os mesmos problemas :S

    Eu se achar uma pagina de um homem que fez uns projectos para mostrar a capacidade de streaming de videos a 500kbps em que o suporte de placas graficas iria permitir um enorme desempenho eu posto aqui.

    Fiquem bem

    1. Avatar de alftuga
      alftuga

      O iphone não fica de fora. Para terem aplicações em flash para iphone terão de compilar de uma outra maneira o swf.

      http://www.adobe.com/devnet/logged_in/abansod_iphone.html

      pessoalmente continuo a não entender esta fobia iphone (preço/funções)…

      1. Avatar de Ground0
        Ground0

        Grande Flávio, sempre atento no que diz respeito a Flash… 😉

      2. Avatar de Kekes
        Kekes

        Pelo que li por alto apenas isso é apra criar aplicações nativas certo? É que o suporte para os outros dispositivos vai mais alem disso, flash embutido nas paginas, pena os videos ainda nao ser possivel de visualizar devido a RAM.

        Eu tenho no meu PDA flash player e vejo as publicidades do pplware em flash e tudo.

        E que se for só para criar aplicações nativas, o Nokia… não me recordo bem qual mas ja em 2007/2006 aceitava inclusivo screesavers em flash, o meu n80 tambem, apenas não tinha a capacidade de os reproduzir automaticamente passado um tempo 😉

        1. Avatar de alftuga
          alftuga

          certo aplicações no iphone foi isso que disse 🙂

          o nokia, windows mobiles e outros tb que ja não me recordo aceitavam o flash até ao flash 6 ou 7… era preciso programar em AS1 e não aceitavam toda api AVM1.

      3. Avatar de A friend
        A friend

        O iphone/ipod touch conseguem correr o flash, até melhor do que pensava. Fiz o teste através do Cydia e deu bem.

        Acontece é que a Apple quer que este corra na perfeição mantendo uma boa fluidez e performance, dai andarem a recusar as propostas da Adobe, porque acho que toda a gente sabe, o flash sempre foi algo “pesado”. Agora com este 10.1 é que se começa finalmente a ver performance e fluidez bastante boas, e se conseguirem fazer isso nos Smartphones possivelmente a Apple vai aceitar integrar o flash no Safari..até lá, vamos continuar a ver esta mensagem da Adobe cada vez que tentamos instalar o flash (oficialmente) através do site da Adobe 🙂

        http://www.blogcdn.com/www.engadget.com/media/2009/11/iphone-flash-message.jpg

        1. Avatar de alftuga
          alftuga

          ‘porque acho que toda a gente sabe, o flash sempre foi algo “pesado”’

          eu não sabia. mas sempre soube que muita gente não sabe trabalhar nessa plataforma.

          gostaria de compreender melhor esse termo de “pesado”.

          1. Avatar de A friend
            A friend

            Depende muito da forma como é compilado o Flash, que tipo de compressão leva o seu conteudo e tudo o mais, mas excluindo esses factores o flash é um pouco pesado no sentido de requerer muito processamento do CPU e isso nota-se em especial nos Netbooks ou processadores antigos o quanto “arrastam” o flash. Agora com o processamento a ser ajudado pelas GPU, a fluidez e velociade serão totalmente diferentes.

            Se um processador Atom 1,60ghz tem as suas limitações no flash, nomeadamente videos HD, imaginem um processador de smartphone que ronda entre os 600 e 800mhz single core..

  5. Avatar de Hugo Cura

    Excelentes notícias para os netbooks!
    Acabei de instalar agora no meu e todos os vídeos, quer sejam SD ou HD, têm artefactos enormes e a cor predominante é o cinzento.
    Mais uns dias e espero que o flash player (e uma actualização dos drivers intel) esteja mais maduro 🙂

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    Que aplicação de calendário é aquela? Alguém conhece?

  7. Avatar de André
    André

    este programa nao faz com que depois eu possa utilizar o meu ecran como touch pad pois nao?

    1. Avatar de Kekes
      Kekes

      Isso é uma limitação de hardware não de software :S alias e um bocado logica a resposta.

  8. Avatar de Olly

    Só 2 pequenos reparos de português:
    Coincidência em vez de coecidencia
    Interagimos em vez de interagi-mos

  9. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Eu gosto tanto de quando estas apresentações dão barraca lool na parte onde ele arrasta a fotografia do cão e ela foge-lhe para fora do ecrã… pode ter multi touch mas não tem um ecrã touch como o iphone e é isso que diferencia o iphone dos outros touch screens é o ecrã não ser por toque mas por electricidade estática dos dedos. (Nem parece meu estar a defender um telemóvel de mais 600€ que nem videochamada faz)

  10. Avatar de Filipe Lourenço

    A foto do cão desapareceu do ecrã! 😀 Foi um movimento brusco demais!

  11. Avatar de delaorden

    ola pessoal, Vitor… este seria um upgrade do plug-in flash que colocamos nos browsers ? pode-se instalar por cima ? obrigado. Estou meio por fora.
    Boa atualidade, valeu ! (actualidade em Portugal ) 😉

    1. Avatar de alftuga
      alftuga

      tudo o que se precisa saber para instalações do player beta no entanto é uma versão beta cuidado…

      http://labs.adobe.com/technologies/flashplayer10/

  12. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Parece que as Nvidia Quadro tb ficam de fora.
    E pelo que me pareceu não optimizaram o flash, passaram apenas parte do seu processamento para a gráfica (algumas)