Firefox prepara-se para dispensar a utilização do Flash Player

24 Comentários

Um dos grandes problemas da Internet são algumas das tecnologias ainda usadas e que consomem recursos de forma anormal. Um desses problemas está no flash e nos conteúdos que ainda existem espalhados pela Internet.

Se a maioria dos browsers ainda depende da instalação do Flash Player, há já alguns que têm os seus players nativos. O Firefox foi o mais recente a aderir a este modelo e a sua versão Nightly tem já disponível a sua solução.

ffox_flash_1

Para contornar o problema do Flash, que vai muito além do problema do consumo de recursos, a Mozilla criou uma solução que permite a todos os utilizadores acederem a estes conteúdos sem depender do Flash.

As versões Nightly do Firefox estão já preparadas para usar este componente de forma nativa e para reproduzir os conteúdos Flash.

Através da utilização do Shumway é já possível ter acesso a vários conteúdos de forma muito mais fluída e controlada dentro do browser da Mozilla.

Esta integração vai garantir que os utilizadores têm disponíveis as mais recentes versões dos players necessários para reproduzir os conteúdos Flash, mas sempre actualizados e livres de problemas de segurança.

Ao estar embebido no browser, o Shumway consegue uma integração plena e com o acesso mais controlado aos recursos que estão disponíveis, garantindo performances melhores, não apenas do próprio leitor de conteúdos Flash, mas também do próprio browser.

Apesar de estar já dentro do browser da Mozilla, o Shumway está ainda limitado nos conteúdos que consegue reproduzir e também não está activo por omissão.

ffox_flash_2

Para o poderem usar precisam de aceder às definições do Firefox – about:config – e alterar o parâmetro shumway.disabled de true para false.

Existem ainda outras limitações, estando para já apenas preparado para reproduzir os conteúdos que estão na Amazon.com.

Esta mudança, que para já podem usar os utilizadores das versões Nightly do Firefox para Windows e para OSX, vem quebrar a dependência que existe do player Flash que todos nos habituámos a usar e que tantos problemas apresentam.

O Shumway chegará mais tarde às outras versões do Firefox, deixando também de estar limitadas ao Desktop, sendo alargada às versões móveis deste browser.

A chegada do Shumway vem abrir as portas para uma web ainda mais livre do Flash e de outras tecnologias que até agora a tem impedido de crescer.

Homepage: Firefox Nightly

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de tozé
    tozé

    já não era sem tempo…
    tá sempre a crashar por causa do flash

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Mudei-me para o Chrome porque o Firefox estava constantemente a crashar por causa do Flash.
      No entanto, continuo a gostar mais do Firefox. O Download Manager e o Histórico são mais bem conseguidos que no Chrome e consome muito menos recursos.

      1. Avatar de MRodrigues
        MRodrigues

        Boas,

        A mim também estava sempre crashar por causa do Flash, no windows 7, basta correr o browser como administrador e em principio resolve o problema.

    2. Avatar de Xico
      Xico

      No Linux nunca me “crashou”.. Que me lembre..

  2. Avatar de Fabio

    Será que o Firefox para android vai passar a suportar Flash?

    1. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Não sei, mas pelo que entendi este intrepretador funciona com standards web. Teoricamente deve de suportar, ainda que a performance não deva de ser fantástica.

  3. Avatar de mc
    mc

    Não entendo – pode-se instalar o «apêndice», mas se não o fizer funciona na mesma (no nightly)! Para que serve o xpi, então?

    1. Avatar de mc
      mc

      Bem, já entendi: a versão integrada só dá na Amazon; para dar em todo o lado é preciso instalá-lo, mas bem podiam ter posto uma ligação: http://www.areweflashyet.com/shumway/extension/firefox/shumway.xpi

  4. Avatar de rui
    rui

    finally!!!!! fdx tanto tempo para fazerem isto.
    obrigaram-me a mudar para o chrome.. a ver se volto ao velho firefox que tanto gosto

    1. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Não é culpa da Mozilla que a Adobe seja uma das empresas com práticas duvidosas… o flash é deles, não da Mozilla

  5. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Se não me engano já faz isto o Chrome, mas o flash devia era desaparecer em geral

    1. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Nop. Não se faz. O que se fez foi que a Google teve uma par¢eria com a Adob€ para que o plugin do flash fosse portado para o chrome ao utilizar o PPAPI(que teoricamente é opensource, na pratica é apenas uma jogada suja da Google).
      Este é um intrepretador feito com tecnologias web, e julgo que sem ajuda da Adobe (ou seja, sem documentação)

  6. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    desculpem a igorância, qual a diferença entre a versão mozzila firefox e esse firefox nigthly??

    1. Avatar de Miguel Fazenda
      Miguel Fazenda

      O Firefox Nightly é uma versão do browser que é atualizada todos os dias(todas as noites neste caso). É muito menos estavel que o Firefox “normal”, porque estão sempre a ser adicionados novos conteudos. Quando um conteudo em especifico estiver mais estavel passa para o Firefox Aurora(não tenho a certeza mas acho que já não existe), depois para o Beta e por fim chega ao teu Firefox “normal”, quando já está muito estavel e pronto para ser usado 😛
      Para resumir, é onde tens as coisas novas e entusiasmantes, mas com muitos bugs.

  7. Avatar de Alguém
    Alguém

    Um dos grandes problemas da Internet são algumas das tecnologias ainda usadas e que consomem recursos de forma anormal.
    Correcção: Um dos grandes problemas da tecnologia são algumas das ferramentas ainda usadas e que consomem recursos de forma anormal.

    Exemplo mais famoso disso: Microsoft Windows (mas existem tantas outras…)

    Problema 1: As ferramentas de hoje em dia são feitas literalmente para consumo absolutamente anormal das máquinas para que as marcas possam vender e vender e vender e… e vender e vender…

    Problema 2: A generalidade da população acomoda-se a determinadas marcas e segue tudo o que esta oferece sem olhar a alternativas e/ou concorrência.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Andas a fumar algo ilegal, só pode.

      Então o mega fluído Windows e correspondente IE que até no podre centrino de 1 core, 768 MB RAM e um (MUITO) limitado e lento hdd 60 GB do meu pai corre bem, e até deixa correr filmes de 720p e 1080p h264 de baixo bitrate, é responsável pela lentidão? Lolol

      Opa, o Win 8.1 corre “bem” até em laptop ranhosos que até com o Win XP vinham, e até num velho Atom de 1 core que tinha aquilo mexia-se “bem” na Internet.

      Olha que em máquinas de baixa gama já testei várias distros de Linux vs Windows 7 e 8.1 e as vantagens eram nulas, e com muitas desvantagens.

  8. Avatar de irlm
    irlm

    Há uma extensão Htlm5 Video Everywhere que modifica o flash e visualisa videos como Youtube em Html5, tem vantagem de utilizar menos cpu/gpu, não gerando maior calor (mais eficiente a nivel energético)

    1. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Essa extensão não modifica flash nenhum, apenas pede ao site pelo video em html5. O youtube tem suporte a videos em HTML5, apenas ficam desactivados por default no firefox por causa das media source extensions.
      http://youtube.com/html

      1. Avatar de Cláudio
        Cláudio

        http://youtube.com/html5
        Enganei-me. Mod’s, por favor editem o link e apaguem este comment

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Curiosamente a mim num velho dual core E-450 corre melhor o flash 1080p que o html5 (que aparece às frames).

      E testando IE/Chrome/Firefox o IE é de longe o mais fluído em tudo em geral.

  9. Avatar de fernando marques martini
    fernando marques martini

    alquem ja baixou e testou essa versão? normalmente ao menos usooutro browser, com flash, devido a bancos, e nessa versao do firefox funciona normalmente ou nao solicita ele?

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Vocês e o “embebido” no lugar do “embutido”: eu sei que são sinónimos, mas dá logo um ar mais tecnológico à coisa.

    Quanto ao artigo, é bom haver ferramentas nativas nos navegadores para reproduzir conteúdos deste género sem recorrer a algo da década passada e que já pouco se vê graças ao HTML5 e CSS3!

    1. Avatar de XXT
      XXT

      Infelizmente o HTML5 e CSS3 não chegam nem perto das capacidades do Flash, pese embora as falhas deste, e a net tornou-se bem mais chata apenas com sites básicos, com rectângulos, texto e basta. Mais uns anos e chegam onde o Flash já estava.