Firefox Mobile 4 deixa cair o Flash e adopta HTML5

29 Comentários

A Mozilla está a investir  forte nos seus produtos. Lançou há dias o Firefox 4 e tem mantido forte pressão no desenvolvimento das versões futuras. Na mesma linha tem surgido as versões para dispositivos móveis, onde a empresa tem depositada forte confiança num mercado cada vez mais exigente e importante.

O Firefox Mobile tem sido desenvolvido para dispositivos com sistema operativo Android e Maemo, no entanto hoje a Mozilla resolveu surpreender o mundo e lançou a versão final deste novo browser.


O Firefox 4 Mobile vem na linha do que foi apresentado a semana passada aquando do lançamento da versão 4 do Firefox para PC e Mac. Com uma interface muito fluida e com uma rapidez enorme no processamento e renderização das páginas é um sério concorrente face ao que tem sido apresentado para as duas plataformas onde é suportado.

O browser permite que sincronização entre o Firefox Mobile e o Firefox instalado no PC de forma remota. Conseguem exportar favoritos, histórico de navegação, passwords e até os separadores que têm abertos na plataforma fixa. Com estas funcionalidades conseguem transpor as vossas navegações entre estas duas plataformas se forma transparente e sem qualquer inconveniente. É sem dúvida uma experiência de utilização única.

HTML 5 em detrimento do Flash

Uma  das funcionalidades que eram esperadas neste novo browser, mas que não foi disponibilizada, é o suporte para Flash. A Mozilla resolveu dar mais enfase ao HTML 5 em detrimento do Flash. Esta decisão é talvez um contra-senso dada o desenvolvimento que tem sido feito para o suporte desta tecnologia no Android.

A escolha recaiu no HTML5 e no CSS, que se já por si é sinónimo de que este browser vai capacidades fantásticas na interacção do utilizador com as páginas que visita.

Este suporte não foi descartado de todo, mas esta versão não tem suporte para Flash.

Todas as funções que o seu irmão maior tem estão neste Firefox Mobile. Podemos instalar extensões e temas, da mesma forma que o fazemos na versão desktop.

Esta versão final está já disponível no Android Market, pelo que basta pesquisem por Firefox ou basta apontarem o vosso leitor de códigos QR para a imagem abaixo.

Se o pretenderem instalar no vosso Nokia N900 basta acederem ao endereço Firefox.com/m e descarregarem-no.

Esta nova versão é sem dúvida uma revolução no mercado dos browsers em geral e no dos dispositivos móveis em particular. A Mozilla conseguiu transpor de forma perfeita tudo o que o Firefox 4 tem para esta versão móvel. Testem-no e provavelmente vão abandonar o browser do vosso Android.

Artigos Relacionados:

Homepage: Firefox 4 Mobile

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Campos
    Rui Campos

    Interessante esta nova abordagem por parte da Mozilla .

  2. Avatar de Jonas
    Jonas

    Mt bom mas e versão para iPhone?

    1. Avatar de Say
      Say

      A Apple proíbe browsers com motor javascript que não seja o que vem com o iOS, portanto, para iPhone quando a Apple deixar de proibir a concorrência.

    2. Avatar de aver
      aver

      Alguma da sincronização Firefox Mobile/Firefox do computador consegue-se com o Firefox Home para iPhone(da Mozilla, pois).

      Penso que se a Mozilla quisesse criar um browser para iPhone a Apple não se opunha, como não se opôs ao Opera Mini (há quem diga que foi para mostrar que os outros browsers não prestam).

      Agora, há uma regra que impõe, também aos browsers para iOS que são clones do Safari – o Safari é sempre o browser pré-definido. Se eu criar um atalho para uma página web vai sempre abrir com o Safari, se uma app (que não seja browser) lançar um browser, vai ser sempre o Safari. Em tempos li que era a Mozilla que não estava interessada em criar uma versão Mobile do Firefox para iPhone. Mas …

      https://www.mozilla.com/en-US/mobile/home/

  3. Avatar de Pedro Guerreiro

    E disto que eu preciso no meu Iphone! 😉

  4. Avatar de a Friend®

    Muito bem Mozilla.. infelizmente não tenho esta máquina no iPhone mas espero um dia ter, já que em máquinas Win, Lin e Mac o Firefox reina.

    Tenho é notado que o Flash anda-me sempre a encravar, mais que antes. E já cansa um pouco cada vez que vejo um video se meto no pause, quando volto a meter no play não corre.. tenho que mexer quase sempre na barra para que ele continue a reprodução. O problema é que, ao fazer isso normalmente os videos perdem a “cache” do video e voltam a re-fazer de novo o streaming…

    Pelo menos em videos (já que em animação ainda falta o HTML5 provar muita coisa) o padrão já deveria ter sido mudado a 100% em todos os sites. HTML5+H.264/WebM

    Para smartphones então era um Luxo que essa realidade já fosse mais visivel. Se bem que tem crescido bastante em “grandes” sites…é um facto.

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      “cada vez que vejo um video se meto no pause, quando volto a meter no play não corre.. tenho que mexer quase sempre na barra para que ele continue a reprodução”

      Same here, por vezes tb acontece.

      1. Avatar de Pensamento Positivo
        Pensamento Positivo

        Ontem a Adobe lançou um update que corrige esse bug, para além de outros e de aparentemente ter ficado mais rápido. Necessita de restart do pc para funcionar perfeitamente. Já agora: Se a vossa máquina tem mais que uns aninhos, melhor ainda, se for abaixo de aí de um Core i3 e gráfica da mesma época, então aconselho a irem às definições e desabilitarem a aceleração por hardware. Boa noite!

  5. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    Vamos lá fazer o test drive 😉

  6. Avatar de noosphere
    noosphere

    Mais uma vez uma boa noticia no PPLWARE 🙂

    Obrigado pessoal.
    Nota – Assim que possam, dêem uma revisão no texto pq tem alguns erros e frases mal construídas. De resto.. impek 🙂

  7. Avatar de alan
    alan

    do jeito que as coisas andam não haverá um suporte aos dispositivos blackberry tão cedo. Estou, na verdade, surpreso de já não ter saído a versão do iphone. Espero trocar logo meu smartphone até o final do ano, simplesmente não atende às minhas expectativas, apesar de bom agora o mundo já está “dominado” pelo ios’s da apple e android (dos quais gosto muito)

    1. Avatar de jrk
      jrk

      Pra Blackberry não haverá por razões técnicas (o BB só aceita apps Java).

      Já no iPhone nunca haverá por razões políticas. Imagine se a Apple permitiria um programa que permite instalar outros programas (extensões)?

  8. Avatar de J0n
    J0n

    No Blade é incompatível hehe

  9. Avatar de Revolution
    Revolution

    Boas, sim é uma excelente noticia o grande firefox já estar disponível para android, só tenho pena que aparentemente não é compatível com o Optimus Boston, espero que numa versão não beta isso seja resolvido…Até lá o Opera mini e o Dolphin ainda vão reinar no meu Boston.

  10. Avatar de Angelo Matos
    Angelo Matos

    Boa noticia.O QR code não me abre nada, aponta para um link do appbrain mas não abre nada. No market não encontro a app tambem 🙁

    1. Avatar de 8caracteres
      8caracteres

      Aqui funcionou bem, pelo goggles.

    2. Avatar de Lavadinho
      Lavadinho

      é porque não é compatível com o teu equipamento…

  11. Avatar de iOCHO5

    Quando acabar de carregar a bateria vou experimentar. Espero que seja compatível com o Huawei, pois estou a ver que há muitas incompatibilidades…

  12. Avatar de Luís Calheiros
    Luís Calheiros

    Pedro, adiciona ao post inicial esta lista de compatibilidade, assim sempre é mais fácil o pessoa saber se pode ter ou não:
    Supported Devices – Tested

    Advent Vega (P10AN01)
    Dell Streak
    Dell Streak 7
    HTC Desire
    HTC Desire Z (T-Mobile G2)
    HTC Desire HD
    HTC Droid Incredible
    HTC EVO 4G
    HTC Glacier (T-Mobile myTouch 4G)
    HTC Nexus One
    LG Optimuz Z
    Motorola Atrix 4G
    Motorola Bravo
    Motorola Droid 2
    Motorola Droid Pro
    Motorola Droid X
    Motorola Xoom
    POV Mobii Tegra Tablet
    Samsung Continuum (i400)
    Samsung Galaxy S (i9000, Captivate, Fascinate, Vibrant, Epic 4G)
    Samsung Galaxy Tab
    Sony Ericsson Xperia X10
    Viewsonic gTablet

    1. Avatar de Hugo Cura

      Exacto, desde que tenha ARMv7 ou superior…

  13. Avatar de Paulo
    Paulo

    Pelo que parece não é compatível com o LG P500 (Máximo One). É pena…

  14. Avatar de Zeze
    Zeze

    Ao excluir o Iphone, tipo eu tenho o Boston, e ao excluir o Flash eu já consigo fazer outras coisas que não conseguia?

    1. Avatar de Zeze
      Zeze

      Onde tem Iphone queria dizer Flash…

  15. Avatar de Delfim Mota
    Delfim Mota

    Tipo tenho Boston com versão 2.1 e não consigo instalar, no Market não me aparece.
    Bem que gostava de o experimentar tal como já o faço no pc.

  16. Avatar de Afonso
    Afonso

    Tenho um boston e por acaso até vi este artigo no telemóvel. E por isso só agora comento perguntando se alguém tem problemas em inserir comentários aqui neste form do pplware?

    É que no meu Boston, com o teclado Swype quando clicava nestes campos não me aparecia o teclado :S

    Em relação ao artigo devo dizer que gostava muito de experimentar o FF4 Mobile, mas as minhas expectativas não estão muito altas visto que tenho o DOlphin Browser HD que é muito bom e que tem alguns addons bastante bons (na minha opinião).

  17. Avatar de The STK
    The STK

    Firefox rula em todas as minhas máquinas, a v4 está bestial… No meu Android, quem rula é o Opera, visto o Firefox só ser compatível com máquinas mais potentes, diziam eles devido ao Flash… Pode ser que agora os smartphones mais medianos possam correr o Firefox.

  18. Avatar de Hugo Cura

    Já o instalei há alguns dias e notei alguns problemas, nomeadamente a velocidade de carregamento das páginas é bastante lenta relativamente ao browser nativo ou mesmo ao Dolphin e a percorrer uma página a informação tem delay a carregar e vê-se a grelha quadriculada de fundo.
    Mas tem coisas positivas muito boas: os menus laterais de separadores (esquerdo), botões de navegação (direito) e zoom automático assim que se prime numa caixa de leitura

  19. Avatar de Pedro Castro
    Pedro Castro

    Acabadinho de testar e só tenho uma coisa a dizer… que desilusão!
    Comparativamente com o opera mini e o browser nativo do android 2.2 fica a anos luz… Bem mais lento e nem sequer tem um formata o texto para auxiliar a leitura quando se clica 2vezes. pode ser uma mais valia pela sincronizacao, mas de resto ainda tem um longo caminho a percorrer…

  20. Avatar de Jaime
    Jaime

    Pena só o Opera apostar em Symbian, é o que me safa neste momento se não o meu 5800 já tinha completamente perdido o interesse.