Firefox com versão para a interface Metro do Windows 8

10 Comentários

Os novos sistemas operativos por norma obrigam a alterações nos softwares que para eles foram desenvolvidos. Podem ser pequenas alterações na forma como interagem ou grandes, como o novo Windows 8 pode vir a trazer, graças à sua interface Metro.

Esta nova interface obrigará a que sejam desenvolvidas alterações profundas nas aplicações, para que se integrem de forma perfeita no novo espaço criado. É uma revolução na forma como o sistema operativo interage com os utilizadores, mas compensa o esforço que vai ser feito na alteração dos softwares.

A Mozilla já tomou consciência desse futuro e começou a alterar e a criar já uma versão específica do Mozilla para o Windows 8, em especial para a interface Metro.



Os planos da Mozilla previam que no segundo trimestre deste ano estivesse disponível um primeiro protótipo funcional do que será a versão desenvolvida para o Windows 8 e em especial para a interface Metro.

De acordo com um post no seu blog, Brian Bondy, gestor desse projecto, este ponto foi atingido. Existe já uma versão plenamente funcional para a interface Metro do Windows 8.

Para já a interface é baseada em código Fennec XUL e tem a mesma imagem que a Mozilla desenvolveu para a sua versão do Firefox para Android.

Ao terem baseado este protótipo em Fennec conseguiram ter já a possibilidade de ter multi-processos a correr, o que permitirá ter uma maior modularidade no desenvolvimento e ao mesmo tempo garante um melhor controlo e divisão de recursos sem comprometer o sistema.

A importância que a Mozilla dá a esta versão do Firefox está bem expressa nas palavras que abaixo transcrevemos.

Pretendem fazer do Firefox o browser mais usado no Windows 8, quer na versão normal usada no Ambiente de Trabalho e também na versão Metro.

Por essa razão pretendem ter uma versão plenamente funcional, com todas as mesmas capacidades do browser actualmente disponível e com uma integração perfeita na interface Metro.

If a browser is awesome on Metro, the only way to use this awesome browser in Metro is for it to become the default.

If a browser is default on Metro, it will also be default on the Desktop. If a browser does not support Metro, it is seriously at risk of losing the default browser status, and therefore significant market share. A browser without support for Metro, if default, would be taking away a Metro browser completely from the user’s computer.

Os próximos passos a serem desenvolvidos pretendem integrar o Firefox de forma total na interface Metro. Pretendem que este esteja disponível em todas as áreas e em todas as funcionalidades do Windows 8.

A interface Metro veio para ficar e será a nova cara do Windows. Resta apenas a quem desenvolve software começar a criar formas de trazer os seus programas para esta nova interface.

Dependendo da integração que conseguirem vão ter maior ou menor sucesso. E empresas como a Mozilla não se podem dar ao luxo de menosprezar uma oportunidade destas.

É certo que a concorrência vai contra-atacar e em breve outras propostas surgiram, mas para já, para além da Microsoft apenas a Mozilla tem trabalho prático para mostrar e isso significa que muito em breve vão surgir funcionais para os utilizadores começarem a testar e a usar.[via]

Partilhar:
Tags:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    Não será: em breve outras propostas surgirão…

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Por acaso tambem reparei nesse detalhe xD

  2. Avatar de Charly

    Deve ser das piores interfaces que alguma vez vi, back firefox interface!

    1. Avatar de wiiware
      wiiware

      a culpa é do windows 8 que é feio que mete medo ao susto , ainda assim o windows 7 vai durar muitos anos , duvido que o utilizador comum dos pc queira esta porcaria do w8 , se tiver sucesso é nos tablets e mesmo assim duvido muito…

      cumps

      1. Avatar de Joca

        Boas,
        A microsoft nunca mais irá fazer os produtos que fazia (e o sucesso que tinha) desde que o Bill gates a abandonou…

  3. Avatar de Mike

    Não podem diferir muito do interface do IE10 porque este praticamente ausenta do mesmo. Têm que pensar cada vez mais da robustez da aplicação e não da interface, afinal a IU do metro é isso mesmo.

  4. Avatar de Rui de Lima
    Rui de Lima

    Eles que não se despachem que os outros browsers voltam a passar-lhe o pé! já desde Dezembro que vi esta notícia e ainda não ha builds alpha sequer. Contudo têm-se empenhado a lançar mais e mais versões do firefox nos últimos tempos, mas sem grandes alterações que cativem o público. esta da metro interface se calhar era uma inovação que porventura me cativava a usá-lo, mas parece-me que vou ficar pelo meu chrome pelos vistos..

    um abraço

  5. Avatar de Emannxx

    Esta interface não é a final e, tal como explicado no artigo, esta versão é baseada na versão móvel do Firefox – o Fennec.

  6. Avatar de Cromo
    Cromo

    Exactamente, aliás faz mais sentido começarem numa versão já para tablets android e adaptar para metro do que pegar na versão desktop

  7. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    off topic

    A experimentar Trace my ip

    http://www.tracemyip.org/