Firefox 3.6 Beta já para a semana?

36 Comentários

Os programadores do Mozilla Firefox planeiam lançar a primeira versão beta do próximo Firefox 3.6 já para a próxima semana, mais precisamente no dia 14 de Outubro. Esta data coincide também com o lançamento do Firefox 3.5.4. Esta notícia é especialmente interessante para utilizadores, como eu, que se queixam bastante da performance do actual Firefox: é um desastre em relação ao que havia sido prometido!


Mas vemos que a Mozilla tem mesmo que fazer algo. O Firefox 3.5 está gasto e está a enviar em debandada utilizadores intensivos dos navegadores para o Google Chrome. Nesse sentido a Fundação Mozilla avança com a notícia que este novo Firefox, o Firefox 3.6 está bem melhor que o 3.5, em termos de segurança mas principalmente em termos de performance.

A equipa da Mozilla não se concentra especificamente no que já é tradicional mexer quando se pretende mais dinamismo nos web browsers, no JavaScript, não, desta vez a ideia é ir mais longe e mexer também com a performance do arranque e nas respostas às solicitações do navegador.

Esta versão do Firefox já foi testada pelo pessoal da Betanews, foi-lhes disponibilizado a última versão alpha do Firefox 3.6 e estes chegaram à interessante conclusão que a nova versão do navegador teve um incremento de performance na casa dos 22.8% comparativamente à versão final do Firefox 3.5.3. Claro que esta performance ainda está longe da conseguida com browsers baseados no Webkit, no entanto mostra uma dedicação forte para aproximar os browsers, tendo em conta que esta considerável distância  é bastante penalizadora para o Firefox, em relação ao Chrome, por exemplo.

Claro que estes 22.8% de aumento na performance ainda diz muito pouco, principalmente porque na frente estão claramente o Chrome e o Opera, com resultados muito mais satisfatórios mas nem sempre ajustados com as necessidades dos utilizadores modernos. Vamos esperar para ver… mas está a ficar complicada a vida para o Firefox.

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João

    Espero que tenha já a nova interface.

    1. Avatar de diogoj95

      Nova interface?? Nova interface quero eu a do GIMP! Falta é saber se demora muito a sair o 2.8…

      1. Avatar de João

        Eu nem uso GIMP! (Nem firefox, uso o Opera.) 😛

      2. Avatar de avlis rotiv
        avlis rotiv

        lol 😀

    2. Avatar de Tiago Sá

      Há temas para alguma coisa é…

    3. Avatar de Tiago Sá

      “O Firefox 3.5 está gasto”? Ainda há pouco saiu e já está gasto? É mesmo cagar da boca para fora, valha-nos o bendito…

      Segundo o hitslink, a cota de mercado tem subido continuamente desde que o 3.5 foi lançado, embora se veja um decréscimo no período antes do seu lançamento, provavelmente pelo gasto, esse sim, do Firefox 3.0 em comparação com a concorrência.

      Segundo o The Counter, sobe continuamente.

      E por aí fora. Gasto? Só se for na cabeça de alguns, porque o público é explícito… E, mais uma vez, volto a referir que a Mozilla NÃO QUER cota de mercado, pois quanto mais pessoas usarem o browser, mais trabalho dá a desenvolver.

  2. Avatar de Wilson Silva

    Vitor M. (Pplware)

    “Claro que estes 22.8% de aumento na performance ainda diz muito pouco, principalmente porque na frente estão claramente o Chrome e o Opera, com resultados muito mais satisfatórios mas nem sempre ajustados com as necessidades dos utilizadores modernos.”

    _Pepe_ (Betanews)

    “Interesting to hear you say that Opera is the fastest browser. I guess you are not really a good graph reader.”

    Wilson (Localhost)

    Segundo o gráfico, o Opera é mais lento que o Firefox. Já testei o Opera e não me pareceu ser tão rápido como um Firefox sem extensões e kilos de marcadores.

    1. Avatar de InteRessadU
      InteRessadU

      Mesmo.
      O Opera está quase no fim do gráfico, só perde para o IE7 e IE8.

    2. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Hoje fiz aquele teste Acid e o Firefox está nos 93/100…
      Fiz no Opera United, hoje também, e está 100/100…
      Agora pensa.. 😀

      1. Avatar de Wilson Silva

        “To pass the test, a browser must use its default settings”

        1. Avatar de avlis rotiv
          avlis rotiv

          yeh.. abou that..

          :/
          Não sabia disso.. :S

  3. Avatar de Stiven
    Stiven

    Espero que a nova versão seja muito melhor do que a 3.5.3
    Só uso o Firefox e não troco por mais nenhum. É bem rápido e não me dá problemas. Sinceramente, acho que é o browser mais rápido sim.

    1. Avatar de diogoj95

      concordo contigo excepto na parte em que dizes que é o browser mais rapido…

  4. Avatar de Jorge Salvador
    Jorge Salvador

    @Amigo Vítor, vamos esperar para ver!!!
    Como diz o discípulo Tomé, ver para crer.

    1 abraço.

    Jorge Salvador.

  5. Avatar de a friend
    a friend

    Espero mesmo que traga boas novidades…

    Para mim o Firefox sempre foi o browser de eleição.
    Para que fosse perfeito só lhe faltava ter o motor do Safari 4 em termos de abertura de páginas…até agora foi o browser mais rápido que vi a faze-lo e mais impressionante é ser 100 Acid3..

    Sei que o Opera não fica muito atrás mas não é browser que me cative e existe algo de errado na Interface do Opera que parece ser “instavel…” …

  6. Avatar de FG
    FG

    Reparei que desde que saiu o chrome o amigo Vitor não tem parado de desancar no firefox, já lhe tendo encomendado o funeral e tudo. Mas para já este ainda esperneia bem. E o chrome apesar de ser levado ao colo não há meio de descolar….

      1. Avatar de KOISO
  7. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Caro Vítor

    Quero desde já dizer que admiro muito o teu trabalho e o de toda a equipa.
    No entanto, o que me fez criar este comment foi a sensação que tenho, de cada vez que editas um artigo sobre browsers, de que não és parcial. Isto de tal forma que, não vendo quem escreveu o artigo, ao chegar à 5ª linha já sei se foste tu ou não. É que é nítido que tu aprecias muito mais o Opera, e estás no teu direito. Mas isso faz-te (talvez involuntariamente) adulterar um pouco os dados e as deduções inerentes a esses dados.
    Entende isto como uma crítica construtiva. Penso que és injusto com o firefox.

    Agora, para não dizerem que eu não sei do que falo, digo-vos já que já utilizei ie, ff, chrome e opera.

    O mais rápido? > Chrome
    O melhor? > isso é subjectivo e depende de cada um
    O ideal para mim? > Firefox

    1. Avatar de Joratis
      Joratis

      lá está, cada um tem o que lhe ajusta… Para mim é o Firefox e é de todo irrisório usar aqui o Chrome quando tenho sempre mais de 70 abas abertas. Infelizmente aqui o Chrome a partir das 10 abas só me trás problemas chegando ao ponto de ter que esperar 5min para abrir uma aba que já estava carregada anteriormente. Depende de muitos factores, OS, hardware, utilização…. e cada um escolhe a sua preferência.

    2. Avatar de Aequilibrium
      Aequilibrium

      o mais rápido a abrir? > Chrome
      Mais rápido que o Chrome a abrir páginas? > Firefox

      IE vs Opera vs Safari vs Chrome vs Firefox? > Firefox (para mim)

  8. Avatar de Ivo
    Ivo

    Mais alguém tem tido problemas com o Firefox a usar grande parte do processador?

    Começou no portátil e agora até o desktop anda com estes sitomas depois de abrir 2 ou 3 tabs..

  9. Avatar de Afonso
    Afonso

    vocês deviam experimentar o Internet Explorer, aquilo é que é um browser

    1. Avatar de diogoj95

      ahahah!!
      talvez nunca experimentaste browsers A SERIO!!

      mas gostos nao se discutem e ninguem é perfeito… 😉

    2. Avatar de Bruno M.

      Afonso… estavas a ser irónico não estavas?? lololol

  10. Avatar de delaorden

    firefox é o meu navegador default, mas ultimamente esta crashando demais. Ele simplesmente fecha, aparece o aviso, e depois se desculpa dizendo que “isso é constrangedor, mas…” esta parecendo os tempos em que o IE crashava toda hora… Ainda assim continuo com ele. E não é questão de problemas de criar perfil ou algo parecido. Ontem formatei um dos pc’s, coloquei o firefox 3.5.3, puro, e em menos de 15 minutos ja estava fechando/crashando. Eu ja disse uma vez que nunca mudaria para o chrome, mas hoje devo me contrariar e pensar que existe essa possibilidade. Continuo achar que o Opera, se melhorar um pouquinho, sobretudo em termos de addons, poderá ser meu navegador principal.

    1. Avatar de zp
      zp

      O firefox é mais lento em velocidade, mas ganha em facilidade de acesso aos conteúdos, devido às possíveis configurações possibilitadas pelos extras, por isso, na minha opinião e da minha experiência é ela por ela. Plugins forever!!!

  11. Avatar de alberto
    alberto

    Quem quer o “mais rápido” não deve usar o Firefox.

    O Firefox é “apenas” o melhor browser, mas nunca foi o mais rápido.

    Esse posto antigamente era do Opera, agora deve ser do Chrome ou Safari.

    1. Avatar de delaorden

      concordo 100%, especialmente o Safari…

  12. Avatar de maras
    maras

    Além de gasto é péssimo no ubuntu está sempre a desligar as páginas da internet e desliga-se, muita parra e pouca uva.

    Fala-se tanto deste browser e o que se vê. Já o foi em tempos…

  13. Avatar de afonso
    afonso

    vocês ainda vão chegar à mesma conclusão do que eu, o melhor browser é o IE, deixem-se de coisas…

  14. Avatar de Ryan
    Ryan

    Continuo a preferir o Mozilla. O Chrome para mim equivale a um Internet Explorer ou seja pouco funcional.

  15. Avatar de Hrenechen
    Hrenechen

    Prefiro Firefox!!!
    Pois o Internet Explorer, Opera, Safari são de código proprietário!!!!
    O Chrome e o Firefox Código Aberto

    Retirado do site da mozilla
    “Acreditamos que padrões abertos possibilitam e estimulam poder de escolha e inovação e que qualquer pessoa, em qualquer lugar, tem direito à melhor, mais rápida e segura experiência online possível”

    Mas o Firefox aceita extensões muito interessantes e que almentam a produtividade do utilizador desde que sejam bem escolhidas!!!

  16. Avatar de Paulo Costa
    Paulo Costa

    Respeito pelo Firefox! Todos lhe devemos muito!
    Sem dúvida o melhor browser. E ainda bem que existem chromes e afins, só serve para o Firefox se tornar ainda melhor. Bem hajam!