Firefox 21 está por horas e já se pode aceder no FTP da Mozilla

32 Comentários

Como é normal a Mozilla tem cumprido de forma precisa os planos de lançamento das novas versões do Firefox. O dia de hoje foi a data escolhida para o lançamento da versão 21 deste browser e a Mozilla cumpriu.

Apesar de ainda não estar disponível para actualização através do próprio Firefox, a Mozilla já disponibilizou esta actualização nos seus servidores de FTP para que todos a possam instalar e ver o que de novo esta versão traz.

firefox_21_1

A mais recente versão do Firefox traz para os utilizadores finais as novidades que vinham a ser desenvolvidas nas versões de testes e que estão já maduras o suficiente para que possam ser usadas.

São várias as novidades e a maioria delas associada ao desempenho do Firefox. Uma das mais importantes melhorias na estabilidade é a possibilidade de sermos alertados para o facto de o Firefox estar a demorar demasiado tempo a arrancar.

Esta informação será apresentada baseada na informação do arranque das seis últimas sessões do Firefox e sempre que este valor seja superior a 60 segundos.

À parte dessas melhorias foi também disponibilizada e melhorada uma novidade relativa à interface de gestão das definições de Do Not Track (DNT).

Para além da possibilidade de indicarmos que não queremos ser seguidos passam a estar disponíveis mais duas, um que indica que queremos ser efectivamente seguidos e outra que omite essa informação.

firefox_21_2

Foi ainda dado suporte preliminar ao Firefox Health Report, que vos irá permitir partilhar informação sobre a utilização do Firefox e add-ons e detectar situações que possam comprometer o bom funcionamento do Firefox.

Os dados são transmitidos à Mozilla que os analisará e guardará por um período de 180 dias. A informação que é passada é filtrada e não vai conter dados sobre o utilizador ou a sua localização e acessos.

firefox_21_3

Naturalmente que foram adicionadas outros novidades, tais como a possibilidade de restaurarmos as miniaturas que tenhamos removido da página de Novo Separador. No campo do HTML5 e CSS3 foram também introduzidas novidades.

Espera-se para as próximas horas a disponibilização da actualização do Firefox de forma manual, através do browser. Para já, e para todos os que quiserem acesso à última versão do Firefox, devem descarregar a versão que usam através dos servidores de FTP, pelos links disponibilizados abaixo.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/ Mac/ Linux/ Android
Download: Firefox 21 Windows
Download: Firefox 21 Mac
Download: Firefox 21 Linux 32bits
Download: Firefox 21 Linux 64bits
Download: Firefox 21 Android
Homepage: Firefox

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Adoro o FF. É o meu navegador de eleição. Mas já enjoa a nova política de actualizações…

    1. Avatar de Pedro Reis
      Pedro Reis

      Qual é o problema? Nem notas que ele actualiza muitas das vezes. E se não fosse assim nunca conseguiria acompanhar o Chrome que tem vindo a evoluir bastante. O FF está a ir por um bom caminho e está cada vez melhor! Se o sync funcionasse tão bem como o do Chrome iria ser sem duvida o meu browser de eleição.

      Cumps

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Desconfio que o problema é o mesmo que com o Chrome, há assim tantas diferenças entre o 20 e o 21 que justifiquem uma *nova* versão?

        1. Avatar de Pedro A.
          Pedro A.

          Qual a diferença de ser v20 e v21 ou v20.0 e v20.1 (por exemplo)?
          O Google faz o mesmo com o Chrome…

          1. Avatar de SexOnaSal
            SexOnaSal

            a diferença que o melhor que tive da FF foi o ffv3

            e quanto mais afasta dele, pior é…

            A cada primeira utilizaçao (quando ligo pc) aquilo bloqueia sempre (SEMPRE!) Tenho mexido no Opera, e não acontece isso, tou a pensar mudar e usar chrome e opera..

            E a diferença de ser v20 e v21 ou v20.1 é a imagem que passam aos utilizadores… A que me passam é a que fazem à dúzia.. se me falassem que iam na v20.5 v20.6 etc e depois fossem para a v21 seria de esperar uma grande mudança, em melhoria, e diferenças do anterior..

            A mudar o número inteiro é como se mudar um “acento” numa palavra do menu fosse justificação para acrescentar uma nova versão..

        2. Avatar de asd
          asd

          Eu diria ao contrário: É assim tão incómodo instalar uma atualização que não justifica lançar algo que melhora o browser?

    2. Avatar de Brgg
      Brgg

      para velocidade e separadores não há como o Maxthon …

      1. Avatar de José Leite
        José Leite

        “Brgg”,você tem toda a razão.Está uma bomba o novo Maxthon Cloud Browser 4.Quem quiser descarregar:http://www.maxthon.com/ É mesmo muito bom este browser.

  2. Avatar de Rui Brito
    Rui Brito

    Já é possível fazer atualização através do método normal em ambiente OSX

    1. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      Em Windows também!

      1. Avatar de Luis Pinto
        Luis Pinto

        linux também.

  3. Avatar de Luiz
    Luiz

    Muito boa essa atualização 😀

  4. Avatar de Luiz
    Luiz

    Eu fiz a atualização e já está disponilizado pelo browser.

  5. Avatar de arkan
    arkan

    ja esta aqui as 11:48 14/05/2013.
    Via atualizaçao….
    firefox 21

  6. Avatar de Alucard
    Alucard

    Não vou perder muito tempo a criticar ponto por ponto o teu queixume, só digo uma coisa: O Firefox, ao contrário do que afirmas tem grupos de separadores, aliás ainda não vi um navegador implementar melhor esta função que o FF.

    O Firefox continua a ser o meu navegador de eleição desde a versão 2.0 e enquanto é verdade que a nova numeração e calendário de lançamentos seja uma colagem ao Chrome e a uma ideia um pouco idiota, não me parece causar transtorno nem aos utilizadores nem aos programadores. É falso que a esmagadora maioria das extensões tenha de ser reescrita a cada versão.

  7. Avatar de Cesar Oliveira

    Eu sou contra a politica de atualizações do Firefox

    Daqui a pouco tempo está na versão 5424

    Gostava mais da politica anterior de atualizações.

    Cumprimentos
    César Oliveira

    1. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      Sim, sim, principalmente quando demoraram anos a lançar a versão 4 e saiu a bela mer** que se viu… Pelo menos agora têm evoluído muito mais rapidamente, e vão lançando as novidades quando estão prontas em vez de juntar muita coisa no mesmo saco mas demorarem muito tempo para lançar.

      1. Avatar de SexOnaSal
        SexOnaSal

        E não podem actualizar e colocar um “.1”, v20.4 etc? é preciso ser um v21 ? é assim tão diferente do v20 ?

        são apenas exemplos..

        1. Avatar de Paulo Ramalho
          Paulo Ramalho

          E qual é o problema de ser “21” e não “20.1”? Francamente… Está no sangue das pessoas reclamarem por tudo e por nada…

  8. Avatar de Nosferatu Arucard
    Nosferatu Arucard

    Testado quer a versão Linux ou a versão Windows do Firefox 21 sobre o Wine (lol).
    Estou a usar os dois sistemas porque no Ubuntu optei por remover o Flash Player que já não será mais actualizado (salvo os patches de segurança) e mudei para o LightSpark/Gnash que são uma implementação open-source do Flash Player, e isto já resolve 90% dos casos, especialmente o Youtube que funciona bem em HTML5 ou o LightSpark para os vídeos em Flash.
    Apesar disso ainda tenho alguns casos dos quais a implementação do LightSpark não é suficiente para determinados sites, e passarei a usar o Firefox sobre o Wine (usando o PlayonLinux) para estes casos.

  9. Avatar de jedi
    jedi

    ja tou a sakar como o André Brito disse. espero que tenham resolvido o problema que existia com os player flash que falhava o som a meio da reprodução.

  10. Avatar de Luís
    Luís

    Não sei porquê mas antes sempre que fechava o firefox com mais que uma tab aberta, tinha o firefox configurado para perguntar se queria guardar as tabs para abrirem na próxima vez que usasse o firefox. Desde à uns tempos atrás essa mensagem deixou de aparecer e se eu fechar o firefox com mais que uma tab aberta não pergunta mas guarda as tabs pois elas aparecem quando volto a abrir o firefox. Houve alguma alteração do firefox que levou a esse comportamento ou é o meu firefox que se está a passar dos carretos?

    1. Avatar de Tripov
      Tripov

      Deve ser o teu que está “passadinho” 🙂

      Escreve about:config na barra de endereço e procura por

      browser.showQuitWarning

      Muda o valor para true

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Esse comando já conheço e já está como true. E mesmo em “safe mode” tem o mesmo comportamento. Um dia destes faço reset que ele vai logo ao sítio. Obrigado na mesma pela dica 😉

  11. Avatar de andre

    Eu cá prefiro Chrome! Sabes xd

    Já tive a fazer um comparativo, e apenas uma aba do facebook aberta no google chrome gasta 160mb ram, e no firefox quase 200!

  12. Avatar de Tripov
    Tripov

    Atualizado no meu Linux Mint 14. O Chrome é um browser bem bom (e continuo-o a utilizar por vezes nalgumas situações) e rápido, mas continuo adepto do Firefox (mas não fanboy).

  13. Avatar de Rui Pereira

    Já não era sem tempo uma melhoria 🙂 melhor ainda para o linux

    1. Avatar de Luis Pinto
      Luis Pinto

      tenho visto o firefox mais pesado que o chrome e a versão 20 ficou ainda pior, a ver vamos se agora ficou mais leve.

  14. Avatar de fornost
    fornost

    ainda prefiro o FF ao chrome (mas tenho os 2 no PC). Será que esse DNT funciona?? não entendi bem

  15. Avatar de Miguel Ferreira

    Uma questão para quem usa FF em linux (principalmente em portateis mais velhotes): o FF não está cada vez mais lento? ou será apenhas impreão?

  16. Avatar de Paulo Ramalho
    Paulo Ramalho

    Se atualizam os browsers, as pessoas reclamam por estarem sempre a atualizar. Se não atualizam reclamam por não atualizarem. As pessoas nunca estão satisfeitas com nada. Parecem do “contra”. Francamente… Acho muito bem que as aplicações sejam atualizadas com assiduidade. Melhorar a performance, estabilidade e segurança. Não custa nada. Não vejo onde esteja o problema, bem pelo contrário.

    1. Avatar de Daniela Ferreira
      Daniela Ferreira

      Tens todo a razão