Finanças quer que contas Revolut e N26 sejam declaradas no IRS

138 Comentários

As finanças querem apertar o cerco a quem tem contas Revolut e N26, obrigando a que as mesmas sejam declaradas em sede de IRS. Caso não o façam, os contribuintes podem ter de pagar coimas ou perder reembolsos caso tenham direito.

Se tem algum deste tipo de contas saiba onde as tem de declarar.

Finanças quer contas Revolut e N26 sejam declaradas no IRS


Contas bancárias abertas no estrangeiro têm de ser declaradas em sede de IRS sob pena de poder haver a aplicação de coimas ou a perda de reembolsos, revela o DN.

A novidade foi avançada por uma porta-voz do Ministério das Finança, referindo que tais contas devem ser declaradas no anexo J que…

destina-se a declarar os rendimentos obtidos fora do território português, por residentes, e a identificar contas de depósitos ou de títulos abertas em instituição financeira não residente em território português

Este anexo deve ser preenchido por…

sujeitos passivos residentes, quando estes ou os dependentes que integram o agregado familiar, no ano a que respeita a declaração, tenham obtido rendimentos fora do território português ou sejam titulares, beneficiários ou estejam autorizados a movimentar contas de depósitos ou de títulos abertas em instituição financeira não residente em território português ou em sucursal localizada fora do território português de instituição financeira residente

Finanças quer contas Revolut e N26 sejam declaradas no IRS

As contas que tenham sido abertas no estrangeiro devem ser indicadas no quadro 11 do mesmo anexo.

O serviço Revolut é uma alternativa digital aos serviços bancários tradicionais. Este serviço não tem taxas associadas em pagamentos, transferências, sejam nacionais ou internacionais ou taxas de câmbio.

Comentários

138

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Será que o Socrates também declara as contas que tem lá fora?

    Ups, já me tinha esquecido, o dinheiro é do amigo….

    1. Avatar de Miu
      Miu

      Se o Sócrates não declara então nós também devemos ser corruptos?

  2. Avatar de A. Martins
    A. Martins

    …e quem é que consegue obter rendimentos com simples contas à ordem!!??
    … Nem em Portugal, quanto mais no estrangeiro!! Isto é só para enganar…e meter medo!!

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Estas enganado…

      Eu tenho uma a ordem que me dá ter 5% da média de saldo mensal. (pagam todos os meses juros)

      1. Avatar de A. Martins
        A. Martins

        Para mim é novidade!! Não sabia que davam juros em contas à ordem….mea culpa!!
        Mas tenho pena que vás ser penalizado por isso!!

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Sempre deram… mais baixos que a prazo, mas davam.
          Lembrome de no Montepio me terem acrescentado 5 cêntimos uma vez…

        2. Avatar de Louro
          Louro

          Nao ser habitual é diferente de nao darem…

          Especialmente em Portugal onde pagas para ter o provilégio de o banco ter o teu dinheiro lá “guardado”.

          Na minha conta de dia-a-dia, onde caiem os salários daqui de casa e de onde saem as despesas todas, recebo 5% ao ano do saldo médio.

          Imagina que o saldo médio sao £1000, todos os meses pagam 5%/12, £4.17 neste caso, até a um saldo médio igual a £2500, o que significa que o maximo que podes receber sao £10.41.

          Adicionado a isto, tenho ainda 2 cartoes de débito(que podem ser usados para compras online) grátis e nao pago 1centimo que seja para ter lá conta, nada de despesas de manutencao, anuidades de cartoes, imposto de selo ou outras invencoes habituais dos bancos em Portugal.

      2. Avatar de luis
        luis

        uau!!! podes indicar por favor mais detalhes (qual a instituição financeira)? obrigado. isso é muito bom.

        1. Avatar de jose
          jose

          Bankinter com conta de domicialização de ordenado

      3. Avatar de Ricardo Vieira
        Ricardo Vieira

        Que grande mentiroso. 5%? lol

        1. Avatar de Migas
          Migas

          Em parte é verdade, mas falta qq coisa. Também tenho uma conta à ordem no Reino Unido que paga 5%, mas só até ao limite de 2000£ de saldo.
          Mas contas a pagar 1-1.5% de juros no UK é mato!

          1. Avatar de Louro
            Louro

            Em momento algum eu disse que era em Portugal.

            Sim é no UK, até £2500… agora acho que estao a pagar só até £1500 para clientes novos… Já tenho esta conta ha muitos anos.

          2. Avatar de Luis
            Luis

            Deixa aqui o nome do banco do uk que paga 5% em 2019!

        2. Avatar de Elsa
          Elsa

          Na Suica pagam-me juros na conta à ordem, mas o que pago de impostos por ter lá o dinheiro é mais do que os juros (sim, na Suica pagam-se impostos sobre toda o patrimonio, não é como em Portugal onde se paga apenas sobre os rendimentos).

          1. Avatar de ahramis
            ahramis

            Quem lhe disse que em Portugal apenas se pagam impostos sobre os rendimentos??? Então o IMI, IMT, etc, etc??????

          2. Avatar de José Carlos da Silva
            José Carlos da Silva

            Apenas. Ahahah.

            Não esquecer que, para além de ser descontar e de haver dupla e tripla tributação sobre várias coisas, ainda há 23% de IVA sobre praticamente tudo o que se compra, mais IMI’s, IMT’s, IUC’s, etc…

          3. Avatar de Woot!
            Woot!

            IMT, IUC, IMI, IVA…é só sobre os rendimentos? LOL nunca viveste em Portugal não?

          4. Avatar de Luis
            Luis

            Em portugal paga-se impostos sobre o patrimonio e rendimentos. Onde fostes buscar essa informação que nao se paga impostos sobre o património? Devias informar-te. E nao sao nada baixos!

        3. Avatar de Louro
      4. Avatar de Hugo
        Hugo

        Deve faltar aí alguma informação Louro. Deixava já de trabalhar LOL

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Deixavas de trabalhar por 5% do saldo médio?

          Nao me admira porque é que em Portugal se paga por tudo e se ganha tao pouco… As pessoas sao conformadas com aquilo que tem.

      5. Avatar de Rui Jesus
        Rui Jesus

        Que conta é esta? Tb quero uma assim.

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Já disse acima.

      6. Avatar de Luis
        Luis

        Que banco é???

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Pode-se obter rendimentos sim, claro que sim. E de muitas formas, por exemplo, cambio de divisas. E também podem ser usadas para lavagem de dinheiro, financiamento de actividades elicitas…1001 coisas ilegais que podem ser feitas.

  3. Avatar de Joao
    Joao

    Quando fiz a conta não assinei nada! Se me vierem chatear têm de provar que fui eu que fiz a conta e não outra pessoa.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Para teres conta precisas da cópia do CC e uma foto da tua cara.

      Não sei de que precisam mais para provar que foste tu.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Uma cópia do CC não tem valor legal e no N26 não tive de enviar nenhuma foto minha.

        1. Avatar de int3
          int3

          Depois do brexit precisas.

  4. Avatar de Vertigo
    Vertigo

    “destina-se a declarar os rendimentos obtidos fora do território português” … e a novidade??? Esta onde? Não é so para quem tem revoluts ou N26. Isto ja é lei a muitos anos. Artigo genérico para criar receios de usar sistemas como estes.

    1. Avatar de António
      António

      Claro a Banca cá do burgo que tem enchido os bolsos dos amigos com empréstimos sem qualquer segurança, sente-se ameaçada por estes bancos digitais que não cobram nada em transações como transferencias bancárias ou em comissões.
      A mim tanto me faz que ele saibam ou não que tenho e irei continuar a ter conta no N26, tenho tudo declarado.
      Agora que sou livre de escolher o banco com que trabalho isso sou e sei que estes gajos estão como cães raivosos porque não ganham nada com bancos destes.
      Uma transferencia bancária feita de manhã, de tarde já está na conta de destino em qualquer país europeu e a SIBS ganha zero, isso é que os incomoda.

  5. Avatar de Joao
    Joao

    Então temos de declarar o número da conta do PAYPAL, uma vez que eles declaram os dados dos clientes às autoridades do Luxemburgo no âmbito do CRS da OCDE.

    https://www.paypal.com/pt/webapps/mpp/ua/facta-full

    1. Avatar de jose
      jose

      Desculpa a minha ignorância, mas o Paypal não tem um sede (filial, call center…não sei ao certo) em Portugal? Eles não são obrigados a fazer a tal comunicação ao fisco em PT?

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Não, paypal so tem clientes em portugal. E se lerem os termos e condições de qualquer banco on-line, eles deixam bem claro que é da responsabilidade do utilizador o pagamentos e comunicacao ao fisco. Eles, paypal, so se receberem intimidações judiciais é que podem fornecer os dados. Imagina os recursos necessarios para fazerem todas as comunicacoes aos fiscos de todos os paises de todos os clientes. Responsabilidade é sempre do cliente. O fisco portugues pode obrigar empresas e bancos portugueses a fazerem a comunicacao, mas nao podem obrigar um empresa ou banco que nem.sequer esta sob a sua supervisão!

    2. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      Já ganhei algumas centenas de dolares, com marketing online. recebi no paypal, e fiz algumas transferências para meu banco. nunca declarado nem nada.
      Pois não é rendimento estável (agr já não recebo nada), mas uns 2€mil já transferi para o banco (diversas transacções em diversos meses)..
      No entanto nunca cheguei a 10mil anuais de marketing online (algo que li á uns anos que era preciso 10mil para ser necessário declarar)

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        A questão é se é necessário declarar a conta do PayPal no IRS, tal como dizem que se tem de fazer para o Revolut e N26. É que uma conta no PayPal é uma conta numa entidade financeira estrangeira, onde é possível depositar, receber e transferir dinheiro.
        O PayPal, à semelhança dos bancos, está sujeito às leis de comunicação de informações dos seus clientes para efeitos tributários nos países da OCDE.

    3. Avatar de José
      José

      O PayPal não é uma conta bancária. O Revolut é uma conta bancária.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Tanto o Revolut como PayPal têm estatuto semelhante, e ambos NÃO são contas bancárias embora tenham IBAN. Para ver o seu IBAN PayPal vá a enviar dinheiro para o PayPal e uma das formas apresentadas é com o IBAN pessoal de conta do paypal

        1. Avatar de int3
          int3

          Esse IBAN não é teu. Paypal não é uma instituição bancária (nem é creditada para tal). N26 e revolut já são entidades bancárias e o IBAN é teu!

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Fala do que não sabe. O paypal tem exatamente o mesmo tipo de licença e regulação que o Revolut. O IBAN do paypal, que pertence ao Deutsche Bank está em nome do utilizador da conta paypal exatamente da mesma forma que o Revolut dá a cada utilizador um IBAN do Lloyd’s Bank

          2. Avatar de Luis
            Luis

            Iban do paypal que surge para depositar dinheiro, é unico. Por isso so podes transferir dinheiro de contas em teu nome pessoal, igual ao que esta no paypal. Int3 a unica diferenca é a revolut e paypal tem mesma categoria, emissao moeda electronica, apesar do revolut ja ter o pedido de licenca bancaria quase a operar. N26 licenca bancária.
            Revolut no dia deste comentario ainda nao é banco, ja tem licenca que esta a ser testada. Paypal é apenas emissao moeda electronica. Mas isto esta nos termos e condicoes de cada servico, nao é preciso inventar nada. Basta ir consultar.

  6. Avatar de Vertigo
    Vertigo

    “destina-se a declarar os rendimentos obtidos fora do território português” … e a novidade??? Esta onde? Não é so para quem tem revoluts ou N26. Isto ja é lei a muitos anos. Artigo genérico para criar receios de usar sistemas como estes.

  7. Avatar de Migueldias
    Migueldias

    Lol afinal esta notícia serve para o quê?
    Sempre foi assim, será que os bancos nacionais encomendaram esta noticia?

    1. Avatar de A. Martins
      A. Martins

      Não me admirava nada!! Depois do “ataque/roubo” aos serviços do Mbway, querem apertar o cerco por outro lado, e não deixar que os clientes fujam para a “Revolut” ou”N26″. Típico na tirania dos grandes monopólios!!

      1. Avatar de int3
        int3

        paga os impostos como todos os outros.

    2. Avatar de rojas
      rojas

      Serve para contribuintes como eu, que não têm qualquer rendimento fora de Portugal e estavam prontos para fazerem o IRS automático, saberem que afinal têm de preencher mais um anexo.

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Ignore a notícia. Foi o que eu fiz.

  8. Avatar de Renato
    Renato

    E quem usar o Revolut apenas para uma viagem ao estrangeiro para pagamento de serviços etc? Não tive lucro, devo declarar?

    1. Avatar de A. Martins
      A. Martins

      Não li a lei toda!!!…não tenho pachorra para isso, mas continuo a dizer, não é um rendimento, logo não terá de ser declarado!!

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Obrigado pela informação A. Martins. Se souber de mais alguam coisa agradeço que a partilhe. Isto as vezes mais parece o dia das mentiras, mas ja é dia 3… Andam sempre a procura de tudo o que meche.

      2. Avatar de Frederico Santarém
        Frederico Santarém

        A. Martins, pode colocar aqui link para o documento, por favor? Ou dizer o nome do documento. Gostaria de ler e estar a par da lei.

        1. Avatar de A. Martins
          A. Martins

          o link não sei, porque o que li é o que está acima (no artigo), e claramente diz que tem de apresentar o anexo J desde que tenha uma conta bancária aberta no estrangeiro! Mais do que isso não sei.

      3. Avatar de int3
        int3

        Não leste a Lei então estavas calado. Mesmo não tendo rendimentos tens que declarar que és titular de uma conta bancária no estrangeiro. Está EXPLÍCITO na Lei.

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          O meu caro não viu as notícias de hoje certamente. O secretário de estado dos assuntos fiscais já veio dizer que a situação afinal de contas não é clara e já próxima semana as finanças vão finalmente esclarecer se é preciso ou não declarar essas contas

    2. Avatar de Elsa
      Elsa

      Está no artigo ” e a identificar contas de depósitos ou de títulos abertas em instituição financeira não residente em território português”

      Todas as contas têm de ser declaradas, estando sedeadas em Portugal ou no estrangeiro.

      Nada a ver com rendimentos obtidos.

      1. Avatar de A. Martins
        A. Martins

        Correcto, Elsa!! Ainda pensei que só se tivesse rendimentos, mas afinal não!!

      2. Avatar de Luis
        Luis

        E quem nao faz irs, por nao ter rendimentos para tal como identifica as contas?

  9. Avatar de Manuel
    Manuel

    Queres ver que também tenho de declarar os $ e as £ que tenho na Ilha de Man?
    Que azar…

    O engraçado, sem ter graça nenhuma é a celeridade com que as finanças deste país da treta age com os pequenos.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      A justiça é fraca com os fortes e forte com os fracos. É por isso que existe um descrédito com o sistema judicial e político (são na sua maioria corruptos intocáveis). São casos e casos que se ouve nas notícias.

  10. Avatar de jorge antonio
    jorge antonio

    eu vou fazer como os politicos….nao vou declarar. se um dia for apanhado, digo que nao sabia.

    1. Avatar de JC
      JC

      ou que não te lembras…

    2. Avatar de José Lerias
      José Lerias

      “Não sabia” não serve.
      Tem de ser “não me lembro”, “não me recordo”, “não faço ideia”, “não tenho memória disso”, “como posso recordar-me?”

  11. Avatar de David
    David

    Quem consegue responder a seguinte questão? Se só quem está obrigado a a entregar a declaração de IRS tem de declarar este tipo de contas, quer isto dizer que quem não é obrigado a entregar a declaração por não ter rendimentos ou se foi um estudante com mais de 18 anos que fez a conta para viajar e não precisa de avisar os pais, pode ter 1001 contas no estrangeiro que nada acontece é isso? onde está a igualdade de direitos? Porque é que uns tem de dizer que contas possuem e outros não?

    1. Avatar de int3
      int3

      Não. Se és titular de uma conta no estrangeiro és obrigado a declarar. Está explícito na Lei.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Uma pessoa que não faça IRS obviamente não vai poder declarar em IRS as contas

  12. Avatar de Luís sousa
    Luís sousa

    Neteller não tem iban tb tem de se declarar

  13. Avatar de Gyver
    Gyver

    Os políticos vão já a correr declarar as contas que têm na Suíça.

  14. Avatar de Luís
    Luís

    Há vários planos. Por exemplo o plano base do revolut é na realidade um cartão de “credito” pré pago, sem comissões e sem juros, gratuito. Também este tem de ser declarado para valores inferiores 80€?
    Se tem conta associada não faço a menor ideia.

  15. Avatar de Joao
    Joao

    Então e o PayPal??? Ninguém fala?

  16. Avatar de Filipe
    Filipe

    OK, então eu posso ter umas 15 moedas diferentes no Revolut cada uma com o seu IBAN, declaro uns 15 IBANs?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Penso que Euro, Libra e Dólar têm o mesmo IBAN e nós somos os titulares. Nas outras contas, pelo menos na Lira Turca, o titular da conta é o Revolut, mas como disse só testei nessa.

      Tinha piada mandar uma declaração com bué IBANs.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Admito que no Revolut seja esse o caso, mas eu no bunq tenho 25 contas cada uma com o seu IBAN. Acho que vou passar uma manhã ou uma tarde a preencher o IRS…

        E é ridículo, não tenho nenhum rendimento que entre no modelo 3, só tenho de o preencher para meter uns 30 IBANs, que não servem para nada às finanças

        1. Avatar de Teresa
          Teresa

          Tens de declarar quanto tens na conta do banco, não quanto tens em cada IBAN.
          E como tens de converter tudo para euros basta um print screen e explicar qual o valor total nesse banco. Se for um valor pequeno nem faz diferenca nenhuma.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Só pedem IBAN e outros números de contas. No IRS não estão a pedir os valores!

        2. Avatar de Louro
          Louro

          Ou é de mim ou todas as contas (dentro da mesma conta) tem moedas diferentes mas iban iguais?

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Impossível. Certas moedas nem usam IBAN (GPB, USD, etc)

        3. Avatar de Luis
          Luis

          Serve, pois se eles souberem desse numero de iban torna mais facil o trabalho deles, caso andem atras de voce para penhorar algum valor (se for o caso claro).

  17. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Há uns dias atrás, havia alguns que se riam porque não pagavam taxas ao fazer transferências bancárias através do smartphone, isto no âmbito de uma noticia do MBWay… agora isto… quero ver como vão “fugir” a isto… pensam as vezes que são mais inteligentes que as finanças…dps admiram-se… enfim…típico tuga…

    1. Avatar de LGA
      LGA

      Não posso dar essa informação ás finanças… Artigo 17 (antigo 13) O nome do banco bem como a marca são protegidos pelos direitos de autor e eu não tenho autorização por escrito do autor para poder usar na declaração electrónica.

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Simples falcaobranco…!
      E continuam a poupar nas transferências comparando com o MB WAY. Só se vai gastar em caneta e papel… Mas penso que mesmo assim fique mais em conta…

    3. Avatar de Junior Mauricio
      Junior Mauricio

      Tenho uma conta nas ilhas e não metem lá o bico, alias o banco online é só em espanhol e italiano, nem inglês tem 😉

      1. Avatar de Marco Amorim
        Marco Amorim

        Ja agora Junior, ajuda aqui a malta que procura a partir de hoje outras alternativas.
        Outra plataforma digital? Qual é?

    4. Avatar de Sandra
      Sandra

      Transf. bancárias? Usando o SEPA é gratuito em quase todo o lado…. não precisas do smartphone para isso.

      Mas tu achavas mesmo que as financas têm pessoas para fiscalizar todos os contribuintes? Eles focam-se nos valores graudos, não no pequeno contribuinte, mas sim, para esses eles andam atentos.

    5. Avatar de Hugo
      Hugo

      Fujo a isto simplesmente não declarando, é fácil.

    6. Avatar de António
      António

      Meu caro quem recebe as taxas de transferência bancária é a SIBS, por isso qualquer transferencia leva três dias úteis.
      Mas se você gosta de pagar taxas continue, se isso o faz mais feliz.

    7. Avatar de Louro
      Louro

      É uma dificuldade enorme ir de férias, arranjar um cartao telefonico com um número de outro país e registar a conta lá…

      Eu tenho conta no Revolut, estou no UK, validei a minha conta com numero do UK e cartao de cidadao Portugues…

      Se quiseres pagar extra, recebes cartao fisico em qualquer morada em alguns dias… suficiente para receberes a carta num AirBNB ou algo do genero.

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Ninguem declara nada… e depois querem que o país avance… e que o governo seja bom também…se os tugas o fazem… o governo faz… o governo faz, o povo faz pior…enfim…

        1. Avatar de Louro
          Louro

          100% de acordo contigo…

          Só acho que é uma medida um pouco parva porque nao há forma de eles controlarem.

          Só dei um exemplo, eu nao pago impostos em Portugal.

  18. Avatar de Joao
    Joao

    Isto aplica-se aos sujeitos dependentes? O artigo 63A, nº 8 e 9, da Lei Geral Tributária diz o seguinte:

    8 – Os sujeitos passivos do IRS são obrigados a mencionar na correspondente declaração de rendimentos a existência e a identificação de contas de depósitos ou de títulos abertas em instituição financeira não residente em território português ou em sucursal localizada fora do território português de instituição financeira residente, de que sejam titulares, beneficiários ou que estejam autorizados a movimentar.
    (Renumerado pela Lei n.º 14/2017, de 3 de maio. Corresponde ao anterior n.º 7)
    9 – Para efeitos do disposto no número anterior, entende-se por ‘beneficiário’ o sujeito passivo que controle, direta ou indiretamente, e independentemente de qualquer título jurídico mesmo que através de mandatário, fiduciário ou interposta pessoa, os direitos sobre os elementos patrimoniais depositados nessas contas.
    (Renumerado pela Lei n.º 14/2017, de 3 de maio. Corresponde ao anterior n.º 8)

    Mas não fala nos sujeitos dependentes. Em que ficamos?

  19. Avatar de rui
    rui

    Eu gostaria de declarar os rendimentos perdidos em 2018. Qual é o campo????

    1. Avatar de Helena
      Helena

      Deixa nos comentários, pode ser que eles leiam e te enviem um cheque-brinde da FNAC.

  20. Avatar de Luciano
    Luciano

    Continuo sem perceber. Eu não tenho qualquer tipo de rendimentos com os Revolut. Porque carga de água é que devo incluir esta informação na declaração do IRS? Eu não faço o mesmo no caso dos bancos portugueses.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Realmente é verdade. Não é necessário. Tudo treta. O Ministério das Finança está a tentar dizer algo que é mau para Portugal que é a saída de divisas. O dinheiro a sair assim não é, no fundo , controlável. Mas ninguém se queixa do inverso quando investimento estrangeiro vem para cá.

    2. Avatar de int3
      int3

      Para as finanças saberem que tu tens uma conta bancária fora da jurisdição portuguesa e pode ser usada para evasão ou fraude fiscal.
      Se não concordas então és a favor da criminalidade como o caso dos panama papers por exemplo.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        O meu caro nunca ouviu falar da união bancária? O mesmo estatuto que permite a todas essas entidades abrir contas a qualquer cidadão do EEA, obviamente prevê que essas mesmas contas sejam tratadas em cada país como qualquer outra conta nacional desse país.

        Sugiro que aguarde pelo esclarecimento prometido pelo secretário de estado dos assuntos fiscais já próxima semana. Obviamente ter de declarar estas contas não faz algum sentido

    3. Avatar de Luis
      Luis

      Para tornar o trabalho das financas mais facil. No caso de quererm cobrar impostos em falta, quando forneces o iban estas a dar toda a papinha as financas para tentarem penhorar te o dinheiro que possas eventualmente la depositado.

  21. Avatar de Luís
    Luís

    Espera então o J não é para Rendimentos e aplicações financeiras? Eu não tenho nenhum dos dois. No limite tenho perdas menores que nos bancos tradicionais, como por exemplo na CGD…

  22. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    O modelo J serve para declarar rendimentos obtidos no estrangeiro E (ênfase no e) declarar contas bancarias (IBAN e BIC, não valores !) sediadas fora do território Nacional, ter em conta que umIBAN do BCP/BES/TOTTA/… aberta/sediada numa filial em espanha, frança,etc também tem de constar !!!

    PAYPAL não tem uma conta bancaria/IBAN associada….logo não entra.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      A lei fala em contas em entidades financeiras no estrangeiro. O PayPal é uma entidade financeiro sediada no Luxemburgo. No IRS existe um campo para declarar contas com outro formato que não seja o IBAN.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        O paypal tem IBAN associado a cada conta. É um bocado difícil de encontrar mas tem

  23. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Aos que forem fazer isto e tinham irs automatico podem submeter o automatico para receber asap e depois entregam uma de substituicao com o anexo j em que se for so e so para declarar ibans em nada vai mudar o valor de calculo e portanto nao haverá acerto e ficam com a situacao resolvida sem atrasos

  24. Avatar de alberto
    alberto

    Noticia nitidamente “encomendada” ! pelos chulos do costume.

  25. Avatar de Luciano
    Luciano

    O anexo J da declaração do IRS, segundo a minha interpretação, destina-se a declarar rendimentos obtidos no estrangeiro. O próprio artigo refere “destina-se a declarar os rendimentos obtidos fora do território português …”, mas depois contradiz-se na afirmação seguinte”… tenham obtido rendimentos fora do território português ou sejam titulares, beneficiários ou estejam autorizados a movimentar contas de depósitos ou de títulos abertas em instituição financeira não residente em território português …”.
    Fico na mesma…

    Por vezes, este tipo de declarações só geram confusão, e alarmismos sem necessidade…

  26. Avatar de alex
    alex

    Eu só uso o Revolut para fazer pagamentos por questões de segurança e não colocar os dados do meu cartão MB. É preciso declarar alguma coisa?

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Por questões de segurança NÃO devia usar o Revolut. Tive duas vezes dinheiro roubado pelo próprio Revolut devido a egados erros informáticos deles. É muito mais seguro e prático usar cartões virtuais do MBWAY

      1. Avatar de alex
        alex

        MBWAY depois é só cobrar taxas e taxinhas..

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          O mbway só tem possivelmente taxas em transferências de dinheiro. Os cartões mbnet e todas as outras funcionalidades são sempre 100% gratuitas

        2. Avatar de int3
          int3

          Não tenho taxas. Cada um tem o banco que tem. Problema seu.

  27. Avatar de Rui
    Rui

    E Skrill? Alguém sabe se é preciso declarar?

  28. Avatar de Azulnauta
    Azulnauta

    Se isto é assim com o Revolut, imaginem quando começarem a querer saber o saldo que o pessoal tem em criptomoedas.

    1. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Declarar IBAN e BIC ninguém pediu/pede saldos.

  29. Avatar de Luis carvalho
    Luis carvalho

    qualquer dia querem saber ondeescondo a droga tambem..

  30. Avatar de José Lerias
    José Lerias

    Ufa…
    Estive a confirmar, os mealheiros de barro dos outros ainda não têm de ser declarados.

  31. Avatar de José Lerias
    José Lerias

    …dos putos… (o corrector…)

  32. Avatar de BA
    BA

    bem… eu so tenho crypto na conta do revolut, e sendo que as finanças nao consideram crypto como moeda nem como aplicaçao financeira… o que faço? meto la um iban de uma conta que para os olhos das finanças tem dinheiro do “monopolio”?

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      No revolut também não “tens” crypto propriamente dito. É uma boa fachada para a revolut dizer que tem acesso a crypto quando não tem nem carteira tens.

  33. Avatar de jeton90
    jeton90

    vamos ficar atentos

  34. Avatar de Xfera
    Xfera

    IRS = Imposto sobre o RENDIMENTO das Pessoas Singulares – é o “rendimento” que deve estar plasmado na declaração. Se um determinado IBAN/NIB não gera “rendimento” (porque está à ordem e não gera juros, ou porque serve apenas para pagamentos + seguros na net) porque é que tem que ser indicado num Anexo de um imposto sobre o rendimento? Ainda que fosse para efeito de fiscalização pela AT (e só assim se compreende, uma vez que apenas pedem o IBAN/NIB e não o valor associado) aqueles que não gerem rendimento nunca, em tempo algum, deveriam ter alguma penalização (seja em coimas ou em retenção de reembolsos).

  35. Avatar de SD
    SD

    Novo Banco
    BPI
    Banco Santander Totta
    Millennium BCP
    Caixa Geral de Depósitos
    Etc…

    O FIM(Finalmente) aproxima-se!

  36. Avatar de SD
    SD

    Novo Banco
    BPI
    Banco Santander Totta
    Millennium BCP
    Caixa Geral de Depósitos
    Etc…

    O FIM(Finalmente) aproxima-se!

  37. Avatar de Just Saying
    Just Saying

    Tudo a reclamar dos politicos, mas depois no fim dizem “não declaro”. Meus amigos, com cidadãos assim como se admiram que os politicos são como são? Cada um tem o que merece!

  38. Avatar de Woot!
    Woot!

    Alarmismo desnecessário. É ignorar e seguir viajem.
    Revolut e N26 se não gerarem rendimento não é para declarar, ponto final.

    1. Avatar de A. Martins
      A. Martins

      Também acho, até porque não havendo nada a que as finanças tenham acesso por cruzamento de dados (que acho seja o caso aqui discutido) não vai certamente dar problemas na declaração de IRS!!

  39. Avatar de Pedro
    Pedro

    É já a seguir…

  40. Avatar de fak
    fak

    e eles vão saber que eu tenho conta noutro país como?

  41. Avatar de jon
    jon

    Mais uma vez o Pplware a fazer notícia à la CMTV.

  42. Avatar de Xfera
    Xfera

    E outra coisa, a existência de conta nestas fintechs/bancos pode ser meramente temporária (para uma viagem, para uma operação, para experimentar, etc.). Em que momento conta para efeitos de IRS? E se eu tive durante parte do ano, mas já não tenho? E se passou para 2019 e a terminei tb em 2019? Tb tenho que declarar no IRS de 2019?

  43. Avatar de Marks
    Marks

    Não sei se por acaso já tentaram, mas eu já simulei a inclusão do anexo J.
    Pura e simplesmente perdemos a função de ‘simular o valor final de IRS’.

    Sem anexo J receberia 1k , agora com anexo J não sei quanto é que vou receber, eles que nem pensem em mexer no valor, só porque tenho 1 conta para não pagar cambios no estrangeiro.

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Não vale a pena simular. Estas contas não geram rendimento, não são necessárias declarar. O IRS é IMPOSTO SOBRE RENDIMENTO!!!

      Não há qualquer rendimento obtido através de contas revolut, logo não se declara.

  44. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Tenho Revolut, N26 e Bunq.
    Bem podem esperar sentados que vá declarar o que quer que seja.

  45. Avatar de Gyver
    Gyver

    Mas se registarem o N26 noutro país, também tem contas poupança 😉 / savings account
    https://youtu.be/fTYbvtlMMFg

  46. Avatar de Ka
    Ka

    Pergunta: como é que as finanças sabem que eu tenho uma conta no Revolut, sendo que Revolut não divulga dados pessoais?

    1. Avatar de fak
      fak

      como já aqui disseram, talvez por cruzamento de dados… às vezes é preciso ler os termos e condições, por exemplo o paypal até podes ter nome falso, etc, mas por lá sempre vais ter um cartão de um banco. se as finanças pedirem a tua informação, o paypal faculta e pelo numero do cartão eles vão lá, começam a cruzar os dados na BD.
      no caso do Revolut pode ser o mesmo…

  47. Avatar de Johny
    Johny

    Quem usa paypal tambem tem que declarar?

  48. Avatar de Bruno
    Bruno

    Tenho uma conta aqui -> https://celsiusnetwork.app.link/1393444a03
    Também tenho que declarar

  49. Avatar de Luis
    Luis

    Quando é dito para declarar o IBAN ou a cobta que tem no estrangeiro, é apenas para facilitar o trabalho das finanças caso queiram penhorar-vos dinheiro por impostos …. as contas guardam dinheiros e se tiverem o numero da conta e o banco é facilimo para eles, finanças. Agora imagina com os milhares de bancos que ha no mundo as financas andaream a perguntar a todos, se o cliente x tem la conta. E serem ignorados e encaminhar as financas para os tribunais do pais em questao. Milhares dd bancos no mundo. A indicacao do iban é apenas facilitar o trabalho deles para vos lixar, caso eles nevessitem. Se tiverem contas no estrangeiro, é praticamente impossivel as financas descobrirem. So se fizerem como o socrates que quis transferir os 23 milhoes para portugal e foi apanhado, con o registo a policia facilmente chega a origem. Pura burrice de Sócrates