Finanças: Finalmente acabou-se a applet Java no IRS

47 Comentários

Como já informámos, este ano todos os contribuintes têm de entregar obrigatoriamente a declaração de IRS via Internet. Segundo a Autoridade Tributária, este ano mais de três milhões de agregados terão as suas declarações pré-preenchidas e prontas a entregar de forma automática.

Então e os problemas com o Java irão continuar? Não, a plataforma das finanças já não usa mais a applet Java que disponibilizava a interface para a entrega do IRS.


Antes de mais não se esqueça que tem apenas até ao próximo dia 15 de fevereiro a possibilidade de verificar e inserir faturas no Portal das Finanças. Caso tenham faturas que não estejam registadas no portal, devem inseri-las manualmente – saber tudo aqui.

O fim da applet Java no IRS

Depois de vários anos a causar problemas aos contribuintes, a applet Java que era usada para realizar a entrega do IRS foi finalmente abandonada. Isto significa que os problemas de incompatibilidade com vários browser acabaram.

Como mostra a figura seguinte, a declaração digital passa a apresentar uma interface mais limpa e puramente em HTML (com Javascript).

De acordo com as informações do Ministério das Finanças “a plataforma de entrega das declarações de IRS para este ano foi adaptada para deixar de se suportar em Java Applets”.

Quais as datas para entrega do IRS?

Voltamos a relembrar que até dia 15 de fevereiro os contribuintes têm a possibilidade de verificar e inserir faturas no Portal das Finanças. Até 15 de fevereiro, os sujeitos passivos de IRS devem também confirmar ou alterar os dados relativos à composição do agregado familiar e outros elementos pessoais relevantes, nomeadamente, informação sobre residência alternada de dependentes em guarda conjunta estabelecida em acordo de regulação do exercício das responsabilidades parentais, para que a AT disponibilize o IRS Automático ou pré-preencha a modelo 3 com estes elementos pessoais atualizados.

Dia 28 de fevereiro a Autoridade Tributária disponibilizará na sua página a informação sobre o total das despesas que conferem deduções à coleta calculadas automaticamente.

De 28 de fevereiro a 15 março, é o período para os contribuintes reclamarem do valor das despesas relativas às deduções de despesas gerais familiares e de exigência de fatura.

O periodo para preencher e entregar a declaração de IRS anual de 2017 é de 1 abril a 31 de maio de 2018.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zinco
    Zinco

    Orla bolas. Todos os anos fazia uns dinheiritos a preparar os browsers para a grande colecta. Lá se vai o meu ganha pão.

  2. Avatar de A.Martins
    A.Martins

    É melhor corrigir a notícia!!! Porque o JAVA não acabou totalmente no Portal das Finanças!!
    Tentem enviar o ficheiro SAFT por exemplo, e logo vêem!!!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, ainda há várias funcionalidades que estão assentes em JAVA. No entanto no IRS, como referimos, já não há applets Java.

      1. Avatar de A.Martins
        A.Martins

        …então será melhor retirar o 2º parágrafo!!!
        Mas obrigado PPLWare por estarem sempre em cima do acontecimento!! …e oxalá o JAVA acabe de uma vez por todas no site das Finanças, e com a incompatibilidades nos browsers!!

        1. Avatar de José Canastro
          José Canastro

          Dado que está a ser feito a transição gradual para o HTML5, não vejo que a notícia tenha que ser corrigida. O JAVA está a ser removido totalmente da pagina das finanças.

          1. Avatar de Arménio
            Arménio

            José Canastro, ainda é vivo? É que estamos em 2020 e continua igual…

        2. Avatar de 34
          34

          “…que disponibilizava a interface para a entrega do IRS.”

          não vejo o motivo.

          1. Avatar de A.Martins
            A.Martins

            Não viste foi a tempo, pois mudaram esse parágrafo depois do meu comentário!!

      2. Avatar de Mariana
        Mariana

        Boa tarde
        Eu e o meu namorado tivemos um filho recentemente, estamos a morar juntos com a mesma morada mas estou como mãe solteira na segurança social, ele pode pôr o nosso filho no IRS dele? Sendo que eu nao desconto pois tenho o salário minimo?
        Agradecida

    2. Avatar de Correia
      Correia

      Falta o saft, DMR, Mod 10, Mod 44 so’ dos que conheco, portanto contibuar a fazer pressao para acabar de todo com as applets.

      1. Avatar de João
        João

        UI!!!
        Ainda é pior do que o que eu pensava!!!

    3. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Ora bolas!!!

      Acredito que deve ser o próximo passo. 😉

    4. Avatar de João
      João

      Vinha queixar-me do mesmo!!!
      O raio do envio do SAFT ainda tem de ser feito por Java!!! Que treta!!!

      Um função TÃO usada e ainda ter de se ir ao IE por causa disto…

      É só um sistema de envio, pá… vamos lá a mexer o dedos!!! (sim,eu sei que tem as condicionantes relativas à segurança! Mas tem de ser feito porque já cheira mal.)

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Ainda falta é alterarem o Citius do Ministério da Justiça.

  4. Avatar de 34
    34

    De notar que o fim das aplets java no formato da declaração periódica de IVA versão 5X ditou o fim do programa de preenchimento offline das finanças, que era gratuito e quase independente de plataforma, ou seja ou se é um contabilista com programa pago para Windows, ou se tem que fazer a declaração no site (no entanto as finanças reactivaram e mantem activa a aplet, numa página “adicional” a trabalhar com a versão 3X, o que permite que a aplicação da versão 3X continua a funcionar, e até tem sido alvo de actualizações).
    Outra coisa boa da aplet era que, ao iniciar o preenchimento da declaração na página o utilizador era desligado, funcionando tal e qual um programa “normal” até ao momento de simular ou submeter, o que ajudava a evitar subcargas no site, agora os utilizadores autenticados vão permanecer autenticados durante todo o preenchimento e submissão.
    E uma terceira coisa boa da applet é que sem pagar programas caros, unicamente com o programa das finanças o utilizador conseguia preencher e enviar a declaração quando o site estava “avariado” (usando o webservice desde que os servidores deste permanecessem a funcionar).

    Ou seja, vamos ver…

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Nada disso é impossível com outras soluções que não java.

      Abc

      1. Avatar de 34
        34

        A AT deixou de fornecer programas grátis, fornece apenas as especificações técnicas para as ligações para quem quiser fazer, fazer, mas ninguém faz de graça, os que há são pagos.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Com Certeza que a Ferramenta Java, era Brutal!
      Era a melhor coisa que as finanças tinham..

      Porque o Java é Multi Plataforma e Multi Sistema Operativo.
      Não conheço nada parecido que possa sequer estar perto do Java no que toca á libertade de execução de Aplicações.

      Cada vez mais as Pessoas teem sistemas Operativos Variados.
      Basear estas aplicações em Browsers, parece ser uma decisão pouco ponderada.

      Numa máquina com 1 GB de ram vejo-me grego para correr um Browser…mas a Applet das finanças funciona que é um charme!

      Parece que vão haver pessoas vedadas do Acesso ao Portal das finanças, pois os Browsers, para além de nem todos suportarem as mesmas Features, consomem toneladas de Ram,
      O estado tem a obrigação de criar Soluções para todos..

      Uma coisa é certa, Eu de Sistema Operativo e de máquina não mudo, so quando ela der o berro 🙂

  5. Avatar de lmx
    lmx

    Não era a Aplet Java que dava problemas…

    Era a Microsoft que restringia o uso de Ferramentas Java, para puder oferecer as dela…
    Ou seja Abuso de Posição dominate no Mercado.

    Ora isso deveria ser altamente penalizado pela EU, mas nunca foi..
    Por isso é que no Windows ha alguns problemas com Ferramentas Java,
    No Linux correm que é um Charme.

    Espero que as Finanças, não Elimine a Compatibilidade com outros sistemas Operativos,
    Porque eu não vou mudar o meu SO.

    1. Avatar de 34
      34

      Não.
      Foi a Apple, a Google e a Mozila que decidiram proibir os seus browsers de comunicarem com os plugins papi e remover o suporte a applets (e também ao flash, mas o flash é irrelevante para o site das finanças) com a única finalidade de exterminar a Adobe e a Sun hoje absorvida pela Oracle.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Ele não está a falar dos browsers agora não correrem Java, mas sim no passado. Se alguém já correu uma applet java no IE sabe que muitas vezes tínhamos dores de cabeça que não dava nas outras plataformas.

      2. Avatar de BC
        BC

        “com a única finalidade de exterminar a Adobe e a Sun hoje absorvida pela Oracle”
        Oh por favor…

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Não é o gasóleo que dá problemas, é o carro a gasolina que não aceita o gasóleo.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Boas Tiago,
        Essa comparação não faz sentido aqui.

        O que puderias dizer é que a Marca X de motores, que é lider de mercado…so trabalha com um combustivel, o seu proprio…
        ao invés de trabalhar num mercado aberto e concorrencial, …

        Ai estarias com uma comparação mais proxima.

        É que apesar de Portugal ser um País de 3º Mundo existem leis anti-monopólio, quem quiser trabalhar cá, deveria ser obrigado a segui-las..

    3. Avatar de kekes
      kekes

      Pois depende, eu na minha universidade tinha que fazer a matricula numa Aplet Java, e do meu grupo de amigos era o único que tinha Windows em dual boot e fazia a matricula a todos. Em linux era impossível. Eu não percebo porquê eles não faziam aplicações para Desktop pois seria menos uma dor de cabeça lidar com o browser.

  6. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Vamos esperar por abril e verificar isso em primeira mão… porque sinceramente sempre fiz pelo IE ( apenas usava ele para isso todos os anos ), actualizado, obviamente, e nunca tive problemas!

    Mas fico feliz pelos informáticos do ministério das finanças porem as cabecinhas e as mãos a trabalharem para mudar isso…

    1. Avatar de Helio
      Helio

      Esperar por abril para quê????

      Neste momento já é possivel fazer “Declaração de substituição” de 2003 a 2016, no novo formato de entrega do IRS

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Mas nos primeiros dias é quando aparecem os bugs todos do site, até fazem noticias sobre isso…vamos ver…

  7. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Vamos esperar por abril e verificar isso em primeira mão… porque sinceramente sempre fiz pelo IE ( apenas usava ele para isso todos os anos ), actualizado, obviamente, e nunca tive problemas!

    Mas fico feliz pelos informáticos do ministério das finanças porem as cabecinhas e as mãos a trabalharem para mudar isso…

    1. Avatar de Correia
      Correia

      Agora ja’ quase todos fazem IRS automatico, fota anexos B,F e G.
      Nao presisam de applets java.

  8. Avatar de Mario Pereira
    Mario Pereira

    Um dia gostaria de ver sites como das finanças a correr na cloud, a usar serviços como por exemplo Kubernetes (GKE), com código escrito em GO e numa arquitectura de micro serviços.

    1. Avatar de sabichão
      sabichão

      Como sabes que ainda não é assim? (Sendo que é irrelevante a arquitectura, a não ser que usar o que está na moda seja um requisito, desde que o site esteja bem feito e funcione…)

      1. Avatar de Mario Pereira
        Mario Pereira

        Mas pode funcionar melhor 😛

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ferramentas de desenvolvimento dos browsers… Estou a ver muito menino a investigar toda a comunicação entre o computador e as finanças 😀

  10. Avatar de Ze das Couves
    Ze das Couves

    Finalmente! 🙂

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    Finalmente. Agora vai ser possível declarar o IRS através de um tablet, telemóvel, etc.

  12. Avatar de Ana Paula Cabrita
    Ana Paula Cabrita

    Com ou sem Java eu não consigo submeter muitas declarações. Tenho que ir ao google e a partir do hppts. Porquê não sei.Tenho o Windows 10

  13. Avatar de Eurico Inocencio
    Eurico Inocencio

    Há muitos anos que a applet é disponibilizada em formato aplicação offline e funcionou sempre bem. Infelizmente muitos utilizadores não sabiam como usar esta alternativa que evita as dores do Java em browers.

    1. Avatar de País de Chicos-Espertos
      País de Chicos-Espertos

      É verdade o que está a dizer, só que nos anos da TROIKA foi FUNDAMENTAL aceder às declarações pré-preenchidas. Vi contabilistas experimentados a preencher declarações de IRS que depois não correspondiam ao que aparecia pré-preenchido. Claro que o que era enviado era o que aparecia no site da AT. Cautela e caldos de galinha…

  14. Avatar de Zinco
    Zinco

    viva la revolucion, viva la liberdad.

  15. Avatar de FilipeOS
    FilipeOS

    Acho que acabou a forma mais óbvia de chular o estado todos os anos… apesar que acho que as empresas são as mesmas..

  16. Avatar de dajosova
    dajosova

    adoro “funcionismo” público :\

  17. Avatar de duarte
    duarte

    boa noite, pessoal
    Desculpem a intromissão na conversa, mas preciso de uma ajuda para enviar o ficheiro saft para as finanças.
    Até a pouco tempo com o fier Fox dava.
    Qual o browser que devo usar ?

    Sempre a considerar
    Duarte

  18. Avatar de Margarida Vieira
    Margarida Vieira

    Hoje, dia 1 de abril tentei ver como se submete este ano o IRS e não funciona no Chrome e no Explorer.

    1. Avatar de Filipa Ferreira
      Filipa Ferreira

      Sim não se consegue aceder.

  19. Avatar de jony
    jony

    Mais valia o java, pelo menos preenchia-se offline agora sem aplicação tá impossivel

  20. Avatar de serGioLopes
    serGioLopes

    o Mod44 também necessita de java as finanças andam a mentir