Finanças vão ter acesso a todos os dados de passageiros que usam avião

30 Comentários

Há quem diga que nos dias de hoje vivemos num autêntico “Big brother”, muito por culpa do mundo digital. Os utilizadores são “espiados” pelo smartphone, por apps, por cookies do browser, pelo GPS… enfim, uma panóplia de sistemas que vão guardando por onde andamos e o que fazemos.

Em Portugal, segundo informações, as Finanças vão ter acesso a todos os dados de passageiros que usam avião.

Finanças vão ter acesso a todos os dados de passageiros que usam avião


A notícia é avançada pelo Público que revela quem em Portugal as finanças vão ter acesso aos dados de todos os passageiros que realizem viagens aéreas.  Desta forma, a Autoridade Tributária junta-se à PJ, PSP, GNR e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que já têm acesso a tal informação.

A base de dados mantém o registo de identificação de passageiros, onde são guardados dados como o nome do passageiro, a data e o trajeto de avião que este fez ou pretendia fazer, os contactos. Além desta informação, será também guardada a forma como o bilhete foi pago e a indicação dos documentos de identificação que foram usados.

Finanças vão ter acesso a todos os dados de passageiros que usam avião

Por enquanto ainda não está totalmente fechada a ligação com as transportadoras aéreas, tal deverá acontecer de “forma faseada à semelhança do sucedido na generalidade dos Estados Membros da União Europeia”. A Associação Representativa das Companhias Aérea em Portugal afirma que estão à espera da publicação em portaria dos procedimentos e soluções tecnológicas previstos para a transferência dos dados dos passageiros, sem isso “não há grande margem de preparação por parte das companhias”, refere o Observador.

Esta medida foi já aprovada com os votos favoráveis do PS, PSD e CDS e teve votos contra de PCP, Bloco e Verdes. O PAN absteve-se. No entanto, esta medida está ainda dependente de outra relacionada com a Proteção de Dados.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Segundo ouvi na TV, esta medida insere-se no combate ao terrorismo. Acho bem. Só ainda náo percebi o que tem o fisco a ver com o combate ao terrorismo.

    1. Avatar de Jo
      Jo

      Não podes contrabandiar bombas sem pagar o IVA.

      1. Avatar de Luís Martins
        Luís Martins

        Concordo , importar ou exportar bombas ou drogas sem pagar os impostos é um crime muito grave há que por o fisco a rastrear as nossas viagens

        1. Avatar de RM
          RM

          E assim o terrorismo passa para segundo plano 🙂

  2. Avatar de Test User
    Test User

    Finanças, nova PIDE. Qualquer dia a partida ou a chegada temos inspector fiscal a espera no aeroporto. Ja fizeram uma espera na estrada. Cada vez mais Terrorismo Fiscal, ja nao basta cobrarem os mais altos impostos da europa com serviços de pouca qualidade.

    1. Avatar de BlackFerdyPT
      BlackFerdyPT

      Claro, então?

      Como é que se vão pagar os milhões perdidos em “empréstimos mal calculados”, compras de acções que se sabia que iriam afundar na Bolsa, indemnizações de pessoas burladas por bancos privados que sabiam estar à beira da falência etc?

      Aumentando a colecta de impostos sobre quem trabalha (para cobrir os prejuízos causados por quem manda trabalhar).

    2. Avatar de BlackFerdyPT
      BlackFerdyPT

      E, reparem bem – ou parem para pensar sobre, porque razão é que isto é feito também para quem quer apanhar um avião para fora…

      Não será para que (mais cedo ou mais tarde) se possa um dia impedir alguém que tenha dívidas ao Estado (e não queira mais ser extorquido pelo mesmo) de poder fugir deste país?

      Ahahah. 🙂

    3. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Lol tu e o “BlackFerdyPT” têm a mania da perseguição.

      Agora queres ver que cada um que tem dívidas, mente ao fisco mas tem contas milionárias em paraísos fiscais ou pede a amigos para lavar o dinheiro, vigarizou alguém e afins deve passar incólume viajando sem controlo?

      Que os sigam e muito bem. Agora iam estes passear à vontade só porque esquerdas ou manias da perseguição não gostam? Nem pensar.

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Socrates viaja para o paraíso fiscal de Paris.

    4. Avatar de pedro
      pedro

      isto está muto pior do que no tempo da PIDE o do Salazar !!!!

  3. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Há quem diga (que hoje vivemos sob o olhar atento de um Grande Irmão)… Ou antes, há quem se dê conta de tal coisa. (Pelo menos, quem já anda cá há uns bons anos – e ainda se lembra do “mundo analógico” e de como eram as coisas antes.)

    (E, eu até andei a resistir o máximo que pude, antes de ter mesmo de tirar o novo “cartão do cidadão”, por causa da centralização de – e muito maior facilidade de acesso, por parte do Estado, a – os meus dados, que isso implica.)

    Mas, isto é apenas o de que sabemos (publicamente) e que é agora legal fazer…

    Já repararam, por exemplo, que em muitos sítios que frequentamos onde há câmaras de vigilância, não há mais seguranças à vista? Obviamente que, tais câmaras estão agora ligadas (por Internet ou equivalente) a outros sítios remotos. E, pensam que serão só as empresas de segurança em causa quem tem acesso (em tempo real) a essas imagens? (E, pensam que tais imagens não podem ser analisadas, também em tempo real e por Inteligência Artificial, para reconhecimento facial etc?)

    A conhecida obra “Mil Novecentos e Oitenta e Quatro” não foi um livro escrito com o intuito de avisar as pessoas para um futuro meramente hipotético – mas antes, foi uma de muitas obras que foram escritas para mentalizar as pessoas para o que já estava planeado anteriormente.

    E, quem está bem informado sabe que, há muito que é feito pelos nossos governos que os mesmos não revelam publicamente…

  4. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco
    Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco

    Calma, que isto é só para os passageiros para destinos normais.
    Voos para as Ilhas Caimão, Suíça, Panamá e congéneres, não há nada disto.

  5. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco
    Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco

    Primeiro são as contas de 50 000 euros, depois os roubos à beira da estrada, se bem que no dia em que um tipo mandasse o carro para cima deles e os limpasse a todos, acabava tudo nesse mesmo dia… Agora isto, continuem a votar em blocos de esterco e comunas que qualquer dia nem conseguem sair daqui.
    Qualquer pessoa sabe que nos países comunas há muros para impedir não as saídas mas as entradas…

  6. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco
    Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco

    Nunca pensei em ver este pobre país assim tão mal tratado e frequentado.
    Quem puder que fuja, para bem longe e que não retorne.

  7. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco
    Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco

    Facilmente se depreende que quem tiver dívidas fiscais vai ficar no chão se não as pagar ali mesmo.
    O melhor será apanhar o avião em Espanha.
    Tanta coisa e depois aparecem os Panamá Papers. Alguém sabe do que aconteceu depois? Eu sei, nada… Andam atrás do peixe miúdo, o graúdo não mexem eles., são amigos… Mas lá está, cada povo em democracia tem o governo que merece.

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      “Facilmente se depreende que quem tiver dívidas fiscais vai ficar no chão se não as pagar ali mesmo.”

      Por mim tudo bem, bem melhor do que um tipo que só quer boa vida, burla e deixa dívidas, depois voa para outro país para fazer o mesmo e deixa-me a mim (e outros contribuintes) a “fatura”. Como em Portugal é só meninos a endividarem-se para comprar o BMW, Note 10 1 TB, Macbook Pro e afins… Está bem está. Que os controlem a todos.

      1. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.
        Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.

        Há uma certa elite que não é controlada. E isto porquê? Porque quem pode controlar… faz parte dessa elite. Lógico, não se vão controlar a eles mesmos.
        Haverá sempre gente a dever milhões e a passear despreocupado na rua porque ninguém lhe consegue tocar.
        Vc esqueceu-se de pagar o IUC, vai apanhar o avião e dizem-lhe que se não pagar os 100 paus não pode embarcar.
        Fazem-lhe isto porquê? Porque vc não pertence a essa elite.
        Já alguém se esqueceu daquele apagão que foi aproveitado para mandar biliões lá para fora?
        Mas acham mesmo que aquilo não foi intencional?
        E os Panama Papers, que tem lá os nomes e montantes? Prenderam alguém? Chamaram alguém para justificar aquele dinheiro não declarado? Não, pois não?
        Pois é…. meu amigo, enquanto estiver em portugal e trabalhar vai descontar para alguns fazerem o que bem entendem. Não quer pactuar com isso? Então tem que sair daqui…

      2. Avatar de Sylvie Goncalves
        Sylvie Goncalves

        Problema são aquelas famílias trabalhadoras que tinham dívidas e um trabalho supostamente num posto garantido e chegou uma tal crise que fez com que fossem despedidos, acabassem com a casa a ser penhorada e ficar sem nada não conseguindo pagar as dívidas e sobreviver mesmo com o ordenado penhorado e a única coisa que lhes resta é sair para fora deste país para não viverem com os filhos para baixo da ponte …esses casos infelizmente são muitas vezes ignorados…

  8. Avatar de Gonçalo Forte
    Gonçalo Forte

    “O PAN absteve-se”

    Como faz sempre que o assunto não é clima ou animais…

  9. Avatar de censo
    censo

    Se todos cumprissem com todas as obrigações não chegaríamos a este ponto, que é só um princípio. Mas infelizmente neste país quem foge aos impostos é herói e quem paga é otário. Mas sabem reclamar das insuficiências do sistema de saúde…enfim, portugueses da treta.

    1. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco
      Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco

      Se todos cumprissem com as suas obrigações, eram mais a roubar mais.
      Se já assim é o que é, imagina com mais dinheiro…
      Isto com tugas não vai lá…

      1. Avatar de censo
        censo

        A obrigação é roubar ??

        1. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco
          Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco

          Não se faça de desentendido.
          Peecebeu muito bem que com mais dinheiro no pote eram mais políticos a roubar mais.

  10. Avatar de Diniska
    Diniska

    E ainda a procissão vai no átrio, tenho esperança quando chegar quase a meio eu já esteja reformado e longe deste País, mas deixem-me dizer mais uma coisa, ainda não somos dos piores.

    1. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco
      Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco

      Não somos dos piores mas para lá caminhamos rapidamente.
      Neste momento estamos a caminho de sermos o país mais pobre da UE.
      Atrás de nós só Roménia e Bulgária. Todos os outros países de leste já nos passaram à frente.
      Se isto não é vergonhoso, então não sei o que é.
      Somos mesmo uma miséria. Não há hipótese…

  11. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.
    Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco.

    Se neste momento, com uma conjuntura internacional excelente, juros negativos e etc, o país não faz as reformas necessárias, não baixa a dívida pública, não se desenvolve, deve estar à espera da próxima crise para se levantar.
    Com mais 4 anos pela frente com governos de esquerda, bater com os cornos na parede é certo, infelizmente.
    Depois, quando acabar o dinheiro, vão embora e quem vier depois que se desenrrasque… Já fizeram isso 3 vezes, e palpita-me que não ficarão por aqui.
    O povo gosta…

    1. Avatar de BC
      BC

      Certo. Porque antes é que isto estava bem, né…
      O Passos Coelho riu-se…

      1. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco
        Buckethead, o meu coração só tem uma cor, azul e branco

        O que é que o Passos tem a ver com isto?
        O Passos pegou num país falido, na bancarrota.
        Queria o quê?
        Burro foi ele em ter pegado no país assim. Que obrigasse o Sócrates a limpar a porcaria que fez.
        Assim foi ele que deu o corpo às balas.
        Teve que tomar medidas impopulares, pois claro que teve, estava à espera do quê?
        Sem dinheiro queria festa, era?
        Estamos a percorrer o mesmo caminho. Só espero que desta vez deixem o PS limpar a javardice que fizeram…

  12. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    No país mais corrupto da Europa Ocidental, mais analfabeto, (analfabetismo também é estar a ler sem compreender o que se lê), porque os outros países, não param, para que Portugal avance. Depois de Salazar, Portugal teve um presidente que se pareceu muito com ele, Cavaco e Silva. Vinte anos de Governo em postos chave, ou seja metade do tempo de Salazar, 5 anos nas finanças, 5 anos como 1.° ministro, dez anos como presidente, 20 anos de governo no total. E mesmo assim, estava a morrer de fome como ele declarou. Pobre presidente, com todas as mordomias como os outros presidentes até agora, abram os olhos portugueses. Que fiquem com a reforma como todo o cidadão e nada de mercedes e guarda-costas, etc., etc. Portugal tem que ter uma economia baseada numa estabilidade de crescimento baseado na ciência e produção activa, coisas reais. Turismo? Por agora muito bom e até quando? Tuk, tuk, tuk, Lisboa, cidade que perdeu Graça, para vir cidade “a la mode” com preços super aldabrados. Acabem com o semi-presidencialismo, já temos uma Assembleia , chega. Acabaram com o rei, para ter um espécie de substituto? A rainha de Inglaterra e família, ainda vendem muitas efígies nos quiosques e ainda dão de comer a alguém. Agora mandar para trás resoluções aprovadas na Assembleia da República, para depois serem aprovadas de novo, que perda de tempo e dinheiro. A emigração portuguesa, já não é a mesma, como há vinte anos atrás. Estão a fugir grandes cabeças de Portugal, enquanto o sr. 1.° Ministro, está a oferecer uma m… para regressar. E quem regressa ? Aparentemente há um número recorde de regresso(?). Quando chegar a hora de devolver o dinheiro à Europa, quero ver. Bom , teremos sempre a asa de Espanha, porque já nos cobrem há muito tempo com a outra. E de certeza o ataque terrorista do lado do Atlântico será muito difícil , o que já é uma vantagem, para esse jardim à beira-mar plantado. Mas há que investir em coisas verdadeiras, turismo é bom(?), mas não é fiável. Invistam na educação e autonomia e tomem o exemplo dos países nórdicos

  13. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Deixem-se de hipocrisias e comecem a chamar às responsabilidades e aos tribunais para julgamento, as famílias que maniluparam Salazar, que são as mesmas desde o tempo do reinado de D. Luís I. E toda agente gente sabe quem são. A imprensa actual, não sabe? Sabe, mas se falam, põem-nos logo na rua. E fazer jornalismo em Portugal, não mudou a cor, mudou o jeito. Vejam-se os programas eruditos para o povo… As grandes audiências… pela aragem, vê-se quem vai na carruagem. Viva o popularismo democrátrico analfabeto…