Finalmente! Em 2017 as baterias terão o dobro da autonomia

42 Comentários

Como temos salientado em vários artigos, por mais evoluções no mundo da tecnologia, o segmento das bateria parece meio estagnado havendo apenas algumas melhorias ao nível da autonomia.

Mas a SolidEnergy revelou que em 2017 haverá já baterias de lítio que terão o dobro da capacidade, garantindo uma melhor autonomia.

bateria_00


Em 2015 os responsáveis pela SolidEnergy Systems, uma spinout do MIT, prometeram que iam lançar no mercado baterias de lítio com o dobro da capacidade das actuais e até com um tamanho inferior.

Estas novas baterias fazem uso de novas tecnologias e ao contrário das tradicionais baterias de iões, que utilizam grafite, estas fazem uso de uma finíssima folha de metal de lítio para conseguir armazenar o dobro da energia.  A espessura da folha de metal é cerca de 20% inferior aos ânodos (eléctrodos através do qual a carga eléctrica positiva flui para o interior de um dispositivo eléctrico polarizado) de grafite usados actualmente, permitindo assim que o formato da bateria também seja menor.

solid

Curiosamente podem usar-se quase os mesmos matérias que se usam nas baterias construídas actualmente.

The battery essentially swaps out a common battery anode material, graphite, for very thin, high-energy lithium-metal foil, which can hold more ions — and, therefore, provide more energy capacity. Chemical modifications to the electrolyte also make the typically short-lived and volatile lithium metal batteries rechargeable and safer to use. Moreover, the batteries are made using existing lithium ion manufacturing equipment, which makes them scalable.

MIT-Solid-Energy-Systems_0

De acordo com revelações recentes da empresa, estas novas baterias poderão estar já disponíveis em Novembro para drones e em 2017 para smartphones e outros dispositivos. Depois disso podem-se seguir as baterias para carros eléctricos.

Já no passado tínhamos informado aqui que, numa “descoberta acidental”, um grupo de investigadores descobriu como é que as baterias podem durar mais de 400 vezes do que as que existem actualmente.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Tenho dúvidas dessas baterias em 2017

  2. Avatar de MiguelDias
    MiguelDias

    Ja desde o ano 2000 que leio noticias de bateria revolucionárias, mas nunca passam da fase de testes….

    1. Avatar de cra2sh
      cra2sh

      Claro ainda estávamos a usar baterias com tecnologia do ano 2000…

      1. Avatar de MiguelDias
        MiguelDias

        Diria que estamos a usar bateria com tecnologia com mais de 20 anos…

        Alguns lobbies trabalham intensamente nesta área.

      2. Avatar de Gama
        Gama

        Isso não é verdade. A densidade de carga das actuais baterias em aparelhos móveis é significativamente maior do que há 15 anos.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Não, os aparelhos móveis eram simplesmente mais pequenos e portanto tinham baterias mais pequenas, isso é impressão tua.

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Para exemplificar, o Nokia 3310 já usava uma bateria de 1Ah, e é pequena comparada com as baterias normais de 2-3Ah actuais (e quase proporcional).

          2. Avatar de Gama
            Gama

            Não é impressão minha, é a realidade. Não é por se dar a mesma designação que a tecnologia é a mesma. As empresas têm melhorado a química das baterias, aumentando a densidade de carga, que ainda não atingiu o limite daquilo que é possível fazer com baterias de lítio.
            http://www.nature.com/news/the-rechargeable-revolution-a-better-battery-1.14815
            (2º parágrafo)

          3. Avatar de Gama
            Gama

            Já agora para ficarmos bem esclarecidos, a bateria desse teu aparelho consegue ser quase tão ou mais grossa que a grossura total de muitos dos smartphones actuais.
            Fazendo algumas contas até posso dizer que tem significativamente menos de metade da densidade de carga por volume duma bateria actual, que por sua vez também tem melhor densidade que baterias de há poucos anos atrás.

        2. Avatar de RenatoNismo
          RenatoNismo

          para quem diz que a bateria dos tijolos dura mais. dou exemplo:

          SMS non-stop até bateria acabar, todos recursos, brilhos, mínimos ou desactivados:
          – LG L90: 15 horas screen, nada de cargas pelo meio http://i.imgur.com/TzNU85T.jpg
          – Nokia 3200: 2 ou 3 horas screen

          jogos non-stop:
          – L90: 4 a 6 horas
          – Nokia 3200: 1 hora e meia

          standby quando eu estive 1 semana quase sem tocar:
          – L90 1 semana
          – Nokia 3200 1 semana

          dúvidas ?

          1. Avatar de RenatoNismo
            RenatoNismo

            ah encontrei os prints que tinha da autonomia depois de um uso moderado de net wi-fi sempre activado, facebook e com 1 hora de jogo 3D. isto quando andava com LG L90.

            http://i.imgur.com/tGZBtVi.png
            http://i.imgur.com/SBZiPDR.png
            http://i.imgur.com/il3ARHV.png

            se fosse com a super bateria interminável de um tijolo. nem 1 hora com uso moderado.

    2. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      Isto não é um prototipo nem um conceito, já estar pronta para ser comercializada.

    3. Avatar de L_730
      L_730

      Sim…. Desligado

      1. Avatar de MShaitan
        MShaitan

        Hahahahahahahaahhahaah.. boa..!

      2. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        🙂 🙂 🙂

    4. Avatar de Freitas
      Freitas

      Contigo o nokia 3310 até dura um ano assim, mas não lhe deves dar muito uso.

    5. Avatar de Cgt
      Cgt

      Só? Deve estar viciada.
      O meu dura 5 semanas….

  3. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Rumores…

    1. Avatar de ruca
      ruca

      Rumores ou não mas “the powers that be” têm muitos interesses.

  4. Avatar de scortrix
    scortrix

    Porque será?…

  5. Avatar de Alvega
    Alvega

    Fisica, é tudo uma questao de fisica, com alguma quimica há mistura claro.
    Actualmente nao existe soluçao que permita maior autonomia (Isto em grande escala, nao me refiro a pequenos ganhos)
    Quando existir será o ramo Automovell o 1º a usufruir, e talvez mesmo a aviaçao, depois sim os teleles.
    sao conhecidos varios caminhos, todos tem pros e contras, veremos se eu ainda estou vivo quando o hidrogenio e seus variantes se tornar uma fonte de energia “segura” e rentavel, algas, ou outra forma qualquer de reaçao…mas para já anda tudo a passo.

    1. Avatar de Gama
      Gama

      A não ser que seja uma tecnologia muito exótica que seja impraticável em pequenos dispositivos, não creio que seja o ramo automóvel o 1º com novos tipos de baterias, por dois motivos muito importantes. A escala de produção, já que fica muito mais caro criar um nova fábrica capaz de cobrir as necessidades do ramo automóvel, e a exigência em fiabilidade, que é muito maior no ramo automóvel, não muito compatível com adoptar rapidamente tecnologia de 1ª geração.

  6. Avatar de Francisco
    Francisco

    Não entendi essa.
    Podes falar do que quiseres menos da bateria.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Quando temos um sistema otimizado e os processadores limitados é mais fácil obter essa autonomia.

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Como os smartphones estão cada vez maiores, conseguem meter baterias maiores. Qualquer dia a norma são 6″

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      no caso dos telemóveis, é pena é que as marcas continuem a privilegiar a espessura em detrimento da autonomia. preferem diminuir a espessura em 1mm dom que deixar ficar o aparelho com esse milímetro a mais e usarem-no para uma bateria maior e com mais autonomia

  8. Avatar de Forever
    Forever

    Tiveram que meter na imagem a bateria de um iPhone 6 de 1.8 ah para mostrar que estas novas baterias são pequenas mas com mais capacidade 2 ah,se compararem com a de um galaxy s7 só iriam dizer que era mais pequena ahah

  9. Avatar de João
    João

    Estas baterias podem fazer uma grande diferença nos carros eléctricos. Aqueles que hoje já têm cerca 500 km de autonomia poderão passar 1000 km. O que para mim é um marco muito mais importante do que ter que carregar o telemóvel mais vezes! É no mundo automóvel que as beterias rápidas e com maior capacidade podem fazer realmente uma viragem que pode mesmo mudar o paradigma do petróleo!

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Bem visto.

      Ainda assim 500km não é de torcer o bico. Realisticamente, já não é esse factor que limita a adoção do veículo elétrico.

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Baterias com mais autonomia…
    Vai dar origem a aplicações que gastam mais…
    No fundo… Fica tudo o igual.
    Para quem usou os primeiros telemóveis, com baterias muito inferiores… E poucas aplicações…. E que a carga durava dias… Muitos dias

  11. Avatar de Filipa Carreiro
    Filipa Carreiro

    Sorry, this is a Portugues website, you should talk in portugues. we don’t understand that Bs language.

  12. Avatar de iSad
    iSad

    Somente renovo lixo eletrônico de 3 em 3 ou de 4 em quatro quer seja Apple ou outros.

    Assim ainda noto alguma evolução.

  13. Avatar de o gajo
    o gajo

    Desligado não conta, pedrocas

  14. Avatar de Lumia 630 DS
    Lumia 630 DS

    Pronto, agora que ia comprar um telemóvel novo….vou ter de esperar…com estas novas baterias terei então de esperar o dobro do tempo….

  15. Avatar de Bruh
    Bruh

    E quando estourarem, também vão estourar com o dobro da potencia?

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Note7??? Ainda só está em pré venda em Portugal

  17. Avatar de Jorge
    Jorge

    Será ???
    Ou markting??

  18. Avatar de AlexX
    AlexX

    Uma das muitas patentes de Nikola Tesla terá sido, especula-se, uma bateria perfeita. Mas como tudo, isto é um enorme negócio e quanto “mais lenta” a evolução, maiores os lucros.

  19. Avatar de José Ribeiro
    José Ribeiro

    As que poderiam vingar não interessa ,seriam boas de mais, o que não iriam gerar lucro para os fabricantes, isto é tudo uma questão de milhões, é assim que funciona o mundo.

  20. Avatar de AIRTON RIEN
    AIRTON RIEN

    Onde comprar… obrigado