Fim do roaming: 4 coisas que precisa de saber

44 Comentários

Foi em outubro de 2015 que foi aprovado o fim do Roaming, depois de 10 anos de muitas negociações. Em fevereiro deste ano a União Europeia confirmou que o fim do roaming iria acontecer no dia 15 de junho de 2017, tendo sido nessa altura também indicado preço máximo a retalho que as operadoras podem cobrar umas às outras pelo roaming.

O dia do fim do roaming é já na próxima quinta-feira e hoje deixamos-lhe um pequeno resumo daquilo que muda.



1) O que significa “fim do roaming”?

É já a partir do próximo dia 15 de Junho de 2017 que são abolidas as tarifas de roaming. Isto significa que quem se encontre na União Europeia, poderá usufruir dos serviços de telecomunicações, em todos os Estados-Membros, e pagar exactamente a tarifa aplicada no seu país de origem.

Os países onde ser aplicará o fim do roaming são: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Reino Unido.

De acordo com a Comissão Europeia, na Islândia, Liechtenstein e Noruega esta abolição das taxas será realizada posteriormente.

2) É preciso fazer alguma configuração?

Não, este é um processo automático e completamente transparente para o cliente final.

3) Quais os “novos” preços para chamadas?

De acordo com as novas regras que fazem parte do Regulamento do ‘Roaming’,  o preço das comunicações em ‘roaming’ entre países do Espaço Económico Europeu não pode ser superior ao preço que o cliente paga para outras redes no território nacional.  No entanto, como salvaguarda das operadoras, estas poderão definir limites tendo em conta uma Política de Utilização Responsável (PUR). Depois de ultrapassar o limite estipulado as operadoras podem aplicar uma taxa extra.

As operadoras podem cobrar umas às outras pelo “roaming”: 0,032 euros por minuto (em vez dos atuais 0,05 euros) para as chamadas de voz em ‘roaming’ e de 0,01 euros (menos um cêntimo) para as mensagens escritas (SMS).

4) E relativamente aos dados móveis?

No que diz respeito aos dados móveis, está prevista uma redução progressiva dos atuais 50 euros por ‘gigabyte’ para os 7,7 euros por ‘gigabyte’. Contudo, a 1 de janeiro de 2018 o valor passará para os seis euros, depois em 2019 para os 4,5 euros, 3,5 euros em 2020, três euros em 2021 e 2,5 euros em 2022.

Leia também…

Fim do roaming na Europa! Portugal pode pagar a fatura

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    Isso quer dizer que se em portugal o meu tarifário inclui chamadas gratuitas para todas as redes e etc…no estrangeiro continuam a ser gratuitas?

    1. Avatar de Block
      Block

      No meu caso (vodafone), as chamadas la foram contam como uma chamada para outra operadora, como tenho 2000 minutos para essas operadoras, entra nesse “bolo” e a internet entra no meu plafond

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ao que tudo indica sim, se for esse o tarifário que tens

    3. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Ern teoria a maior parte dos contratos são na UE igual em Portugal ou seja, se tens ilimitado e por ex 3 GB net, podes usufruir do mesmo noutro país.

      ATENÇÃO: onde não há informação é nas chamadas para o número local e acho que é aí que vão ganhar muito: se estás em França de férias, as chamadas para Portugal são ao preço em Portugal (por ex gratuitas) MAS se telefonas para o hotel, restaurante ou amigo emigrante em França pagas uma chamada internacional Portugal – França! Daí que incentivam a usar o telefone mas depois habituas – te e esqueces que o roaming gratuito é só para casa …

      Isto carece de informação e deite de casa operadora. Nao pensem que todas as chamadas dentro da UE são ao preço de Portugal, só as de e para Portugal!

    4. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Acho que é fruta a mais… Supostamente deve ser um tarifário base das chamadas, sms, mms e dados móveis que cada operadora aplicará para comunicações. Mas espero que não.
      De facto é preciso esclarecimento por parte das operadoras e a ver vamos se não vai sair mais caro aos consumidores, porque neste momento a maior parte dos tarifários pós-pagos já incluem um pacote de dados para roaming.

    5. Avatar de ana
      ana

      SIM, quer dizer isso,,,

      atençao não confundir com chamadas de Portugal para o estrangeiro…

      Há quem ande aí a fazer uma grande confusão…

      Para quem está em portugal, se ligarmos para o estrangeiro, é exatamente igual e as chamadas internacionais são exatamente iguais, tal como cada um tem no seu tarifário.

  2. Avatar de aj
    aj

    vamos ver o que vai acontecer em espanha no roaming com ” Las tarifas establecimiento de llamada” que eles cobram somado ao preço da chamada.

  3. Avatar de fla
    fla

    Uma roubalheira, pelo menos na parte do tráfego…

    Moro no UK e a partir de dia 15 de Junho posso utilizar os meus dados móveis em qualquer País da UE sem pagar nada extra. Pago £10 por chamadas, mensagens e 3GB de tráfego que posso usar em qualquer lado.

    1. Avatar de int3
      int3

      Acho quem está a ser roubado és tu ahahah faz lá contas.

      1. Avatar de fla
        fla

        Como assim? Onde arranjas 3GB + chamadas ilimitadas + mensagens ilimitadas por menos de £10 (ou 12€ se preferires) que, para além de poderes usar à vontade no País, podes usar por toda a EU?

        1. Avatar de speaker
          speaker

          hahaha. Lá fora é que é bom, na tuga nada presta… Fla, repito quem está a ser roubado és tu.
          Eu cá pago +/- 12€ e tenho 5gb + 10.000 minutos de chamadas – que é o mesmo que ilimitadas + mensagens ilimitadas + 5 gb só para youtube + facebook ilimitado + spotify premium incluido + skype ilimitado. E mais uma série de coisas que nem usas.

          Era escusado vires vangloriar uma pátria que não é a tua.

          1. Avatar de Nuno Oliveira
            Nuno Oliveira

            Tenho 2GB e 5000 minutos e pago 7,5€/mês…

    2. Avatar de Cicrano
      Cicrano

      fla, lamento mas estás a usar os tempos verbais incorrectos, ou seja, no teu caso e no pais onde habitas não é “posso utilizar em qualquer pais da UE” que se diz, agora é “já pude utilizar em qualquer pais da UE agora em breve vou deixar de o poder fazer….”

      1. Avatar de fla
        fla

        É que não mesmo…

        What’s this all about?
        From 15th June 2017, all networks in the EU (and a few other European countries) will be required to offer “Roam Like At Home” services to their customers, or in our case, members. This means that when you buy a contract or tariff in the UK, you can go abroad to the EU and use your phone at no extra cost.

        1. Avatar de JV
          JV

          Eu acho que o fla não percebeu o que o Cicrano escreveu. Deve ser dos anos em Inglaterra (QUE VAI SAIR DA UE, caso precises de desenho)

  4. Avatar de Azulnauta
    Azulnauta

    Não percebi a parte da internet de dados:

    “No que diz respeito aos dados móveis, está prevista uma redução progressiva dos atuais 50 euros por ‘gigabyte’ para os 7,7 euros por ‘gigabyte’. Contudo, a 1 de janeiro de 2018 o valor passará para os seis euros, depois em 2019 para os 4,5 euros, 3,5 euros em 2020, três euros em 2021 e 2,5 euros em 2022.”

    Quer dizer que a partir de 15/06 começa a contar os 7,70€ por GB com descida progressiva?

    E quem tem, por exemplo, 5 GB por mês, vai continuar a gastar esse plafon “lá fora” e só depois começam a cobrar os 7,70€ por GB?

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Teoricamente deverá ser exactamente isso.
      Antes disto, e na Vodafone (Yorn X 5GB), o custo em roaming – depois de esgotar o plafond (ridículo) de dados para roaming (que também inclui chamadas), e não os 5GB de dados do tarifário no tugal – era de 0,062€/MB. Contas feitas deveria até ser mais do que esses 50€/GB.

      Agora, com o fim das tarifas, deverá ficar muito mais baixo que isso.

    2. Avatar de eachtime
      eachtime

      A vodafone mandou-me sms a dizer que dos meus 5GB podia usar 3.57 e a partir daí começava a ser taxado a 0.0095EUR/MB

  5. Avatar de Block
    Block

    Eu tenho vodafone fit 31 e já mandei email a saber se vai haver algum ajuste no meu tarifario, já que vou perder serviços com o fim do roaming. (tinha direito a 200sms e 200 minutos em chamadas na UE)

    1. Avatar de Cristiano Alves
      Cristiano Alves

      Perder serviços?
      Agora em vez de 200 sem e 200 min (deves ser red) tens ilimitado dentro da política de bom uso

      1. Avatar de JV
        JV

        Lol. O Português é muito cigano. Dão-lhe chamadas gratuitas ilimitadas e queixa-se que lhe tiraram 200 minutos ahah

  6. Avatar de Zed
    Zed

    O que seria interessante saber é se existem operadoras europeias a oferecer condições mais vantajosas que as nacionais, e se eventualmente pode ser mais vantajoso ter contrato com uma operadora estrangeira

    1. Avatar de Wooden
      Wooden

      Pelo que percebi, se fizeres uma chamada por exemplo PT->UK, continuas a pagar o mesmo, ou seja, uma chamada internacional. O que deixas de pagar é as chamadas PT->PT estando no estrangeiro, e o teu plafond de net pode ser utilizado no estrangeiro sem as restrições.
      Ou seja, não há grandes vantagens em ter um contrato no estrangeiro, até porque há políticas anti abuso.

    2. Avatar de Ricardo Ribeiro
      Ricardo Ribeiro

      Tens um limite de tempo consecutivo em que podes usar o tarifário sem custos acrescidos, se não estou em erro são 3 meses.

    3. Avatar de Jaquim
      Jaquim

      Sim, há. Já tenho roaming gratuito na Europa, América do Norte e Canadá há 2 anos. http://www.Free.fr

  7. Avatar de Miguel Ferreira
    Miguel Ferreira

    Imaginemos que vou com alguém para ESPANHA e ambos temos cartões PT. Ao fazer chamadas entre os dois fora do país haverá algum custo extra?

    1. Avatar de Wooden
      Wooden

      Pelas novas regras, se tiveres um plafond de minutos não te será cobrado custo extra.

    2. Avatar de Miguel Rasquinho
      Miguel Rasquinho

      Teoricamente não.
      Tu estás a fazer uma chamada para “Portugal” (isto é, podes não saber que a outra pessoa também está em roaming, por isso não podes ser “taxado” por algo que desconheces). Pagas, ou é-te descontado do plafond, conforme as regras da tua operadora, como uma chamada para PT. A outra pessoa, estará a receber uma chamada em roaming, como se viesse de alguém dentro de PT. (que penso que agora também não se paga…).
      Corrijam-me se estiver a pensar de forma errada. Na minha cabeça, faz sentido! 😛

    3. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      É muito fácil de entender. A partir de 15 de Junho podes telefonar na UE como se estivesses em Portugal. Se em Portugal tens 500 minutos grátis (por exemplo) para um número português, em teoria tens o mesmo se estiveres em França e telefonares para um número tuga.

      Outro caso é se custar em Portugal um telefonema para a Polônia uns 10ct/ minuto (por exemplo), se tiveres que viajar para a França e fizeres uma chamada para a Polônia, irá custar os mesmos 10ct/ minuto.

  8. Avatar de Hugo
    Hugo

    Por exemplo, o meu tarifário (Nos) tem chamadas grátis para outras redes (Meo, Vodafone), se eu for a Espanha atestar o depósito, posso fazer de lá uma chamada para cá sem pagar, é isso?

    1. Avatar de Block
      Block

      Não, tens de pagar o combustível na mesma 😛

  9. Avatar de Carla
    Carla

    Que treta essa das operadoras, a mi há experiencia diz que a factura vai sair muito mais cara, eles tiram o roming cobram mais pelas chamadas e SMS, é tudo uma corrida ao bolso do consumidor

    1. Avatar de JV
      JV

      Adoro os comentários de ódio gratuito. Mas que experiência tens tu com o fim do roaming, mesmo?

  10. Avatar de Joao
    Joao

    Portanto as operadoras colocam uma PUA (limite de utilização aceitável) de 2 horas/ mês que chega perfeitamente e está resolvido o problema :p
    O que vale são os wi-fis gratuitos e as várias aplicações de comunicação que não se paga nada por isso.

  11. Avatar de gomes
    gomes

    vou imediatamente a Espanha comprar um cartão, mesmo com a tarifa extra por passar mais tempo em Portugal que em Espanha sai incomparavelmente mais barato ter um plano espanhol e como vivo a 1500metros da fronteira e apanho 3 operadoras de Espanha nem este extra devo ter de pagar, finalmente alguma concorrência para os preços obscenos cobrados em Portugal, por se acaso manterei um plano pré pago dos mais baratos existentes com carregamento quando quiser em Portugal

  12. Avatar de Paulo Oliveira
    Paulo Oliveira

    Então é usares a internet móvel, e usar whatsapp

  13. Avatar de speaker
    speaker

    Fim do Roaming? Ou não… Ao abrigo da PUA (Politica de utilização responsável) A vodafone apenas nos deixa utilizar 3,57 gb de dados móveis, ao invés dos 5gb. E pior: As app que em Portugal não gastam dados, nos estados membros, gastam desses 3,57gb. Então onde está a célebre frase, em que diziam que íamos poder comunicar como em Portugal?

    1. Avatar de Nuno Oliveira
      Nuno Oliveira

      O roaming terminou para as chamadas e mensagens.
      O tráfego de dados tem regras diferentes e já planeadas para os próximos 4 anos…

  14. Avatar de Francisco
    Francisco

    E moradores na Suíça país que está fora do grupo dos países da União europeia que saiam do país esse pacto do roaming como funciona? Alguém me sabe responder? Obrigado

  15. Avatar de Sofia Silva
    Sofia Silva

    Alguém me pode ajudar, não percebo nada destes assuntos, eu tenho direito chamadas e SMS para outras redes. Se mandar uma sms para uma pessoa noutro país incluído no acordo pago mais? Ou só se aplica se for eu a viajar? Obrigada.

    1. Avatar de Nuno Oliveira
      Nuno Oliveira

      A alteração que existe é simplesmente manter as tuas condições normais do teu tarifário quando tu viajares para um país da UE.
      Ou seja, se mandares uma sms para alguém que está noutro país, pagas o mesmo que pagavas antes do roaming acabar…

      1. Avatar de Edalina Silva Baltar Mendes
        Edalina Silva Baltar Mendes

        2 de Novembro de 2018 às 15:13
        BOA TARDE, TENHO UM TELEMOVEL ANTIGO, NÃO DÁ PARA ESSAS ATUAIS APP . QUERIA SABER SE FIZEREM O FAVOR DE ME RESPONDER, SE UM CIDADÃO CHEGADO CA A PORTUGAL, PODE ME TELEFONAR DO SEU TELEMOVEL PARA O MEU?…TENDO O MEU Nº, E O CÓDIGO 0351.

  16. Avatar de Idalina Mendes
    Idalina Mendes

    BOA TARDE, TENHO UM TELEMOVEL ANTIGO, NÃO DÁ PARA ESSAS ATUAIS APP . QUERIA SABER SE FIZEREM O FAVOR DE ME RESPONDER, SE UM CIDADÃO CHEGADO CA A PORTUGAL, PODE ME TELEFONAR DO SEU TELEMOVEL PARA O MEU?…TENDO O MEU Nº, E O CÓDIGO 0351.

    1. Avatar de Nuno Oliveira
      Nuno Oliveira

      Qualquer pessoa lhe pode ligar de qualquer parte do mundo se marcar o indicativo de Portugal antes do seu número.
      Esse indicativo é o 00351 com dois zeros ou em alternativa o +351
      Quando são dois números do mesmo país a ligar um para o outro não é preciso acrescentar o código do país.