Fibroglobal: Anacom quer descida de preços e pede investigação

28 Comentários

A ANACOM terminou recentemente análise aos preços das ofertas grossistas suportadas em redes de alta velocidade rurais e concluiu que os preços praticados pela Fibroglobal são muito elevados, pelo que propõe ao Governo a redução dos preços praticados por aquela empresa entre 24% e 55%, consoante o tipo de acesso.


Os preços elevados motivou queixas da NOS e da Vodafone junto da ANACOM, que consideram que a oferta da Fibroglobal não lhes permite oferecer, com rentabilidade positiva, serviços triple-play no mercado de retalho, nomeadamente no segmento residencial. Relativamente à DSTelecom (que explora a rede de alta velocidade rural na zona Norte do País, Alentejo e Algarve), a ANACOM não recebeu quaisquer reclamações dos operadores que utilizam a rede desta empresa que indiciassem a existência de preços discriminatórios ou não razoáveis, além de que existem diferentes operadores que subscrevem a oferta da DST.

De salientar que apenas o operador Meo, pertencente à Altice, conseguiu fazer um contrato com a Fibroglobal para fornecer serviços através da rede. Segundo informações do Publico, a Fibroglobal terá aparentemente ligações a Armando Pereira, sócio português de Patrick Drahi na Altice.

A ANACOM remeteu ainda à Autoridade da Concorrência o conjunto de informações e questões sobre a Fibroglobal de que tomou conhecimento, com vista a serem analisadas por aquela Autoridade. Uma iniciativa levada a cabo no âmbito do dever de cooperação em matérias relacionadas com a aplicação do regime jurídico da concorrência no sector das comunicações eletrónicas e no âmbito do dever de participação de factos suscetíveis de serem qualificados como práticas restritivas da concorrência.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael Cardoso
    Rafael Cardoso

    Descobriram agora?
    Mas é preciso tanto tempo para perceber que a Meo têm o monopólio e obriga os consumidores a optarem por eles ou por serviços piores e mais caros com o caso da adsl e satélite.

    1. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      ADSL e Satélite não precisam de cabos da Fibroglobal… curiosamente, a ADSL é da NOS, que fornece as linhas de cobre há PT que é a única a fornecer serviços únicos de internet por ADSL.
      Isto são cabos de fibra óptica que 4 empresas espalharam pelo país e cobram valores ás empresas que vendem serviços para as zonas onde instalaram a fibra.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Linhas alugadas a PT? Hmm nao me parece…

      2. Avatar de Rui Pereira
        Rui Pereira

        Miguel Costa, os cabos ADSL não são nem nunca foram da NOS, sempre foram da PT e foram uma fonte de rendimento bastante rentável quando não existia alternativa em grande parte do país (a única alternativa é o cabo coaxial da TV Cabo, agora NOS nas zonas urbanas).

      3. Avatar de Luís M
        Luís M

        ADSL é da NOS, como assim? A rede de cobre que pertencia ao estado é da Altice.

      4. Avatar de adolfo dias
        adolfo dias

        adsl circula pelas linhas telefónicas que são na maioria da antiga pt!

      5. Avatar de Rafael Encarnação Cardoso
        Rafael Encarnação Cardoso

        Foi isso que disse, ou as pessoas optam por fibra da Altice ou têm que optar por ADSL ou Satélite se quiserem outro operador.
        Agora pagar 50€ por um serviço de fibra ou pagar 50€ por um serviço ADSL ou Satélite não é a mesma coisa.

      6. Avatar de Paulo Fibra
        Paulo Fibra

        “ADSL é da NOS” ? estás-te a referir às linhas telefónicas que existem há 100 anos que sempre foram da PT ?

      7. Avatar de Ernesto
        Ernesto

        O cavalheiro não deve de saber do que está a falar, com que então a NOS que está no mercado à uma dezena de anos e a PT que é a herdeira dos TLP e TP e que detém até à data
        a totalidade da rede de cobre do pais é que vai alugar a rede de cobre à NOS !…

  2. Avatar de Anibel Avitureira
    Anibel Avitureira

    O Rafael Cardoso, fibra não é adsl nem satelite.
    Quero te esperto.

    1. Avatar de Rafael Encarnação Cardoso
      Rafael Encarnação Cardoso

      Sabe ler?

  3. Avatar de Nélio jesus
    Nélio jesus

    A fibra global é quase toda do grupo visabeira, e normal só a produção conseguir fazer contrato, já que a visabeira, através da viatel, faz, ou fazia, quase todo o trabalho outsourcing da PT

  4. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    Já é habitual. Pedem 26 euros pela ligação, ficando o resto para a operadora.
    Algumas destas empresas foram criadas em apêndice à PT e à NOS. Sempre tiveram preços diferenciados de acordo com o operador, só que as diferenças costumam ser pequenas, por causa da quantidade vendida acabar por obterem preços semelhantes.
    Se os obrigam a baixar o preço, eles entregam a fibra a uma das operadoras e fecham a empresa… já aconteceu em vários municípios.

  5. Avatar de Aj
    Aj

    Mais uma vez a Vodafone e a nós a queixarem se a ANACOM para imagine se obrigar uma empresa particular a baixar o preço de um serviço que a MSM oferece. Portugal nunca andará para a frente com o mercado assim as empresas cobram aquilo q desejam cobrar e se acham caro simplesmente não comprem ou arranjem alternativa….a solução não é fazer lobby para impor preços porque no fim já se sabe o q vai acontecer e o estado a suportar a diferença de valores c mais um subsídio para as zonas rurais em combate a desertificação. E o q acontece é algo simples ficam as 3 empresas a pagar o MSM mas n tem de amortizar o custo inicial de implementação das linhas. Empresário tuga e danado

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Como? Pois eu conheço um caso concreto de um cliente empresarial que quase teve de pedir por favor para instalar a Fibra e hoje em 2017 paga 800€ por mês para ter uma fibra dedicada e simétrica de 50 mega!!!!!! Se isto é razoável, vou ali e venho já!
    É uma fibra instalada pela DSTelecom, com fundos comunitários e que está sub-alugada à PT-MEO-Altice!!!!
    Se isto não é um roubo, não sei o que é!!!!! Se for preciso eu forneço facturas do cliente!

    1. Avatar de Paulo Pires
      Paulo Pires

      fibra DSTelecom sub-alugada à PT-MEO-Altice? É por isso que a Nos e Vodafone têm serviços fibra rural nas linhas da DST aqui e a MEO não!

    2. Avatar de Claro..
      Claro..

      E provas? Só conversa e informação falsa.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Não sei se vai ser aprovado o link: http://docdro.id/alBW6r8

    3. Avatar de Francisco
      Francisco

      fibra dedicada e simetrica é bem diferente do contrato de fibra que o cidadão comum tem…

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Pois, mas as empresas (incluindo os Municípios), não podem optar por uma fibra doméstica! Contactamos todos os operadores e….. só uma empresa fez uma proposta à uns anos atrás e o serviço foi pago a peso de ouro. Ao lado os particulares podem ter fibra utilizando a rede da DST…..

        1. Avatar de Anonimo Antonio
          Anonimo Antonio

          não podem optar porque? sabes a diferença entre um serviço residencial e um serviço empresarial? Sabes que um tem QoS e o outro não? é isso que esse cliente empresarial paga.. não é a largura de banda

        2. Avatar de Tecnical
          Tecnical

          Correto, empresas e municípios não podem optar por ligações domésticas. No meu caso, trabalho com uma fibra 50/50 e a mensalidade anda a rondar os 250€, muito longe dos 800 que se fala lá atrás.

    4. Avatar de JJ
      JJ

      Se ele tem fibra dedicada… Só pagar 800€, não está mau.
      A uns 10 anos atrás, um circuito dedicado ADSL, era capaz de custar + 2000€/mês, isto dentro da cidade de Lisboa.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        *ADSL não… já era de fibra… Normalmente os circuitos dedicados, são fibra…

  7. Avatar de Tito Portugal
    Tito Portugal

    o serviço ADSL Meo é uma porcaria, na zona onde eu vivo só mesmo MEO, Nos e Nowo, somente por satélite.
    Tenho um contrato adsl com velocidade até 24mb e por vezes nem 5mb tenho, é uma vergonha. Mas uma coisa é certa, devo ser o cliente que mais reclama e é claro, por fazer tantas reclamações começo a notar que nada fazem, ate noto que quando faço uma reclamação fico alguns dias quase sem net. É obvio que eles ganham muito dinheiro a custa dos clientes ADSL, um serviço M4O fica por 70 euros por mês, somos nós que pagamos para que outros clientes possam ter FIBRA. E sem falar que quando eu vou ver se há cobertura de fibra na minha zona, diz que há, mas é só para estatísticas.

  8. Avatar de SC
    SC

    OK… ficará mais barato para “eles” e na melhor das hipóteses o mesmo preço de serviço para nós. A autoridade da concorrência deveria era analisar os preços em mãos dadas “deles”.

  9. Avatar de Koelho
    Koelho

    A PT tem todos na mão, a vodafone e NOS só fornecem serviços onde e quando a PT/MEO quiser pois são eles que permitem as obras para a passagem de fibra e etc.
    Estou á 3 anos á espera de ter fibra na minha zona(vivo a 10 minutos do metro da Amadora) e já andei a verificar e existe fibra nas ruas paralelas á minha. Quando questiono os operadores o pk de ainda não ter fibra e se a PT tem algo a haver com isso atrapalham-se todos e tentam desviar a conversa.
    Lá fora existe operadores que cobram o valor minimo que temos cá pelo serviço mais alto.

    Isto dito, PT no seu melhor.

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    ADSL não ogrigado. Pagava 45€ por uma miseravel internet, mudei para lte com uploads de 24mbtis reais e downs até 70mbits por menos de 31€