Fibra da Vodafone vai chegar a 550 mil novas casas

77 Comentários

Nos últimos anos as operadoras têm vindo a investir forte na área da fibra de forma a garantirem o melhor serviço aos clientes. No caso da fibra da Vodafone, em Março de 2015 a empresa revelou que o serviço já abrangia 1.6 milhões de casas e empresas e que até final do ano deverá ultrapassar os 2.1 milhões.

Hoje o presidente da Vodafone no congresso das Comunicações revelou que a Vodafone vai investir mais 125 milhões de euros para chegar a mais 550 mil casas até 2017.

apertura-vodafone-fibra


O presidente da Vodafone, Mário Vaz, revelou hoje que a empresa vai investir 125 milhões de euros para conseguir ter fibra em 2,75 milhões de casas e empresas. Este investimento permitirá garantir fibra em mais de 550 mil novos clientes.

Vamos continuar este plano de investimento vamos investir mais cerca de 125 milhões e vamos juntar mais cerca de 550 mil casas. O investimento terminará em 2017

Mário Vaz, Presidente da Vodafone

Mario-Vaz-1

Mas Mário Vaz não esqueceu a concorrência e deixou um pequena provocação à NOS.

Com o devido respeito e com todo o mérito que merece toda a equipa da NOS a verdade é que a fusão é expectável que resulte num crescimento. Dois activos fragilizados juntaram-se, é natural que resulte num crescimento. Agora a dimensão do crescimento é mérito de quem lá trabalha.

Com dois milhões e sessenta mil clientes na fibra, a Vodafone está actualmente “estagnada” mas pretende agora ter um crescimento significativo.

Segundo este relatório, o Grupo Vodafone teve um impacto de cerca de 23,7 mil milhões de euros no crescimento económico em 2013/14, com a contribuição de 443 milhões de euros para a geração de riqueza em Portugal nesse mesmo período.

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Chegou… pela televisão, e só.

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Aposto que nos Açores vão continuar com zero casas…

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Na Madeira também…

    2. Avatar de TR
      TR

      Acho que não lhes compensa investir tanto em cabos. Mas a verdade é que nos Açores não há muita escolha. Se bem que até no continente há aldeias que ADSL é, no máximo, 1Mbps.

    3. Avatar de Jose Pedro
      Jose Pedro

      E na Madeira também… 0 casa…

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Em São Miguel e Santa Maria já vi PDOs do MEO.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Até nas furnas vi ao lado do restaurante do cozido, o Tony’s. ;-))

  3. Avatar de Maison da Silva
    Maison da Silva

    Sabe me dizer qual tecnologia eles usam? ou qual aparelhos?

    1. Avatar de J T
      J T

      A tecnologia é a mesma do meo (FTTH). E os equipamentos são quase todos iguais. Muda o logo, o preço e os canais. E a qualidade de serviço.

  4. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    E aqui não vai chegar nada.

  5. Avatar de Renato Paupério
    Renato Paupério

    Acho uma noticia muito interessante.
    Vivo no centro do Porto, no entanto não sou abrangido por uma linha fibra na rua onde eu moro (A zona de campanhã não tem fibra, só da “NOS”).
    No entanto é positivo também se este investimento levar até ao interior este serviço.

    Quanto à provocação à “NOS”, tem a sua razão e é sem dúvida uma verdade. A vodafone nestes dois últimos anos teve um crescimento enorme e já representa uma boa parte do mercado, em um mercado em que dominava somente a ZON e a MEO à três anos atras.

    1. Avatar de Diogo Costa
      Diogo Costa

      Renato é bem verdade, já fui a loja do cidadão falar e a pessoa que la estava referiu que não era o único. Entre a rua das escolas e a corujeira há uma rua já com fibra. Mas o alargamento ninguém tem prazos ideias etc…. Tudo na mesmo, sais a rua o só nos, nos, nos queres pagar menos é dificílimo pois o melhor de outras redes só mesmo 24 megas lol

  6. Avatar de Rafael
    Rafael

    Podiam dizer em que zonas do país irão investir

    1. Avatar de André Alves
      André Alves

      Concordo, dava muito jeito aos que estivessem a considerar a vodafone, os que irão ter fibra que esperam pela vodafone em vez de irem para outras empresas e os que não irão ter fibra que assim procurarão serviços melhores.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Sim isso seria muito útil!

    3. Avatar de nt
      nt

      mais um sentado com a esperança que isso chegue às ilhas… 🙁 até agora nada… adsl ou cabo ambos entre o mau e o ruim…

    4. Avatar de André Oliveira
      André Oliveira

      Ainda bem q n dizem. Se indicavam a tua zona ias ficar à espera eternamente. Infelizmente os prazos em Portugal não são para ser cumpridos.

    5. Avatar de Nuno
      Nuno

      Será que é desta que chega a Setúbal?
      Espero bem que sim…

  7. Avatar de André Silva
    André Silva

    Resta dizer… basta fibrarem o Porto e Lisboa a 100% para terem estes números e como sempre o resto do país a ficar ver navios.
    à minha terra chegará a fibra quando houver uma tecnologia mais rápida que a fibra 😛

  8. Avatar de antonio almeida
    antonio almeida

    invistam em s.pedro do sul que eu mudo logo

  9. Avatar de Nuno santos
    Nuno santos

    NOS não tem fibra, alias têm até a porta da rua depois entra o cabo coaxial (vulgo tv), mas usa infraestruturas proprias.
    MEO tem fibra até dentro de casa mas tem muitas falhas nomeadamente o router technicolor, usa infraestruturas proprias mas divide com a vodafone, contrato de 25 anos.
    VODAFONE tem fibra ate dentro de casa tambem peca no router o emsmo que o da MEO e por usar as infraestruturas da MEO tambem, tal como disse acima contrato de 25 anos.

    Vodafone tem crescido é verdade com preços apeteciveis no 3 play, mas se formos a ver so nisso que ganham mesmo pois se juntarmos cartoes de telemovel o preço é quase igual ou até mais caro.

    1. Avatar de Emanuel
      Emanuel

      Nuno, a Vodafone também tem infraestruturas próprias, há zonas em que fibra só da Vodafone. A partilha da infraestrutura com a PT, por parte da Vodafone, não é em todo o lado.
      A NOS tem fibra também, em novos clientes, novas zonas, onde não passa o cabo coaxial, andam a passar fibra até dentro de casa.

      1. Avatar de Carlos Duarte
        Carlos Duarte

        Emanuel, em que te baseias para dizeres isso de “passam fibra até dentro de casa”, da NOS? Com que equipamentos? E router? Obrigado 🙂

        1. Avatar de alguem
          alguem

          Emanuela, eles usam a ONT da Huawei ea bosta do router deles (zon router), para as boxes usam a iris com ethernet e coaxial (a ligação ethernet so serve para o EPG, gravoes e timewarp) o qualidade de sinal video é inferior ao da meo e vodafone.

          1. Avatar de Emanuel
            Emanuel

            Relativamente à qualidade do serviço desconheço, no entanto você confirma o que já sabia, a NOS usa FTTH e passa fibra até dentro de casa.

          2. Avatar de Mateus
            Mateus

            A NOS já tem FTTH(Fiber-to-the-home), mas só em zonas onde não tinham serviço por coaxial, mas o sistema que eles arranjaram para poderem usar os mesmo equipamentos é confuso, porque eles passam um cabo de cat6 da box até o ONT para fazer o retorno do sinal das gravações e das gravações automaticas.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      a vodafone usa meo e a meo usa vodafone, foi um acordo para n haver investimento em duplicado.

      1. Avatar de Emanuel
        Emanuel

        Está enganado, a Vodafone tem linhas próprias. O acordo de partilha de infraestruturas é outro assunto à parte.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Posso confirmar. Na minha casa em Leiria tentei por fibra da Meo e nao tinham. Os da Vodafone tinham e tem funcionado bem. Desculpem a falta de acentos. Teclado amaricano.

        2. Avatar de Marco
          Marco

          oh pá onde disse que a vodafone não tem linhas próprias? disse que em vodafone usa meo e a meo usa linhas vodafone, isto de depende dos sitio e do tal acordo de partilha de linhas. E quanto ao acordo não é assunto à parte na minha zona tenho meo fibra em cabos vodafone se não sabe… como sei que são cabos vodafone porque assisti à instalação dos cabos.

          1. Avatar de Emanuel
            Emanuel

            Marco, da maneira como escrever e passo a citar “a vodafone usa meo e a meo usa vodafone, foi um acordo para n haver investimento em duplicado”, deu a entender que a Vodafone apenas tens fibra com a partilha da rede com a PT. Para os mais leigos na matéria, o seu comentário não foi esclarecedor, na minha opinião.

    3. Avatar de Mikez80
      Mikez80

      Nuno estás enganado, a NOS tem fibra sim, e até é partilhada com a Vodafone. Rede essa que a Vodafone vai comprar em Fevereiro de 2016, a venda da rede de fibra da NOS que pertencia à antiga Optimus/Clix) foi uma das imposições da Anacom aquando da fusão entre a NOS e a Optimus.

      1. Avatar de eu mesmo
        eu mesmo

        Correcto, depois da compra da ZON á Optimus, Anacom “impôs” que a NOS não podia competir nas duas vertentes. Na minha zona foi “obrigada” a vender as linhas a Vodafone, que comprou as linhas, e usa as box ja testadas pela MEO (o comando da MEO muda os canais na da Vodafone, e vice.versa, porque a box +e a mesma só com software diferente).
        Por isso é normal que tenha o tarifários mais baratos, tendo em conta que as restantes fizeram o investimento inicial, e infraestruturas que demora sempre tempo a ser implementadas, a rápida expansão.

  10. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    Vai ser bonito. A Meo vai ultrapassar os 5.3M de casas.A vodafone vai chegar aos 2.1M = 7.4

    A NOS e Cabovisao tb tem umas quantas casas…..Quer dizer que toda a população deve ter cobertura de Fibra incluindo casas que ninguem lá vive….. é só matemática

    1. Avatar de André Oliveira
      André Oliveira

      Atenção, cobrir X casa não é igual a X clientes mas sim X possíveis clientes…

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Eu sei. Só brinquei com os números.

    2. Avatar de António Pereira
      António Pereira

      Nop …

      Tens imensas zonas que nem daqui a 10 anos vão ter velocidades de 2 e/ou 4Mb, quanto mais ter fibra.

    3. Avatar de Lionheart
      Lionheart

      Nessas contas estão englobadas empresas. Eu tenho 2 M5O na empresa, muitos mais deverão também ter.

  11. Avatar de Marco
    Marco

    E na madeira não vai haver nada kkk
    Pois somos sempre os desprezados pelas as empresas

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Esqueçam a vodafone é uma palhaçada em cobertura pelo simples facto que eles usam a mesma linha de fibra que a PT simplesmente é a PT que “autoriza” em que zonas é que a vodafone pode ter cobertura em minha casa a minha rua tem fibra tanto da PT como da NOS, da vodafone tem meia rua, porque a PT nao autoriza ao restante da Rua possuir linha de fibra. Capitalismo nacional senhoras e senhores.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      e em certos sítios é ao contrário a PT usa linhas da vodafone.

    2. Avatar de Emanuel
      Emanuel

      A Vodafone tem linhas próprias, não usa em exclusivo a linhas da PT para fibra.
      Se o acordo de partilha da rede entre a PT e a Vodafone contemplar X habitações (desconheço as normas do acordo), pode acontecer que a Vodafone tenha chegado ao limite nessa rua. Outra coisa que também pode acontecer, se na sua rua tem PDO’s e linhas independentes PT/Vodafone, o problema poderá estar nos “€€€” a pagar à PT, visto que a PT não cede os postes próprios à concorrência de borla.

  13. Avatar de zeca
    zeca

    Há zonas onde as empresas de telecomunicações não podem implementar fibra porque as câmaras não deixam. Vivo numa dessas zonas em pleno centro de Lisboa.

  14. Avatar de Miguel Duque
    Miguel Duque

    TOP sou cliente desde Setembro de 2014 no Alto Minho e não podia estar mais satisfeito 215mbps de download e 22mbps de upload por 31€, graças à vodafone acabei com a meo que só me dava 7mbps e pagava mais.

    Também conheço casos em que por 16 euros mensais tecnologia 4G com 100GB de trafego mensal e um telefone sem fios com chamadas incluídas.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Esses 16 euros mensais para 4G são possíveis em que operadora?

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Eu pago 18 euros com tráfego ilimitado (internet móvel – NOS)
        Quando digo ilimitado é mesmo ilimitado, e pago 12,5 de mensalidade por um cartão móvel com chamadas ilimitadas para todas as redes, tb da NOS.
        Só na PT pagava 12 euros por uma linha telefónica que passava 99% do tempo sem utilização.

      2. Avatar de costa
        costa

        Boas.
        Na Vodafone: 16,00€ = NET 4G com velocidade até 150mbps + telefone fixo com chamadas para fixos nacionais
        Interessados, digam algo

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Como é possível aderir a esse pacote? E como funciona a política de utilização responsável?

          1. Avatar de costa
            costa

            Bons dias
            Para aderir a este tarifário, tem que assumir um compromisso de permanência de 24 meses
            O serviço de dados tem uma PUR de 100Gbs por mês.
            Se estiver interessado, diga, que entro em contacto

            Sou colaborador Vodafone (desculpem a PUB) e tenho condições especiais.

            Interessados, entrem em contacto

        2. Avatar de costa
          costa

          Ja agora, o valor de 16,00€ para voz e dados, também se aplica ao serviço ADSL (ate 24Mbps) e FTTH (50/5Mbps), onde exista cobertura.

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Boa tarde, como consigo este serviço ?

            Obrigado !

  15. Avatar de Modem
    Modem

    A Vodafone tem 2 milhões de clientes em 2.1 milhões de casas e empresas cabladas? Não acredito…

  16. Avatar de ADSL
    ADSL

    Espero que a minha seja a próxima a mudar para a fibra. Visto que a NOS parece ter monopólio da TV. Sou cliente da Vodafone ADSL desde 2009 e ficarei a aguardar pela fibra.

  17. Avatar de Eu Proprio
    Eu Proprio

    Se fizerem a todos o que me fizeram , não vão muito longe. Já por duas vezes me contactam para vender o serviço e depois de tudo combinado não aparecem no dia da instalação e para agravar numa das vezes quando contactei a Vodafone para saber o que se tinha passado, não tinham registo de nada, o que significa que das duas uma, quem anda a fazer telemarkting anda a trabalhar para o boneco ou então vende por telefone e depois não informa a Vodafone.
    Ainda eu dizia que o pós venda da Zon/NOS era mau.

  18. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Mais uma vez, a minha freguesia não irá contar com essas 550 mil casas… Lá vou eu ter que continuar este serviço de caça com downloads de 10 kb/s ou menos… De manhã as páginas demoram 40 segundos abrir – algumas nem abrem. E não, não estou a ironizar nem nada do género, é tudo mesmo muito lento aqui.

  19. Avatar de Hugo
    Hugo

    Na Guarda tbm …
    Na minha zona só tenho 12 MB/s

  20. Avatar de Sérgio Oliveira
    Sérgio Oliveira

    Ó Hugo, eu estou na África do Sul e só tenho 4 Mb/s nos dias bons, mas a maior parte do país ainda anda a 2 Mb/s…

  21. Avatar de Carlos Duarte
    Carlos Duarte

    Eu pessoalmente ainda não percebi (salvo obviamente quem não tem cobertura) porque é que os clientes domésticos não escolhem fibra Vodafone.. A fibra vai até dentro de casa, pelo menos com 200mb/20mb, latências de 2 ms (!!!!!), etc, e paga-se 25/30€…. MEO é caríssima, ZON é caríssima, e a ZON nem sequer dá fibra até dentro de casa… Levam com o coaxial que é uma maravilha..
    E não, não trabalho (mas gostava, pela área técnica) na Vodafone!

    1. Avatar de J T
      J T

      Eu ja trabalhei na vodafone e nao gostei. Prefiro ser cliente do que empregado! São muito amadores e nao teem estrutura preparada para o aumento de clientes derivados da expansao das redes. E na parte técnica na meo é mais divertido, têem aplicações fantásticas para trabalhar (apesar de pecarem pela fragmentação das mesmas), mas permitem fazer muito mais que na vodafone.

  22. Avatar de Krasy
    Krasy

    Bom mesmo era se alem da fibra investissem nos routers pois estes ultimos deles minha nossa. os adb estou á 2 meses á espera de o conseguir usar com NAT tipo2 ( já ficava contente nem peço tipo 1)

  23. Avatar de Peter67
    Peter67

    A Vodafone é fraquinha e engana os clientes. Vivo num apartamento novo, construído em 2016, no Bessa. Tenho fibra da MEO pois a Vodafone não foi capaz de manter o meu contrato anterior com ligação por fibra…e apenas passei de um lado da avenida para o outro. Enviaram-me uma carta para eu pagar 150€ quebra de contrato. Está mesmo a ver-se que vou pagar. Lol

    1. Avatar de Carlos Duarte
      Carlos Duarte

      Peter67, essa generalização é brutal 🙂

    2. Avatar de kreetor
      kreetor

      Construído em 2016 ?? Ainda tens o esqueleto à mostra não ? xD

      1. Avatar de Peter67
        Peter67

        Queria dizer 2015. Foi um lapso.

  24. Avatar de Daniel
    Daniel

    A EDP também vai entrar nas casas dos Portugueses com internet pelo cabo elétrico com velocidades significativas para concorrer com os parceiros fornecedores de internet por cabo onde vão ter os pacotes luz/gás/ internet,o sinal Wi-Fi será distribuído por uma lâmpada por divisão (lâmpadas powerline) e tomadas (powerline) onde podem ser controladas pela aplicação (EDP CASA).Futuras casas inteligentes…
    Onde foi que eu li isto!?
    Será q sonhei!!!!!

    1. Avatar de J T
      J T

      Sem duvida que sim!

  25. Avatar de Nuno SS
    Nuno SS

    Giro giro vai ser chegar ao final do contrato de fidelização e o valor que se pagou de mensalidades até lá “contemplar” fibra. Isto porque “seguramente que está para breve a chegada da fibra”.
    A talho de foice, o ADSL até não está muito mal…honra lhe seja feita

  26. Avatar de Madeira e Açores nada!
    Madeira e Açores nada!

    Investem 125 Milhões, mas NÃO dizem se a Madeira e os Açores se vão estar incluidos nesse “investimento” ou não o Sr. Mário Vaz, ainda não deu nenhuma explicação em pleno 2015, porque não investe nas ilhas

    Querem mais clientes? Venham para as Ilhas e porquê? Muita gente esta farta da NOS, a MEO cobre em zonas centrais na Madeira, no entanto praticamente na Ilha quem domina mais é a NOS..

    E não há quase nada de concorrência por cá..

    Se querem ganhar o dobro dos clientes que podem ganhar em portugal continental, INVISTAM NAS ILHAS ganham o dobro dos clientes do que em Portugal Continental onde tem mais de 2 ISP’s é certo que nem todas as zonas estão cobertas com fibra ou não tem concorrencia, mas as Ilhas estão numa situação bem pior.. por ai ainda se vai expandindo por cá não..

    Por tanto, Madeira e Açores como SEMPRE NADA! Porque é isto que a Madeira e os açores são uma ilha desgraçada onde não há concorrencia entre os operadores e se há é bem mas mesmo bem pouco!

    Vodafone? Nem ver-lo! 😉

    1. Avatar de Carlos Duarte
      Carlos Duarte

      ó Senhor das Ilhas, a Vodafone vai onde lhe der lucro, pode ter a certeza que se ainda não aí chegou é porque o custo/benefício é mau.
      Digo isto com todo o respeito, morei anos numa aldeia que nem ADSL tinha!!
      Um abraço

      1. Avatar de Senhor das Obrigações
        Senhor das Obrigações

        Não da Lucro? Não da? A maioria das Ilhas nem fibra tÊm coberto, segundo a Ilha pouco trabalho têm, o que por cá arranjas é mesmo pouco..

        As pessoas querem uma Operadora estável e com bons preços a vontade com 25,60€ nao ia dar lucro cá? Não iam aderir logo? Nem sabes o que dizes, sei de gente que quer sair da NOS, por fazerem imenso traffic shapping e NÃO podem.. e porquê não podem? Não há outra operadora, pois é..

        Agora vais me dizer que não da lucro? Não da o que.. Se eles quisessem mesmo lucro já tinham ido para as aldeias de Portugal Continental onde só há ADSL na maioria dos casos ai sim, geravam um lucro enorme.. ai esta.. como podes ver nada é feito la.. e porquê? é pelo lucro? Não.. mas sim porque a “Aldeia” é pequena demais para o investimento que lhe iam dar para fibrar..

        Agora não me digas que nas Ilhas não da lucro, porque da.. o problema é o que a PT cobra pela passagem dos cabos dos submarinos..

        Mas lucro da garanto-te! Agora como podes afirmar algo se não estas por dentro do assunto, se estás por dentro do assunto já devias saber como as Ilhas funcionam em termos de concorrencia que é bem baixa em termos de portugal continental

        Onde têm 3 Operadoras de Momento a FIBRAR 🙂

  27. Avatar de A.
    A.

    já hoje foi referido Açores e madeira têm um problema ou vai via satélite ou GSM…

    A PT é a única que consegue lá estar por cabo, porque o cabo submarino, continente – ilhas é da PT e há uma velha discussão sobre os preços que a pt é obrigada a fazer aos concorrentes…
    Estes depois acham que pelo preço cobrado pela PT para fazer chegar o serviço seja ADSl seja fibra não compensa, e portanto só estão disponíveis por outras vias, vi eu com os meus olhos muita gente com antenas satélite da ZON

    1. Avatar de Carlos Duarte
      Carlos Duarte

      Hoje? Fonte? Se assim o for, é uma perfeita estupidez. E não há fibra MEO nas ilhas?? Enfim

    2. Avatar de Mário Silva
      Mário Silva

      Lol, quem investe 125 milhões para fibrar, também tem 20 milhões para investir na madeira lol, isso é desculpa dos preços..

  28. Avatar de João
    João

    A Estarreja chega quando ? Será agora ?

  29. Avatar de YaBa
    YaBa

    Melhor operador com que já lidei, em todos os aspectos. Seja a nível doméstico ou profissional.
    Tenho velocidades acima do contratado e ainda posso ganhar mensalidades à borla se convidar amigos (e eles também ganham).
    O suporte é impecável e não são maçudos e enfadonhos com scripts pré-feitos como acontece na MEO.
    Não me chateiam com telemarketing ranhoso, só aqui ganham muitos pontos 🙂
    O equipamento é bastante bom (Huawei), de longe melhor que os Thomsons.
    Recomendo vivamente a quem more numa zona com cobertura.

    Não tenho qualquer afiliação com a Vodafone, mas da mesma forma que antigamente falava da MEO, falo agora da Vodafone, simplesmente um tinha um serviço m….oso e esta não. 🙂

  30. Avatar de Bzaina
    Bzaina

    Serei o único em Lisboa a não ter cobertura de fibra?