Fez-se história! Reconhecido contrato a estafeta da Uber Eats

19 Comentários

Fez-se história em Portugal! Isto porque foi reconhecido o contrato de estafeta com a Uber Eats, tendo em conta as novas regras do Código do Trabalho. A decisão foi do Tribunal do Trabalho de Lisboa.

Fez-se história! Reconhecido contrato a estafeta da Uber Eats


Uber Eats é quem faz a gestão de um negócio…

O Tribunal do Trabalho de Lisboa deu recentemente, como provado, que o estafeta, deveria ter um contrato de trabalho sem termo com a Uber Eats. Tal significa que os estafetas e motoristas de plataformas como a Uber, a Glovo ou a Bolt passem a ser reconhecidos como trabalhadores por conta de outrem.

Segundo revela o Expresso, que teve acesso à sentença, o Tribunal do Trabalho de Lisboa deu como provado que “se encontram preenchidos os cinco factos-chave da presunção” de laboralidade, pelo que reconhece a existência de um contrato de trabalho entre as partes.

Fez-se história! Reconhecido contrato a estafeta da Uber Eats

O tribunal deu como provado que, no caso, a Uber Eats é quem “faz a gestão de um negócio que estabelece a ligação entre o estafeta e o cliente, assegurando ainda as necessárias parcerias com empresas do setor da restauração e do comércio”.

A decisão histórica, com efeitos retroativos a 1 de maio de 2023, quando a nova lei do trabalho entrou em vigor, abre um precedente para os mais de 100 processos que, segundo o mesmo jornal, já deram entrada nos tribunais nacionais contra plataformas digitais a operar em Portugal, segundo refere a CNN Portugal.

Partilhar:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    No Brasil aconteceu o mesmo mas no final eles recorreram e ficou tudo em águas de bacalhau.

    Se Portugal os obrigar eles simplesmente deixam Portugal.

    1. Avatar de sergio
      sergio

      Duvido que deixem Portugal, pois ganham aqui milhões de euros.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Portugal é uma gotinha no que toca ao império Uber.

        Se o estado obrigar acredita eles dizem logo adeus, mas vai acontecer como nós outros países o estado chega a acordo para ficar tudo como está.

        1. Avatar de Professor
          Professor

          Não penses assim, pois, o estado, não lhe interessa esquemas, simplesmente ia abrir um porta sem precedentes e compactuar com uma empresa destas, levava logo como meio mundo em cima, especialmente agora como as coisas estão…

          Já peca por tardia é estas decisões, é só meio mundo a explorar outro meio mundo.

        2. Avatar de De Oliveira
          De Oliveira

          Ué, pois então que deixem Portugal! Logo aparecem empresas substitutas e que aceitam as regras da sociedade. O que não se pode aceitar é que uma empresa lucre em cima de trabalhadores, sem querer arcar com os seus deveres de empregador.

  2. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    O tráfico/consumo de droga, o crime, o tráfico de Seres-Humanos, utilizam como fachada empresas de estafetas, que também são usadas para controlar as ruas e vigiar os movimentos dos naturais das cidades, vilas, e aldeias, onde se instalam, com a cumplicidade dos Executivos Camarários.

    1. Avatar de Mestre+Interespacial
      Mestre+Interespacial

      Como ?? 😐

      1. Avatar de FM
    2. Avatar de sergio
      sergio

      que comentário tolo, enfim.
      Mas os traficantes de droga (seja em itália ou noutro país) usam estafetas que andam em scooter, lambretas. Yá… Mas pagam-lhes milhares de euros por mês, não pagam o mesmo que um estafeta da Uber ganha! Seu cromo.

    3. Avatar de Professor
      Professor

      Alguém anda a ver muitos filmes e depois dá nisto…

  3. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Absurdo, é lógico que são trabalhadores independentes, depois queixam-se que ninguém quer investir em PT, com códigos de trabalho tão restritivos no meio da burocracia e altos impostos eu também não investiria num negócio cá

    1. Avatar de sergio
      sergio

      comentário inútil e descabido.
      Por exemplo empresas como a “Telepizza” não têm esse medo.
      Eu já trabalhei em part-time, para a Telepizza, era franchising obviamente mas o contrato comigo era assinado em nome da empresa que tinha o franchising, mas pagavam tudo certinho.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Na telepizza entregas apenas de um restaurante, estás afecto a um serviço e tens horário fixo, no Uber fazes o que de onde queres nas horas que queres, não é equiparável a um serviço de estafetas, quanto muito podes equiparar a um negócio estilo helbalifes e cenas dessas.
        São trabalhadores independentes e não te preocupes, qualquer Uber eats recebe direitinho mais de 1000€ líquidos e com impostos pagos, tendo em conta que a maioria é brasileiro ou indiano estão muito bem tendo em conta as alternativas nos países deles e até ganham mais que o telepizzeiro

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          aqui na minha cidade já não!!! desde janeiro esta bem a baixo do salario mínimo. !!!As plataformas Uber e glovo estão a contratar massivamente, ainda hoje apenas fiz 4 pedidos das 19h as 22h! tem sido assim ate ao fim de semana a mais de um mês. A semana passada estive ligado mais de 70h para apenas 220 euros.

    2. Avatar de Vasco
      Vasco

      Bem verdadeiro o que afirma, mas olhe que não é ap3nas em Portugal. Uma pessoa proxima esteve recentemente em Estocolmo e não conseguiu apanhar um uber ou glovo que fosse pois foram proibidos na Dinamarca. Ao que parece começaram mas depois colidiram com as leis de trabalho e de segurança e viram-lhes retiradas as licenças. Claro que qualquer comparação entre a protecção laboral e a produtividade dos funcionários que seja feita entre Portugal e a Dinamarca -país em que por exemplo não existe salário mínimo obrigatório – não pende a nosso favor. São sociedades com modos de estar na vida completamente diferentes. Bata dizer que em 10 pessoas 4 se deslocam literalmente todos os dias de bicicleta para o trabalho e que a rede de metro em Estocolmo é completamente automatizada e funciona 24/7 com carruagens de 90 em 90 segundos durante o dia… Mas, só digo isto porque num país altamente desenvolvido em termos de IDH e considerado o mais feliz do mundo ou quase, coexistem ma economia liberal e ao mesmo tempo leis proteccionistas dos taxis convencionais, que apesar de caríssimos e de quase ninguém os utilizar, são empresas dinamarquesas protegidas pelo estado – face às plataformas.

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Queria, claro, referir Copenhaga e não Estocolmo.

      2. Avatar de Nuno+José+Almeida
        Nuno+José+Almeida

        Não é verdade que não existe Salário Mínimo da Dinarmarca. Existem é vários, conforme a profissão e são aplicados por CCC e revistos todos os anos em concertação social.

  4. Avatar de Andre
    Andre

    Acabem com estes fungos…. Foi graças a estas plataformas parasitas que deram cabo da Europa … Acordem enquanto é tempo.

  5. Avatar de andre
    andre

    é assim mesmo, acabar com as scooters que entregam em casa, é muito melhor se toda a familia pegar no carro e for comer ao restaurante, ou for apenas 1 pessoa dentro do carro buscar a comida ao restaurante.

    o Bom deste trabalho era exatamente a ausência de vinculo laborar, e “direitos do trabalho” o que levava a que o trabalhador acabasse com mais dinheiro no bolso, se essa vantagem acaba, o trabalho acaba.

    querias trabalhar como entregador? podias eras livre.
    com esta nova decisão, se queres trabalhar como entregador ja nao depende de tí.
    perda de liberdade e direitos garantidas pelo estado.