Fez-se história na produção de eletricidade a partir de barragens…

32 Comentários

Portugal bateu um novo recorde na produção de eletricidade! Com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, os países do ocidente têm pago uma fatura cara ao nível da energia. No caso do nosso país, nos últimos anos têm vindo a ser criadas estruturas de produção, com especial foco na energia eólica.

Segundo dados da REN (Redes Energéticas Nacionais), o índice de produtibilidade hidroelétrica (produção de eletricidade) atingiu 1,05 (média histórica de 1), um valor 5% acima da média para o mês de novembro, devido à chuva.

Fez-se história na produção de eletricidade a partir de barragens...


Produção de eletricidade com marco histórico, mesmo com afluências provenientes de Espanha

A REN fez hoje saber que a produção hidroelétrica superou em novembro a média histórica, mesmo até com o índice de produtibilidade elétrica “condicionado pelas afluências provenientes de Espanha no Douro, que se mantêm muito reduzidas”.

Com a subida da componente hidroelétrica, a produção renovável abasteceu 58% do consumo de eletricidade, em novembro, com os índices de produtibilidade eólica e solar a situarem-se, respetivamente, em 0,96 e 1,00 (média histórica de 1).

Já a produção não renovável foi responsável pelo abastecimento de 35% do consumo de eletricidade e o saldo importador abasteceu os restantes 7% do consumo, o valor mais baixo registado este ano.

No mês em análise, o consumo de energia elétrica registou uma contração de 2,4%, face ao mesmo mês do ano passado, justificada pelas temperaturas acima da média.

Fez-se história na produção de eletricidade a partir de barragens...

No acumulado do ano, o índice de produtibilidade hidroelétrica é de 0,46, o de produtibilidade eólica 0,97 e o de produtibilidade solar 1,08 (média histórica de 1).

Entre janeiro e novembro, a produção renovável abasteceu 45% do consumo, repartida pela eólica com 24%, a hidroelétrica com 9%, a biomassa com 7% e a fotovoltaica com 5%.

Já a produção a gás natural abasteceu 34% do consumo, enquanto o saldo importador assegurou 21%.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    Sendo uma fonte renovável histórico seria ajustar o preço do kw ao consumidor em função dessa produção. Pagamos e bem mas não usufruímos das energias renováveis na fatura mensal.

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Este ano tem chovido bem… já se falava na seca, mas correu bem.

      Não podemos esquecer que está é uma energia mais sazonal, embora seja na altura que precisamos mais por causa do aquecimento..

      Mas é sempre um tipo de energia que não é certo, de ano para ano.
      É tem um impacto ambiental superior a uma central nuclear.
      ( claro em proporção à energia produzida )

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Claro que usufruis, tens é que ter noção que as renováveis saem muito mais caras que as fósseis.

      1. Avatar de ramar
        ramar

        Isso não é verdade informe-se.

      2. Avatar de carlitos
        carlitos

        Os “Greens” vão te dizer que não. Para isso eles têm uma ciência e uma forma de fazer as contas muito própria, feita á medida das suas crenças.

    3. Avatar de Jose
      Jose

      É verdade. Temos aparelhos que consomem cada vez menos e, no entanto, o preço da energia aumenta sempre! Deve ser para castigar uma sociedade como a nossa que vive principalmente com a ajuda de máquinas. Este Mundo anda mesmo avariado.

    4. Avatar de Rui
      Rui

      porque? foste tu que investiste nas construçoes das barragens ? queres energia barata investes tu em paineis solares

      1. Avatar de Sou eu, não és tu
        Sou eu, não és tu

        Conversa sem sentido… A maior parte, senão todas, das barragens já estão pagas há anos!!

    5. Avatar de Sou eu, não és tu
      Sou eu, não és tu

      Atualmente estamos a pagar menos de eletricidade do que pagaríamos se não tivéssemos renováveis! Algumas já estão a preço de mercado mas há muitas com preço fixo. Portugal ainda há pouco tempo bateu um recorde mundial da energia mais barata por kWh solar (à volta de 3 cent.). O custo de mercado (no dia de hoje) está a variar entre 10 cent a 15 cent., ou seja 3 a 5x mais cara!

      Há dias em que o preço é 0€ durante algumas horas, coisa que NUNCA aconteceria com energia fóssil.

      O terrorismo da Rússia é que nos pôs nesta linda situação.

  2. Avatar de luis nascimento
    luis nascimento

    então quer dizer que o preço da energia elétrica vai baixar……………vou esperar sentado para não me cansar.

    1. Avatar de João
      João

      Mas quando no verão tinhas 50% da energia produzida através de gás natural, a tua comercializadora não aumentou o preço.
      A menos que gostem de dar dinheiro á edp.

  3. Avatar de Hali
    Hali

    Depois dizem que há falta de água. Pudera … É tudo desperdiçado na energia

    1. Avatar de MCakaZim
      MCakaZim

      diz lá… isso foi uma piada certo???

    2. Avatar de o outro lado
      o outro lado

      a água volta para a albufeira ou é retida na que se encontra a jusante …

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Deve ser por isso que o preço kWh vai passar de 15 cents para 25 cents a partir de 1 de janeiro!

    1. Avatar de João
      João

      O meu até vai baixar para 0.10€ na EDP

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        E explica lá, como nós, também, podemos usufruir disso…?

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Vê lá melhor o email e vê bem o que te vão cobrar!
        É o que está na linha “- Dos quais Energia e Estrutura Comercial”, e não o que está a BOLD.

        1. Avatar de Ze Manel
          Ze Manel

          @Luis, a EDP já reafirmou que o preço é o que está a BOLD.
          Vai acrescer o ajuste mibel obivamente.
          Porque as tarifas de acesso á rede são negativas.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      não me parece não foste tu que fizeste o investimento na barragem portanto tens direito a poupar 0 queres poupar investes tu em paineis solares e metes em casa

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Por acaso até tenho painéis solares em casa, quase tudo pago pelo fundo ambiental! Reduzi a fatura em 50%. Agora imagina quem não tem!
        Mas diz lá que novas barragens foram feitas? É como já foi referido, estas empresas a cada ano que passam têm lucros record…

  5. Avatar de João
    João

    Pessoal a eletricidade está cada vez mais cara devido a vários fatores. Obvio que o investimento de energias renováveis encarece o preço, é preciso muito dinheiro para o investimento.
    A esperança é que a longo prazo, com um governo justo, fique mais barato quando o investimento esteja pago e seja apenas preciso a sua manutenção, isto a muito longo prazo.

    Eu já mudei de operadora para pagar menos, mudei para a Gold Energy, quem quiser mudar também para a Gold Energy use o meu código MGM1934099 e terá 10€ de desconto na primeira fatura. Já é dinheiro.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      a questão é essa ilusão de um governo justo, seja direita ou esquerda um país como Portugal nos proximos 500 anos não vai ter disso

      1. Avatar de Ze Manel
        Ze Manel

        Sr. Sergio, então explique-me porque é que o governo do UK sendo liberal não baixa os preços da eletricidade?
        E o de França?
        É que em UK o preço do kwh em janeiro vai ser de 0.70 pence. Se quiser tenho evidencias.
        Facil falar e só culpar porque sim.
        Há pelo menos 20 anos que não me lembro do preço da energia baixar abaixo dos 0.13€ nem subir acima dos 0.16€ o kwh

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Viu-me a dizer que no UK também é justo?
          Mas do que vi ha uns meses a Liz Truss ia congelar os aumentos durante dois anos, ja com efeitos nos aumentos previstos para este ano.

          “Há pelo menos 20 anos que não me lembro do preço da energia baixar abaixo dos 0.13€ nem subir acima dos 0.16€ o kwh”

          Então deve andar destraído, não se esqueça que há preços que não sao possíveis de praticar em viseu e por exemplo lisboa. Tenho duas casas e não consigo pagar o mesmo em ambas.
          Para além que reduzir a fatura ao preço da electrecidade por kw , é de rir.. nao se esqueça das potencias, aluguer de contador , taxa audiovisual. Será que no UK também vem isso na fatura?

          Eu quando digo que não haverá governos justos, tanto me faz se são liberais, conservadores, direitas, esquerdas.
          Porque o que interessava era taxar o lucro excessivo a empresas energéticas e aplicar esse dinheiro em fontes renováveis, que andam a ser pagas quase na totalidade pelos contribuintes domésticos .

  6. Avatar de Sergio
    Sergio

    Histórico seria isto refletir-se na fatura e começar a demonstrar algum independência do que se passa a nivel mundial.
    Não sou contra a evolução das renováveis , mas neste momento quem paga estas estruturas absurdamente caras é o consumidor final, quando devia de ser apenas uma parte da equação.
    A galp já vai com 608 milhoes de lucro este ano, nao deveria ter um imposto extraordinário e esse dinehiro ser utilizado obrigatoriamente em estruturas renovaveis? É só um pequeno exemplo..

  7. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Tendo em conta que não tem chovido quase nada, ou melhor chove muito mas só durante um bocadinho e depois é dias sem chuva, é de estranhar esta “história”.

    Depois que raio quer dizer aquilo de 1,05? Quanto se traduz em energia realmente produzida em Megawatt?

    Basta ver https://barragens.pt para se verificar que mesmo depois da chuva que tem caído só uma única barragem “Cova do Viriato” está a 100% da sua capacidade.
    No sudoeste do país a capacidade das barragens está mesmo muito baixa.

    Sem falar que sem chuva contínua ao longo dos meses de Outono, Inverno e parte da Primavera no Verão regressamos ao mesmo problema porque sem a terra ter muita água armazenada os rios e ribeiros vão perdendo o caudal e alguns secam o que por sua vez acaba por ter influência na capacidade de armazenamento das barragens e acaba afectando novamente tanto o consumo de água como a produção “barata” de energia.

    E tanta barragem, e com a seca, só produziram 9% da energia necessária (Janeiro a Novembro de 2022).

  8. Avatar de Ze Manel
    Ze Manel

    Graças ás Feed-in Tariffs onde se fixou o preço da energia eólica em 80/90€ MWh, que as mesmas estão a gerar um benefício para o sistema elétrico.
    Desde que me lembre de olhar para uma conta de energia, a mesma nunca baixou do 0.13€ e nunca foi acima dos 0.16€ o kWh.
    @Sergio, explique-me então porque é que inglaterra tem um governo liberal (o sonho de grande parte dos tugas) e tem o kwh a chegar neste momento aos £0.70 ?
    Se quiser uma evidencia, tenho-as comigo.

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Produzimos mais mas não baixa o valor do kW pago pelos consumidores, é triste viver em Portugal

    1. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      Em 2023 vamos ter o kwh mais baixo de sempre a 0.10€ na EDP.
      Lá fora já há muito tempo que passou os 0.20€ / 0.30/ 0.40 e vai chegar aos 0.70€

  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    Só um sonhador pode acreditar nisso

  11. Avatar de Contra Costa
    Contra Costa

    Se houvesse de facto alguma gestão não haveria necessidade de componentes externas! Nem mesmo que os espanhóis fechassem a água do Douro.