Fenómeno “quiet quitting”: geração mais jovem já não se mata a trabalhar

84 Comentários

No Japão, o provérbio “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” parece estar a fazer especial sentido: um novo estudo aponta que a geração mais jovem de trabalhadores já não procura trabalhar exaustivamente. O país está perante um fenómeno global, chamado quiet quitting.

Trabalhadora sentada na secretária do escritório com aspeto cansado/ desinteressado, a representar os quiet quitters

Contrariando o cenário laboral de há apenas algumas décadas, no Japão, 46,7% das pessoas na casa dos 20 anos inquiridas num novo estudo afirmaram ser quiet quitters (em português, desistentes silenciosos).

Este fenómeno reflete uma força de trabalho menos motivada e mais focada no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

ℹ️ O termo quiet quitting descreve os trabalhadores que fazem o mínimo necessário para cumprir as suas obrigações profissionais.

Este fenómeno surgiu nos Estados Unidos, em 2022, quando se tornou viral no TikTok.

Desde então, diz respeito às pessoas que preferem trabalhar de uma forma em que desempenham as suas funções de acordo com o estabelecido, mas não se esforçam para progredir nas suas carreiras, procurar promoções ou aumentos salariais.

O quiet quitting tem sido observado globalmente, com um relatório divulgado em 2023 pela empresa de pesquisa americana Gallup a mostrar que 59% dos funcionários em todo o mundo estavam envolvidos na tendência.

Entre os 3000 inquiridos com idades compreendidas entre os 20 e os 59 anos, esta atitude relativamente ao trabalho mostrou ser mais comum entre a geração mais jovem.

Como os comportamentos estão a tornar-se mais diversificados, é importante que as empresas [os aceitem] e ofereçam estilos de trabalho flexíveis que lhes sejam adequados.

Explicou Akari Asahina, investigadora da empresa que desenvolveu o estudo, Mynavi Career Research Lab, acrescentando que o “quiet quitting está a tornar-se a nova regra“.

Segundo o inquérito, citado pela imprensa, cerca de 60% dos inquiridos que se descreveram como quiet quitters disseram estar satisfeitos com o que ganharam com isso, particularmente na forma como gastam o seu tempo, tanto durante o trabalho como fora dele.

Além disso, mais de 70% dos inquiridos do mesmo grupo admitiram que gostariam de continuar neste caminho.

 

Todas as formas de trabalhar devem ser consideradas?

De acordo com o inquérito da Mynavi, há quatro razões principais para os trabalhadores do Japão se tornarem quiet quitters:

  • Os que sentem que os seus atuais locais de trabalho não correspondem ao que querem fazer;
  • Os que não estão satisfeitos com a forma como são avaliados pelos seus empregadores;
  • Os que dão prioridade ao custo-benefício dos seus empregos, o que significa que preferem ficar nas suas posições atuais, porque as promoções lhes custariam mais do seu tempo pessoal ou esforço que não valeria o salário;
  • Os que são verdadeiramente indiferentes à progressão na carreira.

No mesmo inquérito, 38,9% dos inquiridos que eram responsáveis pelos recursos humanos responderam que estavam recetivos aos quiet quitters, uma vez que é importante considerar este comportamento nos empregados que não procuram progredir na carreira. Na sua perspetiva, o estilo de trabalho de cada indivíduo é diferente.

Apesar dos muitos que se identificaram com o fenómeno quiet quitting, 32,1% responderam-lhe negativamente, defendendo que este tipo de mentalidade pode não ser bom para a dinâmica global das empresas.

Comentários

84

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Byte Bandit
    Byte Bandit

    As empresas tratam os trabalhadores mal para que meia dúzia de gatos pingados enriqueçam.
    Acho isto muito bem, justiça poética.

  2. Avatar de Anung
    Anung

    Trabalhem muito e vivam pouco que somos eternos.

  3. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    eu diria que isto nasceu em PT na altura do estado novo com a nova FP.
    PT é um sonho para os que não gostam de trabalhar, podem não fazer nenhum que raramente são despedidos devido às protecções sociais arranjadas pelos de esquerda, esquecem-se que isso afecta a competitividade o que enterra um país

    tornem mais facil despedir pessoas e as empresas, incluindo FP, que façam avaliação anual e ponham na rua todos os low performers, é isso que as grandes empresas fazem, de ano a ano ou maximo 2 em 2 anos fazem a ronda dos low performers e das gorduras a mais, aprenderam isso com a crise de 2008

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Se voce for rico, nunca ira precisar de medidas/apoios sociais seja do que tenha necessidade, mas se não for rico… aposto que já iria pensar de outra forma, alias se calhar hoje sabe-lhe bem usufruir de certas medidas de esquerda e onde foi buscar a ideia de quem é de esquerda nao trabalha ou nao gosta de trabalhar?? existem bons e maus tanto de direita como de esquerda, mas na sua genese a conversa é outra.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Quem é rico não precisa de trabalhar.
        Quem trabalhar terá sempre emprego e dinheiro para se sustentar

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Quem lhe disse que quem trabalhar terá sempre dinheiro para se sustentar??? é certo que ha muitos desorientados financeiramente, mas em Portugal, mesmo sendo orientado pode nao chegar, os salarios sao baixos regra geral, ou acha que a trabalhar e a ganhar por exemplo acima do salario minino, por exemplo 1200 limpos que se consegue sustentar??? so se nao pagar casa, so se nao tiver filhos e nunca tiver problemas de saude e depois se nao é o estado social a ajudar quem é??

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            mudem de emprego, arranjem um segundo emprego.. muitas opções, ganha 1200€ quem se quer sujeitar a ganhar 1200€

        2. Avatar de Dinis Domingos
          Dinis Domingos

          Mentira, trabalho a tempo inteiro e não chega para viver…

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            estudasses, ordenado medio de IT em PT, 58k ano

    2. Avatar de Molécula
      Molécula

      A julgar pelos teus comentários percebe-se que ou é um “gestor” ou “comercial” na Altice. Deixa estar que pode ser que sejas corrido quando venderem a Meo 🙂

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Tem dias, uns dias sou altice, outros nos e outros Vodafone, depende do tópico

    3. Avatar de Alfie
      Alfie

      Épá vê se entendes: só gosta de trabalhar quem não sabe fazer mais nada. Há muito mais na vida para além do trabalho!

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        É o oposto, gosta de trabalhar quem é interessado e evoluído, ninguém diz passar o tempo a trabalhar, mas pelo menos as 8h já que são pagos para isso

        1. Avatar de Dinis Domingos
          Dinis Domingos

          És mesmo de vistas curtas… um mundo inteiro para explorar e tu achas que trabalha é que é…
          Mete na cabeça trabalho é controlo. Se as pessoas não trabalharem têm muito tempo para pensar no que está mal e isso não pode ser…

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            se as pessoas não trabalharem ficam ainda mais burras e não pensam em nada

      2. Avatar de Fusion
        Fusion

        Eu não gosto de trabalhar, mas sou bastante trabalhador, sabes?
        Porque é pelo facto de ser trabalhador que me faz evoluir, atingir metas, novas responsabilidades que se traduz em mais dinheiro e sabes porque faço isso, mesmo não gostando de trabalhar?

        Para conseguir ter dinheiro e liberdade para os meus “vícios” e conseguir aproveitar a vida.

    4. Avatar de Dinis Domingos
      Dinis Domingos

      E pagar como deve de ser não? Eu estou numa multinacional espanhola com milhares de empregados pelo mundo todo, tenho o nível 4 qnq e recebo, limpos, 930 mensais… como faço 50 km diários não chega para viver, compreendes? Diz-me lá porque é que eu vou bulir como deve de ser para uma empresa que paga + ou – 2500 a um técnico espanhol e a mim paga-me 930 paus…

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        mas quem acha que recebe mal só precisa de mudar de emprego, de area, de cidade, de pais.. wtv

    5. Avatar de Realista
      Realista

      Há aqui muito pessoal ofendido com as palavras do Zé Fonseca A., mas a realidade numa boa parte da FP é essa.
      Não estou a falar de hospitais e afins. Estou a falar de repartições públicas, câmaras, juntas de freguesia, etc. É surreal o que se passa lá.
      Durante os recentes governos de esquerda entraram mais 100.000 funcionários públicos. Melhorou alguma coisa? Não. Pelo contráro. Porquê?
      Devia haver avaliações efetivas e correrem quem não cumpre os mínimos aceitáveis para a posição que ocupa. O pior para um bom funcionário é a permissividade para com os maus funcionários. E ainda por cima os bons não podem ser premiados por isso mesmo, porque senão os outros ofendem-se. Foi com este tipo de registo que chegámos onde chegámos.

    6. Avatar de MLopes
      MLopes

      o mesmo discurso da treta dos betinhos neo-liberais.
      demonstra lá isso com números a ver se consegues 😉 esqueces que em portugal a produtividade do capital é baixíssima e muitos dos fundos que vêm sendo disponibilizados às empresas para modernização e aumento da produtividade têm servido para enriquecer acionistas e gestores. até lhe deram o nome de “fundos porsche” 😉

  4. Avatar de MACnista
    MACnista

    … UFA, finalmente abriram olhos!! YEEEEHH!!

  5. Avatar de V@
    V@

    Eu, gostando de trabalhar e considerando que no meu caso é uma opção pessoal trabalhar 8, 10 ou 12 horas, ou mais, concordo plenamente com a atitude expressa pela infeliz designação de “Quiet Quitting”. E digo infeliz porque nenhum empregado se deve sentir coagido a oferecer mais uma hora que seja de trabalho a qualquer empresa, sem que isso seja compensado de forma objectiva e expressa contratualmente, quer no que diz respeito a prémios, pagamentos de horas ou outra espécie de retribuição financeira. E digo isto porque a relação de trabalho é sobretudo uma relação contractual em que se troca trabalho por dinheiro. Não passaria pela cabeça de ninguém criticar uma empresa por fazer “Quiet Quitting” face a um cliente por não o acompanhar para além do que está previsto contratualmente e com retribuição monetária. Pessoalmente não conheço uma única empresa que ofereça seja o que for a um cliente, e portanto considero que qualquer funcionário de uma empresa também deve proceder dessa forma. Respeito, está claro, as opções daqueles que trabalham mais horas do que as legalmente exigidas, seja por amor a camisola, seja por não conseguirem -normalmente por má gestão da empresa e também pelas características de mediocridade geral da sociedade portuguesa -, executar os seus trabalhos nas horas legais. Isso é uma decisão pessoal que tem mesmo de ser respeitada. Cumprir o que está estabelecido contratualmente não tem de ser alvo de adjectivos pouco abonatórias. Sinceramente, detesto a expressão “Quiet Quitting”. Ninguém se deve sentir coagido a dar mais do que aquilo que recebe em troca pelo seu trabalho. O resto é romantismo. Queres? Paga, pelo trabalho, pelas ideias, pelo esforço extra. Tal como uma empresa faz para com todos os seus clientes.

    1. Avatar de 2 dedos de testa
      2 dedos de testa

      tudo dito, o resto são tretas de bancada

    2. Avatar de Byte Bandit
      Byte Bandit

      O melhor comentário desta notícia

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Normalmente recebe-se pelo valor do mercado ou pelo valor que trás à empresa. Se acham que isso é pouco MUDASTI

      1. Avatar de V@
        V@

        Nem mais. E esse valor acordado, seja muito ou seja pouco, é acordado em função de um determinado nº de horas, ou de forma mais flexível, à tarefa ou ao projecto. E é esse precisamente o ponto e não ganhar mais ou ganhar menos. O que interessa é o que foi contractualizado entre as partes. Nem o empregado trabalha por favor, nem a empresa emprega por favor. Portanto, o cumprimento dos objectivos contractualizados é a única coisa que é exigível e tudo o resto já pertence ao domínio da amizade e do favor, sendo este último o responsável pelo grande atraso económico de Portugal. Quando acabar o voluntarismo em questões profissionais, seja nas expectativas, seja os horários de trabalho, poderemos começar a almejar ter pelo menos o nível de vida do país aqui ao lado…

      2. Avatar de Dinis Domingos
        Dinis Domingos

        Zé Fonseca: Patrão que não cumpre a lei e que merecia uma inspeçãozinha do ICT na sua empresa…

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          mas se o patrão não cumpre a lei porque continuam a trabalhar para esse patrão? façam denuncia e procurem outra coisa

    4. Avatar de Alejandro
      Alejandro

      100% de acordo! O que eu receio é que num futuro, talvez não tão distante, as progressões na carreira sejam algo do passado, pois estamos a viver o advento da IA. Ela vai destruir muitíssimos empregos, pois ela vai conseguir substituir os humanos nas tarefas. É um processo gradual, é certo, mas está a acontecer e vai continuar. A nossa sociedade não sabe como reagir a essa situação. Não acredito que a renda universal vá resolver os problemas sociais gerados pelo desemprego em massa, mas voltando ao assunto do artigo, este futuro inexorável mais o que foi dito no artigo e nos comentários, são fatores que promovem esta resignação geral. Sim, é verdade que este é um comentário bem pessimista, talvez a realidade no futuro seja um meio termo entre as visões mais otimistas e pessimistas, ou então supere o meu pessimismo.

      1. Avatar de V@
        V@

        Eu acredito na seguinte visão, mais optimista, talvez algo utópica: Cada pessoa deve olhar para si mesma como empresa, disposta a fornecer soluções / trabalho recorrendo a todas as ferramentas que existam, incluindo a IA se ela se adequar. A disrupção irá chegar ao mundo do trabalho (as plataformas “Gig” são um exemplo inicial), desde a logística e terminando das mais variadas direcções. Os cargos tornam-se cada vez mais fluidos no mundo corporativo. Um bom CEO para um tipo de projecto, poderá ser um mau CEO noutro tipo de projecto ou conjuntura económica. Um Gestor de Projecto poderá ser excelente a tratar do tema A mas mau a tratar do tema B e a liderar diferentes equipas, e no futuro, se quiser ter trabalho terá de publicitar o seu trabalho nos Ubers e Glovos da vida. Tem vantagens e desvantagens, esse tipo de economia que será a mais prevalecente. E a melhor forma de nos prepararmos é olharmos para nós próprios como empresas com contractos temporários com clientes. que poderemos e deveremos abandonar se as condições financeiras deixarem de interessar Não devemos ter receio algum de encarar o futuro com a cabeça erguida. Não trabalhar por favor, e não aceitar ser pago por favor são os princípios basilares de quem quer sobreviver com dignidade. Cada um de nós é uma empresa e é cada vez mais para isso que se caminha.

    5. Avatar de Dinis Domingos
      Dinis Domingos

      +1 Eu trabalho mas paguem!

  6. Avatar de SD
    SD

    Ganham o salário mínimo?

    Então fazem o mínimo. Simples!

    1. Avatar de Byte Bandit
      Byte Bandit

      Parece-me evidente essa matemática simples

    2. Avatar de Oh
      Oh

      +1
      Só têm o que pagam.

      1. Avatar de narcesudo
        narcesudo

        E só pagam o que têm.
        Tudo isto tornou-se um ciclo vicioso.

    3. Avatar de Tobias
      Tobias

      Nem mais.
      E por isso, ja agora, os imigrantes uma mina para as empresas. Pagar o menos possivel. E claro que isso depois se reflete para o resto da populacao. Portanto baixos salarios esforcar o menos possivel ou o estritamente necessario. O status quo dos salarios em Portugal tem o que merece

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      Muitos nem o mínimo merecem

    5. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Se fosse por aí não havia empregados nos MacDonalds

      1. Avatar de Dinis Domingos
        Dinis Domingos

        Mas vai lá perguntar aos empregados do Mac se querem lá estar e se o salário que recebem chega para viver? Conheço alguns que trabalham no Mac e a seguir vão para o segundo ou terceiro emprego porque não chega….

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          há que fazer pela vida, uns têm 2º e 3º emprego porque precisam, outros porque querem ter mais qualidade de vida, toda a minha vida trabalhei 2 empregos, a minha mulher chegou a trabalhar em 2 hospitais e uma clinica, isso permitiu-nos criar uma vida confortavel e experiência para uma rapida progressão de carreira, agora escolhemos o beneficio de fazer os extras ao emprego primario conforme o estilo de vida que pretendemos levar

  7. Avatar de X
    X

    Trabalhar muito acelera a destruição do clima e do planeta e só serve para encher os bolsos aos ricos.
    Menos trabalho é maior qualidade de vida e tempo para pensar o que andam aqui a fazer.

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      E eu a pensar que eram os ricos que faziam a economia mexer…

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        São ambos necessários, os ricos não vão cavar batatas e os que cavam batatas não vão construir empresas de milhões. vivemos em sociedade, todos temos um papel a desempenhar, há bons e maus patrões assim como há bons e maus empregados.

      2. Avatar de X
        X

        Os ricos são parasitas, olha o trump.

  8. Avatar de ahahah
    ahahah

    Sem IRS Jovem:
    Salário líquido de 1000 €: 725 €
    Salário líquido de 2100 €: 1123,5 €

    Esforçar para quê?
    O estado é que recebe os aumentos.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Salário médio de um profissional de IT em PT, 58k ano

      Se o estado fica com impostos é porque votaram demasiados anos em partidos de esquerda

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Devido a medidas de direita é que o estado fica com tantos impostos!!!! se quiser eu explico-lhe!!!! Claro que nao invalida a pessima gestao de todos, TODOS, os que nos tem governado. Os ditos partidos de esquerda, digo ditos, porque são malandrões tambem quem nos tem governado, são fracos, sao, mas os de direita conseguem ainda ser piores!!!

        1. Avatar de Arlindo
          Arlindo

          Explica, sff.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Existe aqui muita confusao, passo a explicar, a direita na sua genese gosta de vender tudo o que possa dar lucros ao estado, entende? sem esses meios o estado tera de carregar nos impostos. A nossa “esquerda” é má gestora por diversas razoes, entre as quais posso referir que se “vendem” à direita, nao sei se consegue entender, mas isto nao tem nada que saber, voce se tiver uma galinha que ponha ovos de ouro e eu a quiser comprar, voce vende-ma? certamente que nao nao é? mas se tiver alguma contrapartida da minha parte, voce deixa de dar agua e comida a galinha e assim ela deixa de por ovos de ouro, assim tem um bom pretexto para ma vender e a galinha comigo começa logo a por novamente ovos de ouro!!!

          2. Avatar de Realista
            Realista

            @Nuno
            ffs. Que ingenuidade e falta de noção

          3. Avatar de Arlindo
            Arlindo

            Concordaria consigo se houvesse responsabilidade por parte de quem governa.
            Infelizmente, não há.
            É poder máximo, responsabilidade 0.
            E depois se a empresa der prejuízo, cá está o povo para pagar.

          4. Avatar de Tiago
            Tiago

            @Nuno. Que deliro…

      2. Avatar de Hacker Alhinho
        Hacker Alhinho

        Engraçado que quando me/nos foram ao bolso em força, estavam lá de direita…

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Depois de a esquerda ter falido o país e ter assinado com os credores aquilo que o governo seguinte teria de cumprir.
          Assim é fácil.
          Fosse Sócrates ter ganho as eleições de 2011 e o país já estaria vacinado!

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Todos os que nos governaram até hoje sao e foram maus, onde esta a duvida?? quando sao oposiçao defendem uma coisa, quando estao no poder, ja defendem outra, mas o povão pensa que existem bons e maus!!!

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          estavam, agradece-lhes por hoje não falares chinês como acontece na Grecia, Portos maritimos com concessoes aos chineses por 75 anos para conseguirem contornar taxas de exportação para europa

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Quem manda na EDP???

      3. Avatar de Dinis Domingos
        Dinis Domingos

        AHHAHAHHAHAHAHAHHA Esse números são inflacionados pelas empresas estrangeiras que trazem os seus funcionários.
        Já te disse eu trabalho na SERMICRO e recebo 13000 limpos anuais seu ignorante…

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          trazem funcionarios? a sua maioria contrata cá funcionarios.
          ainda há dias comentei aí num post da cloudflare que pagam cá a tugas de full stack entre 150 a 190k ano

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          para receberes isso deves fazer helpdesk fora de Lisboa/Porto, na minha empresa tecnicos de helpdesk ganham 1800€ limpos, noutras empresas ronda os 1500-1700€ limpos, se me perguntarem a mim, é mais do que merecem

        3. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          • In the end of the Covid-19 pandemic, salaries took
          an unprecedented bump of +36.5% (2022 report),
          mostly due to foreign companies hiring Portuguese
          tech professionals to work remotely cross-borders,
          with much higher salaries than local companies.
          • Cheap money and agressive recruitment policies
          also contributed to that bump.
          • From 2022 to 2023, with the advent of a new
          economic crisis, companies corrected their course
          and returned to a more cautious salary and
          recruitment policy (some even went for layoffs).
          • This trend has continued into 2024, with just a
          small average increase of +0.4%, much less than the
          inflation rate.
          • After these last hard years, the IT Work market
          seems to be maturing and recovering, as the
          average gross salary rose +14.4% to 53.189€.

          Lisbon is still the place for top IT salaries
          (56.125€ / year)

          • In the most representative groups, IT
          Professionals with Masters Degree saw the
          biggest overall average salary increase (+22.1%
          to 59.960€).

          • Startups average IT salaries rose more than any other company type: +17.3% to 68.393€.

          PT naturals working remotely for a
          company cross borders pays the best
          (72.118€)

          Top 3 average gross salaries are Elixir (86.250€),
          Go (67.407€) and Ruby (66.554€).
          • Scarcity rules, as top salaries are for niche
          languages, where presumably there’s less
          competition, but where you have to be top of
          class. • Typescript continues to fare well regarding
          other more common use languages (+15.2% to
          56.576€). • Python also deserves a note: +19.7% to 52.900€ • On the mobile dev world Swift (iOS) is in rank
          #7 and has grown more than Kotlin (+12.8% vs
          +1.9%). • The most significant increase in average
          salary prize goes for Scala (+43.9%!) • On the other side, the last three positions go
          for VB.NET (38.103€), VBA (37.679€) and Visual
          Basic 6 (34.545€)

          nota: isto são tudo valores MÉDIOS
          fonte: landing.jobs

          a verdade é que hoje em dia qualquer pessoa com mais de 10 anos de experiencia na area que tenha feito pela vida nos ultimos 10 anos consegue salarios acima de 100k ano, precisam é de ter feito pela vida e não ter ficado encostados à sombra

      4. Avatar de Dinis Domingos
        Dinis Domingos

        Paridos de esquerda? Quem aumentou mais os impostos neste país foi o PSD… ou tu és outro burro que acha que o PSD é de esquerda?

        1. Avatar de Quem
          Quem

          Recorde de carga fiscal foi com o PS.
          Se PSD é de direita, não sei.
          A verdade é que não vejo diferença nenhuma entre PSD e PS.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Por não haverem grandes diferenças é que se um dia alguem mandar sem serem eles tera de ter 51%, senão nunca irão governar!!!

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          isso é mentira e o que falas foi durante um resgaste, bem podes agradecer hoje teres emprego graças a esse resgate

      5. Avatar de Bruno
        Bruno

        Trabalho em IT à 7 anos e não recebo isso xD

    2. Avatar de XBUZZY
      XBUZZY

      Exatamente isto, o esforço do trabalhador e para o estado. Um salário médio de IT já vale cerca de 50% de impostos, realmente para ser rico em Portugal e preciso muito pouco, mas só aos olhos do estado. Viva o PS xD

  9. Avatar de miguel
    miguel

    Em Portugal os patrões tem a mania que pagam o salario mínimo e que o empregado tem de fazer o seu máximo mas isto está a mudar e já nao vai ser mais como era, pagas o mínimo então faz se o minimi, se pagas algo mais acima já tens a minha vontade de me esforçar.

  10. Avatar de Fusion
    Fusion

    Por favor continuem assim, é o sonho de qualquer pessoa.

    Antigamente as gerações antigas tinham medo de serem substituídos pelos mais jovens, parece-me que hoje em dia já não será um problema.

    Então para aqueles que efetivamente querem progredir na carreira e com isto ganhar mais dinheiro, então está perfeito assim.

    Jovens da geração Z, continuem assim, aliás façam ainda menos, só estão ajudar e a favorecer quem quer efetivamente progredir e fazer carreira e ganhar dinheiro.

    Do fundo do coração, um obrigado por não quererem fazer uma palha!
    Graças a vocês, quiçá ainda consigo pagar a casa ao banco antes dos 50.

    1. Avatar de Dinis Domingos
      Dinis Domingos

      Eu tenho 50 anos e não quero fazer uma palha…. 930 não é motivador…

  11. Avatar de Factos
    Factos

    Trabalhem que nem idiotas, vão ficar ricos a trabalhar.

  12. Avatar de Helder
    Helder

    Dispender da vida toda para pagar contas. Não!

  13. Avatar de PT
    PT

    Os tugas andaram durante anos a dar tiros nos pés, o que era bonito era agradar ao patrão, ter um contrato de 8 horas e ficar à borla a trabalhar mais 2 , 3 horas por dia a mais. Prejudicaram quem fazia o seu horário de trabalho contratado sem que isso significasse maior produtividade, em muitos casos. Agora vêm as novas gerações e felizmente já não comem gelados com a testa, é lidar.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Trabalhar de borla e fazer o mínimo possível para o qual foste contratado são coisas muito diferentes mas não vou ser eu que te vou tentar explicar isso…

  14. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    “quiet quitting” sinónimo de trabalhor da função pública.

  15. Avatar de Josue Barros
    Josue Barros

    Para quê trabalhar se tenho uma fileira de idiotas a fazerem descontos para que eu receba subsidios disto e daquilo ? O estado cuida de mim porque sou uma vitima da sociedade.

  16. Avatar de Luís
    Luís

    Já não há brio profissional nem ambição. O mundo está perdido

  17. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Claro que não se mata a trabalhar. É mais fácil viver à custa dos pais enquanto se vive para as redes sociais.

  18. Avatar de Tiago
    Tiago

    Eu sempre dei o maximo, acomulei responsabilidades que não era minhas para me tornar dificilmente substituivel. Assim facilmente se negoceia subidas de salarios.
    Agora se trabalhas o minimo ya… vais receber o minimo a vida toda, visto que não tens nenhuma moeda de troca para dar a empresa. Que nao digo que seja mau. Cada um com as suas ambições. Para mim até é melhor. Em terra de cego, quem tem olho é rei

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Exactamente isso!!!

  19. Avatar de Joca
    Joca

    Isso é bom quem gosta de trabalhar para aquecer, fazer voluntariado que façam os ricos que tem tempo livre.
    Eu numa empresa estava estipulado 5minutos por dia antes da abertura para estar tudo pronto, que fazia 2 dias de ferias a mais por ano. 15minutos por dia faz uma semana, é só fazerem as contas quando de graça vocês trabalham enquanto podiam estar com a família.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Se descontassem o tempo de ronha à malta que não faz nem 1min a mais acredita que perderiam bem mais do que uma semana de férias lol

  20. Avatar de Joca
    Joca

    Lá nisso também estou de acordo, horário de trabalho é para trabalhar.