FBI oferece ajuda para desbloquear qualquer dispositivo Apple

116 Comentários

O processo que envolveu a Apple, o FBI e o Departamento de Justiça norte americano pretendia conseguir criar uma forma de aceder aos dados dos utilizadores do iPhone, sem que fossem necessárias medidas especiais.

Mas, após o FBI conseguir descobrir uma forma de fazer esse acesso, sem recorrer à Apple, a agência de segurança começou a oferecer essa ajuda a todas as forças policiais dos Estados Unidos da América.

FBI Apple

Depois do sucesso que o FBI teve ao conseguir desbloquear o iPhone do atirador de San Bernardino, ficou provado que o sistema de segurança que a Apple coloca nos seus dispositivos e sistema operativo, tem uma falha que pode ser explorada pelas forças policiais.

Desta forma o FBI consegue rapidamente aceder a todos os equipamentos que entender e aceder a toda a informação que necessita, sem ter de recorrer à Apple, com todas as questões que foram levantas. Mas com esta sua nova capacidade, o FBI está agora a oferecer-se para ajudar a desbloquear outros equipamentos que as forças policiais necessitem. Esta ajuda foi já formalizada numa carta enviada a todas as agências e autoridades locais e a que o site BuzzFeed News teve acesso.

Carta do FBI para as autoridades locais

Since recovering an iPhone from one of the San Bernardino shooters on December 3, 2015, the FBI sought methods to gain access to the data stored on it. As the FBI continued to conduct its own research, and as a result of the worldwide publicity and attention generated by the litigation with Apple, others outside the U.S. government continued to contact the U.S. government offering avenues of possible research. In mid-March, an outside party demonstrated to the FBI a possible method for unlocking the iPhone. That method for unlocking that specific iPhone proved successful.

We know that the absence of lawful, critical investigative tools due to the “Going Dark” problem is a substantial state and local law enforcement challenge that you face daily. As has been our longstanding policy, the FBI will of course consider any tool that might be helpful to our partners. Please know that we will continue to do everything we can to help you consistent with our legal and policy constraints. You have our commitment that we will maintain an open dialogue with you. We are in this together.

Kerry Sleeper
Assistant Director
Office of Partner Engagement
FBI

A falha explorada não é ainda conhecida, não se esperando que nem o venha a ser num futuro próximo, sendo este um trunfo que o FBI tem para conseguir usá-la e aceder a toda a informação pretendida pelas forças policiais.

FBI Apple

Quanto tempo vai funcionar a falha do FBI?

Nunca ficou clara a forma com o FBI conseguiu aceder ao iPhone, o que está a deixar a Apple curiosa e a querer saber qual o ponto de falha do seu sistema operativo.

A Apple está esperançada que esta falha seja tornada pública num futuro imediato, quer seja por uma simples fuga de informação interna, quer através do próprio FBI, que tem a obrigação de alertar as empresas para as suas falha de segurança.

Assim se conheça a forma de acesso, o mais natural será que a Apple a corrija e bloqueie novamente o acesso do FBI e, consecutivamente, das restantes forças policiais.

Comentários

116

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tony
    Tony

    Para que ha-de o FBI dizer? para depois ter de descobrir como fazer no futuro para desbloquear.

    1. Avatar de Bruno Magalhaes
      Bruno Magalhaes

      porque é obrigada por lei.

      1. Avatar de Flávio Ferreira
        Flávio Ferreira

        Ahah é obrigado o FBI e Apple não é obrigada a fazer o mesmo?

        1. Avatar de winetree
          winetree

          Humm, não!

        2. Avatar de Narco
          Narco

          Nem mais, hahaha Bruno Magalhães nada verdade deve ser outro Bruno de Carvalho

      2. Avatar de Tomás
        Tomás

        Não é obrigada por lei. Um comité é que pode vir a decidir essa comunicação

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Apple Fail…

      1. Avatar de eu
        eu

        +100000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

  2. Avatar de Tony
    Tony

    “FBI, que tem a obrigação de alertar as empresas para as suas falha de segurança.” Essa ta boa! Tem a mesma obrigação que têm as empresas em alertar o FBI de falhas de segurança. Agora nem um nem outro vai explicar porquê ou como se não quiser. As próprias agencias do governo não fazem muito como o FBI, NSA e CIA

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      Por lá, por acaso, até existem leis sobre as empresas para comunicação de falhas de segurança; mas não existem leis que obriguem as autoridades a partilhar falhas que descubram, apenas há um comité que avalia se vale a pena comunicar.

  3. Avatar de Tony
  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    lol, arroz outra vez?

    Pronto a NSA explicou ao FBI como se faz, e agora este anda armado em heroi…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não, não foi a NSA que explicou ao FBI como se faz. Eles disseram que foi uma empresa israelita chamada Cellebrite. Vê aqui mais info: http://www.zerohedge.com/news/2016-03-23/israels-cellebrite-revealed-company-helping-fbi-hack-iphone-encryption

  5. Avatar de LG
    LG

    *sniff sniff*… smells like bullshit to me…

    O FBI só anda a lançar este veneno para ver se a Apple entra em cooperação com eles… Deviam de ter vergonha de prejudicar a imagem de uma marca bilionária do próprio país…

    1. Avatar de Tony
      Tony

      https://www.youtube.com/watch?v=kE07F-1N95o
      “salvem os ricos, ajudem os milionários” – Os Contemporaneos

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Exacto, vamos lá prejudicar a única marca Americana de telemoveis, que é para as pessoas comprarem todas aos Chineses e Coreanos, não é?

        1. Avatar de Britney Spears
          Britney Spears

          Única marca americana? A Microsoft é o quê? Israelita?

    2. Avatar de Luiz
      Luiz

      KKK, como eh? a Apple se nega a colaborar num caso de CRIME, e o FBI eh o responsavel por denegrir a imagem da Apple?

      deve estar de brincadeira!!!

      A Apple foi eh burra, deu um tiro no proprio pe…

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Comentário de quem lhe passou o caso todo por cima da cabeça e não o percebeu…. ou não quis.
        A Apple ajudou o FBI.
        Aquilo que o FBI de seguida pediu foi um iOS modificado só para eles , para poderem desbloquear quando quisessem e isso não é legal ( pelo menos 3 tribunais assim o declararam) .
        O que a Apple recusou foi fazer esta versão de iOS e era isso que estava em tribunal.

        Ps: Alias o que o FBI se oferece para fazer é ilegal 🙂

        Abc

      2. Avatar de LG
        LG

        Luiz a única coisa que o FBI pediu à Apple foi saltar da ponte… Uma coisa é o FBI pedir desbloqueio dos equipamentos, coisa que ja faz tal como a Google… outra coisa é implementar um backdoor a todos os iPhones na proximo update..

        1. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          @Jorge Carvalho e @LG
          Ainda alimentam trolls?

    3. Avatar de Narco
      Narco

      Epa isso é mesmo doença? Ao ponto que chegam os fan-boys

      Mas não tenho pena, porque estas pessoas são felizes, acreditam e vivem disto.

      1. Avatar de LG
        LG

        Narco se andares mais atento aos comentários da pplware aprendes que sou utilizador Android… Dispenso completamente produtos/serviços Apple… Mas tenho a minha opinião sobre este caso e embora não seja utilizador iDevice, não faz de mim um hater/fanboy…

  6. Avatar de sa
    sa

    Não quiseram cooperar com as autoridades, agora não têm direito a saber como descobriram. Simples!

  7. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    Ninguém esta a cima da lei parece que a Apple se acha intocável mas esses dias acabaram

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      É.Ninguém está acima da lei, sobretudo o DoJ e o FBI. Todos estão sujeitos às leis. Para isso existe uma constituição e o “livro da lei”.
      Lol

      1. Avatar de stonemtj
        stonemtj

        Mai nada!!!

    2. Avatar de Luiz
      Luiz

      +1

      Pior, se recusar a colaborar num caso de CRIME foi muita imbecilidade da Apple, agora com a descoberta da falha deram um tiro no pe, kkkkkk

      qm mandou serem babacas…

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Que cambada de nabos… Quem é que não colaborou!!! A Apple ???
        Se ao menos lessem e lessem bem …
        O que o FBI queria era um backdoor no IOS para aceder quando lhe apetecer… mais nada, e como é óbvio a Apple recusou…
        http://bgr.com/2016/03/24/apple-vs-fbi-iphone-encryption-case/

        1. Avatar de Xinuo
          Xinuo

          Talvez a Apple conseguisse fazer uma ferramenta que desbloqueasse o iPhone específico, que não funcionasse em outros.

          1. Avatar de Tomás
            Tomás

            já foi mais do que discutido o problema que a criação dessa ferramenta criaria em termos de segurança para milhões de iPhones

  8. Avatar de Rui LUX
    Rui LUX

    para mim isto não passa de um circo..
    ora vejamos.. se um juíz pode emitir uma ordem de busca e a policia vem e revista a minha casa toda.. então deveria ser igual para um PC ou telemóvel ou qq outro gadget..
    COM ORDEM JUSTIFICADA DE UM JUÍZ (em caso de crimes.. terrorismo.. etc..) qualquer marca devia ser obrigada de imediato a desbloquear o que quer que seja.. e não me interessa se é a apple, microsoft, google ou a empresa que faz os tamagotchis… e não estou a falar de abrir as “portas” e deixar espiarem tudo.. estou a falar só nos casos em que há um crime, uma investigação e uma ordem judicial.

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      Essa género ordem seria aplicável ao proprietário não ao fabricante.

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Isso já é feito !!! Bolas que ninguém sabe o que se passou ? Se calhar era melhor o Ppplware escrever um artigo acerca disso.

      Abc

    3. Avatar de NT
      NT

      Sim…. Mas mais uma vez, se tens um software/hardware que “por defeito” vem com uma porta de entrada que só as autoridades é que sabem… Quanto tempo pensas que isso vai durar?
      Os próprios estados têm as matérias de “TOP SECRET” porque é que raio tu, ou alguém (infelizmente mesmo que sejam terroristas…) não têm direito a ter dados guardados como “TOP SECRET”? Tipo tiras uma foto e não queres que não tenham acesso à mesma. Se for o FBI que suspeita que aquela foto é um ‘crime’ tens que desbloquear? Sim porque se não desbloqueias levas com o carimbo de terrorista. Mesmo que o teu crime tenha sido estacionar e não deixar a moedinha para a EMEL.
      Sim devem fazer os dispositivos o mais seguros possíveis… E já agora após tanta vigilância sobre o que o pessoal anda a fazer os ataques terroristas continuam a matar gente tanto cá (Europa) como os ataques terroristas sobre o povo Sírio e vizinhos.

  9. Avatar de Pirata
    Pirata

    Como já tinha dito, parece que é simples o desbloqueio. E barato.

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      barato não parece ser, o FBI alegadamente estará a pagar algumas centenas de milhares de dólares para ter acesso à ferramenta.
      Não deve ser mais simples do que outros ataques de força bruta a encriptação do género

      1. Avatar de Boss
        Boss

        Não eras tu o que jurava a pés juntos que só tinham conseguido por causa da password fraca e que não conseguiriam em “qualquer dispositivo”?

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          Boss, primeiro que tudo uma correcção para não inquinares logo o sentido do que eu tenho dito: falei em password fracas [ataque de força bruta] e que o mais certo era não ser possível usarem o mesmo com aparelhos mais recentes.
          Nada do que o tem vindo a público tem demonstrado o contrário disso.

      2. Avatar de Pllz
        Pllz

        se soubesses alguma coisa de criptografia sabias perfeitamente que ataques de força bruta em sistemas bem encriptados não é possivel com a tecnologia actual em tempo util. Se isso aconteceu é porque estão a usar lixo feito in-house mal testado e mais uma vez a utilizar a tipica estrategia de segurança mais usada pela apple, security by obscurity.

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          Se soubesses alguma coisa do que se está a dizer, ou não quisesses passar por desentendido… O ataque de força bruta é à password/passcode usada na base de criação duma das chaves (256 bit) da cadeia de chaves de encriptação, funcionando essa password como autenticação no processo de decigrafem dos dados.
          Se pegares noutros sistemas de encriptação de armazenamento vês processo idêntico e a possibilidade de vector de ataque semelhante, daí ser aconselhado usar boas passwords. Nalguns sistemas de encriptação é até pior pois esse ataque pode ser realizado muito mais rapidamente em supercomputadores por não estar ligado a hardware criptográfico específico, ao contrário do que se observa no iPhone que tem de correr no próprio hardware por ter “imbutido” no SoC uma chave criptográfica necessária ao processo – algo semelhante ao que se obtém com chips TPM

  10. Avatar de Almada
    Almada

    Bem feito para a Apple…armou-se aos cucos,agora paga por isso.Devia ter cooperado sem levantar ondas,como todos os outros fabricantes fizeram.

    1. Avatar de winetree
      winetree

      Como por exemplo? Quem são os outros fabricantes que concordaram em aceder aos seus dispositivos encriptados a pedido do FBI?

      1. Avatar de Almada
        Almada

        Respondo-te com silencio…da mesma forma que os outros fabricantes fizeram…silenciosamente…sem ondas…ou achas que isto é um assunto de agora.

        1. Avatar de Britney Spears
          Britney Spears

          Respondes com o silêncio, pois não conheces caso nenhum… Porque não há.

  11. Avatar de Miquelina
    Miquelina

    A Apple explicou ao FBI como desbloquear o télélé e salvou a face perante os clientes, o FBI faz de conta que consegui sozinho e viveram felizes para sempre.

  12. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    só tenho a dizer: “HAHAHAHHAHAHAHHAHAHA!!!”

    1. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      Vingança é um prato que se serve frio

      1. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        Verdade! Resta saber que prato é que a Apple reserva para o FBI!
        😀

  13. Avatar de Jorge
    Jorge

    Agora a apple tem de arranjar provas para processar o fbi

  14. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Humm. Vão aconselhar as pessoas a deixar de usar pin e passar a usar password

  15. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    Rui LUX: Bem dito e absolutamente correcto !!!!

  16. Avatar de TOTILMAN
    TOTILMAN

    Quanto é que eles levam para desbloquear?? Os operadores portugueses levam muito caro e embora os monhés o façam mais barato, continua ainda a ser caro :D:D

  17. Avatar de poiou
    poiou

    Pelo que percebi, o que o FBI pediu foi que a apple deixasse uma backdoor no iphone para eles acederem quando lhe apetecer. A apple não recusou desbloquear um iphone específico.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Olá,
      Ao menos tu leste correctamente as notícias …
      De resto a maior parte do pessoal, salvo outras excepções aqui neste forum, não entendeu o que realmente se passa.
      Pelo que se concluí desses comentários, que há pessoal leu as notícias na diagonal… típico do Português, por isso é que o País está como está… falido…

      1. Avatar de Xinuo
        Xinuo

        Não sou de Portugal.

        Eu não sei se é possível, mas acho que a Apple poderia fazer uma ferramenta que desbloqueasse só o iPhone específico.

        Eu colocaria uma versão modificada de determinados programas (como o que pede a senha) para ser carregada só pelo iPhone do terrorista, creio que isso seria fácil e rápido.

        Creio que a Apple fez todo o alarido para que a opinião pública não tivesse a consciência do quão fácil seria para a própria Apple burlasse tudo de segurança dos iProdutos. Pelo que saiu noticiado, a Apple reclamou de que o pedido foi público, se fosse privado e secreto ela poderia ter colaborado sem deixar os utilizadores desconfiados da pseudo segurança dos iProdutos (eu escrevi Apple e iProdutos, mas poderia ser qualquer marca/produto).

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          Não iria ser só para desbloquear aquele aparelho, o próprio FBI acabou por admitir isso, nem seria a Apple a desbloquear, seria o FBI. Mesmo com a precaução de assinar só para um aparelho, a ferramenta e/ou documentação caindo nas mãos erradas serviriam de base para outros replicarem a solução da Apple por outras vias, por exemplo usando jailbreak. Outro problema é que a forma como queriam obrigar a Apple abria um precedente grave para obrigar a diferentes tipos de modificações ao sistema operativo.
          O FBI já tinha feito o pedido em privado e a Apple tinha recusado, isso aparece nas declarações ao tribunal do lado do governo.

  18. Avatar de Alvaro Joel
    Alvaro Joel

    Se o Jailbreak deixou de ser proibido nos EUA, o FBI podia dar uma ajudinha aos milhoes que aguardam pelo jb do 9.3 x”D

  19. Avatar de eu
    eu

    A APPLE poderia ter saído desta situação de cara lavada e acabou humilhada!

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Nos olhos de quem não percebeu nada do que estava em causa
      Se ao menos souberem ingles até o Jhon Oliver explicou mais ou menos bem :

      https://youtu.be/zsjZ2r9Ygzw

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Apoiado…

      2. Avatar de JV
        JV

        Jorge, há pessoas que nunca perceberão este caso. Ou é falta de inteligência ou é birra.

        Ignorância não será já que este caso foi muito bem explicado, não só aqui como em todos os media.

  20. Avatar de joaquim
    joaquim

    Tanta novela que criaram para nao ajudarem a desbloquear e agora acabaram gozados, o fbi devia era mandar para fora como desbloquear para ficar toda a gente se rindo destes que se acham por razoes de marketing dizerem que era impossivel e que ios é que é seguro,com isto venderam mais uns iphones, quando quem nao é fanboy de algum equipamento movel sabe que nenhum sistema é seguro,ate ouvi dizer que os funcionarios da apple iam se despedir se tivessem que criar um sistema para desbloquealo,bem nao foi preciso eles criarem nada e mesmo assim ouve quem o desbloquase, acho que neste momento ate os funcionarios da apple devem se sentir envergonhados e gozados

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Envergonhados devem estar os americanos quando tem agencias com este calibre. Alguém reparou que eles recorram a uma entidade estrangeira ??

      1. Avatar de James
        James

        E o que tem recorrer a entidades estrangeiras?, o iphone tem mais chines e tailandes que americano, é por isso que deixa de ser uma empresa americana e se sintam evergonhados de mandar vir peças e componentes de outros paises e marcas?,nao acho que seja vergonhoso.Vergonhoso e tarem a usar um caso grave em que ouve vitimas para marketing,e nisto o fbi tambem devia ter vergonha

    2. Avatar de Tomás
      Tomás

      a Apple nunca disse que era impossível, disse que não tinha as chaves de encriptação e que não tinha criado métodos para aceder aos conteúdos. Tanto assim é que a Apple já descreveu algumas vezes nas apresentações o tempo que pode demorar um ataque a uma password alfanumérica, ou então a mudança na exigência mínima do PIN. Se a encriptação usar um pequeno PIN como base não demora muito a experimentar todas as combinações possíveis, quando alguém descobre como fintar a limitação ao número de tentativas.

  21. Avatar de Boss
    Boss

    Mais um tiro pela culatra do Tim, queria demonstrar que nem o FBI acedida aos seus dispositivos e acabou por demonstrar que qualquer um, pagando, o pode fazer. Quando se julga que o dinheiro nos torna mais poderosos que tudo e todos acontece disto.

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      é que foi mesmo o Tim/Apple que disse que nem o FBI acedia aos seus dispositivos, ou que era esse o problema da Apple.

      1. Avatar de Boss
        Boss

        Demonstrar /= disse

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          lê a frase toda, não sejas selectivo

  22. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Já agora como anda tudo divertido : Os terroristas autores do atententado em Bruxelas usaram a PS4 … e agora ?
    Há centenas de maneiras de encriptar as coisas … querem voltar ao tempo em que a RSA só podia exportar encriptação de 128bits ?
    Lá se vão as vossas compras seguras há vida 🙂

    Abc

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Lol
      😀

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      😀
      Venha de lá esse CFW pra ps4 🙂

    3. Avatar de Boss
      Boss

      Com apoio da Sony?

      1. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        Pelos vistos parece que sim. Ainda não obrigaram a Sony a criar backdoor no CFW. Lol
        Também vais culpar a Sony pelos ataques? A Sony deve ser punida por ter um Mensageiro encriptado? Isto é cada inteligente!
        Ainda pensas que eles não usam os seus meios de comunicação para não serem apanhados?
        Curioso que desta vez não usaram iphones. Usaram telemóveis descartáveis!
        Só um pormenor…

        1. Avatar de Boss
          Boss

          Ó “inteligente”, foi preciso aceder aos dados e não foi possível? E se sim, a Sony recusou ajudar?
          Ainda bem que usam telemóveis descartáveis para detonar bombas, senão o FBI podia juntar todos os pedacinhos do telemovel explodido e sacar informações…
          Não são (só) os telemóveis usados que interessam, são os pessoais, os que usaram até então, que têm dados logicamente muito importantes para as investigações.

          1. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            Ó “inteligente”, diz-me tu! A Apple recusou também dar dados? A Apple recusou o acesso aos dados? E já agora as PS 4 usadas para comunicação também tinha pin ou pass para aceder ao conteúdo dela? E quais foram os telemóveis que usaram até então além dos descartáveis? Gostava de saber onde param! E quem gostava ainda mais são as autoridades europeias.
            “Ainda bem que usam telemóveis descartáveis”
            Boa! Depois os outros é que apoiam terroristas! E quem te disse que as autoridades europeias não juntaram os pedacinhos dos telemóveis descartáveis?
            Falas como se soubesses muito, mas afinal…
            😉

          2. Avatar de Boss
            Boss

            Vens com “Isto é cada inteligente!” e depois eu é que falo “como se soubesse muito”.
            A Apple recusou dar acesso aos dados, sim, dúvidas? Duvidas que a Apple conseguia aceder aos mesmos ou que recusou fazê-lo? Mantenho a minha questão, houve dados nessas tais PS4 a que as autoridades não conseguiram aceder? Se sim a Sony recusou dar acesso aos mesmos? As autoridades europeias sabem quais eram os telemóveis usados por eles, não te preocupes, ou achas que as capturas e públicas e as que não chegam a público são obra de mestres adivinhos que trabalham para as autoridades?
            A ironia passa-te ao lado, mas quem sugere juntar pedaços de um telemóvel explodido para sacar dados… coiso…

          3. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            Vá! Não distorças a minha ironia!
            Lol
            Agora a sério!
            A Apple nunca recusou dar dados às autoridades! Isso são pseudo argumentos teus. Parece que este “circo” todo passou-te bem ao lado. Ou então tens a “mente obtusa”.
            😀
            Sabes bem que por mandato judicial ela tem de dar os dados disponíveis e “nem bufa”.
            Se conseguia aceder aos dados? Mas quais? Os do iDevice? Ou os que tinha no servidor? A eles todos? Provavelmente sim. Mas como os dados não foram pedido de forma “tradicional”, foram pedidos através da criação duma backdoor no iOS, backdoor essa que pode ser usada pelo bem, CONCORDO, mas também pelo mal, uma REALIDADE! Era como uma “faca de dois gumes”. E quem não consegue ver isso…enfim… No comment… Esse foi o ÚNICO pedido que a Apple recusou. A criação duma backdoor para dessa maneira aceder aos dados dos iDevices! Quanto ao resto a Apple fez tudo o que podia e devia, e até deu sugestões as autoridades americanas para melhor se resolver as coisas. Mas como a questão nunca foi os dados mas sim os backdoors… Porque o FBI desistiu do processo contra a Apple? Só aí já se vê quais eram as intenções do FBI. Sabia que o risco de perder o processo era elevado.
            Se só a Apple conseguia aceder ao conteúdo, porque raio foram para Israel pedir ajuda? Não podiam pedir o mesmo à Apple? Pois… É que se pedissem à Apple, mostravam mais um “buraco”( clonar a memória flash) para ser tapado! Coisa que não lhes interessa…

            Mantendo as minhas questões que fazes o favor de não responder. Respondes a perguntas com outras perguntas? Lol
            Responde-me lá! As PS 4 tinham pin ou pass para acederem ao conteúdo delas? Sim ou não? Se não, para que precisavam as autoridades da Sony? Mostra-me onde a Sony teve de dar acesso a dados das PS 4 em questão às autoridades Europeias! Ainda não li nenhum artigo sobre isso. Quero ler!
            Onde leste ou ouviste que eles usaram outros telemóveis além dos descartáveis?
            Se usaram porque não foram interceptados antes dos ataques? Paris, depois Bruxelas? Quem se segue? Incompetência das autoridades? Ou não usaram mais nada além dos descartáveis? Eles não foram capturados depois dos ataques? Era suposto serem apanhados antes, não depois! Quem te disse que foram capturados através de informações de outros telemóveis? Se não são públicas as capturas, como podes saber se usaram outros telemóveis? Quem te passou essa informação? Quem disse que os capturados são cúmplices? Esse capturados perderam a língua? Não falam? Não podem “chibar” os outros? Além disso podem ser só suspeitos!
            A tua afirmação baseia-se no pressupor! Parece que não tens como provar tal! Se tiveres provas em como usaram outros telemóveis sem serem os descartáveis, “manda aí”. Agradecia! Gosto de boa informação!
            Sabes que é o que é argumentado sem provas pode ser refutado sem provas!

            Ouve!!!! Quem sugeriu juntar pedaços de telemóvel explodido foste tu, não fui eu, ainda que o tenhas feito ironicamente! Também a questão que te coloquei sobre as autoridades juntarem pedaços do telemóvel era irónica e ao mesmo tempo de retórica! Parece que a ironia é que te passou ao lado! Faltou um “Lol” meu lá para o meio, ok.
            😀
            Deixa de ser “coiso” e tira as palas!
            Lol
            Abraço!

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Pra mim basta uma release do fbi lol

  23. Avatar de Luís Pinto
    Luís Pinto

    Se o iOS tem uma falha e o FBI já conseguiu quebrar a segurança, imaginem o Android? Se num OS demora 5 minutos no robô demora 30 segundos. Nada no mundo digital é infalível. Nem passwords, pin, pagamentos online, perfis, nada. Os engenheiros da Apple sabem como o FBI o fez. Só lhes vai dar mais força para que não haja uma próxima vez. Até que se quebre outra vez. Não é a história do polícia e ladrão? Como fazem os @nonymous para as acções que desenvolvem?

    1. Avatar de Britney Spears
      Britney Spears

      E porque é que chamaste o Android para a conversa? Até dá nojo, quando falam mal de algo que gostam vão buscar a concorrência. cresce!

  24. Avatar de Jorge
    Jorge

    Nada do que é feito pelo ser Humano é infalível…
    Tudo tem os seus defeitos, independentemente que a Apple venha a corrigir esse bug ou backdoor descoberto, haverá sempre outra forma de contornar, acontece muitas vezes que ao eliminar um bug, criámos outro… lei da vida, NÃO HÁ NADA PERFEITO… OU INVIOLÁVEL…

    1. Avatar de Luís Pinto
      Luís Pinto

      Certo!

  25. Avatar de RATAX
    RATAX

    Aí está a Apple a colher os frutos da sua soberba arrogância.
    Se a Apple tivesse voluntariamente desbloqueado o iphone do atirador de San Bernardino, tinha dado uma demonstração de cidadania e o FBI tinha ficado satisfeito, comia o petisco mas não sabia a receita.
    Como a Apple não colaborou, o FBI foi obrigado a descobrir a receita e agora consegue desbloquear qualquer iphone.
    Foi a Apple que escolheu este caminho.
    Apple só não desbloqueou aquele e só aquele iphone, sem por em causa todo o ecossistema, porque não quis.

    1. Avatar de Xinuo
      Xinuo

      Exatamente, a Apple poderia ter dado a ferramenta que desbloqueasse só o iPhone específico e propagar isso na mídia, mesmo que desconfiasse que o FBI poderia alterar a ferramenta para desbloquear qualquer iPhone.

      Mas ficou a sensação que eles lutaram para não desbloquear uma coisa que eles vendiam como muito segura, entretanto se provou que qualquer um com dinheiro poderia contratar uma empresa especializada para desbloquear qualquer coisa e a segurança deles não era inexpugnável . Eles saíram humilhados.

    2. Avatar de JV
      JV

      Mas é difícil perceber que o FBI queria a receita e saber como a fazer com um único toque?

      Informem-se, o que mais houve foi esclarecimentos neste caso, o FBI queria que a Apple criasse uma ferramenta para poderem entrar nos iPhones onde e quando quisessem.

      A Apple já colaborou imensas vezes, tal como a Google e a Microsoft, isto foi dito vezes sem conta, neste caso queriam mais do que colaboração, queriam uma ferramenta para entrar em todos os iPhones.

      1. Avatar de RATAX
        RATAX

        A Apple nunca se disponibilizou para desbloquear aquele equipamento em particular, nem para coisa nenhuma.
        Ainda que o FBI quisesse a receita, a Apple poderia ter-lhes oferecido o petisco.
        Disponibilizava-se para desbloquear apenas aquele equipamento, passava uma imagem de colaborar com a justiça num caso cuja gravidade o justificava e o assunto morria ali.
        Da forma como procedeu, a Apple aguçou ainda mais a vontade do FBI ter a receita e conseguiu-a!
        Agora têm que viver com esta péssima imagem. De repente aquilo que parecia uma publicidade gratuita à segurança do iphone, tornou-se numa publicidade negativa que a Apple pagaria muitos milhões para não ter.
        É a vida. Colhemos o que semeámos…

        1. Avatar de JV
          JV

          Ratax, errado. A Apple tentou ajudar a desbloquear aquele equipamento como já fez com vários outros, simplesmente não conseguiu porque alguém trocou a password do iCloud.

          http://www.theverge.com/2016/2/19/11075292/iphone-san-bernardino-icloud-password-reset

          1. Avatar de RATAX
            RATAX

            Pois é! Em Fevereiro talvez já fosse tarde de mais. Além disso, acesso à iCloud não é o mesmo que acesso ao iPhone, obviamente este conterá muito mais informações do que as que estão na nuvem.
            Não há como dar a volta. A Apple tem que viver com esta realidade, o FBI arrombou com a tão badalada segurança do iPhone..

          2. Avatar de Tomás
            Tomás

            RATAX, a Apple colaborou logo em Dezembro. Só no final de Janeiro é que o FBI foi pedir ajuda para tentar retirar mais informação do aparelho. A realidade é que “entrou” num iPhone, não fazes ideia de como será com outros…

          3. Avatar de RATAX
            RATAX

            Não faço ideia nenhuma. Tu é que és o expert em encriptação…

          4. Avatar de Tomás
            Tomás

            se não fazes ideia então porque dizes o que disseste antes?

          5. Avatar de RATAX
            RATAX

            Continuas na mesma! Gramática portuguesa não é contigo…
            Sabes o que significa ironia Sr. Expert em criptografia?

          6. Avatar de Tomás
            Tomás

            A ironia não é um salvo-conduto que te protege de respostas que a invertem, nem uma ferramenta que só por existir substitui dizer alguma coisa com substância.

          7. Avatar de RATAX
            RATAX

            Fiquei abismado com tamanha eloquente substancia!
            Parabéns.

          8. Avatar de Tomás
            Tomás

            talvez fiques assim por olhares para o que não consegues

          9. Avatar de RATAX
            RATAX

            Fico assim porque me incomoda a mediocridade.
            Já levei contigo várias vezes e, de facto, tenho que concluir que não se aprende nada com pessoas que se acham donas da razão e que não suportam que alguém possa ter opinião diferente.
            Por isso tenho que fazer uma autocritica, já desperdicei tempo a mais a dar-te conversa e de facto foi um desperdício.
            Não voltarei a fazê-lo porque de facto não mereces resposta.
            Por isso continua para aí com os teus devaneios pseudointelectuais de que não sabe ler, não sabe escrever e muito menos interpretar Português, que a minha resposta está antecipadamente dada, com o silêncio.

          10. Avatar de Tomás
            Tomás

            O estranho é que és o único com uma atitude que não respeita os outros e que mostra não suportar o que os outros dizem. Em vez de argumentar com ideias e factos preferes atacar as pessoas

          11. Avatar de Tomás
            Tomás

            RATAX, só para veres…
            “The FBI director also said the purchased tool worked only on a “narrow slice of phones” that does not include the newest Apple models, or the 5S.”
            resumindo a técnica só funcionará com iPhones antigos e tendo em conta o que se sabe sobre encriptação, é quase certo que mesmo nos mais antigos só será eficaz com PINs e passwords fracas.
            money.cnn.com/2016/04/07/technology/fbi-iphone-hack-san-bernardino/index.html

  26. Avatar de JV
    JV

    “nós queremos esta ferramenta para só utilizar neste iphone”.

    aqui está! agora que têm como entrar, já usam para quando bem lhes apetecer.

  27. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    1- O FBI está de parabéns ao ter conseguido por meios próprios, mesmo recorrendo a “outsourcing”, aceder a informação pertinente contida num smartphone que se encontrava nos termos legais e processuais para efeitos de investigação à sua custódia, relativo a um caso tão relevante de segurança nacional como o ocorrido em San Bernardino. Não vem mal nenhum ao mundo, bem pelo contrário, que o FBI possa aceder a informação dos “smartphones” e outros equipamentos que a coberto da lei ou decisão judicial se encontrem à sua custódia para efeitos de investigação, é aliás de sua atribuição, competência e dever.
    Também nada a dizer sobre o facto do FBI se prestar a colaborar com outras instituições com poderes investigatórios similares, o difícil seria aceitar que estas não partilhassem entre si o seu conhecimento;

    2- A Apple está igualmente de parabéns ao não ter vacilado na batalha legal que teve de travar com o FBI na medida em que este, mais do que obter colaboração num caso concreto, pretendia ter um acesso generalizado a todos os smartphones a custo de uma vulnerabilidade geral a ser implementada em todos os aparelhos, mesmo aqueles não objecto de qualquer mandado ou investigação, fazendo perigar a privacidade dos seus clientes objecto de protecção legal, batalha esta que não é coisa pouca quando do lado de lá está toda máquina do governo dos USA.

    “STATUS QUO” ACTUAL :
    A partir de agora o FBI tem pleno controlo da informação de telemóveis à sua custódia para os efeitos legais.

    Por seu turno os clientes da Apple mantêm mesmíssima privacidade que já detinham desde que os seus aparelhos não vão parar às mão do FBI a coberto da lei ou decisão judicial.

    Assim, tal como eu preconizei num comentário antes de conhecido este desfecho, o acesso a informação num caso concreto pôde pacificamente coexistir com o respeito integral da privacidade dos restantes.Atrevo-me a dizer ainda que, se eu tivesse no lugar de Tim Cook, não forçaria muito mais a barra e não alteraria muito mais o “satus quo” presente, a menos que supervenientes circunstâncias muito extraordinárias atentatórias do direito à privacidade a tal obrigassem ou justificassem .
    PARABÉNS FBI – PARABÉNS APPLE

  28. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    1- O FBI está de parabéns ao ter conseguido por meios próprios, mesmo recorrendo a “outsourcing”, aceder a informação pertinente contida num smartphone que se encontrava nos termos legais e processuais para efeitos de investigação à sua custódia, relativo a um caso tão relevante de segurança nacional como o ocorrido em San Bernardino. Não vem mal nenhum ao mundo, bem pelo contrário, que o FBI possa aceder a informação dos “smartphones” e outros equipamentos que a coberto da lei ou decisão judicial se encontrem à sua custódia para efeitos de investigação, é aliás de sua atribuição, competência e dever.
    Também nada a dizer sobre o facto do FBI se prestar a colaborar com outras instituições com poderes investigatórios similares, o difícil seria aceitar que estas não partilhassem entre si o seu conhecimento;

    2- A Apple está igualmente de parabéns ao não ter vacilado na batalha legal que teve de travar com o FBI na medida em que este, mais do que obter colaboração num caso concreto, pretendia ter um acesso generalizado a todos os smartphones a custo de uma vulnerabilidade geral a ser implementada em todos os aparelhos, mesmo aqueles não objecto de qualquer mandado ou investigação, fazendo perigar a privacidade dos seus clientes objecto de protecção legal, batalha esta que não é coisa pouca quando do lado de lá está toda máquina do governo dos USA.

    “STATUS QUO” ACTUAL :
    A partir de agora o FBI tem pleno controlo da informação de telemóveis à sua custódia para os efeitos legais.

    Por seu turno os clientes da Apple mantêm mesmíssima privacidade que já detinham desde que os seus aparelhos não vão parar às mão do FBI a coberto da lei ou decisão judicial.

    Assim, tal como eu preconizei num comentário antes de conhecido este desfecho, o acesso a informação num caso concreto pôde pacificamente coexistir com o respeito integral da privacidade dos restantes.Atrevo-me a dizer ainda que, se eu tivesse no lugar de Tim Cook, não forçaria muito mais a barra e não alteraria muito mais o “satus quo” presente, a menos que supervenientes circunstâncias muito extraordinárias atentatórias do direito à privacidade a tal obrigassem ou justificassem .
    PARABÉNS FBI – PARABÉNS APPLE

  29. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Já agora apenas para me entreter : O FBI não desencriptou ainda os dados. Apenas consegui acesso aos dados ainda encriptados.
    A comunidade está mais ou menos convencida que foi através de flash copy.

    Abc

  30. Avatar de ars
    ars

    avisaram que isso iria ocorrer, foi a justificativa da apple ao rejeitar dar uma master key pro FBI… eles falaram que só iria ser usado uma vez… 1 semana depois já tem um pai pedindo o desbloqueio e essa banalização da privacidade… big brother…1984…. Jamais confie no governo, nenhum deles. Este é o mal da humanidade

    1. Avatar de RATAX
      RATAX

      Um Pai que quer preservar as memórias de um filho adolescente falecido após lutar contra um cancro.
      No teu entender uma “banalização da privacidade”!
      Onde é que está o mal? Será que esse Pai também não pode ler o diário do filho caso este o tenha deixado escrito em papel?
      Aliás, os pais são os legítimos herdeiros daquele filho e, como tal, também legítimos herdeiros do iphone que lhe pertencia. Neste momento são os legítimos prioritários do bens deixados por morte do filho menor de idade.
      Qual é o problema de quererem ter acesso a fotografias e outros documentos para perpetuarem a sua memória?
      Eu não quero saber o que é perder um filho. Era bom que ninguém sentisse a necessidade daquele pai.

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Troquem as códigos em vida que é o que eu faço !!

        Abc

  31. Avatar de sakura
    sakura

    resta saber que mais tem a key….. china? Russia? ….etc.
    lol parece um https://pt.wikipedia.org/wiki/Forma%C3%A7%C3%B5es_tipo_queijo_su%C3%AD%C3%A7o

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      quem é que te diz que têm uma “key”?

  32. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Chupa Apple – a marca que defende criminosos.

  33. Avatar de Tico
    Tico

    FBI muito bom, malha neles…