Faturas têm de ter todas código QR a partir de janeiro de 2022

109 Comentários

A partir de 1 de janeiro de 2022 todas as faturas emitidas pelos comerciantes e prestadores de serviços terão de ter um código QR. O objetivo deste elemento é ajudar os contribuintes a comunicar, eles próprios, ao Fisco o conteúdo das suas faturas.

De relembrar que esta medida foi criada em 2019, juntamente com duas outras, a aposição de um código único de documento (o chamado ATCUD) e a comunicação das séries de faturação às finanças.

Faturas têm de ter todas código QR a partir de janeiro de 2022


Código QR facilita a submissão de faturas

Com a reprovação do Orçamento de Estado para 2022, mantém-se a inclusão obrigatória do QR Code em todas as faturas e documentos fiscais, a partir de 1 de janeiro de 2022. Esta medida foi criada em 2019, juntamente com o código único de documento (o chamado ATCUD) e a comunicação das séries de faturação às finanças.

Estas duas medias estão adiadas para 2023 segundo revela o Jornal de Negócios. De relembrar que em 2021 foram criados incentivos fiscais para as empresas. Segundo revela o jornal, foram várias as empresas que avançaram, mas agora em 2022 passa a ser obrigatório.

Faturas têm de ter todas código QR a partir de janeiro de 2022

Como referido, a ideia do código QR é facilitar o cumprimento voluntário por parte dos contribuintes, por exemplo, usando a app e-fatura. De referir que atualmente, se a fatura tiver código QR, já é possível comunicá-la ao fisco. No entanto, a fatura tem de ter NIF e tal mantém-se em 2022. O sistema só ficará a funcionar na totalidade quando as faturas vierem com o ATCUD.

O ATCUD tem o formato “ATCUD:CodigodeValidação-NumeroSequencial” e a sua legibilidade deve ser garantida, independentemente do suporte em que seja apresentado ao cliente, pelos produtores e utilizadores de programas informáticos de faturação e outros meios eletrónicos de faturação, bem como as tipografias autorizadas.

O que acham desta medida?

Comentários

109

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MS
    MS

    Chamado ATCUD e não ACTUD, abraço e bom trabalho

  2. Avatar de RatazanaDoPunjab
    RatazanaDoPunjab

    Não peço facturas de nada, a não ser em casos específicos devido à garantia.
    Vou ao supermercado e não quero facturas nem NIF nem nada.
    Só quero saber quanto tenho a pagar e ver a lista de compras a ver se bate tudo certo.
    Às vezes há produtos em promoção na prateleira e na cx paga se sem promoção.
    Esquecem se….

    1. Avatar de Adeus
      Adeus

      Mas devias. Há muita fuga aos impostos.

      1. Avatar de RatazanaDoPunjab
        RatazanaDoPunjab

        A fuga aos impostos não é feita por supermercados.
        Esses são muito controlados.
        O problema maior são certas actividades e ou comunidades.
        Mas enfim, nem vale a pena estar a explicar…
        Preocupar com o superficial e ignorar o essencial.
        Tempos modernos…

      2. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Sem ser na restauração (onde, mais de, 90% das vendas não são registadas) e na actividade nocturna (onde uma noite com 800 entradas dá 200 euros de receita no bar com o custo dos produtos vendidos ultrapasse os 20000 euros) , nas outras é mais fácil registar 60 contas de telemóveis, 5 voltas à Terra em ajudas de combustível e despesas de 20 automóveis, mesmo que a empresa tenha 9 funcionários e 4 dirigentes.

        1. Avatar de Xnelox
          Xnelox

          “5 voltas a terra em ajudas de combustível “ LOL . A tributação é mais reduzida nas ajudas de combustível, por isso é que se faz essas voltas todas a terra 🙂

        2. Avatar de Luis M
          Luis M

          Que exagero, O pessoal das finanças não anda a dormir, uma empresa que não dê lucro 3 anos seguidos é logo fiscalizada.

    2. Avatar de Jonny
      Jonny

      Teu nome diz tudo…

      1. Avatar de RatazanaDoPunjab
        RatazanaDoPunjab

        Johnny, provavelmente andava vc de fraldas borradas e já eu pagava impostos.
        Todos os meses lá vão mais de 500 paus em descontos.
        Quer mais?
        Não sou polícia do estado.

        1. Avatar de Jonny
          Jonny

          Se calhar vives a conta do sistema…

          1. Avatar de RatazanaDoPunjab
            RatazanaDoPunjab

            Johnny, trabalho desde os 18 anos e tenho quase sessenta.
            Se isto é viver à conta do sistema, vou ali e já venho.
            O sistema vive é à minha conta, isso sim.

        2. Avatar de cK
          cK

          Com essa atitude de não colocar NIF em nada, o Estado agradece. A dedução que poderias fazer das mesmas em sede de IRS fica para o estado. Mais, como já foi dito aqui, dá aso a mais fuga de impostos por parte das empresas. Dito isto, está a fazer co que os outros enriquecam. Força aí!

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Fatura com ou sem NIF é igual em termos de fuga, em ambas as situações não há fuga alguma.

          2. Avatar de RatazanaDoPunjab
            RatazanaDoPunjab

            Conforme já disse antes, não é nos supermercados e nas lojas de cuecas que se verificam as fujas aos impostos, pelos menos as relevantes.
            As que realmente causam danos em termos fiscais estão noutros patamares.
            Mas pronto, ponha lá o NIF no saco de batatas que comprou e deixe os tipos dos Panama Papers descansados que são uns anjinhos.

      2. Avatar de PeterSnows
        PeterSnows

        O teu também.
        Não sabes argumentar, mas só ofender ?

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Por isso é que serve a fatura. Para reclamações de preços errados, exigem a fatura.

      1. Avatar de RatazanaDoPunjab
        RatazanaDoPunjab

        Nos supermercados, pelo menos onde vou, apenas perguntam se quero colocar o NIF.
        Entregar a facturas das compras é uma questão que nem se coloca porque é sempre entregue.
        A máquina registadora regista tudo o que é passado no leitor do código de barras…

    4. Avatar de Luis
      Luis

      Pois e depois também a anormais que pedem fatura por tudo e por nada e queixam se que as coisas estão caras pois pudera querem fatura mas não querem pagar impostos tipico do tuga mediocre

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      “em 2022 fique suspensa, quanto à comunicação de séries e à obrigação de aposição
      do código único de documento (ATCUD), a obrigatoriedade do disposto no n.º 3 do
      artigo 7.º e no artigo 35.º do Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15 de fevereiro, na sua
      redação atual, sendo a aposição do ATCUD em todas as faturas e outros documentos
      fiscalmente relevantes considerada facultativa;”

      1. Avatar de PAULO SILVA
        PAULO SILVA

        e os pequenos retalhistas que passam faturas à mão ainda?? como fica?

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Ainda é legal passar faturas manuais? Tanto quanto sei tem de ser já tudo informatizado. E pelo que sei nos tempos em que era possível faturas manuais, um livro de faturas é uma pequena fortuna.

  3. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Sinceramente a impor o software gov aos contribuintes 🙁 Esqueceram se de que nem todos usam smartphones ou têm dinheiro para o comprar e só aqui inviabiliza o código QR.

    1. Avatar de k
      k

      A única coisa que é imposta é o software certificado pelo governo ao comerciante, mas isto não é nada de novo, já é assim prai 2013, com todos os requisitos legais que vêm atrás. Como o que as faturas emitidas têm que ter código QR a partir de 2022. E já tivemos o ano de 2021 inteiro para opcionalmente ir preparando, até com benificios fiscais para quem aderisse atempadamente.

      Ao consumidor, nada disto te é imposto. Fazeres a comunicação desta maneira (ou de todo) é opcional. O QR é só uma forma de te facilitar a vida, como consumidor, se quiseres comunicar às finanças a fatura que te acabaram de passar. É algo que já podias fazer à muitos anos, mas dava mais trabalho porque tinhas que ir ao site regista-la. Agora, se quiseres fazer isso é só apontar pra lá o telefone com a app e está feito.

      Não ter smartphone é o que inviabiliza isto? A grossa maioria das pessoas a quem interessa comunicar uma fatura usa um smartphone. E há smartphones a partir de 50€, se tens um telemovel de qualquer espécie, só não compras uma variante smartphone se não quiseres. E mesmo se não uses ou queiras um smartphone (podes simplesmente não gostar e estás no teu direito) mas ainda queres comunicar o documento, podes sempre ir ao site, pedir ao contabilista ou até ir diretamente a uma repartição das finanças.

      Se queres algo que “inviabilize” o QR vai ser a própria vontade do consumidor em comunicar, a grande maioria não vai querer saber, como sempre.

      Ou então podes-te queixar de que, legalmente, as finanças mandatam que o QR tem que ter 3x3cm com 0.25cm de margem de segurança a toda a volta, o que nos documentos em formato de talão quase sempre significa que o comerciante vai “desperdiçar” mais 3cm de papel por fatura, o que obriga a mais gastos, desperdícios em papel, pouco ecológico, etc. Ainda a bocado fui ao continente, comprei literalmente 2 artigos, saí de lá com uma brutalidade de papel E eles ainda nem sequer implementaram o QR.
      Já agora há muito software/empresa por aí que não cumpre com os requisitos legais para o tamanho, não percebo muito como.

      Está aqui um PDF direto das finanças com toda a info sobre o QR:
      https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/Novas_regras_faturacao/Documents/Especificacoes_Tecnicas_Codigo_QR.pdf

      Há pessoas reclamam só por reclamar. Pelo menos informem-se primeiro para reclamar de algo que faça sentido.

      1. Avatar de Valter Silva
        Valter Silva

        Os tais benefícios fiscais é só para quem tem contabilidade organizada (pagamento de IVA)… regime simplificado não tem direito.

        1. Avatar de Luis M
          Luis M

          exatamente e só tem beneficio caso a empresa tenha lucro, ou seja o beneficio que o estado dá é deixar de pagar x% de imposto sobre o lucro tributável da empresa

        2. Avatar de José Crespim
          José Crespim

          No regime simplificado podes também ter atividade sujeita a IVA, é só querer.

      2. Avatar de Trabalhdor Independente
        Trabalhdor Independente

        Pois!
        Infelizmente nem a AT está preparada. As faturas emitidas online, no Portal da AT, ainda não têm códigos nenhuns.

        1. Avatar de Valter Silva
          Valter Silva

          O Governo prometeu disponibilizar um software gratuito para estes casos… esperemos que chegue com alguma antecedência, a fim de as micro-empresas e trabalhadores independentes em janeiro de 2023 estarem já aptos a emitir faturas legais através da AT.

      3. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Tenta por um smartphone nas mãos de um idoso de 70+ que more numa aldeia e logo vês o que acontece (“tome lá esta geringonça que eu não sei mexer nisto.”).

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Esse idoso de 70+ também não vai inserir faturas no E-Fatura de modo algum, pelo que com ou sem QR code vai dar ao mesmo.

      4. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Esses do Continente até possuem sistema de faturação eletrónica, para poupar papel e o ambiente. No entanto depois a caixa emite sempre um talão com publicidade a promoções. Ou seja, poupam no papel da fatura, mas gastam em papel para promoções. Não faz sentido nenhum, e perverte totalmente o objetivo da fatura eletrónica. Esse tipo de publicidade/campanhas podem certamente enviar pela App do Continente ou e-mail.

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      99,9999999999% das facturas são enviadas pelos comerciantes.
      Em cada milhão de facturas, enviadas pelos clientes, 999999 tem erros graves que impossibilitam o seu registo, pois o cliente não percebe a informação lá incluída. Foi devido a isto que avançaram com o QR code, pois evita que o cliente envie uma factura de 88746333 euros, que é o número da factura.

      1. Avatar de PORTUGAL
        PORTUGAL

        Eles avançaram porque há portugueses inteligentes, com as calças do meu pai também sou muita bom.

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O código QR vem acabar com problemas de faturas em duplicado. O que sucede é que alguns contribuintes nem sabem que as faturas só são comunicadas à AT, até meados do mês seguinte, logo demoram tempo até aparecer no portal E-Fatura. E há uns apressados que chegam ali e inserem manualmente a fatura. O problema é que nem sempre bate certo. Imaginemos que o software de faturação gera FAC1/563, e o contribuinte vai lá e coloca FAC 1/563, esse espaço aí faz toda a diferença e vai gerar uma divergência na AT. E isso sucede mais do que se possa imaginar. Com o código QR acabam esses problemas.

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Mas para quê ?? Isto vai levar os pequenos comerciantes a um esforço tremendo.Que estupidez,caramba. 😐

    1. Avatar de Xnelox
      Xnelox

      Não vamos exagerar, é o custo de uma atualização do software e serviço de instalação/configuração, vamos mandar um preço médio de custo por alto aí na cada dos 300€. Se a empresa não pode pagar esse valor então tem um negócio que não tem qualquer viabilidade

      1. Avatar de Valter Silva
        Valter Silva

        micro empresas que o Chefe é o único trabalhador (nunca tem subsídios de ferias ou natal), mal consegue ter um ordenado mínimo completo todos os meses.. achas mesmo que pagar 300€ por material informático que só existe para passar um papel com um código de uma prestação de serviços realizado… (sapateiros, esteticistas, canalizador e etc…). Podes ter razão, mais vale fecharem e viverem de subsídios é este Portugal que desejamos… Boas festas

        PS: Existe um despacho do governo que atrasa esta medida para Janeiro de 2022.

        1. Avatar de Antonio Ferreira
          Antonio Ferreira

          @Valter, acabaste de referir as áreas de negocio que mais fogem aos impostos, prestam os serviços, fatura nem vê-la e o dinheiro vai todo para os bolsos.

          1. Avatar de Valter Silva
            Valter Silva

            Não é verdade, existem alguns que fazem isso mas também não fazem descontos… e viverão miseravelmente no futuro com pensão mínima. O Estado não se preocupa muitos com estes pequenos comerciantes, pois se não trabalharem, custarão ainda mais ao estado com o subsidio de rendimento mínimo(O Covid provou a esses trabalhadores que mais vale descontarem pois assim ficam desprotegidos)… Os grandes capitais, através de offshore que fogem com MILHÕES ao Estado, esses é que o Estado tem de perseguir… Neste momento o Estado que informatizar tudo para ser tudo mais simples, rápido e com peso menor para o Estado, através de empresas privadas de faturação… O Governo tinha prometido um sistema gratuito para as pequenas e micro-empresas…. esperemos que isso aconteça.

        2. Avatar de Valter Silva
          Valter Silva

          * Janeiro de 2023

          1. Avatar de Antonio Ferreira
            Antonio Ferreira

            Não é verdade ? vai la a um cabeleireiro, paga, e vê se ele te da uma fatura ? vai lá á ao mecânico fazer a revisão do carro (não da marca) e vê la se te dão uma fatura. Vai lá á tasca do lado almoçar, e vê la se te dão fatura ? Não é á toa que os fiscais andam ai sempre a bater nos mesmos, ou seja, cabeleireiros, oficinas auto, esteticistas e afins. Alias, até tens benefícios fiscais no irs se tiveres despesas nestes ramos, por alguma razão eles existem. Estes “pequenos” comerciantes, na sua reforma, a ninharia que recebem do estado nem precisa dele, pois o que meteram ao bolso enquanto trabalhadores, deu para comprar casas, carros, ir de férias á grande, etc. Como informático que sou, e instalador de um software de faturação certificado, conheço “paletes” de casos destes. O estado quer é os pequenos negócios, pois os grandes não conseguem “fugir” não passando faturas.

          2. Avatar de Luis M
            Luis M

            isso é o ATCUD e não o QRCODE

          3. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Pede então um orçamento a um canalizador ou eletricista ou mecânico, e dizes que queres fatura, podes é esperar sentado até ele aparecer, falas em fatura parece o diabo a fugir da cruz.
            Eu tenho casas arrendadas legalmente com contratos registados nas finanças, e quando há algum problema em que preciso dum destes serviços é uma carga de trabalho, alguns até lá vão dar o orçamento, e sempre a tentar convencer-te a não pedir fatura, e quando vêm que realmente queres, não te enviam orçamento nenhum, mas foram lá gastar tempo e €€ na deslocação.

          4. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            Fui a um cabeleireiro e ele passou me fatura com o meu nif!! Num ano antes da pandemia o puxador da porta do automóvel partiu-se mandei
            arranjar e passou fatura com nif.
            Portanto não tomes umas árvores pela floresta toda.

          5. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Só não faz descontos quem não quer. Qualquer comerciante pode fazer descontos para a Segurança Social.

        3. Avatar de xnelox
          xnelox

          Valter Silva, se um socio gerente de uma micro empresa (e suponho que seja o único trabalhador) passado 2 anos de existência não recebe um ordenado mínimo e subsidio de ferias e natal, eu sugiro que trabalhe por conta, ou então não precisa de ganhar dinheiro e é só um hobby, é a minha perspectiva.

          1. Avatar de xnelox
            xnelox

            Errata* sugiro que trabalhe por conta de outrem

      2. Avatar de Luis M
        Luis M

        mais o preço da impressora de talões, sim porque as antigas não térmicas que funcionam ás mil maravilhas embora mais lentas já não conseguem imprimir o QRCODE

      1. Avatar de PAULO SILVA
        PAULO SILVA

        não tem relatórios / mapa existencias etc…
        o barato sai caro! com o custo de 75 eur + iva por hora na assistência, ao primeiro problema acabamos por aderir ao plano pago… (120 eur + iva por ano).

        1. Avatar de PAULO SILVA
          PAULO SILVA

          também tem o software da wintouch com versão POS:

          http://www.wintouch.pt

        2. Avatar de xnelox
          xnelox

          Paulo Silva, uma pergunta, és dos que defendem que o trabalho dos outros tem de ser grátis, à excepção de quem está a defender essa ideologia ?

        3. Avatar de jota
          jota

          Não tem relatório/mapas existenciais?
          deves ter um problema grave ou trabalhas na concorrência.

      2. Avatar de xnelox
        xnelox

        Usei durante 1 ano, fazia tudo o que era necessário, recomendo

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Portanto Smartphones, pacotes de dados ou Internet em casa passará a ser oferecido pelo estado.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Para quê? 99,999999% das facturas são enviadas pelos vendedores.
      Pior, é que em cada milhão de facturas enviadas por clientes, 999999 tem erros na introdução de dados, que cria muitos problemas nas bases de dados.
      99% dos portugueses não sabem que devem esperar 30 a 60 dias para validar as facturas. Ao cabo de 60 dias, se a factura não aparecer é que deve ser enviada manualmente e ser guardada durante 3 anos.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Para submeteres as faturas agora no portal E-Fatura já precisas de Internet, portanto não vejo qual o problema agora…

  6. Avatar de Test User
    Test User

    Sinceramente deveriam preocupar-se em acabar com Java .
    Modernização é sempre para outros.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Sim. Concordo plenamente.
      Não faz sentido ter que usar browsers desatualizados…

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Essa é que é certa, não faz sentido nenhum terem acabado com o Java para submeter o IRS, e ainda usem o mesmo para enviar o SAF-T.

  7. Avatar de Joca
    Joca

    Mais uma atualização de Software e as empresas a “inchar” mais uma vez!

    1. Avatar de Fo
      Fo

      Quem incha é quem tem de programar esta treta toda, as empresas só têm de atualizar.

      1. Avatar de Valter Silva
        Valter Silva

        a atualização tem sempre um custo anula de entre 80€ a 150€… e será sempre assim todos os anos… o software mesmo que não haja alteração à lei obriga a pagar licenciamento anual.

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Normalmente já está incluído no preço dos softwares no mercado. Contratas um software certificado. Para ser certificado precisam disto, logo eles é que têm de disponibilizar. Se não, muda de software/empresa que vão tentar “chular” noutras coisa…

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Mais trabalho e €€€ para os programadores. Também sao gente

  8. Avatar de Joca
    Joca

    As Finanças ou AT em Portugal, trabalham de forma ditatorial…. Mas há quem chame a isto democracia…

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Concordo, contudo, continuamos a aumentar a fiscalização sobre aqueles que têm atividade devidamente declarada
    Para quando medidas de combate à economia paralela?

    1. Avatar de RatazanaDoPunjab
      RatazanaDoPunjab

      Ricardo, não diga isso, olhe que é racismo, não se pode dizer…
      Veja lá que a polícia está nas feiras, o pessoal que lá está a facturar na venda de material contrafeito e veja lá se eles vão querer saber se o comerciante passa factura e se tem o software devido. Lol….
      Este país é uma anedota.

  10. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Ar code, atcud (que ainda está em pausa), assinatura digital qualificada, fatura eletrónica para administração pública… tanta treta e nos outros países até faturas tiradas num guardanapo servem, algo está mal

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      em que países?

      1. Avatar de HappyChristmas
        HappyChristmas

        Olha que ele não disse nenhuma mentira. Vai a certos restaurantes no Reino Unido e pede uma factura, e escusas de pedir com NIF 😀

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          eu não tava a dizer que era mentira, só queria saber onde 🙂

      2. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        Nos Países Baixos, onde eu tenho empresa, as faturas só precisam de conter informações simples como o número, data de emissão, nome, morada e os produtos vendidos com o custo unitário e a taxa de IVA aplicada.

        Eu simplesmente tenho uma folha em Excel que so tenho que escrever os serviços e as horas. A partir disso gero uma fatura que guardo em PDF para enviar ao cliente. Eu gero em média 2 faturas por mês, não preciso de software de contabilidade.

        Em Portugal é tudo regulado com software licenciado, uploads para o site das finanças mas no final a evasão fiscal continua a ser um problema. Eu acho que a solução não passa pelas faturas, existem formas mais eficazes para investigar movimentos ilícitos de dinheiro.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          É por isso mesmo que os Países baixos o desporto nacional é a fuga aos impostos.

          1. Avatar de Keyboardcat
            Keyboardcat

            Duvido. Passa por cá e depois vez o investimento e a qualidade das infra-estruturas.
            Já para não falar de ser o país que contribui mais por capita para o orçamento europeu. Enquanto Portugal está nos 4 maiores beneficiados.

            Mas pronto, deves ter razão. Para o ano com a faturas com QR code vamos ver a economia Portuguesa a crescer com todos esses novos contribuintes.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não só para a administração pública, há grandes empresas que exigem faturação eletrónica aos seus fornecedores.

  11. Avatar de Teresa Gomes
    Teresa Gomes

    Mais um contributo para o aquecimento global…

  12. Avatar de Oscar
    Oscar

    Cabeleireios, Mecanicos, Canalizadores, Trolhas, Advogados, Eletricistas, Explicadores, Empresas de Administração de Condomínio,…. Algumas das profissões que nem passam fatura (pedes e simplesmente não te fazem o trabalho ou dizem que acresce +23% ao preço indicado).
    Também conheço lojas dos chineses que têm trabalhadores e isenção de IVA (para negócios com volume anual inferior a 10.000€), como é possivel faturarem tão pouco.

    Há muita economia paralela, isto não resolve nada, acrescenta mais burocrácia sobre o contribuinte (aquele que já paga). Porque não tributam a propriedade, como é possível pessoas sem rendimentos ou com poucos rendimentos terem “aquela casa e aquele carro”.

    1. Avatar de RatazanaDoPunjab
      RatazanaDoPunjab

      Oscar, então e os Panama Papers?
      Gente com milhões em offshore, e ninguém quer saber disso?
      Depois vêm falar nos canalizadores e trolhas.
      Quer dizer, só os ricos é que podem fugir ao fisco?
      Os pobres não podem?

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isenção de IVA nem sempre é bom, porque também não conseguem deduzir IVA de despesas…

  13. Avatar de DFS
    DFS

    Isto tem 2 vantagens. Privacidade, não é necessário dar o número de contribuinte ao comerciante para se ter benefício. Muitos comerciantes só declaram as faturas com nif. Com esta medida o comerciante não sabe se o cliente vai adicionar ou não a fatura no sistema, pelo que tenderá a declarar todas as faturas emitidas com e sem NIF.
    Isto obviamente não vai resolver quem está fora do sistema, aí as medidas tem de ser outras, mas também depende de todos nós como clientes.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Obriga a dar o NIF. Se registar uma factura para a qual não deu o NIF (que se chama Venda a dinheiro), podes ser acusado de burla informática e fraude fiscal, pois está a usar uma factura que não foi pedida por si, além de enganar as finanças e querer abusar do sistema de deduções.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        O que não falta por ai é programas que anulam faturas que sejam emitidas mas sem NIF, alias em tempos ouvi histórias de vendedores que diziam que só conseguiam vender programas porque tinham sempre uma pen mágica para anular este tipo de faturas.

        1. Avatar de Luis M
          Luis M

          é verdade mas agora com a chave de certificação já não é bem assim

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Como é que só declaram as faturas com NIF? E o que fazem com as outras? Emitem notas de crédito? Se está faturado, vai no SAF-T, seja com ou sem NIF. Quem não quer declarar, simplesmente não fatura. Isto do QR code é mais útil para o contribuinte do que para o consumidor. E depois quando o ATCUD for implementado, ajuda aqueles casos em que a pessoa se esquece de pedir com NIF ou pede com NIF e veio como consumidor final.

  14. Avatar de Rui Carriço
    Rui Carriço

    Se obriga a ter NIF não ajuda nada.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Claro que ajuda. Se por algum motivo a fatura não aparecer no E-Fatura é muito mais simples de introduzir.

  15. Avatar de Tiago0
    Tiago0

    1) Mas existe alguma app para ler o qr code e introduzir a fatura no portal das finanças?
    2) Uma fatura sem NIF pode ser introduzida?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      1) Existe uma app da AT, não sei se já tem a leitura de QR code ativo porque não uso essa app
      2) Por agora não, só quando entrar em vigor o ATCUD.

  16. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    Vou ao mecânico pequeno para fatura vou ao cabeleireiro não paga factura vou ao eletricista auto não paga factura tem muita gente a fugir ao fisco eu se puder denunciar não tenho problema

    1. Avatar de Luis M
      Luis M

      a mim preocupa-me mais os milhões e milhões que passam para offshores, os milhões da corrupção etc etc. agora o pequeno comerciante se foge um pouco, não é com esse pouco que vai fazer fortunas, e é com esse pouco que faz algum lucro

      1. Avatar de RatazanaDoPunjab
        RatazanaDoPunjab

        Luís M, aleluia, haja alguém sensato.
        Volto a repetir, devem andar a meter alguma cena marada na água.
        O pessoal não pensa, não sabe analisar.
        Preocupam se com o pequeno e não vêm o filme como deve de ser.
        Uma tristeza…
        O que vale é que de vez em quando lá aparece alguém que diz algo de jeito.
        Ainda há esperança…

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Lembrem-se que em Portugal é composto por pequenas e medias empresas, e são estas que mais fogem aos impostos, eu pago os meus impostos porque que os outros não pagam?
          Juro que não consigo compreender a forma de pensar das pessoas que acham que é normal fugir aos impostos, devem ser os mesmo que confundem o dinheiro gerado pela sua empresa com dinheiro seu, fui eu que fundei a empresa então o dinheiro é meu.
          Não gosto de pagar impostos, mas tenho a nução que é graças aos meus impostos que há camas de hospitais, que há escola publica em que os livros são grátis, que se por algum motivo perder o emprego tenho quem me ajude a levantar novamente, pago impostos mas tanho direitos, que por sinal é uma mais valia nunca vir a precisar deles.

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Talvez se o Estado não ficasse com 23% do valor de uma venda, ajudasse a que houvesse menos fuga… Além disso, os impostos em Portugal são mal geridos, as pessoas pagam impostos e está tudo cada dia pior. Quem é que tem vontade de pagar impostos assim?

      2. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        @Luis M, 80% do tecido empresarial Português é Micro e Pequenas empresas

        1. Avatar de Luis M
          Luis M

          mas repare bem os comerciantes onde podem fugir alguma coisa é nos serviços, porque as mercadorias têm que comprar com fatura logo têm de faturar quando vendem. portanto logo aqui já estamos a reduzir muitos negócios nesses 80%. Depois a questão que se põe aqui é obrigar o comerciante a atualizar o software (se não tiver contrato de atualizações) e por vezes adquirir novos equipamentos (mais desperdício), sendo que para o QRCODE ser utilizado o comerciante tem de passar a fatura logo já não está a fugir.
          Mas para mim o que mais me revolta é que o estado obriga esses 80% a cumprir ou leva no pêlo, mas depois vemos casos de fugas enormes todos os dias e que praticamente não lhes acontece nada

          1. Avatar de Antonio Ferreira
            Antonio Ferreira

            certo Luis, mas qual é o problema de comprar com fatura ? vende sem fatura, ganha a margem de lucro normal mais o valor do IVA ficando para a AT com o material em stock. Chega ao final do ano, quando for comunicar em janeiro o inventario, envia-o martelado, e pronto, questão resolvida. Como a AT não tem capacidade em termos de recursos humanos de fiscalizar todas as empresas, não há problema. E mesmo que lhe saia a rifa de ser fiscalizado, o que a empresa mete ao bolso chega e sobra para pagar as ridículas coimas.

          2. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Se tiver volume de negócios que não obrigue a ter stocks, pode não faturar produtos. Claro que não pode ser tudo senão dá muito nas vistas.

          3. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Lá por haver fuga não quer dizer que Page 0% de impostos, são coisas diferentes, eu começo a pensar que o pessoal diz mal porque nunca saiu aqui do retângulo, experimentem viajar e sair das capitais dos países europeus, já nem vos peço para ir para o continente Africano ou Asiático, e vão ver como são os países que pouco fiscalizão
            Eu acho que alguns serviços pagos pelos nossos impostos são demasiado caros, mas estamos num dos países mais seguros do mundo, com um dos melhores serviços de saúde, o nosso sistema de educação é reconhecido internacionalmente, mas acham que os impostos pagos são mal geridos.
            Vivemos num país fantástico mas não é perfeito, deviam de apreciar mais o maravilhoso cantinho que aqui temos

  17. Avatar de RatazanaDoPunjab
    RatazanaDoPunjab

    Só para rematar este assunto, com o Estado que temos e com os dirigentes cá do burgo, acho que mesmo que caíssem a cada minuto 60 fardos de notas de 200 euros cada uma, em que cada fardo pesasse 20 toneladas e que caíssem sem parar durante 20 anos, o dinheiro não seria suficiente.
    Temos um Estado corrupto, despesista, tomado de assalto por clientelas, em que cada vez cobram mais receita e tudo pior do que estava.
    Temos um autêntico saque fiscal, nunca os impostos estiveram tão altos e o dinheiro nunca chega, nunca é suficiente.
    Depois vemos que nada funciona.
    Pergunta que se impõe, que raio fazem ao dinheiro?
    Serviços públicos…desgraça.
    Reformas…desgraça
    Investimento público… desgraça.
    Negociatas milionárias entre governantes , de valores astronómicos…. mais que muitas.
    Acham que vale a pena pagar impostos aqui?
    Recebe 20 gasta 40, recebe 100 gasta 500.
    O problema é que não se consegue ver, eu pelo menos não consigo, onde raio gastam o dinheiro.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Se reparar tudo aquilo que acabou de dizer é assim que nos portugueses vivemos a nossa vida, estamos constantemente a fazer negócios para os quais não podemos pagar, sempre a procura de atalhos e desculpas, todos os motivos são válidos para enganar o patrão para faltar, todos temos IPhone e topos de gama mas só fazemos chamadas, vivemos claramente acima das nossas possibilidades.
      Só temos aquilo que mercemos, e tenho a certeza que se lá estivesse no poleiro fazia iginal ia dar uma mãozinha à família e amigos

      1. Avatar de Milhais
        Milhais

        +1 dois comentarios que realmente metem o dinheiro na ferida. O problema e o governo despesista e cheio de gorduras, o outro e a mentalidade do portugues. A mentalidade de chico esperto, sempre nos esquemas e biscates. Ninguem quer quer pagar impostos mas querem tudo de graca. Reclamam todos da remuneracao da funcao publica mas quando abre vagas e aos milhares para meia duzia de vagas.

  18. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    Os impostos são para pagar seja pouco ou muito não paga tem que ser denunciado e multado de forma exemplar! Nem quero ouvir falar em fuga aos impostos isso é crime!

  19. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Peço desculpa a todos se de alguma forma ofendi alguém com os meus comentários, mas acho que muito dos comentários são injustos, acreditem eu tenho a sorte de poder viajar e conhecer o mundo que me rodeia e é por isso mesmo que digo Portugal é um país fantástico, não é perfeito mas é fantástico
    Há tanta miséria neste mundo mesmo nos grandes países europeus, agora se só visitarmos os pontos turísticos fica difícil de ver.
    Desejo a todos um feliz natal