Fatura de comunicações tem aumentado? Operadoras dizem que não

18 Comentários

Na semana passada a ANACOM lançou o resultado de um estudo sobre as comunicações em Portugal. Segundo o que foi revelado, em Portugal o preço das comunicações aumentou 7,6%, enquanto que na União Europeia diminuíram 9,9%.

As operadoras já reagiram a tal informação dizendo que as conclusões não correspondem à verdade.

Fatura de comunicações tem aumentado? Operadoras dizem que não


A relação entre as operadoras e a ANACOM não é propriamente a melhor. No seguimento do último estudo da autoridade das comunicações, as operadoras já vieram mostrar o seu descontentamento e pronunciarem-se sobre as conclusões.

De relembrar que o estudo refere que… “os principais prestadores de comunicações eletrónicas (MEO, NOS e Vodafone) aumentaram as mensalidades e outros elementos tarifários dos serviços de telecomunicações residenciais em Portugal entre 2009 e 2016, normalmente no início de cada ano”.

Operadoras não concordam com estudo da ANACOM

A Altice Portugal, através do seu CEO, Alexandre Fonseca, referiu que “este regulador não tem condições para continuar e devia ser nomeado através de um concurso público internacional”. Alexandre Fonseca acusa ainda a ANACOM de “preconceitos”. Tal posição tem “prejudicado severamente um setor tão importante para a economia”.

Fatura de comunicações tem aumentado? Operadoras dizem que não

O CEO da Altice diz ainda que a ANACOM tem tomado posições “em troca do seu protagonismo mediático, em troca das capas de jornais e de semáforos verdes na comunicação social”.

Em declarações à Lusa, a NOS sublinhou a “falta de fundamento” do estudo.

É com surpresa que a NOS vê o regulador do setor fazer afirmações gratuitas e tirar conclusões que não correspondem à verdade e primam por falta de sustentação ou fundamento.

É nosso entendimento que o comportamento do regulador é, do ponto de vista institucional, de tal forma inaceitável que não nos merece qualquer comentário

 

Apritel também já demonstrou o seu descontentamento sobre a informação. A Apritel é a voz do setor das comunicações eletrónicas em Portugal. De relembrar que, em novembro, esta entidade apresentou um estudo que refere que Portugal está entre os países europeus com preços de comunicações eletrónicas mais baixos, ocupando o segundo lugar do ranking.

Pedro Mota Soares, secretário-geral da Apritel, referiu, através de um comunicado que…

É com perplexidade que vemos o regulador do setor fazer afirmações e retirar conclusões que não estão corretas e que não levam em conta os critérios bem fundamentados do referido estudo, não contribuindo para o adequado esclarecimento dos consumidores

Leia também…

Portugal é o 2ª país onde se paga menos pelas comunicações! É mentira?

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Costa Rica
    Costa Rica

    Claro que aumentou , pagava pouco mais de 49€ .. este ano já pago perto de 51€

  2. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    A minha factura aumento! ANACOM = submissa das operadoras.

  3. Avatar de Rui M.
    Rui M.

    Aumentou 1€ este ano

  4. Avatar de Oscar
    Oscar

    Todos os dias aparecem notícias pagas dos operadores contra a ANACOM, ou é contra as licenças do 5G, os preços, etc.
    A ANACOM está a fazer o seu trabalho e devia ser mais dura contra a exploração destas empresas, que estão a trabalhar com “acordos secretos” contra o consumidor, os preços são iguais e as condições péssimas. Quanto custa ter internet fibra (sem tv e telefone)?
    Mas o consumidor paga e cala-se, daí eles querem fazer pressão.

  5. Avatar de LSousa
    LSousa

    A minha Aumentou e bastante.

  6. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Eu eu 6 anos, aumentou 5€ (vodafone)

  7. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Eu em 6 anos, aumentou 5€ (vodafone)

  8. Avatar de Jota
    Jota

    As operadores não têm qualquer credibilidade em Portugal! Desde que a Altice chegou a Portugal, é um chorrilho de mentiras! E o pior é que está a contagiar as outras operadoras!

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tenho mais medo das operadoras que do Covid-19

  10. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Eu já comi com 1.5€ de aumento este ano na Meo

  11. Avatar de Hugo
    Hugo

    Há 5 anos que a vodafone não me aumenta 1 cêntimo.

    1. Avatar de Abreu
      Abreu

      E preciso saber fazer o contrato, muita gente não sabe, eu renovo de 2 em 2 anos com a MEO e pago o que ficou estipulado e mais nada, houve um dia que fiquei sem NET 1 noite e tive um mês sem pagar..

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        será que pode explicar como faz? julgo que todos têm interesse

  12. Avatar de informado
    informado

    A mim é sempre a aumentar na Vodafone . Já vai em 34 euros.

  13. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Um notícia paga por um CEO que não tem onde cair morto.

  14. Avatar de PauloT
    PauloT

    Claro que aumentou se comparar-mos preço vs serviços, a uns anos conseguia-se ter entre 2 a 3 Gigas de Internet a pagar +/- 15 euros.
    Se analisarmos o preço após gasto o tarifário então não se fala, aumentou pelo menos para o triplo.

  15. Avatar de Elkido
    Elkido

    Comecei com o Moche de 5€ por mês em 1 de Maio de 2008 quando começou… neste momento já vou em 4.99€ por semana….mas tenho mais plafonds disto e daquilo mas de qualquer maneira aumentou bem

  16. Avatar de João
    João

    O truque é rescindir o contrato 3 meses antes de auto-renovar o prazo de fidelização e esperar que a operadora faça uma proposta decente para que o cliente fique. Quem não se mexe vai sempre acabar por pagar cada vez mais ao longo dos anos. “Quem cala, consente.”