Fatura da luz mais barata para famílias com filhos é de 87,11€

42 Comentários

Paga muito de fatura da luz? Com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, os preços de vários produtos e serviços têm disparado. A energia é um desses serviços, e a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) revelou recentemente qual o serviço mais barato para as famílias com filhos.

A Goldenergy e Endesa são neste momento as únicas comercializadoras com preços da luz mais baixos que o mercado regulado.

Fatura da luz mais barata para famílias com filhos é de 87,11€


Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos,  através do seu mais recente Boletim das Ofertas Comerciais de Eletricidade, um casal com dois filhos que esteja neste momento à procura da tarifa de luz mais barata no mercado livre vai pagar por mês uma fatura de 87,11 euros, com os tarifários Monoelétrico ACP 2022 da Goldenergy.

Em segundo lugar para este consumidor tipo 2 definido pela ERSE surge a Endesa com a sua Tarifa e-luz&gás. O valor mensal é de 93,97 euros.

Combinando luz e gás (ofertas duais), a Goldenergy continua a ser a mais barata (114,86 euros por mês), sendo a única com o preço mais baixo que o regulado (117,84 euros), revela o Jornal de Negócios.

Fatura da luz mais barata para famílias com filhos é de 87,11€

Fatura da luz para casal sem filhos e famílias numerosas (serviço mais barato)

Relativamente a um casal sem filhos, ou seja, consumidor tipo 1,a ERSE revela que há apenas dois comercializadores que apresentam um preço mais competitivo do que a tarifa regulada: a GoldEnergy com um valor de 35,68 euros/mês, que corresponde a um desconto de 6% e uma poupança mensal de 2,39 euros face ao regulado; e a Endesa, com 37,86 euros por mês, menos 1% do que os 38,07 euros mensais no regulado.

Para luz e gás, este cliente paga com a Goldenergy 49,52 euros na fatura mensal e 50,47 euros no regulado.

Para uma família mais numerosa (consumidor tipo 3, quatro filhos): no top 3 está a GoldEnergy com 188,86 euros/mês (desconto de 7% e uma poupança mensal de 14,07 euros face à tarifa regulada”; a Endesa, com 198,68 euros mensais e o mercado regulado com 202,93 euros. 

Combinando eletricidade e gás natural, uma família com mais filhos vai pagar 247,44 euros por mês com a Goldenegy e 248,93 se regressar à tarifa regulada, o que ainda é possível. 

Fatura da luz mais barata para famílias com filhos é de 87,11€

De acordo com o simulador da ERSE, empresas como a EDP Comercial, Galp Power ou Iberdrola, e outras comercializadores de menor dimensão, todas apresentam preços mais caros.

 

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Boa tarde,
    Não sei onde vão fazer essas contas.
    Cá em casa somos 3 (casal mais 1 filho) estou há mais de 2 Anos em teletrabalho sempre em casa com luz ligada e pagamos uma média de 72€ / mês de luz e gás na EDP.
    Todos os meses no dia que informam envio a contagem.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Mesma situação, mas no meu caso sozinho e a media é 35€

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        entao nao é a mesma situacao…

        1. Avatar de Hugo Nabais
          Hugo Nabais

          É que nem tem nada a ver!!!

        2. Avatar de GM
          GM

          ….em casa, em teletrabalho, blablabla. Só é sózinho. É difícil entender?

        3. Avatar de Fusion
          Fusion

          Mesma situação de teletrabalho, casa o dia todo, luzes ligadas…

    2. Avatar de rui
      rui

      é relativo, o cálculo é com um consumo tipo de x kw/dia e dá aquele valor de referência para fazer a comparação com os outros.
      O uso depende das condições da habitação e dos consumos dos equipamentos elétricos que possuem. Eu não gasto os 72€ em média, tenho as águas quentes a gás, o resto é tudo elétrico incluindo 1000km/mês de carro.

    3. Avatar de Paulo Mendes
      Paulo Mendes

      No meu caso, a luz da EDP deve ser mais cara na cidade onde vivo. Pago cerca de 90€ de luz e gás

    4. Avatar de JS
      JS

      Realmente não percebo, aqui em casa somos quatro, e as contas da luz rondam os 58€ mês em média.

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    2 adultos, 2 crianças e almoços sempre em casa para 6 pessoas e acabei de pagar 104€ de luz e gás. Goldenenergy.

  3. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Aqui nem 30€ pago de eletricidade (na Endesa) e somos 2 pessoas.

  4. Avatar de Pinto
    Pinto

    Cá em casa somos 2 adultos e 2 crianças – Eletricidade + Gás = +/- 85 eur mês.

  5. Avatar de Manuel
    Manuel

    O que interessa é saber qual a empresa com o preço kWh mais barato em simples e bi-horária. O resto é treta. Ser um casal com ou sem filhos não interessa para nada.

    1. Avatar de GM
      GM

      Como dizia o outro, mas ao contrário: olhe que sim, olhe que sim. Tenha em casa adolescentes/jovens adultos, e deixe de os ter, e vai ver a diferença de custos. É claro que há consumos em que é independente o nº de pessoas. Outros há que depende do nº de utilizadores, e em que condições.

  6. Avatar de Tonheco
    Tonheco

    E a comichão ainda agora começou, esperem pelo p´roximo ano para juntarem a subidas da Euribor.

    #Vai Ficar Tudo Bem.

      1. Avatar de Tonheco
        Tonheco

        Se o Costa diz que vai é porque vai!

  7. Avatar de luis
    luis

    infelizmente ca em casa, dois adultos, 1 criança e um eletrico pago por norma 130€ mês desde janeiro. Luz e gas da galp

    1. Avatar de João
      João

      Luis, pondere outro comercializador… A Galp é só dos mais caros.
      Goldenergy ou Endesa.

  8. Avatar de GM
    GM

    Já agora, partilho também a minha experiência e valores de custo: Meses de Verão (Maio 2021 a Outubro 2021 – média 58€, GN + electricidade, 2 adultos + 1 jovem adulto + 1 adolescente, com os dois adultos em tele-trabalho e os demais em jogos online); Meses Inverno (Novembro 2021 a Abril 2022 – média 170€). Nos meses de transição, Os valores são intermédios. Os valores/kWh estão muito mais elevados este ano, pelo que dão dá muito para comparar. A flutuação prende-se com a climatização no Inverno, a ausência dela no Verão por não ser necessária, e as AQS no Verão (Abril a meio de Novembro) terem recuros maioritário a solar térmico, nos rentantes meses carece de apoio.

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Quem tem uma empresa que se lixe, ah já sei, passa o valor para o consumidor.

  10. Avatar de Mokaparker
    Mokaparker

    A única coisa que interessa saber é o preço do kWh nos períodos fora de vazio e vazio. O resto das contas é com cada um. Quer gastar menos consome menos.
    As companhias tentam iludir os consumidores com descontos idiotas, subindo o preço do kWh (Endesa), ou então cobram menos na tarifa fora de vazio e cobram mais na tarifa de vazio (Gold Energy).

    Se eu vou comprar pão só quero saber o preço de cada pão… não importa quantos somos em casa.

    Se eu vou comprar energia só quero saber o preço final de cada kWh e também não importa quantos somos em casa.

    1. Avatar de Mokaparker
      Mokaparker

      E já agora… é raro o mês gastar menos de 200€ em energia elétrica.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Já somos dois… Acho incrivel como existem pessoas com contas da Luz de 35 € … Eu Gás e Luz nunca pago menos de 160€ Mensais.. e isto não é de agora.

      2. Avatar de João
        João

        Depende do tamanho da habitação e dos utilitários elétricos. A tarifa bi-horária é uma ilusão a menos que seja bem utilizada, já que o kwh é práticamente o dobro.
        Atualmente só a Goldenergy e Endesa têm os preços mais competitivos.
        pessoalmente tive contas nessa ordem, mas por ter uma arca congeladora que sozinha consumia 100 kwh por mês.
        A troca de eletrodomésticos (maq lavar roupa, louça, frigorifico e arca) permitiu poupar 20€ mensais numa fatura média de 60-65€.

        1. Avatar de Dinis
          Dinis

          O kwh nos momentos mais caros não é o dobro e nos momentos mais baratos é 10%. O contrato é que é mais caro mas uma família de 4 como no exemplo faz muito mais máquinas que eu por isso, se eu poupo no bi horário, esta família ia poupar mais…

  11. Avatar de Realista
    Realista

    Eu pago €0.151 por kWh tarifa simples + 0.4192/dia pelo contador (6.9kVa).

    1. Avatar de Realista
      Realista

      consumo é ligeiramente igual nos três períodos portanto outro tarifário fazia-me poupar dinheiro num lado mas perder mais no outro.

  12. Avatar de Celso
    Celso

    Já aqui disse em outras publicações, usem o simulador disponível da Payper: https://www.payper.pt/pt/

    Todos os anos mudo de fornecedor de energia. O que me fizer mais barato é o que escolho. Só custa uma chamada e mais nada. Comecei na EDP, depois YLCE, a seguir AXPO e agora Endesa.

    Na minha empresa, 4 funcionários, 4 gabinetes com AC mais alguma maquinaria para o desempenho da atividade profissional e pago em média 170€

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      No payper com todas as minhas faturas dos últimos dois anos , nenhum operador faz melhor do que o que actualmente estou a pagar . “Segundo o próprio site”

      1. Avatar de Paulo Mendes
        Paulo Mendes

        Qual é o teu operador neste momento?

      2. Avatar de Celso
        Celso

        Ainda bem, é porque tens um excelente tarifário. Mas muita gente ainda não sabe que pode poupar (e muito) na sua fatura de luz. Já falei com família e com amigos desta aplicação e até me disponibilizei para os ajudar, mas ter de fazer uma chamada de 20-30 minutos dá muito trabalho. Vamos antes gastar esse tempo a ver vídeos parvos no tiktok e depois reclamar para o café.

  13. Avatar de Dinis
    Dinis

    Essa família não usa o bi horário como deve de ser… 4 pessoas e o bi horário é mais caro que o simples? No teste não metem as máquinas a trabalhar nas horas baratas (máquina de lavar roupa e loiça) e no inverno ligam o aquecedor às 18h de certeza…

  14. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Existem aí contas muito mal feitas mas enfim…acho que a fatura temos que a saber fazer durante o mês porque até na tarifa simples, á noite é muito mais barato meter as maquinas e afins a trabalhar…fica a dica!

    Fiquei foi surpreso foi saber que a MEO tinha “energia” ….

    1. Avatar de GM
      GM

      Em primeiro, na tarifa simples, o preço é igual em qualquer hora, dia ou mês do ano. E depois, a MEO não tem energia, é simplesmente um comercializadxdsor. Passa a factura….

    2. Avatar de Dinis
      Dinis

      Não, em tarifa simples não é mais barato fazer as máquinas à noite. Informa-te bem… Em tarifa simples o preço do kWh é fixo

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Meus amigos, eles não fazem a diferença na fatura, nunca fizeram porque é proibido por lei fazer uma coisa e discriminarem outra… e digo isto porque á muitos anos tenho simples… e pago quase o mesmo que muitos casais pagam com bi-horario… acredita quem quiser…

        1. Avatar de GM
          GM

          E por vezes até se paga mais. Basta não seguir os horários de vazio. Tenho bi-horario desdde 1999, quando o custo dedo contador ainda era superior ao da tarifa simples. Sempre tive poupança face á tarifa simples, porque sempre segui as horas de vazio. O único contra que vejo é a sujeição que a família tem aos horários, para ter menos custos ao fim do mês. É o preço a pagar, que quando interiorizado não custa a pagar.

          1. Avatar de Dinis
            Dinis

            +1!!!!

  15. Avatar de Paulo Mendes
    Paulo Mendes

    Não é totalmente verdade. Ontem simulei no site da GoldEnergy, a qual foi direcionado para uma chamada. Informaram-me dos preços por un, porque pedi e depois de fazer contas comparativas verifiquei que fica mais caro do que na EDP. Tem muito desconto na luz, mas os preços un do gás são mais elevados. Por isso, façam bem as contas, porque não é como falam. No meu caso, na luz ficava mais barato 0.68€ e no gás ficava mais caro 8€, mesmo não pagando o termo fixo do gás.

  16. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Notícia tão facciosa que dói!
    Temos GALP e os valores são tão mais tão diferentes…

    Na altura de escolher, não fiz as simulações que as empresas disponibilizaram. Fui sim buscar os valores de KWh + termo fixo e fiz as contas.

    Agora dizerem-me que Goldenergy é 50% mais barato que Galp é de rir. Pagamos 30-35/mês fora os descontos que temos no continente e combustível. 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas então o problema está na escolha? Então não é da notícia.