Fatura da eletricidade vai ter “valor extra” já este mês! Porquê?

74 Comentários

Quem tem vindo a acompanhar o mercado da eletricidade sabe que Portugal teve recentemente preços negativos. No entanto, a partir deste mês haverá um extra na fatura de eletricidade. Saiba qual a razão.

Fatura da eletricidade vai ter "valor extra" já este mês! Porquê?


Fatura: estima-se que haja um aumento de 0,3 cêntimos por cada kilowatt hora consumido

tarifa social de energia é um apoio social que consiste num desconto na tarifa de acesso às redes de eletricidade em baixa tensão e/ou de gás natural em baixa pressão, que compõe o preço final faturado ao cliente de eletricidade e/ou de gás natural. E é por causa da tarifa social que a sua fatura de eletricidade vai aumentar.

De acordo com o Expresso, a atribuição de descontos na “conta da luz” às famílias com menores rendimentos tem um custo. Se até agora esse encargo era suportado apenas por alguns produtores de eletricidade, agora, dois terços do custo serão passados aos comercializadores de energia, que podem repercutir o encargo no cliente final. Estima-se que haja um aumento de 0,3 cêntimos por cada kilowatt hora consumido.

Fatura da eletricidade vai ter "valor extra" já este mês! Porquê?

De referir que desde 2020 a Tarifa Social de Energia também passou a incluir pessoas em situação de desemprego. Segundo revela a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a tarifa social de eletricidade beneficiou em março mais de 758 mil famílias em Portugal continental.

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Freitas
    Ricardo Freitas

    Mais uma vez quem trabalha tem de pagar para quem não quer… Portugal no seu melhor

    1. Avatar de João
      João

      Tanta dor de cotovelo.
      Basta ter filhos e receber abonos de família para ter tarifa social.

      1. Avatar de Telmo
        Telmo

        Não sei onde foste foste buscar essa informação completamente errada

    2. Avatar de Albino+negro
      Albino+negro

      Informa-te antes de dizeres asneiras.

      Quem seja ou possa ser beneficiário de uma das seguintes prestações sociais:
      a) Complemento solidário para idosos;
      b) Rendimento social de inserção;
      c) Prestação de desemprego;
      d) 1.º escalão do Abono de família;
      e) Pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez ou do complemento da prestação ..

      1. Avatar de Mestre Interespacial
        Mestre Interespacial

        Não sou nem nunca fui beneficiário deste tipo de ajudas. Agora um dia ninguém sabe. Que Deus me dê saúde e força para aguentar o resto do tempo que me falta. Só peço isso, mais nada.

        1. Avatar de FM
          FM

          ?!?!?!?!?!?!??!!?!??!?!!??!?!?!?!?!?!??!?!?!

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Mais um imposto que o PS (Costa) nos deixou, enfim…

    1. Avatar de Benito
      Benito

      Correção: não é Imposto é uma taxa.

      1. Avatar de andre
        andre

        não é imposto? então como posso deixar de pagar? se não existe opção para não pagar é um imposto.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Semântica

  3. Avatar de Paulo Azevedo
    Paulo Azevedo

    Lá vou eu pagar mais uma tachinha para dar aos “coitadinhos” que não têm, não fazem por ter ou então dizem que não têm (mas têm mais que eu).

    1. Avatar de David
      David

      Uma discussão que não nos leva a lado nenhum… dado que não nos é retirada a liberdade de escolha…

      Tarifa Social de Energia, é algo que não deve ser o consumidor final a contribuir! A empresa que tem lucros absurdos, paga rios de dinheiro a administradores ou acionistas ainda pede para que o consumidor contribua para ajudar o próximo quando a própria entidade não o faz…

      O estado, com jeito ainda dá benefícios fiscais pelas ajudas e doações….

      Enfim, o mundo ao contrário…

    2. Avatar de Luis+Henrique+Silva
      Luis+Henrique+Silva

      Não vamos confundir as coisas, e cuidado com o que dizemos porque amanhã o problema pode nos bater à porta e sermos nós a ter dificuldades.
      Cuidado a apontar os dedos a esses “coitadinhos”. Pode haver sim algum abuso que quem se aproveite disso, mas cuidado porque há rralmente pessoas com dificuldades.
      Sei do que falo, 1° porque já passei por isso. 2° estou numa instituição no qual sou voluntário e dá para perceber o numero de familias a aumentar com dificuldades e problemas sério.

      Isto de vir o pessoal praqui falar e criticar, falem lá à vontade, pode ser que um dia passem pelo mesmo depois ai talvez percebam.

      Nós estamos numa sociedade temos de nos ajudar uns aos outros e contribuindo nem que seja com impostos para quem precise.
      O problema está na devida e correta fiacalização mas sem prejudicar e humilhar ninguém.

      Temos o dever de ajudar, pois hoje estamos muito bem amanhão podemos estar bem mal…..

      1. Avatar de Rui
        Rui

        E acrescento ao teu bom comentário Luís+Henrique+Silva: o contributo solidário que recai sobre cada um dos demais que não beneficia da tarifa é tão ridículo que mais valia ficarem calados!
        Na minha fatura mensal em que consumi 90 kWh, o valor para a taxa social é de 27 cêntimos!!!
        Deixem de ir ver futebol ou beber bicas e jolas a toda a hora e façam mais por uma sociedade mais solidária e mais sãs!!!

        1. Avatar de Francisco
          Francisco

          Eu deixo “de ir ver futebol ou beber bicas e jolas a toda a hora” para que uns inuteis possam “ir ver futebol ou beber bicas e jolas a toda a hora” enquanto lhes pago a eletricidade.
          Sei que não são todos mas é inegável que ha muitos que assim vivem.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            achas que catalogar de “inúteis” os beneficiários da tarifa social está correto?!?

            Todas as pessoas que preenchem os requisitos para a tarifa social são isso? Nomeadamente, quem recebe complemento solidário para idosos; abono de família; pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez ou do complemento da prestação social para a inclusão, bem como pensão social de velhice.

            Que nunca sejas um desses “inúteis” é o que te posso desejar!

  4. Avatar de AlexS
    AlexS

    Mais um imposto mais uma taxa, mais uns quantos burocratas que devem o seu emprego não produtivo à existência desta taxa.

    1. Avatar de João
      João

      Oxalá nunca precises de tarifa social.
      Discordo desta aplicação. Mas na generalidade só vejo dor de cotovelo.

  5. Avatar de Molécula
    Molécula

    0.3 cêntimos por cada kwh dá 60 cêntimos para uma média típica de 200kwh mensais. Nem sequer a um café chega. Mas é o suficientemente para gerar indignação aos comentadores do pplware. Assim vai o mundo, cada vez mais raivoso, intolerante, mesquinha, superficial e egoísta.

    1. Avatar de João
      João

      Mas isso é sempre Molecula. Os ilustres comentadores que há por aqui são aqueles que olham apenas para o seu umbigo e o resto que se lixe.
      Que bom para eles que nunca precisaram de ajuda. Também acham que vão ser saudáveis a vida inteira, que vão ter sempre emprego, etc.
      Por mim fazia como os liberais… Não há cá estado social… Tens dinheiro, vives, não tens morres. És produtivo para a sociedade mereces viver, não és, nem que podes acabar com a tua vida.
      Mas também são aqueles que amanhã num momento em que precisam dizem “o estado tem que nos ajudar… Eu nunca quis pagar impostos porque dizia que o estado me roubava, mas agora estou na desgraça e o estado tem que ajudar”.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Aprende a fazer contas. Dá 6 euros e não 60 centimos

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Aprende a ler números e depois faz as contas: 0,3 cêntimos são três décimas de cêntimo…

        200 kwh X 0,3 cêntimentos = 200 kwh X 0,003 euros = ?!? ah pois é! 0,6 Euros ou seja 60 cêntimos!

    3. Avatar de Bdbdb
      Bdbdb

      Não és intolerante paga a minha parte pá!

    4. Avatar de Julio Dinis
      Julio Dinis

      Para quem ganha o ordenado minimo 60 centimos são 10 min de trabalho.
      Ao fim do ano são 7.20 euros para os coitadinhos do costume.
      Um casal que ganhe 1300 mensais tem de pagar renda, agua, luz, internet, comida etc, e os do costume tem casa da camara, apoios sociais e muito mais, quem tem mais qualidade de vida?

      Os que estão 8 horas no trabalho mais 1 de almoço e vamos dizer 1 de transporte = 10 horas os os meninos que tem todo o tempo da vida.

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        Muito bem! Contas dessas ninguem com genuíno interesse faz.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Para quem recebe o ordenado mínimo o mais certo é ter a tarifa social…

    5. Avatar de Pijama
      Pijama

      Esteja calado, é por pessoas como você que esta merda de país não para de roubar, ando eu e os meus pais e muitas outras pessoas a trabalhar pra quem nao quer fazer nada. Mas se realemnte for o melhor a fazer tambem me vou despedir proque tambem nao gosto de trabalhar e vou ser pobrezinho, assim tenho direito ao papar do estado

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Realmente ja vi desculpas melhores. Andamos nisto ha mais de 50 anos e sao sempre os mesmos pretextos sempre os mesmos coitadinhos. Por acaso agora a EDP virou santa casa dos mais desfavorecidos ? E so rir enfim. Baixassem o iva da electricidade isso e que era de valor e toda a gente beneficiava com isso. Porque e que so uns beneficiam os tais coitadinhos (que nao sao poucos quanto isso) e outros tambem nao podem beneficiar ? Tristeza isto.

    6. Avatar de V@
      V@

      Tem parcialmente razão, no meu entender. O problema é que são dezenas e até mesmo centenas de subidas de 60 cêntimos por mês. 60 cêntimos na carne, 60 cêntimos na fruta, 60 cêntimos na batata, nisto, naquilo… Não existem ordenados médios que aguentem tantos 60 c.

    7. Avatar de Mesquinha
      Mesquinha

      Sim, sou mesquinha. E por isso comprei paineis solares. Não tou pra sustentar xuxalistas

    8. Avatar de luisa
      luisa

      São 60 cêntimos mas poderia ser só 1! Se o governo quer fazer caridade ou as empresas tudo bem, mas taxar quem trabalha para dar a quem não trabalha não é a maneira correta de ajudar as pessoas! Só estamos a criar pessoas dependentes do estado, quando deveríamos criar condições para ter pessoas independentes do estado! O socialismo só funciona no papel e com o dinheiro dos outros.

    9. Avatar de Bernardo silva
      Bernardo silva

      Completamente verdade. No entanto, é assim que se enriquece.

    10. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      De euro em euro, até ao meu saldo negativo ao final do mês (assinado, o contribuinte)

    11. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      É injusto porque as pessoas já pagam os seus impostos para o Governo, e o Governo depois distribui da melhor forma de acordo com o orçamento anual, agora lembrou-se que não quer gastar dinheiro do orçamento ou da segurança social para uma medida social e vai colocar as pessoas a pagar todas o mesmo seja quem ganha 10.000€ ou 820€ logo é uma medida injusta por isso existe os escalões de IRS e IRC.

      O Costa gosta é de enganar as pessoas…

    12. Avatar de Ze
      Ze

      É 60c na electricidade, é 60c nos combustiveis, é 60c na alimentação…no fim do mês faz a diferença a quem recebe ordenado minimo e paga rendas e mais n sei o que a valores de luxo…mas como tu vives bem, então pra ti é so 60c. Deverias expandir horizontes e tirar as palas.

    13. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Chumbaste a matemática certo? Não são 0,3 mas sim 0,03, Já agora o valor não é 60 centimos mas sim 6 euros.
      0,03x 200 = €6
      0,3×200 = €60

      1. Avatar de Paulo Sérgio
        Paulo Sérgio

        Segundo as minhas contas 0,3 cêntimos = 0,003 euros. Por sua vez 0,003 x 200 = 0,6 euros ou seja 60 cêntimos. Sei que já é quase 01:00 da manhã mas acho que estou certo ;-).

        1. Avatar de Nirelle
          Nirelle

          Não estás:
          €1 -> €0,1 = €0,10 -> €0,01 = 1 cêntimo

          0,03×200 = 6 ou seja €6

          1. Avatar de Rui
            Rui

            A notícia fala em 0,3 cêntimos, ou seja, 3 décimas de cêntimo que é o mesmo que 0,003 €… irra que não sabem ler os números!!! As contas do Paulo estão certas e as tuas erradas… aprende a ler números para que as contas te saiam bem! (pois o cálculo está certo, o número é que não!).

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Ã Nirelle chumbou a português… é 0,3 cêntimos (ou seja, três décimas de cêntimo) por Kwh… Para se saber fazer contas é preciso primeiro saber ler números! O Paulo, apesar do adiatnado da hora, ainda estava bem acordado… 🙂

          1. Avatar de Paulo Sérgio
            Paulo Sérgio

            Obrigado Rui pelo apoio 🙂

    14. Avatar de Sistema hibrido
      Sistema hibrido

      Tens razão, um café por mês só por que sim.
      Agora inverte lá isso, porque fazer caridade com o dinheiro dos outros sem perguntar?
      Por que não meter as empresas a contribuírem para a sociedade e serem elas a descontar isso do lucro?
      E antes que digas que as empresas existem para gerar lucro, não para fazer caridade, tbm eu e toda a gente devia fazer caridade se assim o entendesse, e não por obrigação.
      Obviamente que a empresa preferia ir tribunal e gastar para ter uma decisão favorável, a ter de contribuir para a sociedade, já o contribuinte é obrigado.
      E já agora, as empresas de energia, têm no seu negócio um win-win, porque nada se faz sem energia hoje em dia, portanto não é se vão gerar lucros, é saber quanto embolsam de lucro por ano, com probabilidade 1.
      Mas a Molécula está no caminho dos afetos, boa.

    15. Avatar de DP
      DP

      Deves ser dos que sai beneficiado já está a ver. Todos temos dinheiro para deitar fora, é só um caso de deitarem fora para a minha conta.

    16. Avatar de aaa
      aaa

      60 centimos aqui, 2 euros ali, mais 1 euro acolá.. tens razão não custa nada!

    17. Avatar de Claro
      Claro

      Claro que não, é 60 aqui, 70 ali, 2€ acola… pagam a mais sempre os mesmo.

    18. Avatar de Mestre Interespacial
      Mestre Interespacial

      200kwh mensais ?? Ui, eu nem isso gasto. Por isso nem ao preço de um café me chega.

    19. Avatar de andre
      andre

      são 60 cêntimos a juntar a outras dezenas de outras imposições que no fim levam à conclusão de que é melhor não trabalhar do que trabalhar

      1. Avatar de jAr
        jAr

        Se achas que é melhor não trabalhar experimenta e depois vês.

  6. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Eu só não entendo por que motivo esse aumento tem que ser imposto aos clientes que não usufruem da tarifa social. Esse aumento deveria ser refletido na fatura dos clientes com tarifa social e não aos restantes clientes.

  7. Avatar de João
    João

    Tanta dor de cotovelo dos direitolas dos comentadores.

  8. Avatar de Atento
    Atento

    Só não entendo porquê chamar-se taxa, uma vez que não existe qualquer serviço associado.
    Violação flagrante do conceito, para aplicação de imposto sem queeste seja incluído nas contas com Bruxelas.

  9. Avatar de Joãio Abreu
    Joãio Abreu

    Bora lá todos pagar para os que usufruem da tarifa social de energia . Obrigado costa continuamos a não esquecer as tuas fuças. A UE foi bem clara, a tarifa social de electricidade devia saír do orçamento de Estado mas a ideologia socialista garante sempre que são os mesmos a pagar para os mesmos e muitos deles fazem-se transportar em automóveis que muitos de nós jamais conseguimos comprar. Conheço alguns.

  10. Avatar de Mig
    Mig

    Só devia pagar quem acha que 0,3 cêntimos é pouco.

  11. Avatar de Vasco
    Vasco

    60 centimos aqui 50 ali…

  12. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Pedro Pinto estás errado. São mais 0,83 centimos por mês independente do consumo, segundo as palavras da ministra.

  13. Avatar de Jorge
    Jorge

    Esta agora!
    A esquerdalha conseguiu inventar ainda mais um imposto?
    Parasitas de fato e gravata a proteger os parasitas subsidio-dependentes .

  14. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    “A tarifa social de energia é um apoio social que consiste num desconto na tarifa de acesso às redes de eletricidade em baixa tensão e/ou de gás natural em baixa pressão, que compõe o preço final faturado ao cliente de eletricidade e/ou de gás natural.” É o que vem no site. Para mim não deve chegar ao preço de um café este aumento da tarifa social de energia. Se é para ajudar quem é pobre não vejo mal nisso. Mas falo por mim, obviamente. Cada qual é cada qual.

    1. Avatar de FM
      FM

      este anda aprender com o Aves…. mas que dupla………

  15. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Mas agora vocês dizem mal da esquerda, dizem mal da direita, então em que é que ficamos ?? Se em todo o mundo é assim. Agora todos nós pagamos bem por aquilo que temos. Não é como antigamente(no tempo do escudo) em que se vivia bem. Eu com 1.000 escudos na altura fazia uma vida de rico quando saía à noite. Agora ?? Agora quem sair à noite gasta um balúrdio. Ui, nem me falem. E eu que desde o começar da pandemia(em Março de 2020, há mais de 4 anos, muita atenção !!), que nem sequer sei o que é sair à noite. Uma pessoa vai para uma certa idade e tem que aceitar, infelizmente. Bons tempos o de antigamente. Bons tempos que já não tornam mais.

    1. Avatar de V@
      V@

      Com mil escudos, em vésperas de introdução do Euro, eu almoçava com sopa, café e sobremesa, num restaurante com esplanada e bom aspecto, e sobravam 200 escudos para café, tabaco etc. Ou seja, com 30.000 escudos que seriam hoje aproximadamente 150 euros almoçava com qualidade o mês inteiro, incluindo sábados e domingos. Nessa altura o meu ordenado andava pelos 200 contos fora prêmios, carro, para funções básicas na empresa … É comparar com hoje em dia. Empobrecemos todos e muito, mesmo com os mecanismos de crédito a disfarçar esse facto.

  16. Avatar de Sara Paixão
    Sara Paixão

    Fica a dica para lerem no futuro:

    Invistam em Bitcoin e garanto-vos que nunca mais vão olhar para preços no supermercado, impostos e taxinhas deste país corrupto. Saiam do sistema!

    1. Avatar de V@
      V@

      Sara e aceitam Bitcoin em que supermercado?

      1. Avatar de Andre
        Andre

        Pingo doce, podes comprar cartoes no bitrefil.

        Por outro lado o que não falta são cartões multibanco que convertem na hora o teu BTC em Fiat para fazer o pagamento.

  17. Avatar de Helder Pinto
    Helder Pinto

    Fazer caridade e ajudar com o dinheiro dos outros!
    Não se esqueçam que daqui a uns dias vamos ter mais uma taxa na fatura da luz…

  18. Avatar de César Boaventura
    César Boaventura

    façam como eu César Boaventura

  19. Avatar de CA
    CA

    Se fosse em França já era motivo para manifestações mas aqui enquanto houver em 1º lugar o futebol e as novelas está tudo bem!

  20. Avatar de Carlos
    Carlos

    Estes comentadeiros invertem tudo. Não se esqueçam que estão a transformar o lobo(EDP), em cordeiro… Esta é a estratégia dos liberais. Claro que existe culpa do governo em ter reguladores que protegem estas entidades e não o cidadão…

  21. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Pois… resta saber quem são os mais necessitados…
    É que “necessitados” que não querem trabalhar… é uma coisa e necessitados que trabalham, mas não têm hipótese de pagar as despesas básicas, é outra coisa!
    Em Portugal há mais “necessitados” do que verdadeiros necessitados… e termos de pagar para todos é que não concordo!

  22. Avatar de JR56
    JR56

    IMPOSTO = prestação patrimonial unilateral em relação obrigacional a favor de entidade que exerce funções públicas para satisfazer fins próprios desta com relevo fundamental para vantagem genérica.
    TAXA = vínculo que envolve uma contrapartida ou vantagem específica para o indivíduo.

    Por outras palavras: Imposto é um custo obrigatório beneficiando por norma muitos ou todos; Taxa é uma obrigação pela prestação de um serviço ao indivíduo.

    No caso vertente será imposto porque é um custo repartido por todos para benefício de uns quantos que não me benificia a mim próprio.

  23. Avatar de Alberto Silva
    Alberto Silva

    Tanta discussão.
    Será melhor começarmos a fazer greves.
    Estes aumentos é tudo uma treta. Hoje alegam que é isto, ontem alegam que é aquilo, amanhã alegam que é o vento, etc, etc.

  24. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Tenham calma, vão lá pagar a taxa ao lelo que anda no BMW Série 4, como eu vi no outro dia na feira do relógio.
    Vá lá, sejam solidários com quem tem bom corpo para trabalhar mas não quer fazer nada e parasitar o pobre otário que se levanta as 5 da manhã para ir vergar a mola por meia dúzia de euros…

    Vá, sejam solidários.
    Posso dar o meu NIB?

  25. Avatar de Bacalhau
    Bacalhau

    Façam o que o Nosferatu disse… Emigrem.