E-fatura: Ainda não conseguiu validar as faturas? Tem 2 opções

24 Comentários

O prazo era até ontem (15 de fevereiro) mas, devido aos problemas técnicos, causados pelos milhares de acessos simultâneos, o fisco decidiu dar mais um dia para validar as suas faturas.

Se hoje não conseguir validar as suas faturas… não desespere, pois ainda tem duas “oportunidades” para o fazer.


As Finanças emitiram um comunicado onde referem que os contribuintes que não conseguirem hoje validar as suas faturas ainda têm duas outras opções.

“Os contribuintes que não efetuem a validação das faturas para efeitos de IRS dentro deste prazo limite poderão ainda:

  • reclamar do cálculo das despesas gerais familiares e da dedução por exigência de fatura, até ao dia 15 de março;
  • preencher diretamente na declaração de IRS (modelo 3) o montante das despesas de saúde, formação e educação, encargos com imóveis e com lares“.

Ainda de acordo com o comunicado, ontem foram registadas “mais de 3.300.000 autenticações de contribuintes, ou seja, mais do triplo do número médio de acessos diários”.


Filhos no IRS: Tudo o que precisa de saber para este ano


As Finanças referem ainda que foi feito um “reforço tecnológico” nos últimos anos que permitiu que, mesmo com tantos acessos, o portal “tenha permanecido disponível para os contribuintes durante a generalidade do tempo”. O que se verificou foram, classifica, “constrangimentos técnicos pontuais”.

Saiba como validar as suas faturas

IRS 2018: Valide as suas faturas até 15 de fevereiro

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de V.T.
    V.T.

    O que vale é que todos os anos é a mesma história. Constantemente ao longo dos anos há “constrangimentos técnicos pontuais”. Hipócritas…

    1. Avatar de Oliver Twistas
      Oliver Twistas

      O único constrangimento técnico existente é a imbecilidade do povo português só ir validar no último dia.
      Ou acha você, que faz sentido estar a sobre-dimensionar um serviço e gastar mais uns milhares no processo mensalmente só porque uns cromos deixam tudo para a última?

      1. Avatar de Correia
        Correia

        É imbecilidade porque marcam para datas de picos. O dia 15/02 também é fim do prazo para entregar o IVA das empresas do 4º trimestre de 2017.

        1. Avatar de Oliver Twistas
          Oliver Twistas

          Não concordo, porque tenho várias pessoas de idade (algumas não com tanta idade assim) a quem ajudo a tratar deste assunto.
          E durante as últimas semanas ficou tudo resolvido, não precisei desta última semana nem notei qualquer lentidão do sistema.

        2. Avatar de censo
          censo

          É clara imbecilidade sim, com tanto tempo que tiveram para validar o que quer que fosse. Típico, típico. Para estas situações deveria haver uma sobretaxa. O sistema atrasa-se, penalizam-se sempre os cumpridores a favor dos incumpridores.

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Cromos? Se eu pagar por exemplo o IUC 1 minuto depois da meia noite levo multa (e bem), portanto tenho todo o direito de pagar o que devo até à data limite e se o sistema falhar só têm é de assumir responsabilidades.
        Pagamos impostos e não são assim tão poucos…e no final de contas os únicos esforços que são feitos são para nos fo”#$. O cromo é o zé povinho, claro.

        1. Avatar de Oliver Twistas
          Oliver Twistas

          Então a solução para ti, é dimensionar o sistema até ao absurdo?
          Será que depois não virás tu com a velha bandeira – estamos a gastar demais num sistema que está dimensionado para o exagero?

          Quanto ao IUC, tal como aqui, mas porquê deixar para a última da hora? Será que as vossas falhas pessoais são agora também algo que o estado deve precaver?

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Nunca disse isso. Se eu me descuidar sou o primeiro a assumir a falha. No entanto se for falha do sistema outro que a assuma.

            Em relação ao IUC já me aconteceu pagar fora de horas. Certo dia chega a multa. Ok. Paguei. Umas semanas mais tarde chega outra multa. Alto. Vou verificar a papelada e qual não é o meu espanto ao verificar que já tinha pago uma multa antes da “suposta” primeira.
            Resolução do problema: Tive de pagar a terceira multa e aguardar cerca de dois meses pelo reembolso.
            Moral da história: Eu não devo nada a ninguém, muito menos ao “sistema”, portanto enquanto estiver dentro dos prazos ninguém pode apontar o dedo pois muito sacrificados por estas “falhas técnicas” já nós somos e não temos direito sequer a um pedido de desculpas.

        2. Avatar de Oliver Twistas
          Oliver Twistas

          Mas atenção que eu não estou contra o facto de terem dado o dia 16 para resolverem a situação. A minha resposta foi para a admiração e indignação do V.T. que provavelmente não tem conhecimentos nenhuns e veio queixar-se de… nada.

          No entanto, quem deixa para a última hora está sujeito. É uma falha no caráter pessoal de muita gente e muito portuguesa infelizmente.
          Por isso sim, cromos!

        3. Avatar de censo
          censo

          O problema é muito mais amplo que isso. É cultural. A única culpa que atribuo ao estado é permitir estas situações. O prazo terminou, terminou. Quem validou, validou. Quem não validou, tivesse validado mais cedo.

          1. Avatar de Hugo Gomes
            Hugo Gomes

            Eu validei as minhas pela altura do natal. A gente sabe como são as coisas é preciso andar aqui a porrada por isto.

        4. Avatar de Peace
          Peace

          Não precisas de esperar até à ultima para emitir o pagamento do IUC, tendo o papel contigo podes então pagar até à ultima, desde que o MB ou o site do banco não vão abaixo…

    2. Avatar de censo
      censo

      Estás a ver a coisa ao contrário. O prazo tinha sido dado, mas o típico português deixa tudo para a última hora. E depois a culpa é sempre dos outros! Isto é um bom exemplo da vergonha nacional que me parece mais uma verdadeira tragédia. E ninguém aprende. Ou melhor, uns já aprenderam, mas são tantos os que não aprendem. E quem não aprende…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Estou a tentar, mas não vejo um único argumento válido no teu discurso. Vergonha nacional? Tragédia?
        Quem foi pagar próximo do fim do prazo e o sistema não funcionou não teve a culpa. PONTO FINAL. O difícil aqui é saber quem realmente não o fez devido a falhas de sistema ou a falhas pessoais.
        Qualquer dia entram numa loja às 12h30…chegam-se as 13h e metem-vos na rua porque já não há tempo e vão achar isso normal.
        O que o povo Português não aprende é a deixar de ser “manso”. Brandos costumes é certo e sobra sempre para o mesmo, mas no final…tivemos sorte. Não aprendemos mesmo.

        1. Avatar de censo
          censo

          Portanto, tu és a favor do laxismo, da desorganização, do descuido, da negligência, enfim, o que for. Tu tens um ano para realizar uma tarefa e queixas-te de não a poderes fazer no último dia. A culpa foi de quem? O povo é manso? Sim, quem cumpre é manso. Sobram os chicos espertos. Depois atrasam-se os reembolsos, que eu irei receber, porque os do costume atrasam o sistema. E eu que cumpri, sou penalizado. Portanto, o que é que não percebes?

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Eu não sou a favor de nada muito menos do sistema pois até à data só me queimou tempo e dinheiro por causa de problemas técnicos como gostam de lhes chamar.
            Eu percebo muito bem de que se tratam os prazos, agora resta-te a ti compreender que se alguém validar facturas uma hora antes do prazo está dentro dos limites e ponto final.

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      O que vale é que todos os anos é a mesma história. Constantemente ao longo dos anos há “constrangimentos de atrasados para validar facturas no ultimo dia”. Hipócritas…

  2. Avatar de Joaquim Fernandes
    Joaquim Fernandes

    Há coisas que nunca mudam!!

  3. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Se fizerem durante a madrugada nunca têm problemas… eu nunca tive! 🙂

    1. Avatar de Luís M
      Luís M

      Eu fiz durante o dia nunca tive constrangimentos…só não deixei para o último dia.

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Também é uma boa opção… mas como o verdadeiro tuga deixa para a ultima… o site vem abaixo! 😀

  4. Avatar de smgoncalves
    smgoncalves

    Já é sabido que o povo português deixa tudo para a última! Mas também é verdade que a plataforma do e-fatura tem que estar preparada para sobrecarga de contribuintes que acedem na data de término proposto. Eu validei as faturas da minha família no dia 16 e não encontrei nenhum constrangimento.

  5. Avatar de mario esteves
    mario esteves

    os prazos não podem ser concorrentes se não depois dá nisto!

  6. Avatar de José silva
    José silva

    Se o sistema não tem capacidade vamos fracionar, prazos diferentes para diferentes tipos de contribuintes. Meter um prazo limite para tudo e todos e não dimensionar o sistema para tal é estupidez ou incompetência.
    Não é preciso ir a Coimbra tirar um curso para ver que vai dar asneira, muita teoria pouco sentido prático……. E assim vai o país para o buraco.