Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa (4)

47 Comentários

Se é utilizador do Windows e sempre teve a curiosidade de experimentar um Linux, então este é o momento… até porque, em breve, vai ter de pagar pelo Windows 10. Para tal, o Pplware vai disponibilizar um conjunto de guias (já leu o primeiro, segundo e terceiro?) que o ajudarão a descobrir o melhor do Linux e, desta vez, usando apenas a parte gráfica.

Para a elaboração destes guias vamos usar o recente Linux Mint 18 “Sarah”.

mint_windows_thumb-2_thumb


Aproveitando a sugestão do nosso leitor mjp, hoje vamos mostrar como podemos usar Ambientes de Trabalho diferentes e ver que no Mint também as janelas se ajustam automaticamente.

Uma das novidades do Windows 10 foi o suporte para Ambientes Virtuais (tal como o Linux e MacOS). A ideia de disponibilizar esta funcionalidade nativa teve como principal objectivo ajudar, os utilizadores, a melhorar a organização do seu ambiente de trabalho em vários aspectos. Mas o Linux já tem isso há muito tempo!

Ambientes de trabalho Virtuais

Para ter ambientes virtuais disponíveis no Linux Mint 18 basta carregar sobre a barra inferior com o botão do lado direito do rato e escolher a opção Adicionar applets ao painel

virtual_001

Em seguida vamos seleccionar a opção Alterar área de trabalho e depois escolher a opção Adicionar ao painel

virtual_002

Por omissão, estão disponíveis quatro ambientes virtuais, mas o utilizador pode sempre adicionar mais.

mint_05

Janelas com ajuste automático

No caso das janelas terem ajuste automático é verdade que não é tão perfeito como no Windows, no entanto, algumas funcionalidades a este nível estão disponíveis no Linux Mint 18. É só arrastar para um dos cantos que as janelas ajustam automaticamente.

mint18_08

Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    É melhor usar o Windows e ter o melhor dos dois mundos 🙂

    1. Avatar de lmx
      lmx

      no windows tens …mas é o pior dos 2 mundos.. 😀

      1. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        Pelo comentario que aqui escreveste, conclui-se que pelo menos uma gota do pior esta do lado do Linux. 😀

        1. Avatar de VaGNaroK
          VaGNaroK

          No dia que eu for infectado com um ransomware ou algum vírus no linux eu digo que o pior está do lado do linux.

          1. Avatar de Pauno
            Pauno

            Basta adquirir um smartphone com Android então.

  2. Avatar de Pplzz
    Pplzz

    Milking the cow?ja chega.

  3. Avatar de poisadon
    poisadon

    Mudei de windows10 para linux mint 18 e não quero outra coisa, mais rápido abertura/fecho do sistema, mais personalização, muito bom, é pena os codecs que não estão instalados, precisava uma ajuda se alguem puder ? No VLC não se consegue ver bem IPTV sem codecs e noto imagem com mais grão, não tão nítido.

    1. Avatar de lima5
      lima5

      Pois é. Isso e muito mais.

    2. Avatar de FNP.PT
      FNP.PT

      Volta para o Windows 10 🙂

      1. Avatar de Tico
        Tico

        no windows nem a calculadora se aproveita…

    3. Avatar de Antonio Carlos
      Antonio Carlos

      Instalando Facilmente Codecs no Mint 18
      http://sejalivre.org/instalando-codecs-no-mint-18-sarah/

      1. Avatar de poisadon
        poisadon

        Antonio Carlos, no video diz para ir ao Menu Multimedia»Instalar Codecs, não tenho esse menu mesmo procurando por ele, não existe…

        1. Avatar de Crete
          Crete

          Então procura pelo pacote mint-meta-codecs no instalador gráfico do sistema (não sei o nome, não uso mint), ou, por linha de comandos “sudo apt-get install mint-meta-codecs” (tirar as aspas)

          1. Avatar de poisadon
            poisadon

            sudo apt-get install mint-meta-codecs
            [sudo] password for poisadon:
            A ler as listas de pacotes… Pronto
            A construir árvore de dependências
            A ler a informação de estado… Pronto
            mint-meta-codecs is already the newest version (2016.05.04).
            0 pacotes actualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a remover e 15 não actualizados.

    4. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Eu tenho Windows 10, Ubuntu, Mint, e so uso o Linux para testes de aplicacoes, para multimedia nao da (muito fraquito), para desenvolvimento de software ate vai dando, mas ha menos ferramentas disponiveis, quando surge algum problema ou configuracao adcional necessaria, perde-se muito mais tempo e por vezes nem existe solucao.
      Por tudo isto, concluo que o Linux serve bem para trabalhos mais “monotonos” como por exemplo para servidor ou testes, o Windows e muito mais poderoso e fiavel em praticamente tudo.

      1. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        Ja agora, se gostam e querem muito o Linux, sugiro que comprem um Mac, o MacOS alem de ter a “mesma base” e bem mais estavel e com bastante mais solucoes disponiveis. Apenas teem de se mentalizar que vao gastar muito num PC bastante inflaccionado.

    5. Avatar de Luiz
      Luiz

      Se não quer outra coisa, então contente-se com o que o Linux te oferece EM CÓDIGO ABERTO e NUNCA MAIS baixe filmes ou outra coisa que vá contra a GPL/GNU.

  4. Avatar de Crente
    Crente

    O melhor é mesmo experimentar e ser mente aberta 🙂

    1. Avatar de Luiz
      Luiz

      Com certeza.

  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    Quem quer Linux ,quem quer?Ninguém?Mas insistam.

    1. Avatar de Crete
      Crete

      Eu quero! E tu também, mesmo que não o saibas ou mesmo queiras admitir, precisas dele… até para comentar no pplware :p

    2. Avatar de Tico
      Tico

      Pelos visto todos querem, uns querem usar, os outros querem apenas falar de uma coisa que nunca usaram…

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Bem observado. Dá para fechar algumas bocas

  6. Avatar de Mendes
    Mendes

    Corre programas de audio profissionais?
    Não!!!
    Dá para navegar na net e ir ao Facebook? Sim
    Esta é a utilidade que o Linux tem…
    Se Linux fosse bom para usar em casa e nas empresas, à muito que era lider inquestionável….
    E não venham com a história do fast boot e segurança, ou dos programas compatíveis… Certas áreas de trabalho (quase todas) simplesmente não tem forma de sequer de se aproximar do Windows ou mesmo do OSX.
    Fazer edição de áudio ou vídeo em Linux sinceramente, é impossível.

    1. Avatar de Caramelo Voador
      Caramelo Voador

      O que este artigo refere é que Linux (neste caso o Mint) é muito fácil de usar, e é um bom substituto do Windows, para quem quer uma alternativa open source.

      Tens vários programas de edição de audio “profissional”, e coloco aspas no profissional porque, para muitos que fazem esse comentário, o profissional é ser bonitinho, ter muitos efeitos e estar tudo à distância de um click. Mas isso não é um problema do Linux. Muitas das empresas que desenvolvem esses softwares é que não desenvolvem para Linux.
      Vê este artigo (https://www.linux.com/learn/professional-audio-production-linux) e tira as tuas conclusões.

      1. Avatar de Luiz
        Luiz

        Ninguém quer saber de open sei lá o que. Mas é fato que o Mint é uma das melhores distros Linux que eu já experimentei. Inclusive acho que hoje é o único que possui todos os menus traduzidos. PAra um usuário comum que não precisa de programas específicos (eu disse NÃO PRECISA) como uso de VBA nas planilhas e similares para o MS Office, não precise de aplicativos específicos como da ADobe, Autodesk, Bentley, etc, é não só uma alternativa como uma obrigação usar o Mint pois ficará livre de spywares e etc que se pegaria facilmente usando o Windows como Admin. Agora, dizer que Linux tem tudo o que se precisa, é forçar a barra. Mas é como eu falei, depende do uso do sistema. Se for querer usar jogos atuais, esqueça, nem com Wine.

        1. Avatar de Caramelo Voador
          Caramelo Voador

          “Ninguém quer saber de open sei lá o que.”… não preciso dizer mais nada…
          ” Agora, dizer que Linux tem tudo o que se precisa, é forçar a barra. “… Onde é que eu disse que Linux tem tudo o que se precisa?

          Como falou, e bem, a utilização de programaas específicos pode fazer com que se tenha de usar o Windows, mas isso é como tudo na vida, se quiser algo que apenas uma marca tem…

          1. Avatar de Luiz
            Luiz

            Título da reportagem caro colega. “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa”

          2. Avatar de Luiz
            Luiz

            “… não preciso dizer mais nada…”. Não precisa porque você sabe o que significa. Agora, vi gente tentando ensinar a usar programas proprietários (CODECS) aí acima. Foi isso que eu quis dizer. Eu não dou a mínima se um programa é ou não open source. As pessoas usam Android e não querem saber se é ou não open source. Se for para ser open source, vai ficar parado no tempo com foi há pouco tempo atrás com Linux e foi por esta razão que não decolou. Que desenvolvedor de software vai querer colocar seu sistema (aplicativo, jogo) aberto para outros copiarem? Nem a RedHat faz isso mais.

      2. Avatar de Serato
        Serato

        Steinberg, Avid, Native Instruments, Arturia, etc etc….. Faz lá isso corre em linux… e inclui dongles 😉

    2. Avatar de Fedora
      Fedora

      Para tua informação muitas produtoras de filmes usam linux para editar os videos deles. Tens bastantes softwares disponiveis. Agora se tu não consegues te adptar a eles isso é outra coisa.

      Por Exemplo: Blender, nuke by the foundry (muito usado profissionalmente) e tens o natron que e uma versao open-source do nuke. Tens tambem muitos mais softwares proprietários (de estudios de animação) que correm em linux.

      Além deisso tudo também as render farms usadas nas renderizações são suportadas por liinux.

      Em vez de falares “a toa” pesquisa um pouco. vais ver que não te faz mal.

      1. Avatar de Pauno
        Pauno

        “Tens tambem muitos mais softwares proprietários” ….. você mesmo respondeu o que eu disse. Ter aplicativo para Linux é uma coisa, ter em quantias fartas é outra e ser open source é outra ainda.

    3. Avatar de alexandremendes
      alexandremendes

      Use o DaVinci

  7. Avatar de Murkdum
    Murkdum

    Não dou particular fã do cinnamon, mas o plasma 5 está longe de ser estável e completo Como o kde4. Instalei, modifiquei e estou satisfeito. Edição de música, vídeo e fotos sem impacto negativo nos recursos, ou utilização de disco a 100% como no Windows. Melhor que isto só mesmo o facto deste versão ter o nome da minha mulher

    1. Avatar de Luiz
      Luiz

      Eu não conhecia o CInnamon até cnhecer o Mint. Achei muito eficiente. E olha que sou fã do KDE.

  8. Avatar de Shoi
    Shoi

    Boas! Consegui finalmente instalar em dual boot no meu macbook pro, o problema é que depois tudo abre muito lentamente e acaba por crashar. Conhecem algum tutorial que me possa ajudar numa instalação em dual com OSX desta ou de outra distribuição linux? Já ando a procurar há uns dois anos por um tutorial e nunca encontrei, decidi lançar mãos à obra e finalmente, e depois de muitas noites sem dormir porque durante o dia trabalho, lá consegui sem grandes resultados… alguma ajuda?

  9. Avatar de Antonio
    Antonio

    O que seria de nos se os sistemas operativos fossem todos proprietários

    1. Avatar de Luiz
      Luiz

      Quem usa Windows não se importa, quem usa MAC OS não se importa, quem usa sistemas fechados de produção não se importam.

  10. Avatar de Luiz
    Luiz

    Uma coisa é certa. A comunidade Mint é extremamente atenciosa, calma e muito solícita. Muito diferente da do Ubuntu que é esmagadoramente arrogante. Vi inúmeros iniciantes em Linux abandonarem o sistema por serem escrachados nos foruns Ubuntu. Eu fiquei receoso quando soube do Mint ser um derivado do Ubuntu, mas testei e quando tive problemas, fiquei espantado com a antenção dada pelos foruns Mint. Outro mundo!

  11. Avatar de Henry Jr
    Henry Jr

    So tenho uma palavra para Mint: refisefuqui

    1. Avatar de joao
      joao

      Confesso que nunca tinha ouvido esse termo. Foi pesquisar e encontrei, entre vários links, dois que refletem opiniões diferentes http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=3&t=886 e http://refisefuquis.blogspot.pt/ . Interessante!

      1. Avatar de Pauno
        Pauno

        Mas o engraçado é que consideram o Mint uma coisa ruim quando na verdade é muito melhor que o Bug-untu

        1. Avatar de Henry Jr
          Henry Jr

          Paulo quer dizer que pegaram o Debian e fizeram o Ubuntu “cheio de bugs”; aí pegaram o Ubuntu corrigiram todos os bugs, pintura, de verde, batizaram de MINT(ira) e é a melhor coisa do mundo? Sei não. Prefira as distro de base ou uma que venha direto dessas. Nada de ReFiSeFuQuis

          1. Avatar de Pauno
            Pauno

            Acho que depende da distro base. O Fedora anda uma lástima. Suas derivações, depende. Se for ver mesmo, distro base hoje só existem o Debian, Arch, FreeBSD e o Slackware pois até o openSuse é uma derivação do Suse e etc. E não é porque uma distro é base que seja melhor que seu fork.

      2. Avatar de Henry Jr