Fármaco para diabetes usado para emagrecer? A culpa é do TikTok

33 Comentários

Há um fármaco para diabetes que também é usado na perda de peso. A embalagem custa cerca de 120 euros, mas é comparticipada a 90% pelo SNS, o que significa que o estado está a apoiar um fármaco que está a ser usado para outros fins.

Parte da culpa é do TikTok, pois é nessa rede social que o fármaco se tornou popular.


Fármaco para a diabetes tipo 2 custou 26 milhões de euros ao SNS

Em pouco mais de um ano, um fármaco para a diabetes tipo 2 receitado para obesos e pessoas que querem emagrecer custou 26 milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde. A revelação é do Jornal Público.

Segundo o Expresso, a substância ativa deste fármaco que é vendido numa caneta injetável chama-se semaglutido e tornou-se popular nas redes sociais – especialmente no Tik Tok – no qual milhares e milhares de jovens partilham vídeos exibindo corpos cada vez mais magros e relatam as perdas de peso semanais.

Sabe-se ainda que em Portugal, uma embalagem deste fármaco custa cerca de 120 euros. No entanto, como o medicamento é comparticipado em 90% com receita médica, fica apenas a 12 euros.

De acordo com os dados da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), o semaglutido já custou 18,2 milhões de euros ao SNS, mais do dobro dos encargos do ano anterior (7,5 milhões).

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Migas
    Migas

    Os médicos receitam esta substancia para emagrecer por causa do tiktok?

    1. Avatar de Aiaiai
      Aiaiai

      (Infelizmente) Muito médico receita o que lhe pedem.
      Assim como passam atestados para as datas que interessam ao paciente (leia-se cliente).

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    A culpa é do TikTok???????
    Atão…para ser comparticipado pelo estado tem de ter receita médica. Agoea vão me dizer que os medicos andam a passar receitas porque viram no TikTok…….realmente…

    1. Avatar de LG
      LG

      A culpa não é do TikTok. Mas no TikTok começou a “moda”. O “life-hack” para quem quer perder peso sem se dar ao trabalho…

      Agora diabéticos veem se lixados a conseguir um fármaco que esgota facilmente…

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Algo se passa de errado…. então e a receita medica para poder comprar o medicamento como é obtida? Se é passada a pedido do utente sem este ter diabetes esta-se a espera do que para agir?
    Quanto ao resto de outras matérias que estão implícitas na noticias,como a influencia das redes sociais entre ouras, é o caminho que a sociedade actual esta a tomar…

  4. Avatar de Joao
    Joao

    a culpa não é do tiktok, é da estupidez das pessoas! e dos médicos que passam a receita para pessoas que não tem diabetes!

  5. Avatar de Pipoca
    Pipoca

    Pelo menos estamos na linha da frente no combate à obesidade.

    1. Avatar de luisa
      luisa

      Achas mesmo? O problema da obesidade não é o peso em si, mas a saude da pessoa! Andar a comer bolos e a injectar vacinas para diabéticos deve daR uma saude valente!

      1. Avatar de FAR
        FAR

        Não faz mal, depois lá entrará o SNS novamente em ação para tratar dos problemas de saúde!

        E entretanto quem realmente precisa…

      2. Avatar de Américo Mendes
        Américo Mendes

        Bem verdade e a industria agradece: vende produtos caros, com a ilusãp que só “custa” 12€, pois os IMPOSTOS pagam o resto.
        Portanto, quanto mais doentes melhor!

        E depois, os diabetes…umas boas pesquisas têm boas respostas, mas, reduzir clientela (médicos/indústria) não é saudável 🙂

  6. Avatar de KS
    KS

    Certo. Se o medicamento necessita de receita médica, algo não bate certo. Ou são os medicos que receitam este medicamento a não diabéticos para emagrecer?

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Isto seria simples de resolver, com uma base de dados de doentes com diagnóstico de diabetes, e em que as receitas só poderiam ser emitidas para essas pessoas.

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Mais simples ainda: serem passadas receitas de medicamentos apenas a quem realmente precisa deles.

      Radical, não é?

  8. Avatar de AlexS
    AlexS

    Então e os emails não são culpados de nada?

  9. Avatar de luisa
    luisa

    Gente incompetente! Anda um gajo a pagar 100€ por vacinas importantes para bebés que o estado não comparticipa em nada e são usadas noutros paises da União Europeia de borla! E estes idiotas a gastar dinheiro ao estado para emagrecer!!
    Ao que este país chegou!! ‍♂️‍♂️

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Os diabetes são assim na maioria dos países de primeiro mundo, comparticipam tudo. Na tuga há langos anos que os velhotes quando precisam de trocar a pilha do medidor de glicemia que como é gratuito em vez de trocar a pilha simplesmente vão à farmácia buscar um novo.
      É o estado da comparticipação em grupos de risco num país de gente pobre de espírito.

  10. Avatar de J Martins
    J Martins

    Uma pessoa muito próxima de mim tem tido bastantes problemas para encontrar este medicamento e há dias tivemos de andar por , pelo menos 4, farmacias para dizerem “está esgotado” e até o fornecedor está com problemas. E a resposta que dão é essa mesmo -> desde que a comparticipação generalizou que ele tem vindo a ser pedido por malta que não é diabética.
    A culpa disto? A meu ver há dois culpados:
    — médicos que passam receita para esta história para quem não é diabético.
    — as próprias pessoas que, no seu egoísmo, fazem o que lhes apetece sem pensar no impacto social. Mas vá, acho que é esse o problema de um pensamento mais individualista.. “que se lixem os outros”.

    É nestas coisas que acho que deixar ao mercado não funciona porque o mercado, em tempos como os de hoje, não chega a todos, principalmente com os custos de produção a aumentar.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Alguns modelos de insulina tambem nao costumam estar nas farmacias, tem apenas haver com gestao de stock, e facilidade em restabelecer stock de um dia para o outro, por parte das proprias farmacias.
      Eu por exemplo injeto Lantus e já sei que tenho a responsbailidade de nunca ir a farmacia ja com o stock perto do fim

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Infelizmente e devido a muitos fatores, é o caminho que a sociedade de hoje esta tomar, não sei qual será o futuro, mas por este andar não o espero risonho.

  11. Avatar de silverio silva
    silverio silva

    uma vez mais, quem se lixa é o mexilhão, o trulicity é um medicamento para Diabeticos, e assim deve ser.
    este medicamento devia ser prescrito apenas por o endocrinologista: o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento da diabetes…

  12. Avatar de Miguel
    Miguel

    A culpa é dos médicos, seria do TikTok se não precisasse de receita médica.
    Já existe falta do medicamento para diabéticos, pelo que digo mais… é uma falta de ética e inteligência da parte dos médicos brutal.

  13. Avatar de Nuno Pinto
    Nuno Pinto

    O que é lamentável nesta situação é que prejudica que realmente sofre de diabetes, bem como prejudica o contribuinte. Acabo de ler uma notícia segundo a qual os médicos vão ser obrigados a comprovar que o paciente sofre de diabetes para poder passar receita des fármaco. Mas mais do que isso, era necessário fazer um levantamento de que já usufrui deste medicamento para emagrecer e no mínimo, exigir a devolução do dinheiro.

  14. Avatar de Revolta
    Revolta

    Mas e fiscalização para os médicos, não há??? A ASAE ou o Ministério da Saúde não faz nada??? Por cada vacina, o estado comparticipa com 100€ . Depois ando eu a pagar vacinas para as crianças que temos de pagar na totalidade. Que sociedade… Está claramente cheia de chicos esperto. Essa malta precisa mesmo é de trabalhar e de medicamentos para a cabeça.

  15. Avatar de Carlos Oliveira
    Carlos Oliveira

    Sim, demorei muito para conseguir comprar o Ozempic para tratamento do meu diabetes, e a culpa disso é um só: médicos que o prescrevem para quem não é diabético.

  16. Avatar de Daniel
    Daniel

    Mas quem é passa as receitas o Tik Toc ou os médicos?
    Vão atrás dos médico que passam as receitas a quem não precisa e castiguem-nos.
    Não percebo muito de códigos deontologicos ou legislação sobre o assunto, mas se um médico está a passar uma receita a uma pessoa quen não tem a doença para a qual está a ser prescrito o medicamento, não será uma violação de regulamentação ou do código de conduta / deontológico?
    E não será caso para sanções disciplinares ao médico?
    Para não falar em mais um rombo nas contas publicas associadas ao ministério da saude, de 120€ por embalagem, o estado mete 108€, ou seja cada contribuinte patrocina da vaidade de uns quantos(as) vaidosos(as) para tirar umas fotos mais magrinhos(as) para o Instagram!
    Mas claro estamos em Portugal, onde a classe médica goza de uma impunidade tremenda onde a ordem dos médicos controla o poder pulitico e juridico para virar a cara pró lado, e deixa que os médicos actuem como se uma máfia se tratasse.

    1. Avatar de Américo Mendes
      Américo Mendes

      Os profissionais médicos (isso de classe é história) têm bons exemplos como este…o que interessa são os euros.
      Alguém sabe o que foi feito aos 1.400.000 Euros da campanha “Todos por quem cuida” que ocurreu?
      Vejam que foi preciso meter Tribunal (parabéns à justiça) para prestarem contas!!!

      “A sentença do Tribunal Administrativo de Lisboa, com data de 14 de Outubro, é taxativa: as duas Ordens foram mesmo intimadas a, “no prazo de 10 dias, disponibilizarem ao Requerente [Pedro Almeida Vieira] os documentos administrativos, incluindo de índole contabilística e operacional, relativos a todas as ações desenvolvidas no âmbito da campanha ‘Todos por Quem Cuida’, expurgados da informação relativa à matéria reservada. As duas Ordens foram também condenadas a pagar as custas processuais.”

      https://paginaum.pt/2022/10/18/sentenca-historica-do-tribunal/

      1. Avatar de Américo Mendes
        Américo Mendes

        Interesante como este pedido de informação dos 1,4 Mihões de euros está a atemprizar uma certa ordem:

        “Qual é afinal o temor de Miguel Guimarães?
        Teme a transparência?
        Teme que esta juíza lhe conceda uma segunda derrota na primeira instância do Tribunal Administrativo, obrigando-o a divulgar como foi feita a gestão de 1,4 milhões de euros de uma campanha de angariação de fundos?”

        https://paginaum.pt/2022/08/17/jogo-sujo-uma-queixa-crime-da-ordem-dos-medicos-um-joguete-de-guimaraes-froes-ca-lda/

        Nota: este exemplo com dados (não é opinião) mostra o que se passa no mundo dos médicos da eurolândia (não todos, claro. E serão minoria, acredito).

        1. Avatar de Américo Mendes
          Américo Mendes

          *atemorizar

  17. Avatar de Zé

    A solução para isto é muito simples. Uma fiscalização aos medicamentos prescritos nos últimos 5 anos. Se o doente não tiver diabetes nem outra patologia que seja adequada a este medicamento, tem de devolver o dinheiro das comparticipações. E os médicos têm de pagar multa em valor igual (e só não digo serem expulsos da profissão porque farão falta). Se a isto juntarem uma (eficiente) fiscalização de baixas, a coisa até vai ao sítio.
    Podem vir com mil e uma soluções, mas bate sempre no mesmo. A idoneidade dos médicos!

  18. Avatar de Zé

    A culpa é de certos “influencers” de um certo país com mais mentirosos que a Rússia e China juntos.

    1. Avatar de Zé

      Compadre Zé, como vai?
      Só em pequena parte. Se nos séculos que lá vão vendiam haviam charlatães a vender banha da cobra e sei lá que mais, agora as pessoas devia ter mais informação, até porque têm acesso.
      Mas que as pessoas queiram tomar o que lhes dá na cabeça, não podemos impedir. Agora a verdadeira burla é dos médicos que passam sem justificação clínica. É charlatanice pura.

  19. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Acuo que esta noticia deveria ser dada de outra maneira.
    É certo que ha pessoas a usar este medicamento sem necessidade, mas também é certo que ha pessoas em que a obesidade é uma doença, e esté provado cientificamente que este medicamento nao só serve para controlar a diabetes como ajuda a reduzir nas doenças cardiovasculares e na redução de peso e nao tem qualquer problema para a saúde. É certo que o estado gastou 26 milhões de euros neste medicamento, mas se fizerem as contas de quanto é que custam anualmente ao estado as cirurgias bariatricas e sendo que este medicamento é eficaz vão concluir que se começarem a optar por esta opção o estado passa a poupar bem mais , é tudo uma questão da industria farmacêutica aumentar a produção para não haver rutura de stoks.