Faraday Future – Rival da Tesla tem autonomia para 600 Km

41 Comentários

A CES arrancou com óptimas novidades. Um exemplo claro está na revelação feita ontem pela Faraday Future, uma start-up americana do ramo da tecnologia que foi criada para desenvolver carros eléctricos inteligentes.

Com a apresentação do FF91, a Tesla tem agora dentro do solo americano uma rival que promete combate na tecnologia e no preço.

Faraday Future - Rival da Tesla que tem autonomia para 600 Km


FF91 é o nome do crossover SUV, que está equipado com uma bateria de 130 kwh permitindo-lhe uma autonomia de cerca de 600Km, afirmou a empresa. Além deste trunfo, o sistema de carregamento do veículo é o chamado carregamento aberto, o que significa que pode ser adoptado qualquer sistema existente, o veículo, ao contrário dos vários carros do mercado, não está preso a um standard.

A empresa afirma que o veículo possui 1050 cavalos de potência e pode ir das 0 aos 100 km em apenas 2,39 segundos. Isso é mais rápido do que o Modelo S P100D da Tesla, que pode atingir 60 mph em 2,5 segundos. Nesta semana, um vídeo colocou lado a lado os dois veículos onde a marca tenta provar a sua superioridade.

 

E o Preço?

A empresa não revelou o preço do FF91, afirmou, sim, que a produção deve começar em 2018 e, para já, apenas os residentes nos Estados Unidos podem abrir uma conta para solicitar a reserva. Claro que, como é habitual neste meio, para fazer a reserva tem de deixar um depósito de 5 mil dólares.

Inteligência e conectividade

A apresentação, que teve alguns momentos de ansiedade à espera da reacção do veículo aos comandos, incidiu sobretudo na conectividade do carro. O FF91 é capaz de aprender por conta própria para saber as suas preferências pessoais, para que ele se possa ajustar e proporcionar uma experiência personalizada, como referiu Hong Bae, director da ADAS e de auto-condução, pelo Faraday Futuro.

ff_91_exterior_1

O veículo traz algumas características de auto-condução, incluindo a capacidade de descobrir, de forma autónoma, o estacionamento e estacionar sem auxílio humano. O veículo possui mais de 30 sensores, incluindo 10 câmaras na frente e traseira, 13 radares de curto e longo alcance, 12 sensores de ultra-som e um sensor de alta definição 3D LiDAR.

A empresa mostrou a sua tecnologia autónoma do veículo durante a apresentação, com uma demonstração num parque de estacionamento onde o veículo conduziu por vários sítios à procura de um lugar para estacionar.

ff_91_exterior_3

 

Empresa chinesa por trás deste projecto

A Faraday Future tem sede em Los Angeles e é uma empresa com apoio de uma outra chinesa, que já falámos anteriormente, a LeEco. Lembramos que esta empresa chinesa provocou mesmo a Tesla com a ameaça de uma concorrência forte, contudo, durante todos estes meses, sempre se questionou a sua capacidade de produção do veículo. Com esta apresentação, poderá estar desfeita a dúvida.

https://www.youtube.com/watch?v=6vfSNv1sx_E

Para saber mais sobre este novo veículo eléctrico inteligente, pode visitar a página que a empresa desenhou para este novo carro dedicado ao mercado dos eléctricos.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Esse sistema de câmara em vez de espelho retrovisor, o Elon Musk disse que em vários países isso não é permitido, por isso se a Faraday quer ter mercado, tem de se adaptar. Em 2018 já a Tesla anda a entregar Model 3.

    1. Avatar de joguirian
      joguirian

      Não é permitido?Uma coisa é o Elon Musk dizer outra diferente é o que se vai ter que mudar na elgislação, a mercedes ou BMW que estão a implementar sistemas semelhantes nos seus protótipos e já agora o novo mitsubishi gt que está previsto para 2019 também tem as câmaras…

      1. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Uma coisa é dizer que é legal outra coisa é dizer que é necessário mudar a legislação. Se existe algo que a legislação nao o permite entao nao é permitido.

    2. Avatar de chico pastor
      chico pastor

      Acho sempre muito interessante quando a tecnologia se propoe resolver o que já é resolvido há décadas com um espelho. A menos que apresentem vantagens determinantes no uso de uma câmara, para mim é apenas mais um gadget acopolado ao carro que serve para gastar dinheiro em caso de avaria.

      1. Avatar de José
        José

        Ora nem mais pensei o mesmo! Isto só encarece o produto final e está sujeito a avarias graves e certamente com reparações igualmente caras. Mais uma forma de sacar dinheiro escusadamente! Coisa que um simples espelho resolve sem problema algum e apresenta-se como tecnologia muito fiável e muito testada já há muitos anos e sobretudo barata. Não faz sentido algum usar estas tecnologias a não ser quando muito como suporte. Adoro tecnologia, não a descuro nem desdenho a sua utilidade, mas gosto muito mais de racionalidade e saber viver em relação ao mundo que tenho.

      2. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Eliminação dos ângulos mortos?

      3. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        ah… lindo Datsun 240Z

      4. Avatar de MarioM
        MarioM

        Nem mais.
        Temos muitos casos desses, veja-se os faróis antigamente eram em vidro duravam a vida do carro e conseguia-se ter uma boa luz, actualmente vêm com plástico ao fim de meia dúzia de meses toca a substituir o farol completo. quem ganha ? O fabricante assim vende peças.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Qual é o preço de um farol em vidro e outro em plástico?

          1. Avatar de MárioM
            MárioM

            Tens de começar 1º por eu só troco o vidro se partirem o farol no plástico sou obrigado a substituir o farol porque já deves ter percebido como é que ficam.
            De farois só tens os nome.

          2. Avatar de MárioM
            MárioM

            E podes ir saber de alguns que ficas com uma agradável surpresa, por exemplo Citroen C3 – 218€- Audi A3 – 343 € e podíamos ir por aí fora.

      5. Avatar de Miguel
        Miguel

        Aerodinâmica…

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Mesmo assim, eu pessoalmente não gosto da estética do veículo.

      6. Avatar de Darcy Brás da Silva
        Darcy Brás da Silva

        É uma forma elegante de integrar os componentes necessários para que estes veículos possam ser apenas atualizados a nível de software e ganhar capacidades autónomas, sem necessidade de compra de novo veiculo

  2. Avatar de lmnfigueira
    lmnfigueira

    “A empresa afirma que o veículo possui 1050 cavalos de potência e pode ir dos 0 às 60 mph em apenas 2,39 segundos. Isso é mais rápido do que o Modelo S P100D da Tesla, que pode atingir 60 mph em 2,4 segundos.”

    Muito mais rápido, sem dúvida.

    Rival da Tesla mas que não vai passar do “papel”.

    1. Avatar de Costa
      Costa

      anda tudo com pressa

      1. Avatar de ...

        …right on…!

  3. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Preocupem-se em fazer bons carros não a compararem-se com a Tesla…
    A Tesla tem carros, este não é um carro, é uma experiência, uma nave espacial, um barco, nem sei…
    Não sejam políticos!

  4. Avatar de joao
    joao

    estou um bocado confuso com isto dos carros electricos. Não é suposto serem “verdes”? “económicos”? “acessíveis”? Não é suposto serem para um espaço urbano? Não é para irmos no sentido de deixar os combustíveis fosseis? Entao porque raio o carro tem 1050 cavalos e vai dos 0-60 mph em 2,39 segundos? (o tesla também tem uns valores assim ridículos). É para as corridas? Arranques? isso não é la muito verde. Os teslas andam á volta dos ~60k$, isso não é lá muito económico nem acessível. Alguem me explique sff.

  5. Avatar de Jorge P.
    Jorge P.

    Vou só deixa isto aqui:
    http://www.theverge.com/2016/12/22/13908160/faraday-future-vs-ff-cayman-global-problems-jia-leeco-lesee-car

    TL:DR: “If you’re an investor, you’re f*cked.”

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Eu acho piada a este anúncios, ainda mais aos jornalistas que tenham confirmar a maravilha da coisa.
      O Tesla pode ser comprado hoje, o concorrente maravilha é um protótipo (se é que chega a tanto).
      O concorrente da Tesla vai ser a Nissan, a BMW, VW, … Não uma start-up de origem duvidosa.

  6. Avatar de joguirian
    joguirian

    O Elon Musk esteve à beira da falência com a spacex e conseguiu levantar-se. A situação da Faraday é mais complicada porque a ideia não é original, temos o rimac e o lucid, vamos ver, mas acho que há mercado e estou ansioso que finalmente saiam do papel…

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      E era uma ideia original quando o Elton Musk criou o Tesla?

  7. Avatar de ze
    ze

    Considerando que o tesla tem 672 cv, este novo carro tem 1050 o que dá uma diferença de 378 cavalos a mais.
    o tesla atinge 60 mph em 2,5 segundos o outro em 2,39 segundos, o que perfaz uma diferença de 0,110 segundos.
    A minha questão qual a vantagem deste em relação ao tesla que tem uma autonomia de 613 km aproximadamente com uma bateria de 100 kWh e este com uma de 130 kWh tem uma autonomia de aproximadamente 600 km? Qual a vantagem de por cavalos em deterimento de autonomia?

  8. Avatar de Alvega
    Alvega

    Ai está mais um que vai ERRADICAR, os motores de combustão interna.
    Pena que seja somente video e muita publicidade.

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Não vai erradicar, porque ao preço que custam os eléctricos, muita gente vai preferir combustão interna. E a política ridícula do aluguer das baterias também deixa muito a desejar…

  9. Avatar de RF
    RF

    Eu gostava de ver era carros “normais” como promete ser o Tesla model 3.. ou até do segmento a baixo deste, como motores eléctricos e uma autonomia decente! Já que BMW’s i3, Renaults ZOE e outros tantos totalmente eléctricos nem para a voltinha de domingo dão!

    1. Avatar de sm
      sm

      O Sr. deve dar umas voltinhas de domingo muuuuuuuuuuito longas.
      Não diga disparates!

      1. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        A autonomia de muitos não chega para ir de Lisboa ao Algarve sem ter de parar meio dia para carregar.

        1. Avatar de Ricardo Silva
          Ricardo Silva

          Já vi pelos seus comentários que precisa de actualizar. Começando pelo início sabe pelo menos o que é um carro eléctrico? Depois procure no Google “postos de carregamento rápido” e assim sucessivamente.

    2. Avatar de Costa
      Costa

      o ZOE deste ano já faz mais de 400Km.
      Bom fim de semana

      1. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Por agora é o ùnico de preço aceitável com autonomia “decente”.
        Os Tesla também são bons, mas são demasiado caros, não são para pessoas normais usarem…
        O desta notícia tem um design de barco, nave espacial ou submergível, por melhor que fosse muita gente nem o considerava comprar… Tipo o Fiat Multpila dos electricos e ainda assim comparando o Fiat é mais bonito :p

  10. Avatar de Daniel
    Daniel

    Já não é verdade que o BMW’s i3 e Renaults ZOE e outros tem pouca autonomia. o BMW I3 tem autonomia de 300km em óptimas condições e 200 km em condições normais, o zoe tem 400Km e 300 Km em condições normais, o Nissan leaf também aumentou a a autonomia em 2016, penso que para 350Km, mas sem certeza.
    Além disso, alguns modelos como o BMW tem a possibilidade de ter um extensor de autonomia, que é um motor a combustão para gerar eletricidade.

    Para a maior parte das pessoas a autonomia atualmente já não é um problema real mas psicológico.

    Com o aumento da autonomia também aumenta a vida útil das baterias, que era um outro problema.

    Agora só falta baixar o preço que deve acontecer em poucos anos.

    Quanto ao problema do tempo de carregamento, com o consórcio que foi estabelecido entre vários fabricantes para instalar em toda a europa milhares de carregadores ultra rápidos, capazes de fazer cargas em 10 minutos, desaparecem quase todos os problemas que os elétricos tinham.

    Por tudo isto, claramente que os carros elétricos são o futuro, e o ano de 2018 com o Tesla m3 é provavelmente o ano deviragem.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      O novo Opel Ampera E diz que faz 500km.

    2. Avatar de Ricardo Silva
      Ricardo Silva

      Vá não exageremos, essas autonomias são aquelas que testam dentro dos “laboratórios”

      A autonomia vai depender do tipo de trajecto que casa um faz (relevo), o ar condicionado é também uma limitação em termos de autonomia e claro o” tipo de pé ” do condutor.

      Mas hoje em dia os carros no mercado já servem 90 e muitos % dos condutores, o comudismo, hábitos e alguns cálculos errados é que impedem mais carros eléctricos na estrada.

      Também acredito que o ano de maior boom será 2018, não pelo model 3, mas pelas baterias de maior capacidade a preços mais baixos.
      O ampera-e já uma realidade, o Model é um produto de marketing e poderá ser fantástico pelo sua tecnologia, não acredito que seja pelo preço ou autonomia.

  11. Avatar de Gustavo Woltmann
    Gustavo Woltmann

    O que há uns anos era protótipo começa finalmente a sair do papel e dos programas de design! O futuro avizinha-se estranhamente confortável..

  12. Avatar de MárioM
    MárioM

    Vamos ver quantos compradores os carros eléctricos vão ter em 2º mão daqui a algum tempo.

    1. Avatar de Ricardo Silva
      Ricardo Silva

      Porquê daqui a algum tempo? Porque não hoje?

      1. Avatar de Traveller
        Traveller

        eu comprei o meu em segunda mão e foi muito difícil de encontrar, vendem muito melhor que outros em segunda mão, mas não em stand’s que não sabem o que é um carro electrico.
        O as gasóleo é que deve ser difícil vender daqui a poucos anos quando já não se fabricarem e não poderem andar nas cidades, a ver vamos como vai evoluir.