Famílias de crianças abusadas…

11 Comentários

sexualmente processam MySpace. A rede social MySpace está a ser alvo de quarto processos. Os autores são familiares de utilizadoras do serviço, menores, que alegadamente terão sido sexualmente abusadas por adultos que conhecerem online, enquanto acediam ao serviço. As famílias de Nova Iorque, Texas, Pensilvânia e Carolina do Sul avançaram com quatro processos distintos acusando o site de negligência e fraude e pedem milhões de dólares de indemnizações pelos danos causados. As adolescentes envolvidas nos casos de abuso sexual têm 14 e 15 anos. Num dos casos o abusador terá até já sido julgado e condenado a 10 anos de prisão.


“No nosso ponto de vista o MySpace esperou demais para tentar implementar medidas que aumentassem efectivamente a segurança dos seus utilizadores menores”, sublinha um dos advogados das famílias. O mesmo responsável diz acreditar que o processo possa funcionar como um alerta para o serviço e evitar a ocorrências de outras situações idênticas no futuro.

“O MySpace actua como um líder nas questões da segurança da Internet. Nós tomamos medidas pró-activas para proteger os nossos membros”, responde o chefe de segurança da empresa. Antes de serem conhecidos os processos já vinham aumentando de tom as críticas de pais, professores e autoridades à exposição dos menores que utilizam o popular serviço. O MySpace, como a generalidade dos serviços deste género, incentiva os seus utilizadores a expandirem a rede de contactos, entretanto em comunicação com outros membros da rede.

Às críticas, o serviço respondeu com um conjunto de novas funcionalidades que impõem restrições na forma como os adultos podem contactar os utilizadores mais novos do serviço. A par com a medida, implementada há já algum tempo, a empresa anunciou na passada quarta feira que a partir do verão os pais de utilizadores menores do serviço vão poder consultar os dados de perfil dos seus filhos, onde se inclui a idade, muitas vezes falseada pelos jovens. Já no ano passado o MySpace foi alvo de um processo judicial que se mantém em curso e que envolve uma adolescente de 14 anos e um pedido de indemnização de 30 milhões de dólares. A acusação é semelhante.

Fonte: TEK Sapo

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    Só podia acontecer n’AMÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉRICAAAAAA! (como cantavam os Xutos!)
    Os pais é que não são responsaveis e depois pedem milhões… ’tá certo!

  2. Avatar de jeremix
    jeremix

    Claro, agora a culpa é do MySpace das pitas terem o pito aos saltos nestas idades, e dos pais nao controlarem o que elas andam a fazer na net, etc… os pais se quizerem bloqueiam o acesso ao site… mas nao, a culpa é do site existir…

  3. Avatar de BisMarques
    BisMarques

    Primeiro dão total liberdade aos filhos para fazerem o que quizerem na internet e não há a preocupação de os acompanharem e de os informarem dos perigos que há na internet e agora depois do que aconteceu (que é sempre condenável) estão agora a pedir indemnizações?

    Have Fun

    BisMarques

  4. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    A culpa do mal que ocorre é smp de terceiros, como dirão esses pais “a gente tem muito que fazer no dia-a-dia n podemos ocupar-nos com as nossas filhas, já para isso é que lhes de-mos um computador com internet…”
    Isto sem falar na educação que lhes deram ao permitirem as filhas saírem com estranhos (ok elas podiam mentir) mas ao menos podiam dizer as raparigas que se saírem com alguém ao menos que o façam para shoppings ou locais muito movimentados.

  5. Avatar de keops
    keops

    Mais uma vez os pais deixam fazer os filhos aquilo que querem e depois processam os programas e sites da internet… Talvez se prestassem mais atenção aos filhos…

  6. Avatar de Bikoka Frita

    Cuidado com o que se diz sobre isto porque todos podemos (ou temos) filhos!

  7. Avatar de jeremix
    jeremix

    Bikoka, ninguem disse que nao nos pode acontecer a nos…a questao é se acontecer de quem é a culpa? a menos que seja um site que promova isso, concerteza que a culpa é de quem é responsavel pelas crianças.

  8. Avatar de aaa
    aaa

    Bikoka Frita: Os pais se fossem responsaveis utilizavam programas para bloquear acesso a certos sites, incluindo o myspace.

  9. Avatar de 4 Discovery

    Mexendo na Internet é complicado , as leis sobre a liberdade da Internet têm que ser revistas…..

  10. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Para pais preocupados há ferramentas de controlo do uso da internet, acho que já vi por aqui menção a elas, bem como na tv há poucos dias de uma empresa Portuguesa. No fim do dia os pais mais interessados podem ir ver que sites visitaram, que conversas mantiveram e conversar com as crianças acerca do que viram/fizeram, infelizmente a maioria não tem tempo ou paciência para isso e depois vêm queixar-se e atirar responsabilidades que também são suas, para terceiros.

  11. Avatar de Bikoka Frita

    A questão da net não é diferente do controlo que todos os pais têm de fazer sobre o que fazem os seus filhos. Se por exemplo se deixa os filhos sair à noite sem nenhum controlo algo de mau pode acontecer. O mesmo se passa na net.
    Apesar da minha filha apenas ter 8 anos quando ela utiliza a net vou regularmente ter com ela ver o que a rapariga anda a fazer. Quando ela for maior vai ser mais dificil controlar mas o mesmo se vai passar com outras questões (ir ao cinema com as amigas, sair à noite, os namorados, etc.).
    Não sei como vou lidar com estas coisas mas espero conseguir guiar a minha filha no seu crescimento.