Falha no Skype permite ver e ouvir quem está do outro lado

12 Comentários

Esta falha afecta essencialmente os utilizadores do Android

Apesar da concorrência muito forte, o Skype continua a ser uma das plataformas mais usadas para troca de mensagens e vídeo-conferência. As últimas versões têm trazido algumas novas funcionalidades mas também é verdade que esta aplicação está cada mais pesada.

Recentemente foi detectada uma falha grave de segurança na app Skype para Android que permite várias acções de espionagem.

skype (1)


A informação foi publicada no site neowin e dá conta que o Skype tem um grave problema de segurança que permite a escuta de conversas e também ver o que se passa do outro lado. De acordo com as informações publicadas, esta falha apenas afecta os utilizadores do Android.

skype_001

Como tudo funciona?

Como referimos esta falha apenas afecta a app do Skype para Android.

  • Ter 2 equipamentos com a conta Skype ligada (Pode ser o Desktop e um smartphone Android)
  • Contactar o destino através do dispositivo 1
  • Desligar o dispositivo 1 através da Internet, enquanto a chamada está a ser estabelecida
  • Uma vez perdida temporariamente a ligação, o equipamento de destino tenta re-estabelecer a ligação (este equipamento deverá ser um Android)
  • Atender com o dispositivo 2

Ao que parece, o equipamento para o qual é estabelecida a chamada tenta re-estabelecer a ligação que caiu. No entanto, como foi estabelecida inicialmente uma chamada e activado o microfone e câmara, na segunda ligação tudo se mantém igual, podendo assim o utilizador de origem ouvir e ver o que se passa do outro lado.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    falha ou “falha”?

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      hAHAH eu sei essa “falha”….

  2. Avatar de António Oliveira
    António Oliveira

    Isso já me aconteceu . Estava a aceder remotamente ao tablet do meu filho, entrou-me uma ligação no Skype e a partir daí o tablet do meu filho recebe sempre as chamadas dirigidas a mim….

  3. Avatar de K0izo
    K0izo

    Se desde os relatórios do Snowden que comprovaram o que já estava mais que provado: Chamadas Skype = 0% de segurança e privacidade, então agora com Android ainda ficará mais inseguro.

    Experimentem se também acontece no iOs e outros OS moveis ou fixos Pplware.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Sim pq o skype no IOS deve ser blindado em segurança. Falas uma coisa acertada e outra errada.

      Aqui está ” essencialmente os utilizadores do Android” não diz “apenas os utilizadores do Android” é preciso ler muito bem.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Tu é que erraste feio ao interpretar o que disse o K0izo. Ele apenas pediu um teste. Nada demais.

  4. Avatar de Mateus
    Mateus

    O problema é sempre o mesmo! A microsoft e a Google querem sempre saber tudo sobre o utilizador e não se limita a vender os produtos com qualidade! Por vezes “oferecem” produtos mas sempre com falhas criadas de proposito!

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Claro, eles vendem base de dados, é o core business. Os telemoveis é só forma de implantação de novas recolhas para o core business, base de dados.

      Só ainda não consegui arranjar alternativa credivel para o GMAIL, mas tenho a noção exacta que nao posso guardar nada importante no mail.
      É uma questão de tempo até aparecer uma alternativa. Gostava de usar uma alternativa Apple mas não o mail iCloud.

      Veremos o que virá por aí.

  5. Avatar de Rui Rio
    Rui Rio

    então mas do outro lado não se apercebem que o skype tá ligado? se a chamada cai e a seguir se liga novamente qual é a falha? é só vontade de dizer mal…

  6. Avatar de diana sousa atg

    Quando eu quero entrar no skipe nao da para entrar nao sei o que fazer mais

  7. Avatar de Paula Frederico
    Paula Frederico

    Está a acontecer-me o mesmo, quando o meu marido liga-me pelo skipe sem que eu o atenda pelo telemóvel a chamada é recebida…podem ajudar-me a resolver? o meu telemovel é sistema Android..