Falha de segurança do Twitter expôs dados dos utilizadores

3 Comentários

Não é normal acontecer, mas por vezes os serviços da Internet ficam expostos a problemas e falhas de segurança. Foi precisamente isso que aconteceu ao Twitter durante a passada semana.

Foram apenas algumas horas, mas durante esse tempo os dados dos seus utilizadores estiveram expostos e acessíveis a qualquer um.

twitter_1

Esta falha do Twitter teve a duração de apenas 24 horas e estava localizada no processo de recuperação da palavra passe dos utilizadores. Assim que foi relatada ao serviço de micro-blogging, foi prontamente tratada e avaliada para que fosse percebida a sua extensão e o impacto que teve.

Do que o Twitter conseguiu apurar, durante esse tempo foi possível aceder aos emails e números sem qualquer controlo, de cerca de 10 mil utilizadores. No entanto é um número reduzido de utilizadores, face aos mais de 320 milhões de utilizadores mensais que tem.

As investigações que o Twitter realizou revelaram que não houve qualquer utilização abusiva deste bug e que apenas dados simples foram revelados, como emails e números de telefone. Os utilizadores visados foram de imediato alertados e foi comunicada a falha dos dados expostos.

Any user that we find to have exploited the bug to access another account’s information will be permanently suspended, and we will also be engaging law enforcement as appropriate so they may conduct a thorough investigation and bring charges as warranted.

twitter_2

Mesmo não sendo uma falha grave, em que teriam sido expostas passwords e dados mais sensíveis dos utilizadores, o Twitter aconselha a que sejam usadas passwords fortes e que sejam sempre pedidos dados adicionais para que seja feita uma recuperação de password.

É ainda dado como conselho que seja revista a lista de aplicações com permissões de acesso à conta do Twitter e que sejam removidas aquelas que não são usadas ou que sejam suspeitas.

Esta foi uma pequena falha, prontamente resolvida e solucionada, que não expôs de forma grave os dados dos utilizadores, mas deixa o alerta para a possibilidade de problemas graves e para a necessidade dos utilizadores se protegerem.

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Essa rede social está em completa decadência, a seguir é o fb.

    Esta na altura de virar a página…

    1. Avatar de tiago
      tiago

      Olá Miguel, concordo… Mas sinceramente não vejo o Facebook a cair em decadência, infelizmente.

  2. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    Apaguei a minha conta nesta rede á várias semanas porque me mandavam 1 ou mais e-mails por dia, sem eu sequer aceder lá nos últimos 3 meses, fartei-me e “tentei” apagar a conta, a verdade é que não me pareceu que tivesse sido apagada e por essa razão classifiquei os emails na minha caixa de correio como spam.

    Assim fiquei com a caixa limpa, e pode ser que eles mudem a sua atitude agressiva em relação ao marketing e publicidade desejada.