Falha do Android deixa câmara tirar fotos sem utilizador saber

39 Comentários

As questões de segurança têm andado na baila nos últimos tempos. São várias as descobertas feitas e que afectam os mais variados sistemas operativos e que colocam em causa a segurança dos utilizadores e dos seus dados.

Apesar de não ser uma situação desejável e até aceitável, acaba por ser comum nos sistemas, que rapidamente são actualizados e esses problemas eliminados e mitigados.

Uma nova falha do Android vem agora provar que é possível a qualquer aplicação capturar fotografias de um telefone de um utilizador sem que este tenha qualquer conhecimento disso.

android_1

Segundo é norma no Android, a utilização da câmara por qualquer aplicativo obriga a que a imagem a ser capturada seja mostrada ao utilizador no ecrã e que por isso seja “detectada”.

Esta medida de segurança, como pode se encarada, leva a que possamos sempre saber que estamos a capturar uma imagem e que esta poderá ser usada pela aplicação.

Por outro lado existe outra “certeza” no Android que obriga a que aplicações ou serviços em segundo plano não necessitam de manter ou apresentar qualquer actividade visível em primeiro plano.

Tomando estas duas verdades do Android em conta, Szymon Sidor, um estudante de Ciências da Computação, resolveu testar até que ponto conseguia levar a que o Android conseguisse tirar fotografias e capturar vídeo sem que o utilizador tivesse conhecimento disso.

Os resultados das suas pesquisas revelaram uma falha grave no Android e que podem levar à captura de imagens e de vídeo de forma completamente silenciosa e sem qualquer informação ao utilizador.

Foi criada uma aplicação para provar o conceito e que mostra que depois desse passo podem ser facilmente enviadas para um servidor externo todas as imagens capturadas.

android_13

Apensa a essas imagens pode também seguir muita informação sobre os equipamentos, os seus utilizadores ou até sobre a localização destes. A qualidades destas imagens permite também ao atacante ter informação detalhada sobre os utilizadores.

A forma como Szymon Sidor conseguiu contornar a imposição da Google sobre a apresentação do ecrã de captura de imagens é muito simples e ao mesmo tempo muito engenhosa.

Depois de tentar várias formas para o fazer através da programação e da aplicação de filtros, acabou por encontrar a solução numa forma diminuta. Criou uma janela de apresentação de apenas 1px por 1px, que nunca será detectada por qualquer utilizador.

Esta aplicação, que Szymon Sidor criou para o Nexus 5, tem a capacidade de capturar essas imagens mesmo quando o ecrã do dispositivo está desligado, tornando-se numa ferramenta perfeita para a recolha de informação.

Segundo se sabe a Google estará já a tentar resolver este problema, aumentando a segurança que consegue dar aos seus utilizadores, não havendo no entanto qualquer informação adicional.

Esta não é uma falha grave pois requer que os utilizadores instalem uma aplicação que explore esta característica, mas a submissão e a propagação de uma aplicação dessas algo que é simples de fazer mesmo através da loja de aplicações da Google.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Costa
    Luis Costa

    O Airdroid já faz isso há muito, mas de forma visivel

    1. Avatar de PPlwareUser
      PPlwareUser

      Como assim?

    2. Avatar de Alceu
      Alceu

      Acho que você não entendeu.

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    Não faz mal, a Google lança já um fix ao Android que corrige isso. Estejam atentos ás atualizações de software…

    1. Avatar de Marcelo Barros
      Marcelo Barros

      Tens toda a razão, existem falhas em todos os sistemas menos iOS.

      Fosse iOS estavas tudo a dizer que não era uma falha, mas sim uma feature.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        É verdade que todos tem falhas, mas a diferença do iOS para o Android é que a esmagadora maioria dos smartphones Android não terá este bug corrigido. Mas enfim, no Android pode-se desculpar pelo facto de serem milhares de modelos, bla bla bla.

        1. Avatar de ze
          ze

          https://pplware.sitedev.pt/informacao/apple-reconhece-o-bug-do-imessage-e-esta-a-tentar-resolve-lo/

          Pelo menos eles tentam 🙂

          Ps: Sou utilizador diário de Mavericks, W7 e Android.

          1. Avatar de lel
            lel

            Tentam? Essa falha já se sabe desde 2011 ou 2012 e só em 2014 é que estão a tentar resolvê-lo…

            E agora vais dizer o quê? Que mais vale tarde do que nunca?

            Tentam sempre justificar o mal de alguém com o mal de outrem… Por favor.

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Distribuidos por centenas de fabricantes…

      2. Avatar de PATJSMN
        PATJSMN

        É uma feature para a app “Hidden cam” xD

    2. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Daqui a umas semanas 1% dos Android’s tem acesso à actualização, mais uns meses e outros 3% dos android’s tem acesso e mais alguns meses outros 3% tem acesso os restantes tem a actualização quando trocarem de donkeyphones upps smartphones…. 🙂 🙂

      1. Avatar de ACS
        ACS

        Queres ter acesso á actualização? Facil compra sum novo telemovel no final do ano 😉

    3. Avatar de Rui Pedro™
      Rui Pedro™

      Na grande maioria dos dispositivos… senta-te pra não te cansares.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Pensei que isto era como no iOS, ou por exemplo, nos milhões de PC’s diferentes…

        Recebiam o update e pronto.

        1. Avatar de Rui Pedro™
          Rui Pedro™

          Nelson, isso aconteceria se os fabricantes usassem o Android puro. Mas acontece que a maioria dos fabricantes principalmente a Samsung modifica muito o Android o qual não pode levar os Updates do Android puro uma vez que não ia funcionar ou ia dar problemas.
          Onde podes obter essa actualização fora do fabricante é em Roms Personalizadas como a Cyanogen Mod.

  3. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Nada melhor que o 3310. Faz chamadas, envia mensagens, o resto é conversa. 😉

    1. Avatar de David
      David

      ou sms, ou snake 🙂

      1. Avatar de Miguel

        snake não

        já me cansei

        outra bez \o/

    2. Avatar de Zane
      Zane

      E não tira fotos 😀

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        …sem o utilizador saber.

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Dá para pôr uma imagem como wallpaper!

  4. Avatar de Marco
    Marco

    oh para mim a ir buscar o balde das pipocas…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      É no Android, não vai haver tantas criticas 😉

      Por acaso é uma funcionalidade interessante

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Status das actualizações do iOS

        http://david-smith.org/iosversionstats/

        Android

        http://www.appbrain.com/stats/top-android-sdk-versions

        De notar que a versão 2.3 lançada em 2010 desceu 8% ficando actualmente só com 13.5% dos androids. Presumo que estejam a ser actualizados nas lojas.

  5. Avatar de int3
    int3

    http://developer.android.com/reference/android/hardware/Camera.html
    “To access the device camera, you must declare the CAMERA permission in your Android Manifest”.

    A questão é: “Será que a aplicação que explora a vulnerabilidade tem permissões da camera ou é mesmo uma falha na API?”
    É que eu tenho muitas apps, e nenhuma delas ( raras as exepções eu até nego permissões como micro, net de dados, camera…) pede permissões de “acesso á camera”…..
    Lá está estes artigos a destrocer o facto.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, lê bem o artigo então sff.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Eu chamava mais uma feature a isso…

    Usei o IP Webcam e não queria ter a aplicação aberta, saia daquilo e continuava a dar tudo na boa por stream para o computador, até com o ecra desligado.

    Se retirarem essa possibilidade é mais uma desvantagem.. As pessoas quando instalam uma aplicação aparece lá a dizer o que vai usar, se num jogo vier a camara, é um bocado estranho…

  7. Avatar de Telmo
    Telmo

    Não vejo mal nenhum nisto, tal como o artigo diz e muito bem, aquando da instalação da aplicação concordamos que damos permissões para a aplicação explorar a câmara.. Por exemplo com o Cerberus consigo tirar fotos e/ou vídeos sem o utilizador perceber.. Mas é mesmo essa a intenção..

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Tu podes não ver mal nenhum, mas se calhar uma mulher que lhe sejam tiradas fotos em trajes menores não deve achar grande piada.

      Quando instalas uma app só tens que dar permissões para a app usar a camera, e não para tirar fotos sem o utilizador saber.

      1. Avatar de diogo
        diogo

        eu gosto que a minha aplicação anti roubo consiga tirar fotos sem que quem esteja com o me telemovel perceba…

        e para se fer fotografias da mulher em trajes menores é preciso ela por o telmemovel a jeito, o que não será de todo normal

  8. Avatar de fakir
    fakir

    Com a app office anti-spy, está resolvida a espionagem, oculta e dissimulada.

  9. Avatar de miguel
    miguel

    Isso já existe a muito, maior parte das apps com crack fazem isso sem saberem.

    Eu como não tenho root e não instalo tudo que tenha luzes e neons a piscar no market não me chateio com isso.

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    sempre vi isto como um feature :p
    que outra maneira iam apps com o AirDroid e Cerberus funcionar?
    se quando se instala a app se da acesso a camara e porque se confia..

  11. Avatar de Antonio
    Antonio

    Não é uma falha, é um sistema de segurança. Saiba que lhe roubou o samartphone. http://www.android/takepicture-to-detect-thief.com

  12. Avatar de JP
    JP

    A APP Facebook faz isso desde o ano passado, esta lá para todos lerem, agora dizem que é um “Bug”? ( Lolada )

  13. Avatar de Marco
    Marco

    estou a ver que iOS fans ou android fans é td igual, qd é nosso é feature qd é nos outros é uma questão critica de segurança. certo…..

  14. Avatar de Armando
    Armando

    Fixe, as fotos-surpresa são aquelas em que eu fico melhor!