Facetime no Android? Conheça 4 excelentes alternativas

36 Comentários

Hoje em dia os smartphones/tablets são os principais dispositivos que usamos para nos mantermos em contacto com outras pessoas.  Um dos serviços de referência nesta área é sem dúvida o Facetime da Apple que permite vídeo-chamadas, garantindo sempre a melhor qualidade de comunicação.

Não estando este serviço disponível para dispositivos Android, quais as alternativas?

breezi_placeit1


1) Google Hangouts

O Google Hangouts é sem dúvida uma alternativa out-of-the-box ao Facetime.  Esta excelente aplicação da gigante Google, permite-lhe conversar através de mensagens escritas, mensagens de vídeo ou mesmo realizar chamadas VoIP.

Além destas funcionalidades o Google Hangouts permite-lhe ainda fazer chamadas de vídeo em grupo com os seus amigos, família ou até colegas de trabalho, tendo estes grupos um limite máximo de 10 membros. Todas estas funcionalidades são completamente gratuitas. Apesar da evolução, este serviço precisa que garantir uma melhor qualidade e fiabilidade nas chamadas de vídeo.

hangouts_02

2) Skype

O Skype é provavelmente uma das ferramentas de comunicação mais usadas em todo o mundo. No entanto, é também verdade que é uma das mais pesadas e a experiência dos utilizadores com esta aplicação nem sempre é a melhor, especialmente nos dispositivos móveis.

skypehang

3) Viber

Este serviço foi desenhado inicialmente como aplicação móvel disponível para todas as plataformas, permitindo comunicar através de mensagens de texto e chamadas de voz.

Neste momento com esta aplicação poderá fazer chamadas de voz e chamadas de vídeo para todo o mundo gratuitamente. Basta para isso ter o Viber instalado nos dois dispositivos.

viberandroid

4) ooVoo

ooVoo  é uma ferramenta muito simples de utilizar e está disponível para realizar chamadas de vídeo em HD, vídeo-conferências, com o máximo de 12 membros, e até mesmo mensagens de texto.

Uma das melhores características desta ferramenta é que os seus amigos não precisam de ter a aplicação instalada para atender as suas chamadas, eles podem atender através do Facebook.

oovooandroid

As aplicações apresentadas são sem dúvida excelentes alternativas ao Facetime da Apple. Apesar de algumas apps ainda precisarem de algumas melhorias ao nível dos  protocolos de comunicação, todas elas funcionam relativamente bem. Além das apresentadas, deixamos ainda a sugestão da app Tango.

É utilizador do Android? Qual a app/serviço que usa para vídeo-chamada?

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    Então e o Whatsapp ?!
    Apesar de nao ter video-chamada, é na minha opinião a que oferece melhor qualidade de som nas chamadas voip normais… alem de permitir tambem o envios de mensagens e ficheiros…

    1. Avatar de Zukunft
      Zukunft

      Está-se a falar de vídeo-chamadas.

  2. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    ãh? lol
    O facetime é que é alternativa aos outros. Na universidade, trabalho e amigos sempre ouvi falar em skype, algumas vezes em hangouts e… bem… nenhuma em facetime.

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Pois ninguem usa iphone.. ..

      1. Avatar de daiquiri
        daiquiri

        Não tem nada haver se usas ou não iphone. Tem haver com compatibilidade. As pessoas querem comunicar sem barreiras e o facetime tem uma muito grande: a outra pessoa tem que ter um equipamento da mesma marca que tu…..

      2. Avatar de Swift
        Swift

        Eu uso, e mais portugueses usam.

    2. Avatar de Swift
      Swift

      Eu até uso bastante o FaceTime com família e amigos, mas sem dúvida o Skype é melhor que hangouts lol.

  3. Avatar de JJS
    JJS

    Eu uso o whatsapp, nas chamadas é bom a muito bom, naturalmente depende da NET a que estamos ligados.

    1. Avatar de Zukunft
      Zukunft

      Está-se a falar de vídeo-chamadas.

  4. Avatar de JJS
    JJS

    …eu sei que não faz video chamada, pelo menos para já, mas sinceramente não vejo grande utilidade nela, só se for mesmo engolir e os meus “megazitos” do meu parco tarifário.

    1. Avatar de Sr Passos coelho
      Sr Passos coelho

      Eu tenho 2GB 😀

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Opa, já usei e já desisti: Skype por exemplo é interessante quando estamos longe da família ou emigrantes ao telefonar para casa, de resto ninguém tem pachorra para videoconferência. Além disso a conversa deixa de ser “particular” e passa a ser pública: toda a gente ao lado ouve a conversa é vê com quem estás a falar, e segurar o telemóvel de modo a que a cara fique enquadrada…não há pachorra.

  5. Avatar de Ricardo Fernandes
    Ricardo Fernandes

    O Facetime tem o grande porém de não ser multiplataforma, vai continuar sendo bom, mas não usado por ninguém. Os 3 primeiros da lista e o Whatsapp, estão bem a frente neste aspecto, além de terem muito mais usuários.

  6. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    Não há nada que funcione tão bem como o FaceTime…

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Tens de experimentar outros…

      1. Avatar de Lunatic
        Lunatic

        Quando estive em Angola onde a Internet sofre muito ao longo do dia confirmei com vários colegas com outras plataformas que não conseguiam fazer chamadas (ou video-chamadas), enquanto aqueles que tinham o FaceTime era impressionante que se conseguia efectuar a video-chamada sem grandes constrangimentos. Penso que isto tem a ver com o protocolo utilizado pelo FaceTime que requer uma largura de banda inferior em relação às outras aplicações multi-plataforma como o skype.
        Eu praticamente deixei de usar o skype quando ligo para alguém que tenha iOS, excepto como é óbvio, para outras plataformas uso o skype e o hang-out.
        Tenho pena que a Apple olhe só para o seu próprio umbigo e que o FaceTime não seja disponibilizado para outros sistemas concorrentes porque dentro do sistema iOS funciona muito bem.

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          +1

          O facetime é exemplar mesmo por isso…

          Não há cortes no som ou na imagem, a qualidade aumenta gradualmente consoante a qualidade da ligação…

          Funciona em qualquer rede, e é 100% privado.

          Por exemplo, pelo Skype, há escutas, pelo FaceTime, é impossível, já que é ponto-a-ponto, e é encriptado.

      2. Avatar de Swift
        Swift

        Antes usava o Hangouts para falar com família francesa, não funcionava tão bem. Passei a usar Skype, no entanto a qualidade ainda não era a melhor. Passei a fazer chamadas por Viber, porém temporariamente, até que passei a usar FaceTime, sem dúvida! Tem a melhor qualidade Luis. Ja agora, quais são os teus motivos de que o FaceTime não presta?

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Não disse que não presta… Apenas para mim não é o melhor.
          A qualidade de chamada quer de voz , quer de video (entre BB10) do BBM é superior a qualquer outro.

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Nunca o usaste, está visto…

  7. Avatar de jaav
    jaav

    Alternativas são, no entanto em condições semelhantes é muito ligeira a comparação.
    Em termos de fluidez o facetime da apple é de longe o melhor.
    Costuma ligar muito de fora do país e por vezes tenho que pegar no ipod e utilizar o facetime porque mesmo o skype pago ou hangouts é sempre a travar aos soluços.
    Nisso há que dar o mérito ao facetime, para utilizações esporádicas as alternativas servem perfeitamente.

  8. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Uso o viber mas não é para ver caras, é mesmo só para telefonar e funciona muito bem.

  9. Avatar de Luis
    Luis

    Uso o BBM, e está muito à frente dos outros. Tem videochamada (entre BB10) e chamadas VOIP (BB, WP, Android e iOS) com qualidade sem igual além de ser o messenger com mais funções e o mais seguro e privado, por diversas razões!

  10. Avatar de Luiz Henrique
    Luiz Henrique

    Eu não estou entendendo nada.
    Eu tenho um celular da Samsung (Android) e faço videochamada direto dos meus contatos na agenda, sem necessidade de nenhum aplicativo extra.

    1. Avatar de Luiz Henrique
      Luiz Henrique

      Lógico que tem um custo extra cobrado pela operadora.
      Quando quero fazer a chamada sem custo, uso o Skype.

  11. Avatar de ricardo
    ricardo

    Facetime no android? Lool ao que chegou. Devia ser: ” Outras alternativas ao facetime no Android” porque quem tem ios quase de certeza que tem amigos com android, ou seja, precisa de outra aplicação para fazer video chamada com eles. La esta, uma boa maneira de fechar mais o mundo Apple as pessoas. Ficam limitadas a usar aplicações.

  12. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Esqueceram-se do mais “obvio”, que é a partir do facebook. Eu antigamente usava skype, mas deixei de usar. Creio que todos os meus amigos tem face, mas os que quero falar tem todos. Tive uma namorada que foi assim que começamos. A actual também falamos assim muitas vezes, porque nem sempre podemos estar juntos.

    Utilizo muito o facetime para falar com a minha filhota, que não vive comigo.

  13. Avatar de diogo
    diogo

    Acho que o maior entrave às video-chamadas, em Portugal, são mesmo os planos de dados, pois o consumo é enorme.
    Só utilizando por Wifi mas ficamos limitados…

  14. Avatar de transcendez
    transcendez

    E o ICQ? A meu ver muito bom.

  15. Avatar de RJCA
    RJCA

    Tenho o Viber e o Skype mas normalmente uso mais no Tablet (quando tenho WIFI disponivel) e não no smartphone 🙂

  16. Avatar de jossiasjunior
    jossiasjunior

    mas eu acho que o whatsapp tambem tinha que ter chamdas de video

  17. Avatar de Marcos T
    Marcos T

    E então e ninguém fala do Messenger do Facebook?? Eu uso e não quero outro!… ligacao sempre perfeita e a melhor qualidade de imagem. Ja usei outros.

  18. Avatar de Armando
    Armando

    A qualidade das chamadas de vidro do FaceTime mesmo sem Wifi, utilizando o 3G da Unitel de Angola permite me falar em vídeo mais de 8 horas todos os dias com Portugal. Para isso ambos temos iPhone. A qualidade é 5 estrelas. Conheço todas as outras App mas nada se compara ao FaceTime