Facebook: Timeline disponível para todos

34 Comentários

As redes sociais, e o peso que representam actualmente no tráfego Web, tornaram-se objecto de desejo para as grandes empresas da Internet e é actualmente um novo campo de batalha entre estas. Todas tendam criar a rede mais apelativa e com as funcionalidades mais úteis e atractivas.

No passado mês de Setembro o Facebook apresentou, na sua a conferência anual de programadores do Facebook, na sua mais recente novidade. O Timeline propunha-se a forma rápida e concreta não as ocorrências mais recentes (como aconteceu até agora) mas sim a “história de toda a vida” online. Inicialmente a Timeline esteve apenas disponível para os programadores, mas agora está acessível a todos os utilizadores do Facebook.



Logo em Setembro apresentámos de forma detalhada esta novidade do Facebook, tendo inclusive mostrado como poderiam ter de imediato acesso à Timeline e a todas as suas funcionalidades.

Depois de ter passado nos testes dos programadores e de ter estado a ser testada pelo utilizadores do Facebook da Nova Zelândia, o Facebook sentiu que a Timeline estava madura o suficiente e disponibilizou-a de forma geral, e a todos os seus utilizadores.

O Facebook não se limitou a disponibilizar a Timeline para a versão web, acedida via browser, da rede social, tendo-a alargado também à sua versão mobile, acessível via m.facebook.com e na sua aplicação para Android.

O Facebook dividiu a Timeline em 6 zonas distintas e que vamos apresentar abaixo.

A tua capa
Esta zona deverá ser preenchida com uma imagem que melhor represente o utilizador. Esta vai ser a primeira zona a ser vista por todos os que visitarem a Timeline.É a primeira coisa que as pessoas vêem quando visitam a tua cronologia.

As tuas histórias
É aqui que devem partilhar e destacar as vossas publicações, fotos e eventos, devendo ser aqui que colocam os momentos mais memoráveis da vossa Timeline. Deverá ser aqui que podem contar a vossa história desde o início até à actualidade.

As tuas aplicações
Todos os filmes que citam ou as músicas que ouvem e as actividades que realizam podem mostrar realmente quem são. É nesta zona que vão ser mostradas estas vossas facetas e mostrar ao mundo as vossas preferências.

Pré-visualiza a tua cronologia
A Timeline não apresenta de forma imediata tudo aquilo que publicarem no Facebook. Existe um desfasamento propositado de 7 dias, para que assim possam escolher e organizarem a vossa linha temporal, antes que esta seja tornada pública e outras a possam ver.

Decide o que destacar
De inicio, a Timeline vai inclui algumas das vossas fotos e histórias principais. Ocultem ou destaquem o que quiseres e adicionem o que acharem que está em falta.

Controla quem vê as tuas coisas
A segurança e a privacidade também foram tidas em conta. Apenas as pessoas com quem partilharam originalmente uma publicação podem vê-la na vossa Timeline. Se pretenderem podem regredir e alterar quem vê uma publicação, eliminá-la ou ocultá-la da vossa Timeline.

Esta novidade do Facebook vai permitir que todos os que visitem o vosso perfil veja, em forma de cronograma, tudo o que partilharam e as vossas preferências. É um pouco da vossa vida, organizado de forma simples de visualizar.

Se ainda não activaram a Timeline no vosso perfil de Facebook, então acedam ao site Introdução à Cronologia (Introducing Timeline) e escolham a opção Obter a Cronologia (Get Timeline).

Notem que depois de activado, não existe forma de configurar a vossa página para o layout antigo. No entanto a Timeline não altera em nada os vossos conteúdos, apenas os arruma de forma diferente.

Activem o Timeline e partilhem connosco as vossas opiniões sobre esta novidade do Facebook. Preferem esta forma de visualização das vossas partilhas ou a anterior é mais apelativa?

Homepage: Facebook Timeline
Homepage: Facebook

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de okapi
    okapi

    Depois de ter lido este artigo e ontem ter visto o objetivo a que se propõe este estudante de Direito Austríaco começo a ponderar até que ponto vão as pretensões e de quem está realmente por detrás do FB.
    http://www.youtube.com/watch?v=ObbiBeXevkE&sns=fb

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Fácil: saberem *tudo* sobre ti.

      Para quê? Para te enviarem publicidade especificamente concebida para ti. E se perguntares o que ganhas com isso, primeiro deixas de ver publicidade a coisas que não te interessam, segundo, como efeito secundário, como sabem tudo sobre ti, podem sugerir-te sites e notícias que realmente te vão interessar. Porque sabem tudo sobre ti.

      Ah, e também sabem tudo sobre os teus amigos, provavelmente até mais do que tu. O que até dá jeito, se não souberes o que lhes comprar para o natal. Experimenta aqui: http://www.etsy.com/gifts?ref=fb_gift_promo_hp

    2. Avatar de Nuno Peralta

      Espero é que esse gajo consiga acabar com o Facebook 😛 ahah… (brincando)

      Já agora, para quem já tem a Timeline do Facebook, podem criar uns cabeçalhos altamente, a partir de um conjunto de fotografias, através do Facebook Cover Generator — http://facebook-cover-generator.com/

  2. Avatar de Ismael
    Ismael

    O pplware está assim:
    http://cl.ly/3p250r0I0h1m2n3k0J1w
    suponho que também esteja assim para todos. Algo se passou, talvez tenha sido bruxedo :p

    1. Avatar de Pinto
      Pinto

      Aqui está igual, firefox 3, 8 e chrome 17

    2. Avatar de João
      João

      Eu vejo o mesmo!

    3. Avatar de André M.
      André M.

      Sim aqui também está assim.

      Cheira-me que vem aí novo layout 😉

    4. Avatar de Bruno Silva
      Bruno Silva

      Mudem de Browser 😀

  3. Avatar de Matos
    Matos

    “Notem que depois de activado, não existe forma de configurar a vossa página para o layout antigo. No entanto a Timeline não altera em nada os vossos conteúdos, apenas os arruma de forma diferente.”

    o que querem dizer com isto? eu consigo alternar entre o layout “antigo” e o timeline.

    1. Avatar de Matos
      Matos

      já percebi. referem-se ao nosso perfil. my bad.

    2. Avatar de ricardo rocha

      gostaria de saber como voltar para o antigo podes explicar me sfv

  4. Avatar de Vasco
    Vasco

    Eu gosto desta nova forma de apresentação.

    Para ser sincero não sei até que ponto isto permite maior “controlo empresarial” sobre a nossa informação. eles parecem não ter alterado a estrutura de dados, apenas a apresentação… e desta forma as vantagens de data mining são irrelevantes – só vai ser é mais fácil para as vossas namoradas e ex-namoradas e pais e mães descobrirem o que andaram a fazer e quando, não para os “big corporate evils”.

  5. Avatar de x.x
    x.x

    Mais um serviço indispensável para quem não tem amor à privacidade!

    1. Avatar de SexOnaSal

      yo facebook the best –.

    2. Avatar de popy
      popy

      quem não tem amor à privacidade deixa o perfil aberto para toda a gente ver. quem tem amor, só tem o perfil aberto a amigos. mais simples que isto não há… ou há, que é não ter facebook.

      ou fazer como uma pessoa que conheço “ah e tal não tenho facebook por causa da privacidade e não sei quê” a alternativa dessa pessoa? ter um blog aberto a toda a gente onde publica fotos dela e da familia…

  6. Avatar de POC
    POC

    Já chega de Facebook. Criei conta há uns 5 anos, já nem sei. Tinha um amigo emigrado nos USA e ele disse-me para criar isso e falar com ele. Rapidamente reparei que era melhor, diferente de trafulhices como Hi5.

    Mas atalhando a conversa, o Facebook, neste momento, é um Hi5 com bom gosto visual e pouco mais. Fica tudo lá. E toda a gente sabe de tudo. E todos nos tornamos cuscos.
    Terminei com isso há tempos. Tenho um blogue que gostava que se tornasse um encontro de malta para se divertir. E vejo que sem criar uma página Facebook do blogue, não vou a lado nenhum.

    As pessoas só querem saber do FB, FB, FB.
    É acabar com isso 🙂

  7. Avatar de mike

    Ui … quem tem medo de falta de privacidade, não deveriam estar no Facebook! Tenho o perfil so pra amigos e nunca tive queixa. Faço listas e partilho o que quero, com quem quero. Pena ainda a malta por cá ainda não ter aderido muito ao Google+.

    Por acaso gosto do layout em cronologia. Já o tenho desde há uma dica que a Pplware postou à uns tempos atras.

  8. Avatar de Tony Silva
    Tony Silva

    Descobrir site= Stumbleupon
    Seguir sites = RSS feeds
    Discussão= Quora/Disqus/…foruns

    Facebook=perda de tempo

    1. Avatar de SexOnaSal

      +1 so acrescento
      freepornmobile=madthumbs lOOl 😛

  9. Avatar de Frank Davis
    Frank Davis

    Anda tudo a dizer que parece o Hi5.. ainda gostava de saber em que -.-‘

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      LOL Mesmo. Estou farto de ouvir isso e ainda não percebi o porquê.

  10. Avatar de Tiago Soares
    Tiago Soares

    Não li os outros comentários mas odiei esta novidade.

    1. Avatar de Rita
      Rita

      eu também não gosto nada

  11. Avatar de Rita
    Rita

    Eu não gosto dos perfis assim ….

  12. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu activei o timeline, mas agora não consigo desctivar 🙁

    Alguem sabe como se desactiva???

    Obrigado

  13. Avatar de Ana Fernandes
    Ana Fernandes

    como removo isso? não gosto de esse tipo de perfil..

  14. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Este novo visual a que chamam de Cronologia tem muitas parecenças com o HI5 (ou pelo menos com o antigo HI5). Pelo que li depois de activado não há forma de voltar ao visual antigo. Cheira-me que vai ser assim para toda a gente que use o Facebook. Quanto aos fundamentalistas que são Anti-Facebook só vos digo isto. Não querem não usem. Peguem numa enxada e vão cavar terra, serão muito mais úteis à sociedade.

    Raios vos partam!

  15. Avatar de rafael
    rafael

    ativei a timeline e ocultei uma publicação como faço para recuperar ela? agradecido desde já

  16. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    Eu criei a minha conta há cerca de 1 mês, mas a timeline ainda não está disponivél para utilização na minha conta. Alguém sabe o que é/ou como pode ser resolvido ?

    Cumpr.

    1. Avatar de Ana
      Ana

      estou com o mesmo problema..

  17. Avatar de Ana
    Ana

    Mesmo acedendo ao site de Introdução à Cronologia não consigo activá-la no meu perfil pois não aparece o ‘botão’ de Obter Cronologia.. Alguém que me ajude.

  18. Avatar de Maria
    Maria

    Tenho o mesmo problema da Ana, não aparece o botão de obter cronologia. Alguém sabe resolver isto, por favor?

  19. Avatar de Camila
    Camila

    Olá!

    Gostaria muito de colocar a cronologia no meu face, mas o botão “obter cronologia” não aparece com diversos browsers ou em vários computadores. Alguma sugestão como posso acedê-lo?

    Muito obrigada!

  20. Avatar de everton santana

    quero meu facebook de volta