Facebook – Cliente de Messenger para Windows 7 disponível

38 Comentários

O Facebook começou hoje a disponibilizar a um grupo restrito de utilizadores o download de um novo cliente de messenger para o Windows 7. Este novo cliente de messenger Facebook permite o acesso ao chat, aos feeds e às notificações do Facebook, permitindo que a partir desta aplicação possa controlar toda a actividade do perfil.

Esta é uma tentativa do Facebook para manter o utilizador sempre ligado ao serviço sem que com isso obrigue o mesmo a ter a página carregada no browser, sabendo que dessa forma não o conseguirá fazer, mas que com um cliente de messenger o utilizador, à imagem do que acontece com outros messengers, conseguirá estar sempre ligado e ter acesso em tempo real ao seu mural.


O Windows Live Messenger da Microsoft, com a sua integração com o Facebook, consegue 18.2 milhões de utilizadores activos diariamente no Facebook. Dado esse facto, tudo aponta para que  este novo Messenger for Windows possa ter um enorme sucesso e uma elevada taxa de adopção, até porque o estilo do Windows Live Messenger não agrada a todos.

Os utilizadores estão a ser escolhidos de forma aleatoria, convidados na página principal do Facebook, onde são encaminhados para uma página de ajuda com imagens do cliente de messenger e detalhes sobre a aplicação.

O Facebook está a esforçar-se para aumentar o número de utilizadores no seu serviço de chat. Neste verão que passou, foram lançadas versões do messenger para o iOS, Android, e BlackBerry como versões independentes para troca de mensagens instantâneas nessas plataformas. Através do messenger, o Facebook volta a pressionar este segmento onde já havia colocado um serviço de email e de SMS, embora que nenhum dos dois esteja a ser uma referência dentro da sua especialidade.

Combinando o Chat e o Ticker, o Facebook poderá agarrar o utilizador neste tipo de sistema de comunicações pois permite capturar facilmente a atenção do utilizador e obrigar o mesmo a visitar a página do Facebook clicando no Ticker ou no link das notificações. A par disto e na óptica do “vendedor” este é mais um meio de venda de publicidade, mas nada foi ainda avançado pela Facebook quanto a este assunto.

Este tipo de cliente expõe menos o utilizador em termos de notificações, deixando tudo em tempo real à vista o que para quem tem uma forte presença nesta rede social poderá significar um importante passo na gestão do tempo e das prioridades.

Artigos relacionados

Será esta uma ameaça ao Microsoft Messenger?

Partilhar:
Tags:

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carina Pintor
    Carina Pintor

    A meu var cada vez o Windows Live Messenger está mais morto. Eu pessoalmente já não o uso há um bom tempo, não só porque tenho sempre mais contactos online no facebook como não preciso de gastar memória extra. E cada vez que entro no messenger estão sempre só uma meia dizia de gatos pingados online.

    1. Avatar de Anonymos
      Anonymos

      Memória extra? O facebook gasta cerca de 10x mais recursos do que o msn, basta abrires o gestor de tarefas e analisar isso.

      Além disso o chat do facebook é inseguro, basta alguém descobrir a pass da tua conta para entrar na tua contra a partir de outro computador e ver todas as conversas que estas a ter em tempo real e a cores lol (técnica testada e aprovada)

      Para testarem isso basta fazer login em dois browsers diferentes e conversar com alguém, vão ver que em ambos os browsers aparece a conversa.

      Para evitarem isso activem as opções de segurança do facebook, principalmente a de detecção de dispositivo.

      Claro que não adianta activar isso para aquelas pessoas que gostam de colocar no mural “vou de ferias para Marrocos”, ou seja, podem-me entrar na conta que vou estar fora por uns dias e não vou ler o e-mail logo não vou saber tão brevemente que me entraram com outro dispositivo na minha conta, dando tempo para o invasor apagar os emails.

      Também não gosto das janelas do chat do facebook, só dão jeito para conversas rápidas.

      O que vejo a favor é o facto de ficarmos com os serviços de “socialização” centralizados.

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        O WLM também não é *NADA* seguro. Caso não saibas as mensagens não são encriptadas.. é apanhar os pacotes e ler.

        Qualquer serviço se torna inseguro no momento em que têm a tua pass..

        cumps

        1. Avatar de Anonymos
          Anonymos

          Sim eu sei disso, mas dá para encriptar os as mensagens enviadas pelo msn, basta instalar um programa que trata faz encriptação.

          É verdade que a partir do momento em que se apanham uma pass qualquer serviço se torna inseguro, mas achas normal tares a falar no facebook e estaram outras pessoas a ler o que escreves? Até dá para fazer umas brincadeiras, como começar a abrir uma carrada de janelas de chat. Que eu saiba nos outros serviços de mensagens instantâneas isto não acontece.

          Mesmo descobrindo a pass há outras maneiras de proteger os dados, como evitar que seja possível espiar as conversas. No caso dos bancos mesmo que descubras a pass o serviço não se torna muito inseguro, pois precisas da matriz para realizar acções dentro da conta.

          Nas bases de dados Mysql as pass podem ser encriptadas utilizando MD5, por exemplo, assim mesmo que invadam a base de dados não conseguem descubrir as pass dos utilizadores, caso as pass sejam fortes, porque caso contrário há maneira de desencriptar a pass MD5.

          Dica: Uma forma de manterem a conta do facebook segura é criarem uma pass exclusiva, ou seja, que não seja igual aos outros serviços (msn, hi5, jogos online, etc) e activarem as seguranças que o facebook possui.

          1. Avatar de Jonas
            Jonas

            Podes encriptar o trafego do wlm mas depois como comunicas? Tem ambos que implementar esse mecanismo de codificaçao que nao vem de origem, portanto acabam por ser ambos inseguros…
            Quanto as passwords sim, o ideal e mesmo usar diferentes para cada serviço, mas geralmente nao é o q acontece..

          2. Avatar de Bruno Gonçalves
            Bruno Gonçalves

            Claro que faz sentido veres as msgs em todo o lado ele assume que estas ligado em vários sitios, e isso dá para limitar se assim o quiseres.

            No gtalk tb vejo as msgs em todo o lado, no messenger também vejo as mensagens em todo o lado..

            Bla bla bla whiskas

      2. Avatar de Luís Ferreira
        Luís Ferreira

        Se bem me recordo no WLM também é possível ter várias sessões. Logo nesse aspeto também é inseguro. No facebook podes configurar alertas para sempre que seja feito um login a partir de um pc que não esteja “autorizado” te notificar.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Sim, mas no WLM diz-te em quantos sítios, que dispositivos/nome do computador está uma sessão iniciada, alem de dar a opção de fazer logoff dessas sessões remotamente.

  2. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    http://www.digsby.com e não digo mais nada 😉

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      A propósito porque razão o PPLWARE nunca fez um artigo sobre o Digsby? (Pelo menos na busca daqui do site não encontrei)…

      1. Avatar de Vítor M.

        Bem lembrado. Vamos fazer um artigo sobre esse cliente e as novidades que tem actualmente.

        1. Avatar de Pedro Vicente
          Pedro Vicente

          O digsby estava a ir pelo bom caminho.. mas agora tem tido problemas de estabilidade e performance.

          Sugiro que analisem o Trillian e façam a comparação.. acho que vão perceber o mesmo que eu.

          1. Avatar de Jorge Désirat
            Jorge Désirat

            Fui durante muito tempo user do Digsby mas quando meti as mãos no trillian esqueci que o digsby existia. o trillian é melhor em tudo.

          2. Avatar de roliveirar
            roliveirar

            O pplware já analisou o trilian. Nesse artigo são patentes o aspecto limpo e baixo consumo de recursos do mesmo.

            https://pplware.sitedev.pt/windows/software/trillian-5-beta-o-melhor-im-da-actualidade/

        2. Avatar de K
          K

          O Kopete possui o recurso de utilizar o chat do facebook há tempos.

          1. Avatar de Tony Silva
            Tony Silva

            Bem uso o Digbsy.
            Mas pelo li daqui vou já experimentar o trillian.

    2. Avatar de Nuno P
      Nuno P

      Boa dica! Estive a ver o video e parece ser uma boa aplicação! Podes-me dizer se é estável e se necessita de muitos recursos?

      Obrigado!
      Cumps

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Nunca achei o Digsby “pesado” no meu sistema. Não tenho dados para te dar mas para quem tiver mais que 1 Email e necessitar de um bom serviço para chat para além do notificador de emails, o Digsby (para mim) é a melhor solução. Pena é não funcionar com o Skype mesmo que fosse apenas como chat…

    3. Avatar de BrunoM
      BrunoM

      o trillian mete o digsby e msn no bolso…

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Gostos não se discutem. Poderia dizer o mesmo sobre as minhas preferências. Aqui no emprego uso o aplicativo do Meebo (é o único que funciona aqui)

        É como os carros. Há quem prefira Ferraris. Pessoalmente não trocaria um Ford Mustang GT500 Cobra por essa carripana…

        PPLWARE – Não há maneira de ser avisado dos comentários dos tópicos que vamos seguindo? Obrigado!

    4. Avatar de Miguel

      uma aplicação que ostenta
      há mais de um ano :
      ” digsby is coming soon for Mac and Linux! ”
      não é de confiar .
      e mais não digo …

  3. Avatar de jorge
    jorge

    eu continuo a gostar mais do MSN..

    E é onde converso mais.. O do facebook, é mais umas conversas com quem não tenho no MSN e coisas mais rapidas e simples.

    E já cansa isso de deitar abaixo tudo que seja microsoft.. já é uma coisa muito batida.. engraçado que não fazem o mesmo com a Google/apple que dominam cada vez mais o mercado, lol…

    No trabalho já usei varios, pois tem protecções da firewall.. Usei desde Gaim e a antiga versão, aMsn, trillian, Digdby, Miranda, etc..

    O que se tem mantido à uns bons meses, tem sido o Trillian 5,portatil (não permite instalar cenas), e tem sido muito bom mesmo, com varias contas ligadas.. Antes usei muito o aMsn, e foi excelente tambem, mas menos estavel.
    Os outros dias usei por pouco tempo, não gostei tanto.. e/ou instaveis..

    abraço

  4. Avatar de Unknown
    Unknown

    raramente uso o facebook, quanto mais o chat… mas sempre dá jeito de ter o chat apenas disponível e não a página inteira… agora se gasta mais recursos, é uma coisa a ter em conta.

  5. Avatar de Zé

    Parece uma adaptação o chromium browser

  6. Avatar de Michael
    Michael

    Para o chat do Facebook e Windows Live Messenger conjugados, uso o Ebuddy, que me engloba tudo. Mais leve, mais acessível e posso configurar várias contas ao mesmo tempo.

  7. Avatar de Vitor Santos
    Vitor Santos

    Trillian ao poder! 🙂

    A versão Windows está muito boa, podendo agrupar WLM, FB, Twitter e Skype.. 🙂 Tudo de forma nativa e num cliente leve (gasta cerca de 15, 20MB)..

    Ainda espero por ter Skype na versão Mac.. 🙁

  8. Avatar de Gamma
    Gamma

    Qual o melhor programa para mac? Eu tenho o adium e não desgosto mas será que esse trillian é melhor?
    O msn já perdeu toda a graça, parece-me a mim que andam com uns passos atras em comparação com a concorrência

    1. Avatar de Miguel

      por mais clientes de mensagens instantâneas que experimente
      volto sempre ao Adium
      http://miguelmaia.tumblr.com/post/7008804796

  9. Avatar de NelsonBN
    NelsonBN

    existe o trillian para linux??

  10. Avatar de kekes
    kekes

    Dava-me era jeito era para linux espero que nao se esqueçam de fazer tambem o este SO

    1. Avatar de Alucard

      Para Linux, já o Emesene e o Pidgin tem suporte para Facebook ao tempo. Não é o que pretendes?

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Sim, mas uma aplicaçao oficial é outra coisa.

  11. Avatar de Edward Cupcea
    Edward Cupcea

    Eu pessoalmente agora gosto bastante das ultimas versões do skype, integra bem o facebook, e assim com um so programa uso os contactos skype e facebook, agora ainda por ciam ja da para ligar e fazer cideocahamas na ultima versão skype e fica cada vez melhor 😛
    o Msn par mim ja morreu) e obviamente não é por ser da microsoft, agora aguardo mas é novidades da fusão do skype com messenger quero ver o que vem de ai 🙂 e com a integração que se ve com o facebook finalmente vamos poder ter uma aplicação simples e centaralizada…

  12. Avatar de miguel
    miguel

    o chat do facebook tbm vai morrer quando as pessoas se fartarem de ser incomodadas e tar quase todo o mundo online mas com o status offline….

  13. Avatar de @carlosaaranha
    @carlosaaranha

    http://hootsuite.com/ tambem me agrada esta forma de integração apesar de ter que ser com janela de browser aberta, espreitem!

  14. Avatar de Mim
    Mim

    Para quem quer comunicar com um mínimo de segurança, com a namorada, colegas de escola, colegas de trabalho, amigos, etc. pode usar o BitWise IM ( https://www.bitwiseim.com/ )… embora para ser minimamente seguro tem de fazer um pagamento único de 25 dólares, para poder gerar certificados chave RSA sha1 com uma força criptográfica de 1024 bits RSA, que terceiros podem verificar (mesmo que não tenham pago).

    Não tem video-chamada o que é uma chatice enorme… mas tem voz… que não sendo o ideal já satisfará muito boa gente.

    Para: Windows (Windows 98, ou mais recente), Linux, Mac.

  15. Avatar de ciberjohn

    Continuo a preferir o Empathy 🙂

  16. Avatar de Manel
    Manel

    Como se mete esta aplicação para o windows7?