Facebook: Política de Privacidade será decidida pelos utilizadores

26 Comentários

Termos já se encontram a votos deste sexta-feira até dia 8 de Junho

A rede social mais famosa e acedida do Mundo é também criticada por várias razões mas, entre elas, a mais sonante prende-se com as questões da privacidade dos seus utilizadores. Neste âmbito, existem aqueles que não se preocupam com esse aspecto, ou a falta dele, mas por outro lado também existe uma grande parte de utilizadores, e também não utilizadores, que referem a falta de segurança com os dados pessoais, uma das principais desvantagens e pontos fracos do Facebook.

Assim, de forma a se poder alterar as funcionalidades que menos agradem aos utilizadores, o Facebook disponibilizou uma votação que está activa desde sexta-feira até ao próximo dia 8 de Junho, onde as pessoas podem indicar se querem ou não ver alteradas as normas de segurança da rede social.

facebook

Esta iniciativa de colocar a votação o futuro da funcionalidade de privacidade da rede social do Facebook, já não é de agora, uma vez que em 2009 se procedeu à mesma forma para alterar a dinâmica da rede social, no entanto o número de utilizadores eram muito menos, cerca de 200 milhões, e actualmente, no final de Março, eram mais de 900 milhões.

Esta segunda votação disponível já desde sexta-feira até à próxima sexta dia 8 de Junho pelas 9:00 am [Pacific Daylight Time], acontece depois do Facebook rever a sua Declaração de direitos e responsabilidades e a Política de uso de dados. Assim, ao darem o vosso parecer na votação, os utilizadores podem optar por adoptar o texto revisto, o que irá alterar as normas de privacidade da rede social, ou preferir a versão actual dos documentos e manter tudo tal como está.

Pode aceder a todos os documentos aqui.

Aceda e vote aqui.

votos

 

Segundo o Facebook, o resultado da votação será anunciado logo após o término da mesmo, ou seja, no dia 9 de Junho. No entanto o mesmo apenas será válido caso obtenha mais de 30% de votações de utilizadores da rede social. Caso contrário, o resultado será meramente consultivo.Resumidamente, os documentos revistos propõem mudanças ao nível de explicações dadas pelo Facebook referindo de que forma a rede social recebe os dados de cada pessoa, e explicam as alterações visam melhorar a descrição dos documentos, assim como incluir exemplos de forma a ajudar o utilizador a perceber melhor as políticas e práticas, em conformidade com a lei, e também a melhorar o entendimento, por parte do utilizador da adição de serviços como a Timeline.

votantes

No documento oficial sobre esta votação, o Vice-Presidente Elliot Schrage ainda adianta que o Facebook está a estudar novas formas de colocar os seus utilizadores mais envolvidos no processo de mudança e reestruturação da rede social, de forma a promover a participação activa e a cada vez mais criar uma rede social dos utilizadores. De momento os votantes a favor de um novo documento são menos, com 10.348 votos, que os que pretendem que o actual documento se mantenha, com 28. 106 votos.

O que pensa desta iniciativa do Facebook? Irá a Rede Social melhorar a sua política de privacidade? 

Homepage: Facebook Site Governance Vote

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de quackkid
    quackkid

    Alguem que ja tenha votado pode dizer quais as principais diferenças?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Olá. 😉 as modificações apenas serão realizadas no dia 9 caso se justifique o número de votações a favor do novo documento

  2. Avatar de João Reis
    João Reis

    Votei em Manter…não que tenha lido alguma coisa, mas estou certo que a mudança vai para maior acesso a nossa informação. Embora digam que será apenas usada para melhorar a qualidade das informações que nos chegam.

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Maior acesso à tua informação é impossível. Eles têm acesso a 100% da informação que lá depositas lol. A responsabilidade é toda tua.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Já votei. Não digo em qual , porque o voto é SECRETO. 😀

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Eheh. Eu votei e, alterar. Nao tenho problema em dizer, mas respeito a tua decisão. Acho que será curioso sabermos de que forma o facebook usa os nossos dados.

  4. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Só nao percebo pq é que qd entro no Fb essa informação não me é logo divulgada, tendo eu conhecimento disto via pplware.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      É muito simples, o Facebook não quer que os seus utilizadores votem na mudança, e isso é muito simples de verificar, basta ler os documentos sobre a votação, é tudo uma grande salganhada que tem como objetivo levar a que o utilizador vote para manter tudo como está. isto tudo veio de uma campanha que alguns fizeram no último ano, e que até criaram um site ou dois, este é o último; http://www.our-policy.org/
      A primeira opção na votação é para se escolher as mudanças que foram reivindicadas por muitos utilizadores do serviço, a meu ver quem vota para manter tudo como está ou não se deu ao trabalho de ler os docs,”é só 10 minutos no máximo”, ou simplesmente não quer saber com o que se passa com os seus dados…
      Podem ler uma info mais detalhada e com outros links relevantes aqui; http://arstechnica.com/business/2012/06/facebook-nation-privacy-changes-go-to-a-270-million-user-vote/

  5. Avatar de Marisa Pinto

    Olá Rui, pois, existem muitas modificações e notícias que apenas são dadas a conhecer no newsroom, tens o link no final do artigo, por isso é sempre importante estarmos atentos a esse link, mesmo para vermos as estatísticas da rede social. 😉

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Sim, eu já tratei de dar o meu voto, simplesmente acho que n tem lógica qd é o time-line (n sei o nome) tem publicidade a ocupar meio ecrã, qd é para votares na forma como a TUA informação é usada, apenas sabes por meios de informação e não por o próprio site…

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Dou-te toda a razão! Estas novidades deveriam estar promovidas, e o facebook deveria até ter uma sidebar com todas as actualizações a e informações actualizadas.
        Como isso não acontece, resta-nos pegar neste artigo e promovê-lo, partilhando, e dando a conhecer uma vez que o prazo acaba já dia 8! 🙂

  6. Avatar de jorge
    jorge

    Voces são malucos, quem não quer partilhar daDOS não mete lá nada e pronto. Se alguem mete alguma coisa no face é porque quer que as pessoas vejam. Já tem a opção de mostrar so algumas pessoas. Tanta privacidade até chateia de min não sabem nada de relevante. Onde estudei, nome e amigos…. and what ?

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Acho que o que esta aqui em questão é como a nossa informação é partilhada para entidades/empresas e não os nossos amigos.

    2. Avatar de João
      João

      De certeza que só sabem isso?
      E a informação toda que tem guardada é para que?
      Já pensaste que eles sabem onde estás a aceder de onde estar a aceder tudo…Se estas num Smartphone ou num computador…se estás num smartphone sabem a tua localização..
      Se calhar sabem mais do que aquilo que tu pensas…

  7. Avatar de Fernando Negro

    Ahahah

    O próprio responsável oficial do Facebook já disse o que pensa dos seus utilizadores e, ainda assim, há quem ofereça, de bandeja, os seus dados pessoais…

    “Privacidade” no Facebook não existe. (Ou, se existe, é só relativamente a quem, por não estar ligado aos responsáveis desta empresa, não pode aceder aos dados de outras pessoas.)

    O objectivo desta rede é exactamente fazer as pessoas abdicarem da sua privacidade. E não é só perante esta aparente empresa privada, gerida por pessoas que vocês não conhecem e nas quais, no entanto, confiam.

    Esta companhia tem ligações ao governo norte-americano. E é uma fachada da CIA, construída como parte de um megaprojecto de vigilância que visa estudar as pessoas, para melhor desenvolver maneiras de as controlar.

    Mas não acreditem em mim. E oiçam antes o que foi dito num programa da rádio estatal do nosso país vizinho.

  8. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    Uma coisa fácil. Deixem-se do facebook. e tudo o que é publicado na web permanecerá para sempre…Para o bem e para o mal.

  9. Avatar de Tiago Correia
    Tiago Correia

    Se vocês sabem, que eles sabem todos os nossos dados, sabem até a uma certa data, pois se deixarem de utilizar, certamente não teem mais acesso aos nossos dados!

    Tão fácil quanto isso! Agora senão se importam, melhor para eles!

  10. Avatar de djx
    djx

    Eu ainda estou a tentar perceber o porquê de tanto alarido no fb.
    Eu não possuo conta e não tenho necessidade de ter. Se quiser saber como é que os meus amigos estão, falo com eles, ou ligo-lhes, mas claro que é mais aceitável vasculhar pelas fotos dos meus amigos e saber que amigos é que eles têm… Há muito tempo desperdiçado no facebook que poderia ser usado para outro proveito, ler um livro por exemplo, ou aprender algo.

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Um excelente pensamento, tenho 22 anos e devo ser das gerações que mais acompanhou a evolução das redes sociais, desde a IRC,CHATS,MSN,Fotologs,Hi5 e muitos outros.. e continuo sem perceber como é que as pessoas, instituições governamentais e não governamentais continuam sem tomar medidas legislativas ou apenas meramente informativas, sobre os aspectos negativos das redes sociais quando usadas em exagero.
      A nivel economico principalmente, é um prejuizo brutal para pequenos estabelecimentos. Não seria muito mais agradável e proveitoso ir ao café ou a um bar conversar e por os assuntos em dia e ao mesmo tempo dinamizar a economia, com dois simples cafés?
      E é como voce diz, uma pessoa perde horas e horas no facebook,e mais de 50% do tempo está apenas a ver os perfis ou a ver fotos que já viu 10 mil vezes.
      Tem que se mudar um pouco a mentalidade e fazer renascer novamente a vontade de conviver ao vivo e se isso não for possivel, era bom canalizar o nosso tempo para actividades que nos façam mais cultos e capazes de responder à crise.

      Deixe-mos o facebook ocupar apenas 30 min do nosso dia 😉

      1. Avatar de Marisa Pinto

        🙂

        Agora lembraste-me uma imagem que coloquei num Facebook do Pplware: https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/538066_401798243195345_1216521365_n.jpg

        E é bem verdade! eheh

      2. Avatar de diogo
        diogo

        Concordo plenamente. Já fui utilizador viciado no facebook. até que “me deu na gana” e apagueio, apartir daí ganhei imenso tempo, percebi o como é bom ir tomar um café com os amigos e falar cara a cara (:

  11. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Nada como ter FB e colocar lá informação que não corresponda à verdade 😀

  12. Avatar de dj_suca

    Eu votei na mudança….

    1. Avatar de Daniel Firmino

      Estou contigo Suca, também votei mudança!! :p

  13. Avatar de tROLOLOL
    tROLOLOL

    Era importante que expusessem aqui as maiores diferenças entre as varias opções de voto.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Olá.
      Basicamente as grandes diferenças são o de notificar o utilizador das consequências e da finalidade que é dada às suas informações por parte do facebook, isto no Novo Documento. Este novo documento pretende que os utilizadores fiquem mais esclarecidos sobre para onde vão os seus dados, para que é que o Facebook necessita de determinada funcionalidade e conteúdo, porque é que optou por mudanças que não agradaram a todos, como foi o caso da Timeline, entre outros.

      Caso queiras ver estas alterações e ficares sempre mais esclarecido, optas pelo NOVO DOCUMENTO. Caso contrário, votas em manter o actual.

      Podes ver aqui ambos os documentos na íntegra.

      Cumprimentos.