Facebook poderá processar a Apple por causa dos recursos de privacidade do iOS 14

25 Comentários

No ano passado, a Apple informou as empresas com software para iOS que as regras sobre a privacidade e a publicidade iriam mudar. Contudo, o novo sistema do iOS 14, que desde início de dezembro obriga a uma apertada política, parece estar a revoltar o Facebook. A empresa de Zuckerberg está mesmo a ponderar medidas mais duras contra a gigante de Cupertino.

Segundo informações, o Facebook está a planear levar a sua batalha de longa data com a Apple para os tribunais.

Imagem CEO do Facebook e CEO da Apple


Facebook não concorda com as medidas de privacidade da Apple

Conforme revela o The Information, o Facebook está a trabalhar com consultores jurídicos externos para preparar um processo antitrust contra a Apple.

Conforme argumentam, a Apple “abusou do seu poder no mercado de smartphones ao forçar os programadores de aplicações a cumprir as regras da App Store que as próprias aplicações da Apple não precisam”.

O relatório explica que o processo do Facebook provavelmente concentrar-se-á em parte nas alterações que a Apple introduziu no iOS 14. Isso inclui o recurso App Tracking Transparency, que será lançado nos próximos meses e exigirá que os utilizadores autorizem as aplicações a monitorizá-los.

Imagem do novo sistema da Apple de privacidade

 

Facebook receia perder grande parte das receitas no iOS

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, está a tentar construir um amplo caso legal, argumentando que as regras da Apple para programadores de apps – que os forçam a usar o serviço de pagamento na aplicação da Apple, por exemplo – tornam mais difícil competir com a Apple em áreas como jogos, mensagens e compras.

Segundo fontes familiarizadas com a ação, o próprio processo do Facebook, se se materializar, deve concentrar-se em parte na grande atualização mais recente que a Apple fez no seu sistema operativo móvel, o iOS 14, que foi lançado em setembro.

No entanto, o relatório adverte que o Facebook pode não acabar a entrar com o processo antitrust contra a Apple. Na verdade, dizem que os executivos do Facebook estão a “enfrentar resistência interna” dos funcionários sobre a preparação da ação contra a Apple.

Ilustração Facebook a dar apoio à Epic Games

 

Do lado do inimigo

No entanto, não deveria ser uma surpresa ver o Facebook pelo menos a considerar a possibilidade de levar a Apple a tribunal. No mês passado, a empresa ofereceu-se para ajudar a Epic Games na sua batalha contra a Apple, fornecendo documentos internos.

O Facebook e a Apple estão envolvidos numa batalha pública pela privacidade há anos. A Apple criticou o Facebook por recolher “o máximo de dados possível dos utilizadores” e lançou os seus recursos focados na privacidade como uma forma de “defender os nossos utilizadores” contra empresas como o Facebook.

Enquanto isso, o Facebook criticou a Apple com um anúncio de página inteira em jornais americanos devido às novas diretrizes da App Store. Ainda ontem, Mark Zuckerberg acusou a Apple de ter “incentivo para interferir” no Facebook por razões competitivas.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    “Que desde início de dezembro obriga a uma apertada política, parece estar a revoltar o Facebook. A empresa de Zuckerberg está mesmo a ponderar medidas mais duras contra a gigante de Cupertino.”

    Ainda querem mais provas de que o WhatsApp não é flor que se cheire? Não esquecer que o WhatsApp faz parte do Facebook, e que já pediu para partilhar dados.

    É isto que me refiro, só tiros no pé. Porque algum tribunal haveria de dar razão ao Facebook? O Sistema Operativo é da Apple, desde que o Facebook funcione corretamente não vejo o porquê de querer ir a luta por causa de definições e recursos de Privacidade.

    Quem devia perder este recurso no Tribunal, era o Facebook e ainda ser multado.
    É por isso que fico longe do WhatsApp, sempre que possível.

    1. Avatar de Nuno T.
      Nuno T.

      É o problema da Facebook ter um sociopata como CEO, perdem a noção das coisas… é o vale tudo!

    2. Avatar de BC
      BC

      Outra vez arroz? Estás em todos os posts do facebook/whatsapp, etc.
      Já chega, moço.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Estou nos posts que me interessam, se fores ver não estou por exemplo em Posts de Jogos, iOS etc (excepto se me interessar)

        Qual é o problema? Cá para mim, tu nem lês a noticia, queres é dar scroll e ir para a secção dos comentários.

        Haja paciência.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tem é de calar e viver com isso que a Apple não está a dizer nenhuma mentira..
    Não sou cliente da Apple (a não ser num macbook pro já com 9 anos), mas tenho a tirar o chapeu com as deciões deste ano, telemóveis potentes e de tamanhos adequados, boas politicas de privacidade (pelo menos tentam) e preços baixaram um pouco

  3. Avatar de André R.
    André R.

    Então se puser uma tranca mais segura na minha casa vou ser processado pelo ladrão?

    1. Avatar de Strato
      Strato

      E basicamente isso…o ladrao tem de ir comprar “ferramentas” melhores tambem e isso seria impensavel…

  4. Avatar de Tiburcio Meireles
    Tiburcio Meireles

    Nunca tive nada contra a marca em si, apenas nunca quis ser mais um do rebanho de snobs agorrantes com manias supremacistas só porque têm um tijolo de telefonar todo catita e caro que dói… Mas atitudes destas por parte da marca faz-me reconsiderar.

    Talvez uma capa personalizada a dizer: “Não, não sou o que estão a pensar” me salve! xD

    É que se há personalidade da tech que desprezo, é esse mete nojo do marco zucas.

  5. Avatar de Tiburcio Meireles
    Tiburcio Meireles

    E acrescento, os utilizadores é que deviam processar o “livro das fuças”.

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      processar, ou seja, eliminar a conta…

  6. Avatar de Bruno Martins
    Bruno Martins

    Quando criam uma conta no facebook aceitam os termos (que não leêm).
    Ninguem é obrigado a ter conta de facebook, whatsapp, instagram.
    Não querem ser “analisados” não usem.
    Mas não se esqueçam que as receitas dessas empresas vêm da publicidade direccionada ao utilizador.
    O facebook, instagram, google, bing, etc só são de acesso gratuito porque geram dinheiro com a publicidade.
    Aquela conta de gmail, apple, outlook, etc só é gratuita porque as empresas ganham dinheiro a vender as vossas informações a terceiros e a apple não é diferente. De certo que o IOS do vosso smartphone recolhe informações sobre voces e os vossos habitos e guarda nos servidores da Apple. Agora como o codigo é fechado ninguem sabe ao certo o que faz…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Inventas muito, o negócio da Apple é a privacidade e segurança o dia que venderem dados dos seus utilizadores acabam com uma empresa bilionária.
      Não tem lógica nenhuma o que acabaste de dizer!

      1. Avatar de Vítor M.

        Uma boa parte é sim senhor, à parte dos seus bons produtos e serviços. Mas de facto um ponto muito importante no negócio da Apple é a privacidade e segurança, sem dúvida.

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Ninguém sabe ao certo também o que o facebook faz com os dados

    3. Avatar de RAM
      RAM

      Exatamente. A Apple não proibiu ninguém de usar. Apenas informa as pessoas e as mesmas precisam dar o ok. Podes continuar a ter conta e a ser espiado. O que o FB não gostou foi das pessoas que disseram não..

  7. Avatar de Walter H. Gunji
    Walter H. Gunji

    “Fakebook” não e nunca foi confiável!

  8. Avatar de PGomes
    PGomes

    Sou utilizador de Android e nunca tive um iPhone.
    Mas tenho de louvar estas decisões da Apple de valorizar a privacidade dos utilizadores.
    O Facebook, está a fazer este drama todo apenas porque já não consegue roubar os dados dos utilizadores, no ecossistema da Apple.

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      A maior parte das pessoas está-se bem marimbando para a privacidade.
      Só se lembram disso quando há azar.
      Deixa andar…

  9. Avatar de jorge
    jorge

    As ovelhas e os carneiros nao querem saber de privacidade, eles querem é transar o resto nao conta, logo que transem é o essencial.

  10. Avatar de darksantacruz
    darksantacruz

    Facebook e privacidade na mesma frase?! Sem ler o artigo já dou razão à Apple…

  11. Avatar de Luis
    Luis

    Como utilizador do IOS a melhor coisa q podiam fazer era deixarem de ter a aplicação do Facebook na store.

  12. Avatar de jorge
    jorge

    O tribunal da razao a quem lhe pagar mais, o marquinho ja anda com medo de perder clientela.

  13. Avatar de jorge
    jorge

    Aplicaçoes que nao respeitassem a privacidade deveriam ser banidas das stores, que arranjassem a meneira de as descarregar do site, depois ja nao tinham nada que ir contra a empresa.

  14. Avatar de iFernando
    iFernando

    É por isto que confio na Apple.