Facebook já permite a edição de comentários

18 Comentários

Uma das formas que temos de interagir com os nossos contactos do Facebook é através da colocação de comentários. Podemos assim deixar as nossas opiniões sobre esses conteúdos e sobre o que é publicado.

Infelizmente, até agora, depois de colocado um comentário no Facebook este ficava para sempre. Se pretendêssemos alterar o que quer que fosse desse texto estávamos impedido. Mas o Facebook alterou agora essa limitação e passou a permitir que possamos mudar o texto escrito.



Na verdade, a limitação podia ser contornada se fossem suficientemente rápidos e nos 30 segundos seguintes à sua publicação os textos dos comentários podiam ser alterados, mas isso ainda era pouco e os utilizadores pretendiam mais. Queriam poder mudar em qualquer momento o que escreveram no passado, sem terem de se preocupar com o tempo passado desde a publicação.

A funcionalidade foi agora disponibilizada e permite que qualquer utilizador do Facebook possa alterar os seus comentários, sem ter de usar a velha técnica da eliminação e criação de novo comentário.

Para editarem os vossos comentários devem passar o rato por cima do que pretendem alterar e vão reparar na presença de um novo ícone no canto superior direito deste. Esse ícone (um lápis) permite acederem a duas opções, Editar e Apagar.

Ao escolherem editar vão poder mudar o texto à vossa vontade, corrigindo assim erros ou adicionando informação adicional.

Para que seja preservado o que foi originalmente escrito, o Facebook vai manter um registo público de todas as alterações que forem feitas nos comentários. Evitam-se assim situações em que se podia escrever uma coisa e depois alterar para outra, de forma abusiva.

Todos os comentários e alterações vão estar disponíveis num link (Editado) que estará entre o tempo de publicação e a possibilidade de fazerem Gosto.

Ao acederem a esse histórico podem ver o que foi mudado ao longo do tempo e comparar com o que está no momento escrito e apresentado. O facto de aparecer a indicação de o texto ter sido editado alerta de imediato os outros utilizadores para mudanças realizadas no texto. Todas as alterações são públicas e podem ser vistas por qualquer outro utilizador.

Uma outra novidade, também ela apresentada esta semana, foi a disponibilização de emoticons no chat do Facebook. Podem agora expressar-se de forma mais gráfica com os vossos contactos, durante as conversas.

Estes emoticons estão apenas disponíveis no talk do Facebook que é disponibilizado dentro do site, não estando para já disponível em qualquer um dos softwares disponibilizados para estes fim, quer seja em dispositivos móveis ou no Windows.

Para o usarem basta que iniciem uma conversação com um dos vossos contactos e que cliquem no emoticon cinzento que está no canto inferior direito da janela e escolham o que pretendem enviar.

Apenas vão ser interpretados se forem usados na mesma plataforma, o que significa que se forem enviados para dispositivos móveis ou para outros qualquer software irá apenas aparecer lixo.

Para além dos emoticons apresentados na lista existem mais alguns que podem ser usados. Divirtam-se a descobri-los e usem-nos. Deixamos apenas a dica, [[Zuck]] mostra a cara do criado do Facebook.

O choque do Facebook com as restantes redes sociais tem estado sem grandes agitações. Parece que agora os adversários estão a estudar-se à distancia, preocupando-se em dar aos seus utilizadores aquilo que pretendem.

Foi isso que o Facebook mostrou ao apresentar agora esta funcionalidade que era pedida há muito pelos seus utilizadores.

Podem agora alterar os vossos comentários, corrigindo erros ou adicionando novo texto. E não pensem em mudar o que disseram, pois as vossas declarações iniciais estão disponíveis e são públicas.

Homepage: Facebook

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco Pinheiro

    O facebook aprendeu a fazer UPDATE às bases de dados xD

    sem dúvida que às vezes dá jeito, quando nos enganamos em alguma coisa, por mais mínima que seja x)

  2. Avatar de m33
    m33

    pena é a app facebook for android que não deixa editar os comentários caso enganos…

  3. Avatar de Ricardo

    Sempre consegui editar, carregava na cruz e aparecia-me o comentário na caixa em baixo para o alterar 🙂

    1. Avatar de Ana Narciso

      Isso funcionava mas nos segundos imediatamente depois do comentário ser criado… isso não é editar, é editar muito limitado.

  4. Avatar de Tiago Correia

    Por um lado isto é mau xD

    Para gozar as pessoas, quando escrevem algo mal, ja não se pode gozar da forma que escreveu, pois essa pessoa ira alterar, e a conversa, vai ficar sem sentido nenhum!

    1. Avatar de Ana Narciso

      Hum, isso é verdade… nunca tinha pensado nisso… útil era haver uma opção para o dono do mural, em que pudesse habilitar ou não a edição de comentários.

    2. Avatar de BigLord
      BigLord

      Mas então e a tal “edit history”? Vai ficar lá o erro de qualquer forma. Eu ia comentar exactamente o mesmo que o Tiago, mas não há perigo, a “Edit History” é uma excelente ideia 😀

  5. Avatar de Jose
    Jose

    Os emotions não são novidade nenhuma, estão no chat desde que o facebook abriu, a unica coisa que mudou, é que agora podemos escolher daquele menu.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      PS: E editar os comentários é uma coisa que falta ao pplware.

      1. Avatar de Mário Cardoso
        Mário Cardoso

        Concordo plenamente!

  6. Avatar de David Santiago
    David Santiago

    oi , eu tenho uma pergunta a faxer , a pplware fez umas campanhas quaisquer com um blog só sobre o ios em que se ganhava iphones e ipads …. alguem se lembra do nome desse blog?!

    ja tentei procurar no motor de busca do pplware so que nao encontrei.

    1. Avatar de J0n
      J0n

      o blog é este; http:\\vaitrabalharmalando.blogspot.com

  7. Avatar de Redin

    Eu uso uma “página” e não um “perfil”. (carreguem no meu logo).
    Para quem percebe melhor do facebook do que eu, digam-me se ao colocar comentarios é normal nao aparecer o que eu escrevi a nao ser que esteja autenticado. Quando eu saio de sessão, os comentarios nao aparecem. Outra situacao adjacente a este problema é que o icon e o ID do remetente nao aparecem ficando no lugar uma imagem acizentada de uma figura humana num quadrado (imagem default).
    Tambem as notas ao serem abertas, fecham logo de imediato.

    Penso que este problema tem a ver com a necessidade de ter de usar uma conta “perfil” para parte desses problemas desaparecerem.
    Aqui dá para deixar algumas questões.

    Para se ter uma “página” é-se obrigado a ter um “perfil”?

    Uma “página” nao pode fazer “Like” a “perfis”?

    Como garantir que uma determinada mensagem ou comentário fique visível mesmo que eu saia de sessão?

    Só é possivel deixar mensagem se/e apenas se o destinatário assim o determinar na segurança?

    Obrigado.

  8. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Já que demoraram tanto tempo a criar essa opção, podiam também agora permitir editar um post!!
    Pois quando nos enganamos a publicar algo, temos que apagar tudo, podendo com isso eliminar eventuais comentários ou “likes” que já possam ter sido feitos!

  9. Avatar de Redin

    Eu fiz aqui um comentário a pedir ajuda numa funcionalidade do facebook e nao aparece. Por acaso nao estava de acordo com as normas?

    1. Avatar de Redin

      Ok obrigado. Regressou ao activo.

  10. Avatar de carlos

    Eu na minha página do FaceBook não tenho o chat ativádo portanto gostava de saber se isto se resolve porque todos os meus amigos estão a mandar os emails deles para podermos falar de maneira mais segura… ou resolvem isto ou eu e muitos dos meus amigos,e, não só mudamos de rede social! E se não for o mais depressa possível pode ser que passemos para outra! Isto já aconteçe à dias o que é uma falata de respeito para quem usa o FaceBook. Obrigado!

  11. Avatar de João Antas
    João Antas

    No Mac não consigo ver o lápis para permite a edição de comentários.Obrigado