Facebook atribui falha nos seus serviços a “Configuração do servidor”

21 Comentários

O dia em que o império de Zuckerberg tremeu. Ou, por outras palavras, o dia em que nos apercebemos da nossa dependência do Facebook Messenger, Instagram, bem como do WhatsApp. A falha estendeu-se ainda a serviços menos conhecidos como o Workplace, ou mesmo o Oculus. Foram cerca de 14 horas de “apagão”.

Nesse hiato, milhões de utilizadores em todo o mundo expressariam a sua consternação através das redes sobrantes. Aliás, nesse meio tempo, o Telegram recebeu três milhões de novos utilizadores e o Twitter resistiu.

Facebook Mark Zuckerberg falha WhatsApp Instagram Facebook Messenger

Inegavelmente a maior falha sentida no seio do Facebook, ainda que já se tenha visto algo assim em 2008, mas aí a rede social tinha “apenas” 150 milhões de utilizadores. Entretanto, ultrapassa os 2,3 mil milhões de utilizadores mensais ativos, uma grandeza que implica novas e redobradas responsabilidades.

A falha prolongou-se durante cerca de 14 horas

Não foi a maior interrupção de sempre na história desta empresa, embora tenha sido a mais alarmante para a sua massa de utilizadores. Salvo raras excepções, o Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp estiveram inacessíveis, ou parcialmente inutilizáveis durante cerca de 14 horas. A falha começou ontem (13), às 15 horas.

Agora, por volta das 16:30 horas desta quinta-feira (14) de março de 2019, o Facebook esclareceu finalmente o que motivou esta falha. Até ao momento, a empresa limitou-se a garantir que não era um ataque informático, nada mais. Nas suas palavras, garantiu que não se tratava de um ataque de DDoS.

Esta foi a única informação fornecida durante o dia de ontem (13) pela empresa. Contudo, agora a tecnológica norte-americana coloca um ponto final em toda a situação. As causas do incidente prendem-se com a “configuração do servidor”. Isto de acordo com a publicação feita pela própria através da sua conta no Twitter.

Ontem, como resultado de uma mudança na configuração no servidor, várias pessoas sentiram problemas em aceder às nossas aplicações e serviços. Agora já resolvemos estes problemas e os nossos sistemas estão a recuperar. Lamentamos profundamente o inconveniente e agradecemos a paciência de todos.

A falha fez-se sentir no Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp

Em declarações à agência Reuters, um porta-voz da empresa assegurou que a rede social já está 100% acessível, mesmo nas regiões mais afetadas, mesmo nas zonas mais afetadas pelo “apagão”. Contudo, o grupo Facebook afirmou estar a investigar as causas exatas que provocaram esta grande falha no seu ecossistema.

Além disso, o grupo empresarial detido por Mark Zuckerberg diz estar a cogitar uma possível indemnização às empresas afetadas. Recordamos, nesse sentido, que várias entidades empresariais dependem dos serviços WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram, bem como da Workplace para a execução da sua atividade.

O Instagram seria o primeiro a recuperar desta falha, seguindo-se o WhatsApp. Por último, durante esta tarde, o Facebook Messenger e respetiva rede social, afirmou estar agora novamente a 100%. Resta agora a memória do susto, com as mais de 12 horas sem ou com parcial acesso a todos estes três serviços.

Sentiu a falha nas suas redes sociais?

A falha no Facebook, Instagram e WhatsApp foi uma autêntica dádiva para o Telegram

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruh
    Bruh

    Se senti falta? Nem por isso. Quis ir dar uma vista de olhos e não consegui entrar. Fui ao twiter ver se tinham alguma informação do que se passava e fiquei lá a divertir com os memes que o pessoal começou a postar. .

  2. Avatar de Rafael
    Rafael

    kkkk. me engana que eu acredito

  3. Avatar de censo
    censo

    Quem trabalha nem deu por isso. Enfim, tanto drama por coisa nenhuma.

    1. Avatar de Amilcar Alho
  4. Avatar de Vitor
    Vitor

    Tive conhecimento do “apagão” no Face ontem de tarde pela mensagem dizendo que estavam a fazer uma “manutenção obrigatória” e tudo voltaria ao normal passado umas horas.Messenger e Instagram não utilizo…WhatsApp nem sei se estava off também! Utilizo muito mais o Skype para envio de mensagens ou para conversar…

  5. Avatar de oleg677
    oleg677

    Ter uma conta no Facebook é mesma vergonha como ter cuecas sujas.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Usar facebook é tão arcaico

  6. Avatar de mico
    mico

    Pensei que tivessem corrigido. Não notei nada.

  7. Avatar de Leonel
    Leonel

    que medo, pensei que ia acabar, nem dormi

  8. Avatar de Rui
  9. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Ahahah.

    (O poder estabelecido fala – e, como sempre, o zé povinho acredita?)

    Esta foi, obviamente, a verdadeira razão pela qual o Facebook esteve em baixo: https://www.businessinsider.com/facebook-criminal-investigation-data-sharing-2019-3

    1. Avatar de Marcio Sousa
      Marcio Sousa

      É que não duvido nem um pouco. +1

  10. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    Nem notei. O site manteve-se acessível, só alguns comentários estavam a ser recusados.

  11. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Por mim poderia apagar para sempre, o Facebook é só palha, ainda dou muito valor ao facetoface

  12. Avatar de Fulano
    Fulano

    Reparei quando cheguei a casa e vi alguns posts acerca disso e também não conseguir partilhar conteúdos. São situações que acontecem e nem mesmo as grandes tecnológicas são imunes a falhas.

  13. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “Configuração do servidor”, ahahahah ahahahah

  14. Avatar de eu
    eu

    Só fiquei a saber do “apagão” por aqui 🙂
    Não há tempo para o Facebook.
    Agora falar-se em “apagão”.
    O termo “apagão” está relacionado com a luz/eletricidade.
    Se faltar a eletricidade ai sim, temos um problema pois sistemas vitais dependem dela.
    O Facebook poderia desaparecer para sempre.
    É apenas um pedacinho da Internet.

  15. Avatar de Mario X
    Mario X

    “Alteração na configuração” hahahahaha. Não é isso que se diz pelas zonas mais escuras da Internet.
    Aconselho vivamente a quem use algum destes serviços a mudar a password imediatamente.

  16. Avatar de boinas
    boinas

    foi a senhora da limpeza que precisou da tomada pra ligar o aspirador!

  17. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Eu estive todo santo dia no facebook, nao tive apagao nenhum.