Facebook apresenta Videochamada em parceria com a Skype

52 Comentários

Tal como tinha sido anunciado, o Facebook preparava-se para apresentar hoje uma novidade no seu serviço. Muito se especulou sobre o que poderia ser essa novidade e foi inclusive adiantado por alguns sites que seria apresentado um sistema de vídeo chamada integrado no próprio Facebook.

Pois a apresentação foi feita e o anuncio revelou ao mundo o que quase todos já sabiam. O Facebook vai ter um serviço de vídeo chamada, para complementar o seu serviço de chat.


A novidade que este anuncio trouxe foi o facto de ser a Skype a implementar tecnicamente a solução agora anunciada. Esta união não é nova e começou a ser trabalhada há alguns meses com a integração do Facebook no Skype.

Na apresentação que decorreu hoje foram apresentados números muito interessantes e o que mais chamou à atenção de todos foi o facto de o Facebook ter já cerca de 750 milhões de utilizadores activos. É um mercado muito interessante e que o Facebook vai com certeza explorar.

O ponto fulcral da apresentação de hoje era sem dúvida o serviço de vídeo chamada. Este serviço será apenas uma das três novas vertentes que foram apresentadas.

A primeira estava relacionada com a possibilidade de se terem conversas via IM mas em grupo. Até agora estas estavam limitadas a apenas um utilizador. Podem ser criados grupos de conversação na hora, sem que estes utilizadores tenham de estar dentro de qualquer dos vossos grupos.

A segunda foi uma alteração de imagem que este serviço do Facebook sofreu. Este serviço passa a estar preparado para ser usado de forma mais correcta em ecrãs de maior dimensão e passa a estar disponível uma lista dos utilizadores com quem podem falar.

A última novidade foi sem dúvida a mais esperada e é a possibilidade de serem feitas vídeo chamadas dentro do Facebook. De salientar que estas janelas de vídeo vão ser integradas com o browser e podem ser redimensionadas. Estão também preparadas para funcionar em monitores e ecrãs de qualquer dimensão. A Skype será quem fornece este serviço. Muito interessante e uma novidade em qualquer um destes serviços é que a vídeo chamada que foi apresentada não é apenas presencial. Vão poder deixar recados de vídeo aos vossos amigos se estes estiverem ausentes.

A união entre a maior rede de serviço Voip com a maior rede social só pode ser uma coisa boa e vão ser os utilizadores destes dois serviços os maiores beneficiados.

Se quiserem testar estas novidades do Facebook podem fazê-lo já. Basta acederem à página Facebook VideoCalling e instalarem o plugin disponível e essencial.

Homepage: Facebook
Homepage: Facebook VideoCall

Partilhar:
Tags:

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Márcio
    Márcio

    erro na pagina

    1. Avatar de Márcio
      Márcio

      Como posso fazer para testar?

  2. Avatar de Linux use
    Linux use

    Estou a instalar no Ubuntu.
    Usei o wine (não há versão para linux?) mas deu erro, porque ao que parece o meu firewall está a bloquear…

    btw vi o anúncio (não vi desde o início) e gostei muito da forma como o Mark respondeu às perguntas colocadas. Alguém sabe quem era o colega que o ajudava de vez em quando?

    1. Avatar de Carlos Pereira

      O colega a que te referes não é colega dele…é o CEO do Skype 🙂

      1. Avatar de Linux use
        Linux use

        O senhor com um boné aos quadrados e com uma t-shirt do facebook? :O

  3. Avatar de Gui
    Gui

    Peço desculpa ao autor se estou errada mas ende está “Na apresentação que decorreu hoje foram apresentados números muito interessantes e o que mais chamou à atenção de todos foi o facto de o Facebook ter já cerca de 750 milhões” não era suposto estar “Na apresentação que decorreu hoje foram apresentados números muito interessantes e o que mais chamou à atenção de todos foi o facto de o Skype ter já cerca de 750 milhões”.
    Peço desculpa de novo se estou errado.

    1. Avatar de eu mesmo
      eu mesmo

      n o texto original está correcto

    2. Avatar de Pedro Pinto

      O artigo está correcto. O FACEBOOK atingiu hoje a marca dos 750 milhões.

      1. Avatar de Gui
        Gui

        OK pesso desculpa de novo

  4. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Infelizmente não é possível utilizar esta ‘feature’ no Chrome (pelo menos na versão para Linux), mas funciona perfeitamente com o Firefox 5.0.

    1. Avatar de MRodrigues
      MRodrigues

      Na versão Chrome Windows é possível utilizar.

  5. Avatar de LOL!
    LOL!

    Bem porreiro.

  6. Avatar de Bruno Santos

    Falha também no Opera.

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Faz F12 – Editar preferências do sitio – Ligações – Id. do browser: Mascarar como Firefox.

  7. Avatar de FM
    FM

    Mas essa coisa do cara de livro ou álbum de fotografias ou montra de banalidades ou face book ou lá o que isso é, para que serve ???

    1. Avatar de Pedro Pinto

      uiiii, a este altura não sabes o que é o FB 🙂

    2. Avatar de Eu mesmo
      Eu mesmo

      Tu outra vez???!?!?!?!?!?

  8. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    For Facebookaholics

  9. Avatar de Pedro Maia
    Pedro Maia

    no mozilla do mac os nada. nao consigo :S

    1. Avatar de RaCcOn

      No safari funcionou, no entanto com uma qualidade muito fraca e no outro lado dizia que o meu mac não tinha webcam, apesar de a ter activado e parecer que estava transmitir imagem.

    2. Avatar de luis simoes
      luis simoes

      Tenho mac os com mozilla e funca ;D

      1. Avatar de Pedro Maia
        Pedro Maia

        fgo com o mozilla 5 ? a mim da me um erro mesmo no fim, com qualquer brower :S chrome mozzila e safari :S

  10. Avatar de FM
    FM

    oh prezado Pedro Pinto, mas esse lixo do FB para que serve ???

    1. Avatar de SatoMew
      SatoMew

      Eu não tenho Facebook porque não vejo necessidade em criar lá uma conta. Agora acusar o serviço de ser lixo quando milhões de pessoas provam o contrário é ser-se idiota. É inegável que o Facebook é a rede social com maior sucesso de sempre e que isso ajudou a demonstrar-se como uma excelente ferramenta de comunicação entre as mais várias entidades e indivíduos. Por isso, o seu comentário é ignorante. Se não gosta do serviço, tudo bem, é de respeitar o seu direito à opinião. Mas considerar a sua opinião como sendo a geral é ir um pouco longe de mais

      1. Avatar de SatoMew
        SatoMew

        (Onde se lê «[…] as mais várias entidades e indivíduos.», dever-se-ia ler «[…] as mais variadas entidades e indivíduos.» Lapso meu :P)

  11. Avatar de Peter
    Peter

    Os maiores beneficiados vão mesmo ser os accionistas do facebook e não os 750 milhões de utilizadores.

    Os accionistas vão sim continuar a concorrer para a lista dos mais ricos do mundo.

    Parece-me que o papel está um pouco inertido…

  12. Avatar de Bruno
    Bruno

    Hmm.. Porque é que isto me cheira a Google+?

    1. Avatar de Fábio Rocha

      o Google+ é que cheira a FB parece-me a mim. Esta feature já era prevista a muito tempo…

      1. Avatar de SatoMew
        SatoMew

        Mas o Google Talk já tem conversações por voz e vídeo há bastante tempo 😉

        1. Avatar de LOL!
          LOL!

          Então o MSN nem se fala.

  13. Avatar de listo
    listo

    Já foram!
    O Chat não funciona, quanto mais um video-chat!!

    1. Avatar de Fábio Rocha

      Não funciona? Em que sentido?

    2. Avatar de Luís Soares
      Luís Soares

      O Chat do facebook tem muitas falhas mas quando começar a funcionar decentemente como espero que venha a funcionar agora vai acabar com o MSN para sempre !
      Entao com a videochamada….

      1. Avatar de Vítor M.

        Não acredito. O MSN Messenger é uma ferramenta que não está ligada a qualquer rede social e isto das redes sociais não são tão duradouras como se possa pensar. Hoje o Facebook está em alta, amanhã será o Google+, no passado foi nuns países o HI5, noutros os Orkut, noutros o Twitter, noutros o MySpace… e outros aparecerão. O que se irá manter são os IM’s, com o IM da Microsoft à cabeça.

        Mas nada é eterno.

        1. Avatar de spart
          spart

          Muito bem dito Victor, nada dura para sempre, e hoje é o Facebook, amanha é o Google +, e no futuro é outra rede social que ainda nem foi criada… Mais uma pessoa que concorda comigo!

        2. Avatar de Alex

          Claramente nada é eterno, o live messenger está incluido na citação, ainda mais com os contantes problemas que assombra esta plataforma.

        3. Avatar de Luis
          Luis

          Concordo com o que diz de que nada é eterno neste mundo virtual..
          Mas pelo que tenho visto há cada vez mais gente a usar o facebook como MSN.
          O MSN está cada vez com menos gente Online..

          Veremos se a malta vai mudar do Facebook para o Google Plus..Nao sei nao !

      2. Avatar de SatoMew
        SatoMew

        O Messenger pode ser acedido na Web através das páginas de muitos dos serviços Windows Live. Basta aceder à conta que o Messenger passa a estar disponível, tal e qual como o Chat no Facebook.

        Se a Microsoft se inspirou na rede social para executar esta implementação, não sei, mas uma versão online do Messenger já existe há mais tempo que a popularidade do Facebook. Inicialmente MSN Web Messenger, esteve em fase de transitar para a marca Windows Live numa beta prolongada, que obrigou a manter a versão estável e arcaica do MSN disponível durante muito tempo. Esta discrepância e atraso tiveram um fim quando, em 2009, a Microsoft decidiu implementar o Messenger no Hotmail e outros serviços, tornando-o globalmente acessível a partir dos vários serviços Windows Live.

        Portanto, se a presença de uma ferramenta online para conversação simples e em texto for considerado um dos factores para o Facebook se impulsionar e ultrapassar o Windows Live, então prevejo que, caso isso aconteça, se deva mais a uma questão de marketing do que limitações por parte da Microsoft em oferecer um serviço semelhante (que já o tem há muitos anos, verdade seja dita)

  14. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Skype é da Microsoft, Microsoft de acordo com o Facebook… huummm… Mark Z. tem muito cuidado com a M$, esse meninos são piores que a peste negra. Hoje é a video-chamada amanhã está o FB a dar blue screens por todo o lado 😀 😀 😀

    1. Avatar de Sérgio Paulino
      Sérgio Paulino

      FYI: A Microsoft tem participação no grupo Facebook e no grupo Apple, é de interesse mútuo o crescimento sustentado destas das diferentes áreas de negócio.

    2. Avatar de Diogo Correia
      Diogo Correia

      O Facebook não pode fazer nada, a M$ é accionista dele.
      A Microsoft queria comprar o Facebook todo, mas não consegui (O Mark Z. negou a proposta), só conseguiu comprar acções no Facebook.

  15. Avatar de DESKMODBRASIL

    Toda novidade que facilite a comunicação é sempre bem-vinda …. Praticidade é o futuro !!

  16. Avatar de Hannibal Pereira
    Hannibal Pereira

    Boas people uso firefox 5.0 no windows 7 64 bits e não consigo usar a video chamada..
    Aparece sempre isto–> “O plugin de videochamada deparou-se com um erro ao iniciar.”
    Ajudem please..XD

  17. Avatar de Pedro Maia
    Pedro Maia

    eu continuo sem conseguir, eu nenhum brower do mac os:S o que posso ter mal ? diz me que nao consegue configurar, dps manda me instalar e no fim da um erro e pronto nao da :S qual podera ser o problema ?!?!

    é que esta aplicação é muito boa para se utilizar !é o futuro !

    cumprimentos

  18. Avatar de jd117
    jd117

    eu no meu mac estou com problemas àcerca do java que não me dá em condições. “Video Calling has encountered an error during installation. Please try again later.” Já noutro site de upload de vários ficheiros usa o java e ele não funciona. Alguém sabe como resolver o problema do java uso um Macbook com 10.5.8.

    1. Avatar de Pedro Maia
      Pedro Maia

      pois, secalhar o meu tambem tem a ver com isso :S

  19. Avatar de José Teófilo Mendes

    gostava de instalar o video chamada

  20. Avatar de José Teófilo Mendes

    é um prazer estar no vosso site , vocés tem vindo a fazer um excelente trabalho para o Mundo inteiro parabens