Fabricantes europeias alertam que a UE pode ficar para trás no setor dos elétricos

22 Comentários

Que a União Europeia (UE) está, de certa forma, a ficar para trás, já sabemos. Afinal, as fabricantes já se queixaram, anteriormente, do atraso. Contudo, decidiram reforçá-lo, alertando que é crucial definir uma estratégia industrial sólida para os elétricos.

Elétricos

Ao contrário da China e dos Estados Unidos, a UE carece de uma estratégia industrial sólida para apoiar a produção de veículos elétricos“, alertou Sigrid De Vries, diretora-geral da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), sublinhando que o velho continente arrisca-se a ficar para trás na corrida.

Uma indústria europeia vibrante de veículos elétricos é vital para alcançar os objetivos climáticos. A Europa quer definir o ritmo global para a descarbonização, mas deve fazer mais para impulsionar as indústrias críticas que fazem parte da solução de uma forma sincronizada e coerente.

Segundo um relatório da École Polytechnique de França, a competitividade da UE na produção de veículos elétricos está, atualmente, em jogo. Isto, devido a ameaças, como o controlo chinês da cadeia de abastecimento e os incentivos dos Estados Unidos da América (EUA) para se erguerem fábricas em solo norte-americano.

Baterias de carros elétricos

A estratégia da China destinada aos elétricos é altamente desafiadora, pois envolve mineração, refinação, indústria transformadora, redes de transporte de mercadorias, energia, incentivos à compra e reciclagem. Por ser tão completa, reforça a sua vantagem e competitividade.

Por sua vez, conforme apontado pelo relatório, a UE aposta numa abordagem regulatória fragmentada. Embora sejam destacados os avanços na produção de células de bateria, o desenvolvimento da cadeia de valor não acompanha o ritmo da procura. Ora, o resultado é conhecido: enorme dependência da China.

Para a ACEA, a estratégia europeia para os elétricos tem, obrigatoriamente, de impulsionar a competitividade da indústria:

O quadro regulamentar da UE carece de uma abordagem holística à eletrificação dos veículos. Uma manta de retalhos de regulamentações – a uma taxa de oito ou nove por ano, em média – desvia fundos vitais e prejudica a competitividade.

Para fazer face às alterações climáticas e impulsionar a crescente indústria europeia de veículos elétricos, a UE deve desenvolver um quadro regulamentar e financeiro adaptado para criar um ambiente empresarial favorável.

Sentimo-nos encorajados pelos sinais recentes da UE que reconhecem os imensos desafios e ameaças à competitividade que o nosso setor enfrenta. A recente proposta de alargar as regras de origem da UE e do Reino Unido para veículos elétricos é indicativa disso, mas muitas vezes a UE coloca a carroça regulamentar à frente dos bois, em detrimento das suas indústrias críticas.

 

Leia também:

Europa poderia deixar de estar dependente das baterias da China em 2027

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de O realista
    O realista

    A serio? Qualquer pessoa sabe isso ha 10 anos. A china sera a proxima alemanha no sector automovel. Tem tudo, materias primas, fabricas modernas, incentivos do estado, mao de obra e know how. A culpa? Os ocidentais tanto quiseram lixar a uniao sovietica que entregaram o ouro ao bandido. E engracado que os ocidentais sejam tao tapados, e depois criam guerras e multas para tentar intimidar quem trabalha melhor que eles. Os produtores europeus andam a dormir ha anos , não tenho pena nenhuma

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      O que é que a União Sovietica tem a ver com o tema? É por terem ido produzir e dar o kow how aos Chineses? Mas está a acontecer o mesmo agora com a India… A Desunião Europeia tem é que começar a produzir as coisas cá e não lá fora!

      1. Avatar de O realista
        O realista

        O ocidente virou se pa china para pressionar a união soviética. Em vez de andarem as turras com eles deviam era segura los a UE

      2. Avatar de Zagalote
        Zagalote

        Tem tudo…. Eles tomam conta das reservas dos maiores minérios do mundo…. Sabe quem manda em África? Pois é….

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      Podem andar a dormir tb mas o problema e que sao incompetentes e corruptos.
      Na EU existe um ou dois liders decentes e competentes o resto e incompetentes corruptos a mando de grupos finaceiros,… demasiado obvio!

  2. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Se chorarem mais um pouco a coisa fica resolvida ….

  3. Avatar de Hugo Costa
    Hugo Costa

    a UE têm de trabalhar para gamas mais baixas, isto de fazer carros novos só para ricos não dá resultado, agora todo o mundo sabe fazer carros desses, temos de trabalhar para o mercado interno.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Isso vai ser só até o pessoal perceber claramente que na UE carros novos são só para ricos. Vão demorar, mas no fim percebem mesmo. E aí não vão gostar e vão fazer o óbvio: implodir a UE. E vai ser ainda mais depressa se entretanto chegar a conta do zé lenços para lhe pagarem os estragos na Ucrânia. A UE pode ter os dias contados.

    2. Avatar de Zagalote
      Zagalote

      Aqui o povo nem uma bicicleta pode comprar….c.ea.o que consiga tem que ser uma BTT com as estradas que temos… Temos é que prender os que nos andam a roubar primeiro…

  4. Avatar de asdadas
    asdadas

    se por ” a estratégia europeia para os elétricos tem, obrigatoriamente, de impulsionar a competitividade da indústria” querem dizer quase forçar o abandono dos carros que as pessoas querem ter… boa sorte..

  5. Avatar de João
    João

    A UE e o resto da Europa são o continente que mais restrições impôs aos fabricantes obrigando-os a irem pra o mercado dos elétricos, mas esqueceram-se que como tudo o que é feito de um dia para o outro nunca dá bom resultado, está à vista que os fabricantes não estavam preparados para tamanha obrigação de produzir elétricos só porque os políticos quiseram e o resultado está à vista, os chineses estão anos luz à frente nesse mercado., com a agravante que as matérias primas não abundam na Europa daí os custos serem muito superiores ao dos chineses.

  6. Avatar de São Pedro
    São Pedro

    Este alerta deve-nos preocupar, seja a decisores políticos, sindicatos, sociedade em geral pois aos poucos tudo o que a Europa tinha de avanço tecnológico e de dinâmica a todos os níveis, está-se a desvasiar e a ser encontrada noutros continentes. Não se pode pensar só em direitos também temos de pensar em deveres, em empenho. O típico funcionário público é um mau exemplo daquilo que não se deve ser como bom profissional e parece que é a bitola por onde nos devemos seguir.

  7. Avatar de António Teixeira
    António Teixeira

    Mas não está já muito para trás?

  8. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    O quê?
    Os chineses têm carros eléctricos mais baratos e melhores e competem com os nossos?
    Eu resolvo já isso, sanções imediatas e totais à entrada dessas veículos.
    Pretexto?. Esses carros tem câmaras que espiam as pessoas e mandam para a China as conversas familiares e os impropérios ditos pelos condutores no trânsito e com isso põem em causa a segurança nacional da UE
    Pronto, assunto resolvido.
    Escusam de agradecer…

    1. Avatar de Stanley
    2. Avatar de António Teixeira
      António Teixeira

      E eu tenho de pagar os carros mais caros? Vou começar já com os impropérios…
      E terei de me contentar com piaçabas chineses com câmaras que espiem a nossa intimidade nas casas de banho, em especial a maneira como usamos o papel higiênico.

  9. Avatar de Otimista
    Otimista

    O problema das matérias primas é também porque, e vamos pensar só em Portugal, cada um de nós não que uma mina no quintal, uma central fotovoltaica nos nossos terrenos, uma central eólica no mar em frente á janela da nossa casa de praia ou onde vou pescar nos biscates.
    Um outro problema é que para compensar ter carro elétrico deveriamos carregar em casa mas para isso a maioria dos portugueses não tem capacidade financeira. Eu tenho os carros estacionados a 500 metros de casa na estrada nacional.
    Último problema é o preço dos carros. Toda a gente fala de carros baratos a começar nos 25000€. Isso é barato para quem?

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Com autonomias reais de 200km ou menos..lol

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Com o tempo frio é pior ainda. Cerca de 25% menos.

  10. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Chegámos a esta situações devido a estupidez, teimosia, ou por termos o rabo preso com os lobistas da ME por parte dos decisores políticos europeus, em particular do sr. Timmermans. Ainda estou para perceber.
    Os elektros não resolvem porr* nenhuma na questão ambiental e os avisos foram mais q muitos
    Que a coisa ia acabar desta forma era um dado adquirido desde há 4
    anos a esta parte.

  11. Avatar de Antonio
    Antonio

    O que é da UE e do EUA é que é bom
    Mas foram suplantados por um povo com vontade, com unidade, é só isso. Faz muito tempo que a peugeot citroen renault vw nos fazem engolir material caro e avido de peças, só por isso merecem essa concorrencia, de que não gostam, esse lobbys, querem ser unicos.