Fabricante Chinês utiliza mão-de-obra adolescente

114 Comentários

O título certamente não traz nada de novo, apesar de estarmos nos século XXI, casos de degradação dos direitos humanos são ainda situações usuais em determinados países. Uma fábrica da KYE emprega trabalhadores menores de idade, com condições de trabalho humilhantes. Nada disto seria novo se a empresa não fosse subcontratada por alguns dos principais fabricantes do mundo tecnológico para montagem de muitos dos equipamentos que usamos no dia-a-dia.

Um relatório da National Labor Commitee (NLC), entra em detalhe nas condições destes trabalhadores da fábrica da KYE na cidade de Dongguan / Guangdong na China. No tecido laboral da empresa, estão empregados adolescentes geralmente entre 16 e 17 anos, que são obrigados a trabalhar horas extraordinárias que podem chegar às 15 horas diárias. Alguns trabalhadores têm inclusive ordens da chefia, para permanecer nos seus postos de trabalho mesmo que não tenham trabalho para realizar.

O relatório revela outros dados mais preocupantes, a política de aquisição de mulheres é abaixo dos 25 anos porque alegadamente são mais fáceis de influenciar e controlar. A KYE usa um estratagema, à base de um programa de estágios para atrair estudantes para as suas instalações, conseguindo por vezes empregar estudantes com apenas 14 anos.

No meio do escândalo são apanhados nomes sonantes como Asus, HP, Samsung, Foxconn e Microsoft. Aparentemente um dos seus maiores clientes é a empresa de Redmond onde são montados uma parte significativa dos seus ratos.

No início do relatório há uma frase de um dos trabalhadores que marca e vinca bem as condições que lá existem, pois este afirma que:
“Nós somos como os prisioneiros… Nós não temos uma vida, apenas o trabalho!”.

A KYE nega qualquer violação das regras laborais, contudo a Microsoft já anunciou que vai iniciar uma investigação ao sucedido. A China é actualmente um dos principais países com maior crescimento nos últimos anos, mas casos como estes, levam-nos a perguntar a que custo? nlcnet

Partilhar:
Tags:

Comentários

114

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Wolverine
    Wolverine

    E tudo isto num país comunista… Onde estão os direitos dos trabalhadores que tanto o PC apregoa por cá? Eu não sei se as empresas sabiam das condições em que laboram estes funcionários, mas eles deveriam saber que o país em causa acautela tudo menos direitos fundamentais dos seus cidadãos. Sendo assim, deveriam fiscalizar essas mesmas condições e, no caso de incumprimento, retirar a concessão ao fabricante.

    A questão aqui é que o dinheiro fala mais alto…

    1. Avatar de -_-'
      -_-‘

      Não misturem o comunismo com isto. Não misturem mesmo. Se não sabem separar as águas, são grandes ignóbeis.

      1. Avatar de aka
        aka

        Claro que são “aguas diferentes” tipo agua doce e salgada
        Pena é que os rios desaguam nos mares..

      2. Avatar de LF
        LF

        Não é necessário misturar, é a base, Não foi Staline que invadiu a Polónia a meias com Hitler ? o Segundo morreu o primeiro ficou com a Polónia e com tudo o mais a que deitou a mão.

        Quem sucede a Fidel ? O irmão.
        É dinástico !

        E na Coreia do Norte, que segundo o PCP é um dos últimos bastiões Comunistas o ditador que morreu continua no seu posto depois de morto (?!?!?!?)

        Eternal President
        Kim Il-sung (deceased)

        Supreme Leader Kim Jong-il (filho)

      3. Avatar de Marcelo Barros
        Marcelo Barros

        ja que dizes para nçao misturar, diz-me um país onde o regime comunista esteja no poder e que esse país tenha boas condiçoes para o seu povo.

        Cumprimentos.

    2. Avatar de Bónus

      Exactamente!
      O curioso é que parece tudo normal… Se isso se passasse num país ocidental, havia manifestações de protesto por todo o mundo. Mas como é na China…

      1. Avatar de André Meireles
        André Meireles

        “Como é na China…” sempre que tentas fazer uma manifestação ela é curiosamente abafada e nada de negativo chega cá fora!

        1. Avatar de angolano
          angolano

          em angola nem tentas sequer.
          sai logo uma lei a proibir manifestaçoes.

    3. Avatar de darh_paul
      darh_paul

      a china de comuna não tem nada. única coisa que sobrou do comunismo por lá foi a ditadura (é claro que lá não se diz “ditadura”, mas sim “democracia do povo”. Também a ex-RDA se chamava “República Democrática da Alemanha”).

      Não, a China tem o pior do capitalismo (o seu lado selvagem) e o pior do comunismo (a opressão/ditadura)

      1. Avatar de -_-'
        -_-‘

        O Comunismo não implica ditadura. Já disse, não misturem os termos, são completamente díspares.

        1. Avatar de Ganondorf
          Ganondorf

          Isso é na teoria pq na prática, a história é outra…

        2. Avatar de RichardCooper

          E comunismo também não significa democracia. Entre comunismos e ditaduras, e pseudo-democracias, mal por mal, prefiro a democracia é a única que da o direito a ser reacionario 😛

        3. Avatar de Era uma vez..
          Era uma vez..

          Podes então dizer-me 1 único país onde se tenha implementado e mantido um sistema comunista de forma democrática? Não me lembro de nenhum..

          Aliás a tua própria reacção de chamar ignóbil a quem tem uma opinião diferente da tua mostra quão democrático tu és.

          Emigra para a Coreia do Norte meu amigo.

          1. Avatar de Joca
            Joca

            é mesmo isso! é giro como qd algo de bom acontece na China, Cuba, Coreia do Norte, Russia os comunistas ficam todos contentes “AH o comunismo funciona, não somos otários afinal”.

            Mas na maioria dos casos como o comunismo é a maior anedota do mundo ficam caladinhos e com vergonha.. porque afinal de contas eles querem é o €€€ de quem trabalha.

        4. Avatar de assarapantado
          assarapantado

          mas… não foi max que disse que comunismo era a ditadura do proletariado??? que depis outros transformaram em cemtralismo democratico?
          ja agora, em que pais existiu um governo comunista com opusição parlamentar

        5. Avatar de darh_paul
          darh_paul

          na teoria, nao implica. na prática, nunca houve um único estado comuna que não foi uma ditadura. está a defender o indefensável, amigo

    4. Avatar de kekes
      kekes

      O comunismo é aquela ideologia ideal… Mas impracticavel.

      Pena tenho eu das condições de trabalho dessas pessoas; outra coisa é se as empresas envolvidas com a tal empresa sabia de tal… E das três uma ou as empresas que fabricam la os seus componentes sabiam ou não sabia ou não quizeram saber, resta apurar responsabilidades.

  2. Avatar de lmx
    lmx

    boas…
    a questão é que somos todos hipócritas, entendes, pois gostas de ter equipamentos no mercado ao preço da chuva não é.
    Vejam la se voces vão comprar marcas mais caras e que sejam europeias, não pois…ja so existe a packard bell e esta debaixo da ACER.porque será porque os produtos são em parte um pouco descontinuados, noutra parte os que estavam ao nivel dos outros eram caros.ninguém compra o que é nosso, mas mandam constantemente dinheiro para outras regioes é claro que estamos mais pobres e eles mais ricos e enriquecem claro a custa de desgraçados.

    cmps

    1. Avatar de Armando
      Armando

      Eu penso que o valor dos produtos em geral é uma utopia completa! Os materiais para construção de um computador (minérios por exemplo) não são pagos a um valor real (penso eu de que…). Se realmente todo mundo vivesse com uns 1000€ ou mais de salário, não me parece que o custos dos bens fosse o mesmo (nem que adquiríssemos coisas porque passam numa publicidade). No entanto se pensarmos no assunto percebemos que o valor muitas vezes “anunciado” como sendo o custo de fabrico, pode ser menos de metade do valor pago pelo produto. Esse excedente até pode ser real, tendo em conta transportes, taxas fiscais (que não eram necessárias se todo o mundo fosse pago como deve!)… enfim uma data de €€(s) de lucro. Conclusão todos sabemos que o sistema implementado nesta civilização é uma mentira, mas para o mudar só grandes catástrofes (naturais e não naturais!) que eliminem a civilização como a conhecemos!
      E não parece que elas demorem a chegar!

      1. Avatar de bruno martins
        bruno martins

        claro, vem ai o 2012.. a primeira parte concordo contigo, escusavas era de estragar o teu comentário no final a dizer que vem ai o fim do mundo.. lolllo

    2. Avatar de darh_paul
      darh_paul

      pois, tens toda a razão. todos criticam a china, mas ao mesmo tempo todos adoram comprar material tecnologico/roupa/etc… barato.
      é sempre mais fácil apontar os dedos aos outros do que reconhecer a nossa demagogia 😛

  3. Avatar de racoq

    Só deixo uma nota em tom provocatório, HP e Asus marcas tidas como boa reputação a nível de qualidade estão entre os clientes desta fábrica.

    O que se iria ouvir da se Acer estivesse na lista 😀 que supostamente é criticada e tem reputação por utilizar mão de obra barata. No final, todas as grandes empresas mandam assimilar os seus produtos na china e nas mesmas fábricas, até a Apple (que usa muito material da foxconn)

    1. Avatar de Olly

      Mas a Acer está na lista!
      Ora vê a foto do artigo original:

      http://farm5.static.flickr.com/4064/4454959298_aa28430dc1.jpg

      Até está bem no topo da lista (se é que isso quer dizer alguma coisa).

      1. Avatar de racoq

        hehehe. Não tinha visto! de facto é verdade, mas de facto estão lá os principais fabricantes de PC’s

    2. Avatar de kekes
      kekes

      Com isto vêm dizer que há qualidade de construcção… É tudo feito no mesmo sitio Chinaland…

  4. Avatar de Sun II
    Sun II

    LOL vai tudo comecar a chorar dos direitos humanos mas toda a gente quer ter um portatil de topo, um telemovel todo XPTO e uma televisao HD

    A china este ano creceu 11%, dizia o Público hj

  5. Avatar de JUKA tigre
    JUKA tigre

    EU NAO DISCORDO TOTALMENTE !!

    EM “portugal” e muitos outros países industrializados também os deviam por a trabalhar…. ao menos nao andam a passear o skate e a fumar umas ganzas e a faltar às aulas !!

    Eu estudei, mas havia outras pessoas na altura que tava mais que visto que deviam era ir logo vergar o corpo em vez de andar na vida de vandalos!!!!!

    Cmps

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Vai tu trabalhar 15 horas diárias por uma tigela de arroz e depois diz se queres isso os outros.

      1. Avatar de HikariKyubi
        HikariKyubi

        Acho que isso é pedir dele 😛

        1. Avatar de HikariKyubi
          HikariKyubi

          Demais dele :<

          Raios partam a falta de edit nestes comentários

          1. Avatar de bigkax
            bigkax

            Concordo. Também me enganei:
            queres isso os outros -> queres isso para os outros.

    2. Avatar de Carlos Costa

      Ora aí está!!!! Quantos de nós vêmos “jovens” que exigem dos pais? Deambulam pelas ruas, escolas, centros comerciais… chegando a causar inúremos problemas!

      Ora bem meus caros!!! Seria muito bom dar valor a casa centimo, a cada hora de trabalho! Muitos de nós, nascidos no tempo da tv das primeiras tv’s a cores. Fomos criados com valores de respeito e trabalho!

      Para muitos desses jovens, seria um bom “correctivo” pois há muito trabalho por aí que podia ser feito.

    3. Avatar de Ryan
      Ryan

      Terei de concordar em parte com a tua participção porque infelizmente os adolescentes de hoje não respeitam ninguém. Muitas vezes nem uns aos outros quanto mais a adultos. Isto falo de quase em todo o lado. Talvez não na China mas nos países ocidentais é a noticia do dia.
      Obviamente trabalhar 15 horas é um exagero mas quanto a adolescentes trabalharem um pouco para saberem o que custa a vida diria antes que em casa deveriam ser mais colaboradores. Muitos apenas querem isto e aquilo. A minha geração para ter alguma coisa teve de trabalhar. -fazer um servicinho aqui e ali e os pais entravam com uma parte do dinheiro. Hoje é um direito dos pais darem tudo aos adolescentes. Me desculpem aqueles que são esforçados e que tem sentido de responsabilidade mas muitas e muitos adolescentes de hoje já se pensam estrelas e não fazem isto e aquilo e sei lá mais quê.

  6. Avatar de Alque
    Alque

    As grandes empresas não tem culpa nenhuma disso.
    Asus, Acer, HP, Microsoft, APPLE (sim a Apple ) tem outras empresas que fazem os seus computadores e os seus respectivos componentes.
    Eles não tem culpa nenhuma.

    1. Avatar de Olly

      Explica. Não percebi.

    2. Avatar de kekes
      kekes

      Ya mas pode não saber ou podem “não querer saber”…

      1. Avatar de bigkax
        bigkax

        Se saber é ter provas talvez não sabiam, caso contrario não queriam saber. Até eu sei que isto acontece, e elas foram para la para explorar(mão de obra competitiva), caso contrario ficavam no pais de origem.

        1. Avatar de Olly

          Da mesma forma que se viu aqui na UE as empresas a fugirem todas para os países de leste para aproveitar a mão de obra barata.
          Da mesma forma que vimos há uns tempos um ministro a usar o trunfo dos salários baixos para atrair investidores estrangeiros (vergonha). É a lei do mercado…

          1. Avatar de Folgado
            Folgado

            Pois mas o mercado tem regras e eles não cumprem a maior parte delas.

  7. Avatar de Inês Coelho
    Inês Coelho

    a china cresce mas de forma desleal. este é só mais um caso! os prisioneiros da china, por exemplo, todos são trabalhadores activos, mas a custo zero! e se formos a fazer contas esta população presidiaria da china corresponde nada mais nada menos que à população activa da Alemanha…
    E nada tem a ver com os preços… tanto se paga caro o que é produzido na China como o que é produzido na UE, quem dirige os preços não são as condições de trabalho, mas as grandes marcar que começam cada vez mais a aparecer associadas a estes casos.

    1. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Por acaso sou a favor dessa medida dos prisioneiros trabalharem a custo zero! Desde que, claro, os prisioneiros tenham direito a converter as horas de trabalho em “créditos”, já que deve contar como “trabalho comunitário”!

      1. Avatar de Inês Coelho
        Inês Coelho

        trabalho comunitário é diferente de exploração, que é o que se passa na china! não se podem confundir as coisas.

    2. Avatar de Coisas
      Coisas

      os prisioneiros nao trabalham a custo zero!!! cada prisioneiro custa aos contribuintes (nós) 40€ por dia. num mês cada um custa 1240€. desculpa lá… é mais do que eu ganho por mês e é quase o triplo do salario minimo nacional…. DASSSS e isto é a custo zero!?!?

      1. Avatar de HikariKyubi
        HikariKyubi

        Não trabalham mas deviam.

      2. Avatar de Inês Coelho
        Inês Coelho

        prisioneiros da china…de que é que se está a falar?…

  8. Avatar de bruno martins
    bruno martins

    desculpem este comentário que vou fazer, mas é uma visão que me assombra desde que a crise mundial tem vindo a ser prevista, e já vem de um tempo atrás, meados de 2000, (excepto china, ate porque não se pode chamar crise a um pais que cresceu menos do que antes estava a crescer)..
    basicamente estamos a dar tiros no pés dando dinheiro a eles, e passo a explicar porque..
    1º nuca na vida vão evoluir ao ponto de haver direito de trabalhadores;
    2º ninguém consegue competir pondo pessoas a trabalhar 15h por dia a ganhar 30 ou 40 euros por dia;
    3º importando estamos a passar os nosso valor para a mão de comunistas;
    4º os estados unidos já estão hipotecados com a china até as orelhas, porque basicamente todo os seus valores estão enterrados na china, e cada vez que china quer algo, os estados unidos dizem sim, sim, ámen;
    5º nos união europeia para lá caminhamos;
    6º deixa de haver produção na europa porque não se consegue competir com os preços;
    7º o desequilibro da balança comercial está a tornar-se perigoso para a nossa economia (europa);
    com isto tudo e ainda mais coisas que não falo aqui deveria-se começar a pensar seriamente em proteger a economia europeia, porque o comercio liberal é bonito, mas só funciona quando existe uma troca mais ou menos equivalente entre as partes, e com a china isso não acontece..
    e por fim, sim tenho medo de ver o comunismo com dinheiro a mais, Deus nos livre de ir para la um maluco para o poder..

    1. Avatar de Bónus

      Concordo com tudo.
      Mas só um pequeno reparo: esses trabalhadores chineses ganham muito menos de 30€ / dia. O que agrava ainda mais a situação.

      1. Avatar de bigkax
        bigkax

        Talvez por semana.

        1. Avatar de Bónus

          Talvez, ou ainda menos…

      2. Avatar de Olly

        Segundo o artigo que serviu de base para esta notícia, ganhando $0,56 por hora (depois dos descontos), trabalhando 15h por dia… levam para casa $8,40(por dia).

    2. Avatar de Olly

      E falta outro “pequeno” pormenor.
      Qualquer país/empresa, para vender os seus produtos na UE tem, obrigatoriamente, de ter a qualidade dos seus produtos certificada… porque é que a china está isenta desse requisito?

      1. Avatar de bruno martins
        bruno martins

        outra que também concordo contigo.. mas existem tantas, dava um testamento se as puséssemos aqui todas..

        1. Avatar de HikariKyubi
          HikariKyubi

          Acho que dava um documento do tamanho de uma enciclopédia :\

      2. Avatar de Alexandre Alves
        Alexandre Alves

        Se verificares a China não está isenta das normas, pelo menos no que respeita nos produtos para a Europa, um exemplo disso mesmo são os automóveis. Se os mesmo não passarem nos testes da EuroNCap nem são vendidos. Um exemplo disso se bem que já é antigo, é o Opel Frontera, a Opel vendeu o design a uma empresa Chinesa que o fabricou mas ignorou a parte de segurança, não passou nos testes o jipe não foi comercializado na europa.

        Apesar de muitos produtos serem feitos na China e dependendo da Marca, estes têm que passar testes de qualidade. Sejam cabos, automóveis, portáteis, roupa, calçado. (por ex: Timberland – diz mesmo Made in China ou Vietnam e diz qual o número da patente)

        Para o mercado deles/asiático não necessitam de normas, mas para outros mercados têm que seguir as regras dos mesmos.

        Claro que não estou a falar de condições de trabalho, mas sim do produto final.

        1. Avatar de bruno martins
          bruno martins

          o problema e que requisitos também se aplicam ao processo de fabrico, coisa que nao acontece na china, mas.. nao queiras aplicar o caso dos carros, em que existem regras muito rigidas e não pode andar qualquer charuto vindo da china sem ser testado primeiro.. as empresas europeias que são europeias as vezes elas “esquecem-se” ou fazem que se esquecem das regras, a ver se passa, e vens-me falar na roupa que é do pior exemplo que podes dar, visto que grande parte ser muita má qualidade.. (não quer dizer que roupas de grandes marcas não as importem de lá)

  9. Avatar de Rafael

    Isso todo mundo já sabe, principalmente os órgãos fiscalizadores.
    Palhaçada do carvalho…. hipocrisia é mato.

  10. Avatar de keops

    Só com investigações como estas é que se conseguirá alterar alguma coisa, a divulgar as empresas que compram este tipo de serviços de forma que sintam a sua imagem ameaçada e comecem a ter atenção quem faz os seus produtos…

    claro que se todos deixassemos de comprar coisas “made in china” era bonito mas é no papel, até porque existem diversas coisas que necessitamos e muitas vezes não são feitas em mais lado nenhum, ou são feitas “made in india” e “made in pakistan”… grande diferença.

  11. Avatar de 7Mikus
    7Mikus

    @ -_-‘

    Podes misturar???! Sim, comunas.

    Repara que todos os países onde o comuna ditou, perdão,
    “governou” estão em muito más condições.

    Feliz ou infelizmente, como técnico de electrónica
    e “semi-técnico” de informática reparo que cerca
    de 85% – 90% dos produtos que entro em “contacto”
    diário são produzidos na China.

    Por agora, temos preços “baratos” e mesmo assim
    são caros para as nossas bolsas.

    A este ritmo de injecção de Capital Ocidental
    no Oriente, a nossa balança está a ficar muito desequilibrada.

    Um dia vamos pagar uma factura destes actos e muito,
    mas mesmo muito cara.

    Fiquem bem

  12. Avatar de tripé
    tripé

    Não me levem a mal, mas… antes trabalhar que andar a traficar droga ou a fazer carjacking.

    Já agora: “No tecido laboral da empresa, estão empregados adolescentes geralmente entre 16 e 17 anos”. Penso que em muitos países é legal trabalhar a partir dos 16 anos, agora essas tais 15 horas diárias ou salários reduzidos é que a China (e muitos outros) devia rever os direitos do trabalhador, como é óbvio.

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Talvez se essas pessoas não trabalhassem tanto havia menos pessoas a ter de envergar pelo mundo do crime.

      1. Avatar de Alexandre Alves
        Alexandre Alves

        Curioso que a China não tem morte por exaustão do trabalho ao invés do País vizinho (Japão) que é o único país do mundo onde tem essa causa de morte. E eles trabalham bem mais apesar de receberem mais também.

        1. Avatar de Folgado
          Folgado

          Achas mesmo que não têem? Pensa um pouco.

        2. Avatar de bruno martins
          bruno martins

          pois, mas no japão eles não tem um governo a fechar as comunicações e noticias para o exterior, la fala-se desse mal e que se tem de fazer para o prevenir, achas que na china não existe isso? ja viste alguma reportagem em que vão a china tentar saber que tipos de direitos existem para trabalhadores e o que realmente acontece lá… e sabes o que acontece a esses jornalistas? não sabes que se o governo chinês não gostar do que está la filmado confiscam as filmagens, e as únicas que passam tem de ser muito bem escondidas e só assim eles conseguem ter algo para mostrar ao mundo, e que por fim esses mesmos jornalistas nunca mais la entram na china.. pensa bem antes de falar, e não faças como alguns aqui que pensam que realmente não se passa nada lá e a china não é uma super potencia governada por ditadores

    2. Avatar de boldman
      boldman

      Finalmente alguém um pouco de visão sobre o que se leu no artigo. O que se passa na China é “direitos e condições de trabalho”. A lei portuguesa permite o mesmo que na china, não só usar mão de obra adolescente (reparem que o titulo do artigo é este), como também fecharem fábricas para abrirem em locais (europa de leste) com mão de obra mais barata. Quanto ao facto de ser comunismo ou não, meus senhores, somos europeus, eles são asiáticos, temos todos uma visão (cultural) direrente das coisas. Pensem bem: se procurassem trabalho (aqueles que querem) e o unico trabalho fosse a 2000 km de casa… onde dormiriam ? onde comiam ? onde passavam o vosso tempo ? Pensem no que os emigrantes portuguese passam para ganharem a vida… Eles ainda conseguem vir a casa em 1/2 dias (carro) ou poucas horas de avião. Na China… 1 semana para alguns. Não defendo o comunismo, e nesta fase, nenhuma ideologia… mas a isto chama-se : MERCADO, lei da oferta e da procura, capitalismo ,… o que quiserem. Todos nós provocamos isto com o nosso consumismo, na China, em Portugal, etc…
      Mas por favor pensem antes de escrever, olhem para “dentro de casa” e só depois olhem para a casa dos outros. Não critiquemos quando temos telhados de vidro… O que é que fizeram ultimamente pelo vosso vizinho, amigo, colega ? Já olharam bem para a situação de trabalho dele/a ? Essa peça que comprou, precisava mesmo disso ? …. ps: eu tb cometo os mesmos erros, mas não critico os outros. Bom trabalho !

  13. Avatar de João Melo
    João Melo

    Isto é a lei da vida e foi o que nós no Ocidente causamos.
    Ao abrir as portas á china abrimos também esta caixa de pandora. Gostamos de ter Plasmas mais baratos… Gostamos, gostamos de ter telemóveis topo de gama mais baratos… gostamos, não há milagres o custo tem de descer nalgum lado. Portanto não percebo esta admiração com a noticia, isto é sabido e é por causa deste baixar de custos que a maioria das empresas no Ocidente tem problemas em subsistir é impossível concorrer com preços da China. Logo os grandes “culpados” somos todos nós. Se podia comprar um telemóvel mais caro… podia mas não seria a mesma coisa. Antes Chineses a trabalhar 15 horas que Portugueses. Adeus Hipocrisia.

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha que fiquei desiludido quando olhei para trás do meu iPhone e li “Designed by Apple in California Assembled in China” 🙁 Sabes o preço de um iPhone 3GS de 32GB?

      Não são uns e outros para ser mais barato, são muitos para “encher” os bolsos à custa destes desgraçados que nem sabem bem se aquilo é viver ou se estão a pagar uma pena de uma vida passada.

      Enfim… denunciar é preciso!

      1. Avatar de Bónus

        Sim, hoje em dia é inevitável. Tudo que é gadget electrónico é fabricado na China.
        Mas a Apple, pelos menos preocupa-se com esse facto.
        Quando souberam que que fábricas parceiras tinham exploração infantil, obrigaram-nos a dispensar todas as crianças que lá trabalhavam e exigiram uma revisão dos contratos de trabalho.
        Talvez por isso, é que não aparecem nesta lista.

        http://macmagazine.uol.com.br/2010/02/27/apple-admite-que-explorou-trabalho-infantil-em-fabricas-na-china/

        1. Avatar de racoq

          Aparecem pois, indirectamente. A Foxconn tem sido encarregada pela Apple de fabricar os iPhone.Muitas vezes estas empresas sub-contratam outras empresas como estas, para dar conta do recado.

        2. Avatar de Alexandre Alves
          Alexandre Alves

          como o racoq mencinou a Apple não aparece porque a empresa responsável é a Foxconn, lembro de have um artigo não a muito tempo de um jovem que se suicidou/limparam o moço por ter sido acusado de ter revelado um protótipo da Apple.

          1. Avatar de jmtdstoc
            jmtdstoc

            Pelo que li, a empresa para a qual ele trabalhava, supostamente, o terá “torturado” física e/ou emocionalmente o que acabou por terminar no suicídio dele 🙁 .
            Tudo porque a empresa não queria pôr em risco a sua relação empresarial com a Apple por ter “perdido” um protótipo do que será o iPhone “4G”.
            Foi um acontecimento muito triste 🙁 para esse jovem 🙁 .

  14. Avatar de Wilson Silva
    Wilson Silva

    Têm o descaramento de dizer que operam segundo as leis e direitos humanos.

    “KYE is committed to act as a socially responsible company…we fully comply with the laws…to ensure…that workers are treated with respect and dignity…humane treatment…worker feedback and participation…”

    http://farm3.static.flickr.com/2769/4458433266_5a7e24acc8_b.jpg

  15. Avatar de Pois...
    Pois…

    pois…não sei qual é o espanto pois as grande multinacionais ocidentais todas têm lá fabricas e fexam os olhos a todas as violações dos direitos humanos…

  16. Avatar de bigkax
    bigkax

    Ainda pior que isto são as crianças com menos de 10 anos(algumas com 2/3 anos) a trabalhar nas minas de silício que nos tanto gostamos e usamos, minas estas que originam mais dinheiro que as de ouro.

  17. Avatar de Experiment486431461
    Experiment486431461

    acho é que ainda ninguém reparou que nos estaremos na calha …
    só não me surpreende porque já foram reclamar contra o aumento do combustíveis de carro em filas eternas em vez de pararem os carros…e logo de seguida gastar mais um bocado pela seleção

    não deis aos outros o que não queres para os teus …

    basta ver a tendência mundial para a exploração do mais fraco… ler tardução de objetivos de 1934 de uma determinada fração do poder mundial …ou o titulo de um filme que me toca em especial “este não é um Pais para velhos”se não estou em erro.

    aqui no nosso pais encontras pessoas que já comem em casas de banho…que trabalham em corredores…até quem ganhe menos que o salário mínimo…e que nem sitio para se trocarem têm…

    ora qual será o esquema para conseguir isso ?!

    criar dependências,modas,movimentos especulativos de massas subjugando de base…não só o funcionário mas todo o sistema
    minando…estando o topo corrompido…temos o inicio do processo…de outra maneira.
    todos querem ter sucesso. a diferença é que a pressão dos numeros coloca pessoas a fazer aos outros aquilo que estes não querem para eles ou para os seus…enfim se o patrão rouba ou é “animal de sela”…devia pagar como o que rouba ou estar na dita sela…
    – todos temos direitos: cidadão;trabalhador;estudante;patrões;firmas;e o criminoso também depois vão ao Ministério do trabalho fazer queixa e eles dizem
    “…- AH !demita-se!” ainda pensei pedir o cartão para ver a mesma pessoa no privado afim de ver a diferença…mas desisti….
    Mas também todos temos deveres e um deles e certo é o dever de nos defender e lutar , depois de nos são os nossos e os do vizinho também mas não vou ficar á espera dele…
    se fosse apanhado a roubar ia de saco eu mas eles não …cria-se um gabinete de conciliação ou lá o que é … e mesmo que vá a tribunal se o patrão devia pagar 4800 euros num passe de mágica fica em metade… bem estaria aqui num monólogo por umas horas
    a explicar isto e aquilo mas resumida-mente somos cureis entorpecidos consumidos que se aniquilam mutuamente pela sobrevivência em prole de mais ruina com golpes estratégicos nas bases e bolsos comuns(trabalhadores e cidadãos )menos nas firmas…

    em fim é só olhar em redor. mas acordado.

    saúde!!

  18. Avatar de Bocas
    Bocas

    pois a Microsoft, Hp , Samsung têm de dar lucro e VALE TUDO!!!

  19. Avatar de mikas
    mikas

    mas isso é só na china? E as “lojas de chines” q crescem mais q cogumelos, em qqr aldeia lusa? Eles até dormem la dentro!
    E enqt por aki tem se pagar impostos sociais, horas extras, tratar do lixo. La trabalham, poluem e nem piam.
    A opção ta nas pequenas escolhas do consumidor.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Tens razão mas se não comprarem da china compram os de Taiwan(wtf) , indonésia … não há escolha.

  20. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boicotem a Microsoft, hp e todas as envolvidas!!!!

  21. Avatar de João Cardoso
    João Cardoso

    Não tenho pena dos chineses….eles gostam da ditadura em que vivem!!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      devias ter vergonha em te juntares ao resto de nós pois eu não gosto de gente como tu por perto, pela inutilidade que representas.

    2. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      Os chineses gostam tanto da ditadura como nós gostávamos da ditadura em que já vivemos em Portugal.

  22. Avatar de Rui
    Rui

    Deixam a cabeça dos miúdos em paz. Que raio estas notícias andarem de site em site.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      a consciencia pode ser uma coisa tramada não?
      cmps

  23. Avatar de quino
    quino

    boas

    não se esqueçam que vai acontecer á China o que aconteceu ao Japão. começam a querer 1 coca – cola depois 1 mac donald´s e depois de experimentarem vão querer mais e então o preço da mão d´obra vai aumentar e muito (tipo Japão). Em relação ao mat. chinês vendido na europa o problema é que eles criam firmas (sedes) na europa com fabrico na China, mão de obra mais barata , para fugir ao impostos ( se repararem vem tudo via porto de roterdão). para terminar se for falar de politica então o caldo está entornado, China = comunismo para os do partido “jobs for youngs” aqui socialismo para jobs for de boys, mas numa coisa a China está certa quem roubar/matar ou cometer crime deste tipo vai para a …..

    abraço

    1. Avatar de Experiment486431461
      Experiment486431461

      certo mas mais uma vez se passa o mesmo seja a escravidão ate eles atingirem o tal ponto de mudança nos deste lado estaremos no nível deles hoje e ai criado ” o circuito dos subjugados “que se perpetuara e quantos mais melhor mas antes ainda o problema de apropria terra não suportar tanta gente com o mesmo nível de (QL) qualidade de vida dado as conseqüências da nossa existência …
      Mas acho melhor lembrar que nos os Portugueses fomos os pioneiros e ainda bem em algumas coisas como essa coisa de pena capital escravidão ou seja o abolição dessas mesmas…
      mas eis que agora ou o povo se mexe e se une ou la iremos nos ao encontro deles por mais uns séculos ..uma espiral pouco alegro para a evolução enquanto seres racionais, emocionais ,pensantes…
      se virmos o salto evolutivo dos conceitos ” morais ” (diga-mos assim)os Europeus ainda estão á frente mas será que conseguimos fazer a diferença mais uma vez?!
      e será que a implementação de regras globais além das já implementadas não resulte em mais rede fantasma como algumas OMG´S ou mesmo Ministérios como os que temos que levam as pastas alguns feriados e sabendo-se tudo além de não se fazer nada ainda se ajuda a empurrar mais para baixo…
      exemplo antão eu tenho uma costa poderosa e vou afundar barcos ?!
      antão o geo-estratégico ?! a indústria ?! VENDO?! as infra-estruturas alugo ?!e ponho o meu povo na escravidão?!
      lembra-me aquela ceboláda de vender a tv e comprar o vídeo…ou a outra de trazer uma comunidade de chinocas para cá ocuparem uma base industrial … temos dos dois lados da moeda mas o melhor é o povo se mexer…e por esses Boys e youngs onde eles merecem… e não é no poder de certo .
      também podemos dizer que todos os males estarão na nossa natureza e que como ela somos insaciáveis imperfeitos na busca dessa mesma pensando que não…podemos recriar o que nos é mais aprazível e vender CUNÀMES e minãos mas não passaremos disso mesmo..vendedor de CUNÀMES e minãos.
      desculpem alguma coisa.

      boa noite !

  24. Avatar de Pedro Varela

    eu acho incrível é como é que tendo estudado supostamente o tema na escola e dos inúmeros meios que hoje em dia divulgam a informação ainda se associe o comunismo desta forma às ditaduras..
    1º o conceito de “democracia do povo” não exite, penso que estejam a falar da ditadura do proletariado mas esse foi o caminho que marx escrveu e lenine seguiu, Nenhum dos dois “inventou” o comunismo
    2º o comunismo implica uma sociedade sem estado, logo a idéia da ditadura cai por terra
    3º o comunismo nunca existiu no mundo (apesar de achar que é possível exisitir e caminhar-se para lá)
    4º é notório que a propaganda pró-americana permitida e sublimar que nos chega pelos media conegue manipular essas mentes e vos leva a pensar em disparates do género, eu próprio já pensei isso, até estudar a nível académico correntes e teorias sociológicas e políticas
    5º a China não é um país democrático ne comunista, nem como em Cuba um sistema capitalista de estado, o que acontece é que se encontram numa fase de ditadura do proletariado e como o modelo soviético provou está destinada (quando por esses trâmites) ao fracasso
    6º falam do sistema imediatamente oposto ou seja do capitalismo, mas de facto, ele leva a que as mesmas condições laborais sejam praticadas e ocultadas no ocidente, é normal os americanos pobres terem 2 empregos e verem os seus filhos retirados pelas asssitentes sociais, talvez pior seja 1/3 dos habitantes do estado de nova iorque serem profissionais sem-abrigo, pessoas que trabalham mas não são remuneradas em suficiência para conseguirem uma habitação

    eu não defendo nenhum dos sistemas nem sou anarquista, olhar para o comunismo como sistema totalitário é uma falácia, nunca ninguém o viu (apesar de conceptualmente não me convencer), e portanto não se pode falar por experiência, do capitalismo todos temos idéias comprovadas e experiências no nosso dia-a-dia

    desculpem o off-topic mas os comentários foram demasiado carentes de verosimilhança

    1. Avatar de bruno martins
      bruno martins

      pronto troco todas as minhas palavras de comunismo por pseudo-democracia-ditadura-eu-é-que-mando-e-o-mal-que-fiz-ao-povo-nunca-existiu-e-os-estrangeiros-é-que-são-o-mal-mas-gosto-do-dinheiro-deles-e-faço-de-conta-que-isto-é-uma-democracia-apesar-de-não-ser..
      comunismo existe parcialmente em cuba, ou tentam que seja uma..
      ps: aquilo é uma piada os hífenes, não leves a mal.. e sei que tens razão no que dizes, é o habito de usar a expressão “comunismo” 😀

    2. Avatar de Lokier
      Lokier

      @Pedro Varela
      Ora alguém que diz algo que se aproveite. Não li os comentários todos como é óbvio, mas o que li chegou. 😐

      Vão me desculpar mas acho que anda aí muita gente e precisar de umas aulinhas de história e política em vez de só informática para a cabeça.lol

      Não podia deixa de dizer isto;
      É esta a tão aclamada Potencia Económica (ou emergente, etc) ??? não comento mais, tirem as suas próprias conclusões.

      1. Avatar de bruno martins
        bruno martins

        ai não é uma potencia? hum, tou a ver.. então o que é?

  25. Avatar de MrViper
    MrViper

    O.K.

    Entao para quando marcamos um novo 25 de Abril?
    Desculpem ser tao radical, mas acho que estamos a precisar, nao pela guerra, mas sim de forma a mudar mentalidades e ate a forma como as empresas e estado cobram e pagam aos seus dependentes.
    PQ como todos sabemos, o ordenado minimo, já nao significa a mesma coisa.
    Alguem que conheco era obrigado a trabalhar 12h por dia com menos de 15min para almoçar 6,5 dias por semana com um dia de folga por mes e um chorudo ordenado de 750€.
    Agora digam-me que isto é democracia e sao preservados os direito do hommem.
    Já agora o exemplo, desse alguem, tem como posto de trabalho uma avenida muito conhecida em Leça da Palmeira , Matosinhos, Porto.

    Cumprimentos

  26. Avatar de lá do outro lado..
    lá do outro lado..

    é engraçado…
    toda a gente fala, fala, mas… neste caso escreve, escreve, escreve… é comunista, não é comunista…

    Há que não esquecer que a China tem apenas 2/3 da população mundial, não é que eles se importem…
    que eles (segundo as palavras dos “chefes”) não têm desemprego, não, eles têm apenas excesso de população…
    … sindicatos (que é coisa de capitalistas,) até são proibidos na constitução chinesa!
    Mas, os artigos de maior exportação não são materiais, ou seja, a maior exportação que a China efectua é de “mão-de-obra”.

    outro aparte, já que falamos da China…
    basta estar-se um pouco atento às noticias mundiais, para percebermos que o governo chinês na sua procura por bens básicos de produção (caso do petróleo, ferro, cobre, etc.) vai acabar por controlar os preços nos mercados mundiais e está a tornar-se o principal comprador e em muitos casos único, de determinados produtos em muitos países que por norma têm apenas uma única riquesa para exportação. A China está a controlar em muitos casos (infelizmente mais do que parece) os governos fracos de países onde por norma podemos encontrar no poder líderes corruptos, ou onde por exemplo, em troca de votos favoráveis nas Nações Unidas o governo chinês se compromete a construir estádios de futebol, estradas(que normalmente levam a nenhures), ou outro tipo de equipamentos que nós tomamos por garantidos, MAS… HÁ SEMPRE UM OU VÁRIOS MAS… estas obras são efectuadas por prisioneiros, mas prisioneiros condenados muitas vezes apenas por roubarem uma tigela de arroz! Os chineses não dão trabalho aos locais! isso não! sai muito caro! Estes prisioneiros trabalham 18horas por dia, faça chuva ou estejam mais de 40graus ao sol!, e… se por acaso houver algum problema tipo morrerem para aí uns 40 ou 60 prisioneiros, peço desculpas, não são prisioneiros, são trabalhadores voluntários, por precalço nas obras ou arredores, não há problema… passados 3 ou 4 dias chega novo avião com uma nova fornada de trabalhadores voluntários!

    Por outro lado… para um país que têm uma população prisional que ronda os 10 milhões, sempre são menos uns quantos para dar de comer!

    Já agora acerca dos materiais para essas obras, também vem tudo da China, desde as máquinas até às areias. Nada é adquirido localmente!

    Ouvi dizer que numa ex-colónia alí para os lados do Atlântico-Sul, cheia de petróLEO e diamaNTES, que há este tipo de obras a serem reconstruidas por este tipo de mão-de-obra, e que estes “trabalhadores voluntários” trabalham com correntes nos tornozelos, como infelizmente nos séculos XVIII e XIX os escravos faziam!!!

    Se no seu próprio território, o governo chinês expulsa das suas terras agricultores de uma étenia minoritária, que vivem na miséria (numa agricultura de subsistência) e estrega essas terras a chineses da étenia dominante(governo), para que nessas terras os anteriores agricultores trabalhem como escravos no cultivo do algodão!
    E já agora caso não saibam, a China é o maior produtor mundial de algodão!

    Apenas com estes 3 pequenos exemplos podemos perceber que na China, os capitalistas direitos humanos, existem apenas para quem está ligado ao governo/estado, ou para abanarem com eles no nariz da assembleia das Nações Unidas, quando mais lhes convém.

    PORTANTO NÃO SE ADMIREM DE OUVIR OU LÊR NOTICIAS COMO ESTA!
    SEGUNDO AS PALAVRAS DO GOVERNO CHINÊS: NÃO SE METAM EM ASSUNTOS INTERNOS!
    O MESMO PODEMOS OUVIR ACERCA DO TIBETE QUE FOR INVADIDO PELA CHINA PARA LHE RETIRAR AS SUAS RIQUESAS GEOLÓGICAS/MINERAIS!
    Para quem não sabe, no Tibete existe um minério (que agora não me lembro do nome) extremamente raro, e que serve para a utilização em naves espaciais e projectos afins.

    Quando eles voltarem a invadir mais algum país, não se admirem, passa a ser assuntos internos!

    MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES, TAMBÉM não é por acaso que o números de multimilionários na China disparou nos últimos anos. é como diz o ditado: Em terra de cegos quem tem um olho é rei, mas na China, que têm uma cunha no partido é multimilionário.

    Não sou racista, nem tenho preconceitos, mas tento sempre não comprar produtos made in china. Não gosto das lojas do chinês pois eles não pagam impostos nenhuns, todo o dinheiro que ganham sai direitinho para os bancos na China enquanto nós, comums contribuintes, pagamos por eles e mais alguns!
    E quando as lojas passam os dias ás moscas (eu cá conheço pelo menos umas 9) e eles andam com topo de gama da Mercedes do ultimo modelo… de onde aparece o dinheiro para pagar? E o mais engraçado é que reconhecem publicamente que fazer lavagem de dinheiro e ninguém faz nada! Até parece que a policia não lhes pode tocar!

    É por estas e por outras que não morro de amores pelos chineses e made in china!

  27. Avatar de Explorado
    Explorado

    Só para lembrar que é esta mão de obra que concorre com a mão de obra nacional e por isso os empresários de Portugal têm que despedir porque não aguentam a concorrência desleal destas firmas que recorrem à mão de obra chinesa. Curto e directo.

  28. Avatar de Folgado
    Folgado

    Estamos condenados ao Made in China. Vai ser muito difícil dar a volta a esta situação.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      sendo a china um pais com o maior potencial actualmente, embora ainda um pouco disfarçado, visto que ja é tida como a maior potencia mundial daqui em diante, não nos é possivel a nós mais fracos agora fechar as nossas fronteiras outra vez pois isso será visto como uma ameaça á china e os gajos vão-se passar e muito dos estados unidos ja é deles monetariamente claro, proponho a utilização o mais rapido possivel dos créditos de carbono.
      sendo a china um apsi que está a poluir muito actualmente tanto ou mais que os estados unidos, cada produto chinês fica sujeito a um acrescento de valor devido a taxas de carbono, fazendo com que esse produto fique menos apetecivel e ai baixa a procura por ese produto, é uma jogada de mestre!!
      agora se eles continuarem com escravidão como fazem,ai mesmo que eles gastem muito em poluir menos, a escravidão continua e talvez os preços deles se equivalham aos nossos ou ainda um pouco menos e ai…..ou escolhemos viver, ou escolhemos sobreviver comprando os produtos deles.

      cmps

  29. Avatar de MTC
    MTC

    E aqui está o comunismo no seu melhor.
    Se os escravos se manifestam, vão presos.
    Ou então vai a família dos manifestantes.
    Se calhar era tempo da OCDE, UE, e outras que tantas, imporem regras rígidas em que apenas se pudesse fazer negócio com países e ou empresas que respeitassem as regras do comércio justo.
    Talvez assim tudo melhorasse.

  30. Avatar de António Alentejano
    António Alentejano

    Qual é o problema? Se houver um ordenado correcto (parece não ser o caso), sou completamente a favor de empregar adolescentes que não queiram estudar ou não tenham capacidade para tal. Primeiro uma formação para desempenhar as tarefas correctamente (aprender uma profissão), depois trabalhar e produzir em vez de se prostituírem ou andarem a prejudicar alunos capazes. Lamento este nosso sistema hipócrita que em nome dos direitos humanos inventa ideias completamente insanes (por ex. porque é que não se pode obrigar os presos a trabalhar? Assim pagariam a sua estadia com uma percentagem, com o restante ficariam com algum para recomeçarem a vida e isso apenas quando pagassem a quem roubaram ou prejudicaram de alguma forma).

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas penso que querias dizer “porque é que não podemos incentivar os presos a trabalhar” em vez de “obriga-los”, ditadura não….!!!!!

      cmps

      1. Avatar de António
        António

        Ninguém os obrigou a roubar ou a matar. A obrigação de trabalhar é legítima. É consequência de maus actos. Imoral será eu andar a pagar com os meus impostos a estadia a esses foras-da-lei! A cadeia é suposto ser castigo e não recompensa. Pagarem pelos seus gastos é a única solução humana. Acabemos com a proteção aos prevaricadores e passemos a recompensar os cumpridores, ou pelo menos, a não os prejudicar ainda mais… Quanto à escravatura, sou contra, mas não disso que se fala aqui. Falo de trabalho justamente remunerado para pagar despesas, suas e de vítimas e para ter um pé de meia aquando do regresso à vida social. Mais justo do que isto não sei!

  31. Avatar de Rui
    Rui

    Andava à procura do @friend mas nem um comentário aqui deixou. 🙁

  32. Avatar de Rui
    Rui

    Desculpem lá. Mas se não tivessem ali a trabalhar julgam que iam fazer o quê? De “mochilinha” para a escolinha e brincar com outros meninos? Ou cavar na terra tipo escravos?
    Farto deste moralismo hipócrita europeu.

    Antes ali do que a mendigar, roubar ou trabalhos forçados.

  33. Avatar de Rui
    Rui

    O pior(ou melhor?) disto também é que mandam as pessoas embora quando atingem os 25 anos, no japão acontece o mesmo por isso é que tem uma taxa de suícidio alta.

  34. Avatar de Tono
    Tono

    Uma Pedrada No Charco: Onde está o problema? É preferível estarem a trabalhar do que a drogarem-se ou, como em muito casos para arranjarem dinheiro para roupas de “marca”, andarem a prostituirem-se. É lamentável ver e ouvir dizer que são muito novos para trabalharem mas já não são novos para engravidarem e para fazer tudo o resto que todos nós sabemos que se faz. E não venham com o comunismo pois essa seria uma outra conversa sobre a maior peste que a Humanidade tem que erradicar do seu seio. O trabalho honesto e com horários sensatos nunca matou ninguém nem matará. O andar sem fazer nada é que gera toda a panóplia de vícios e de criminalidade. Espero que, pelo menos, respeitem a minha opinião.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Queria te ver lá. É fácil falar. Eles trabalham muitas horas por dia seguidas, trabalho repetitivo aos 25 metem-nos na rua porque já não prestam. Cometem suícidios á conta disso! É bom?

      1. Avatar de HelderS
        HelderS

        Então não é!!! 🙂 Mas respeita lá a opinião do homem…

  35. Avatar de Olly

    Bolas!
    Sem saber acabei de comprar um produto deles 🙁

    Um sintonizador de TDT da ASUS (pen USB). Ao abrir vi inscrito na pen: Made in China.

  36. Avatar de mmick
    mmick

    “A China é actualmente um dos principais países […] mas casos como estes, levam-nos a perguntar a que custo?”
    A todo e qualquer custo: empregos medíocres, poluiçao, nao cumprimento de normas.
    E agora a pergunta do “1 milhao”: porque é que a Comunidade Europeia deixa entrar estes produtos sem aplicar altas taxas para que corram de igual-para-igual com os produtos europeus que têm que cumprir tudo e mais alguma coisa?

  37. Avatar de Jaime
    Jaime

    Esperavam o que para que as coisas fossem “baratas” ?

    É sem duvida triste e desprezível que ainda haja isto pelo mundo fora…

  38. Avatar de Eduardo C
    Eduardo C

    Engraçado tanta revolta, não que eu seja a favor do que se passa clara está, mas por exemplo eu trabalho numa empresa de grande nome a nível nacional onde somos coagidos a trabalhar 12 e 13 horas por dia sem nos pagaram as horas extra e ninguém diz nada.

    1. Avatar de MrViper
      MrViper

      Eduardo C, mas concordas com essas condições ?!
      Acho que sim pq precisas dos € que te rende no final do mes, mesmo sendo pouco, insuficiente ou ate demasiado baixo face ao que fazes.
      Mas aceitas essa limitação pq quem fala é o €.

      Se dissesses que nao e o resto dos teu colegas tambem, e o resto dos candidatos ao teu posto tambem nao aceitassem, os teus € passariam a mais e as tuas condiçoes de trabalho melhoravam.
      Ou seja estamos todos na miseria, pq queremos e poucos se recusam a aceitar as migalhas que oferecem.
      Mas o € é que manda, caso contrario nao conseguimos almoçar, jantar, outros.

      Por exemplo:
      Tenho um cliente que acha que o valor de 20€/h é muito alto pq constroi a ganhar 10€/h por funcionario e acha que tenho que baixar as calças para me dar € a ganhar.
      Sera que devo baixar esse valor ou sera que lhe devo dizer que nao e manter o valor ?