Fabricante acusada de vender dados sobre os maus hábitos dos condutores às seguradoras

55 Comentários

A General Motors está a ser acusada de vender dados sobre os hábitos de condução às seguradoras, numa ação judicial intentada pelo Estado do Texas, nos Estados Unidos da América.

Homem a conduzir

O Estado do Texas está a processar a empresa automóvel, afirmando que esta instalou tecnologia em mais de 14 milhões de veículos para recolher dados sobre os condutores. A ação judicial alega que a General Motors, que fabrica marcas como a Chevrolet, a Cadillac e a Buick, vendeu esses dados às seguradoras e a outras empresas sem o consentimento dos condutores.

Os dados recolhidos pela fabricante foram alegadamente utilizados para criar “pontuações de condução” que espelhavam se os mais de 1,8 milhões de condutores do Texas tinham “maus” hábitos ao volante. Não é claro, contudo, se os dados foram utilizados para aumentar os valores dos seguros.

Segundo a ação judicial, aqueles a quem a General Motors vendeu os dados de condução puderam ver se os condutores conduziam ou travavam demasiado depressa, se faziam curvas demasiado apertadas, ou se conduziam até tarde à noite.

 

Texas quer que os dados vendidos às seguradoras sejam destruídos

O Estado do Texas alega que a tecnologia de recolha de dados, utilizada pelo sistema de diagnóstico OnStar da empresa, foi alegadamente instalada na maioria dos veículos da General Motors a partir de 2015.

Conforme avançado por Ken Paxton, procurador-geral do Texas, a informação surgiu durante uma investigação sobre a possibilidade de vários fabricantes de automóveis terem recolhido e vendido largas quantidades de dados sem o conhecimento dos condutores.

Esta investigação, sobre a qual falámos em março, alertava que algumas fabricantes de automóveis vendiam informações pormenorizadas sobre o estilo de condução, incluindo acidentes de trânsito, às empresas de seguros.

As empresas estão a utilizar tecnologia invasiva para violar os direitos dos nossos cidadãos de formas impensáveis.

A nossa investigação revelou que a General Motors se envolveu em práticas comerciais flagrantes que violaram a privacidade dos texanos e infringiram a lei. Iremos responsabilizá-los.

Assegurou Ken Paxton, num comunicado sobre a ação judicial, que procura a destruição dos dados recolhidos indevidamente, a indemnização dos condutores, uma multa civil e outras medidas.

Segundo a imprensa, a General Motors não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário.

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    Código de estrada não fala em ser permitido maus hábitos.

    Se não tiverem maus hábitos não há nada a passar a quem quer que seja

    1. Avatar de Pedro+H.
      Pedro+H.

      Mas considere que durante o espaço de 2 anos, o Sr. desviou-se de forma abrupta de obstáculos ou que travou a fundo para evitar atropelar um animal ou uma criança. Tais sistemas de recolha de dados não devem saber, em principio, qual o contexto do movimento que é considerado “mau hábito”. Imagine agora que o seu prémio de seguro aumentou exponencialmente porque a seguradora, lendo esses dados pensa “com tanta mudança abrupta nas mudanças contribui para o desgaste prematuro da caixa de velocidades logo mais manutenção, por isso, mais justificação existe para aumentar o prémio a este condutor”. Ou algo similar. É quase a mesma coisa(?) que a seguradora aumentar o seu seguro de saúde porque o Sr. tem maus hábitos alimentares.

    2. Avatar de 4 dedos de testa
      4 dedos de testa

      É isso, todos nós deviamos ter cameras em casa, pedometros (com GPS) e ter de apresentar um motivo por cada vez que utilizamos o cartão bancário. Assim estariamos mais seguros não é verdade ? 😀

      1. Avatar de MV
        MV

        Já temos pedometros com GPS, chamam-se telemóveis.

      2. Avatar de POIS POIS
        POIS POIS

        Já andas com isso no bolso diariamente, chama-se smartphone, sabe tudo sobre ti…

      3. Avatar de 2 dedos de testa
        2 dedos de testa

        Faltou mais um dedo para um palmo, acho que ainda vai aparecer, estou a divertir-me com comentários previsíveis como este

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Vender dados pessoais, habitos de conducao incluindo zonas e horas de conducão, nada compra.

      Já agora segundo o relatorio conduzir á noite ou em certas areas é um mau hábito de conducao. Se conduzires á noite essa informacao é passada para a seguradora e no proximo ano toca a pagar mais 🙂

      1. Avatar de 2 dedos de testa
        2 dedos de testa

        maus hábitos,estacionar em segunda fila, ultrapassar pela direita,andar na faixa do meio tipo vaquinha no prado, excesso de velocidade, conduçao instável (principalmente em recta)

        bem podia continuar com isto com muitos mais exemplos.

    4. Avatar de POIS POIS
      POIS POIS

      Pelo que vejo que, não tem dois palmos de testa és tu, que nem sequer pensas-te um pouco neste cenário, as seguradoras é dinheiro sempre a entrar para sair quando precisas já pia fino, metem todos os entraves possíveis…

      Agora imagina este senário de te agravarem o premio com base em telemetria em que a informação pode ser deturpada porque não é 100% fidedigna pois existem milhares de cenários possíveis e isso não quer dizer que os condutores estejam em incumprimento…

      Já mostraste que és mais um que deve ser um santo com os pés de barro…

      1. Avatar de 2 dedos de testa
        2 dedos de testa

        por acaso acertatou numa coisa, tinha os pés com barro sim mas foi a sair da praia, mas saiu rápido.

        Já agora informe-se sobre fraudes a seguradoras, mas pronto, são só 2 dedos de testa

        1. Avatar de Tel
          Tel

          Interessante que pelo que vejo, ainda não percebeu que as coisas não são como as está a visualizar, pois se realmente estivesse já tinha percebido onde todos estão a ver, mas pronto continue lá no seu mundo perfeito que no dia em que as coisas cheguem a este ponto passa a andar a pé pois não tem dinheiro para seguros…

          1. Avatar de JL
            JL

            Então esteve lá ?

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Se fosse americano não comprava nem mais um carro da General Motors, infelizmente as seguradoras fazem sempre o que lhe apetecem, na saúde é igual até dados de saúde privados tem acesso é outra caixa de Pandora que se investigarem a sério até ficavam parvos…

  3. Avatar de JR
    JR

    Se tiverem pessoas a fazerem maus hábitos vai haver muitas reclamações e pessoas indignadas. Já ninguém gosta de ser corrigido ou dão o aparecer essa situação. Ou posso estar enganado.

  4. Avatar de VapokaFP
    VapokaFP

    Todas vendem dados do cliente.

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “foi alegadamente instalada na maioria dos veículos da General Motors a partir de 2015.”
    Não é só a GM. São todas. Carros conectados é para esquecer.
    Carros a evitar então…a partir de 2015, faltava-me este dado.

  6. Avatar de PTO
    PTO

    É por isso que para mim é só carros sem as paneleirices de ligações à internet, atualizações OTA e outras merdices desse género. Nem sequer sistemas pipis de abertura de portas wireless, o velhinho comando à distância com botões físicos e mais nada.

    1. Avatar de Patinhas
      Patinhas

      Nem via verde, nem cartões multibanco, nem passes de transportes públicos, nem telemóvel, nem…, nem…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Nada a ver.

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Não usas nada disso? Olha eu uso, afinal de contas eu referi-me só e apenas a tecnologia que vem instalada no próprio carro pelo fabricante, mas pelos vistos tu nem com um desenho ias perceber o que escrevi. Estudasses. :p

        1. Avatar de POIS POIS
          POIS POIS

          Eu percebi onde ele queria chegar, que hoje estamos controlados por tudo e mais um par de botas…

          No entanto, tu num certo sentido tens toda a razão, os carros cada vez mais veem cheios de tralha em nome da segurança o que a meu ver já começa a ser ridículo, ao invés de simplificarem é precisamente o contrario…

          Do meu ponto de vista estas novas gerações estamos a comprar carros mas não somos donos a 100%, contraímos um casamento com a marca visto que estas tretas depois é um vinculo que só eles podem mexer…

          1. Avatar de JL
            JL

            Não querem cartões, carros e outras coisas ligadas à internet, mas depois andam com telefones e relógios que também estão ligados, no bolso o dia todo, e ainda dormem ao lado deles.

        2. Avatar de JL
          JL

          Só é grave se for no carro, se for no telefone, no relogio, no PC e outras coisas que viajam dentro do carro, na não é problema. Loool

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A questão é, em qual carro, ou autocarro, ou mota ou …?

          2. Avatar de JL
            JL

            Isso interessa ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Claro, então como detecta se for de taxi? Sabe lá a seguradora se é o seu carro ou um hovercraft a fazer peões fora de água. A seguradora só sabe se o sistema estiver no próprio carro. De contrário pode saber por onde anda mas não sabe como se deslocou. Duhhh

          4. Avatar de JL
            JL

            E se for um seguro de vida ?

            Acho que não entendeu.

        3. Avatar de Patinhas
          Patinhas

          Gosto do desses “argumentos” de quem não sabe argumentar. Qual a diferença de saberem a tua localização, velocidade… pelos dados do teu telemóvel em vez do carro? Sr. instruído.

          1. Avatar de PTO
            PTO

            Saber a minha localização e a velocidade pelo meu telemóvel? As seguradoras? Ahahahahahahah 😀 😀 😀 és um cromo.

  7. Avatar de JL
    JL

    Se isso me trouxer seguro mais barato, não vejo porque não.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Pelo contrário.

      1. Avatar de JL
        JL

        Pelo contrário ? Se aumenta para uns baixa para outros, os seguros não têm prejuízo e cada um tem de cativar o cliente.

      2. Avatar de JL
        JL

        Use a cabeça, ninguém ia gastar dinheiro para simplesmente aumentar, aumentavam e pronto.

        1. Avatar de POIS POIS
          POIS POIS

          Acho melhor é tu começares a usar a tua que pelos vistos não a usas nem para pensar o problema que se está aqui a debater…

          1. Avatar de JL
            JL

            Eu uso, tanto que digo algo que lhe faz “saltar a tampa”.

            Mas se querem aumentar, porque compram dados ? é só aumentar e pronto.

            Enfim, quando a cabeça não dá para mais.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Pois se achas que alguém paga por informação para baixar a anuidade aos clientes estás a usá-la muito mal. Para além disso terias de ser extraordinariamente cumpridor de todos os limites para que tal fosse passível de acontecer.
            Dito isto e COMO SEMPRE a razão é 100% tua LOLOL

          3. Avatar de JL
            JL

            Leia lá novamente.

            Volto a repetir, só para aumentar não precisavam de gastar dinheiro.

          4. Avatar de JL
            JL

            Eu dei uma opinião, se ela não lhe serve ignore ou refute, não venha com argumentos idiotas.

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Idiota é achar que alguém investe para depois cobrar menos aos clientes. Acorda morcão LOLOL

          6. Avatar de JL
            JL

            Onde disse que ia cobrar menos ? Mais uma vez não sabe ler.

          7. Avatar de Hugo
            Hugo

            Epah tu deixa de mentir meu ganda trapaceiro.

            “JL
            15 de Agosto de 2024 às 14:51

            Pelo contrário ? Se aumenta para uns baixa para outros, os seguros não têm prejuízo e cada um tem de cativar o cliente.”

          8. Avatar de JL
            JL

            Então onde menti ? Repita lá mais uma vez.

          9. Avatar de Hugo
            Hugo

            Tu tens um problema grave.
            – “Se aumenta para uns baixa para outros”
            – “Onde disse que ia cobrar menos ?”
            Inventa o que quiseres e busca as falhas que quiseres mas sê consciente de uma coisa:
            A explicação que vais dar é fruto desse teu Português trapaceiro e miserável pois se tivesses um Português claro e fosses honesto não andávamos constantemente com dúvidas acerca do que escreves.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Mais barato nunca irá ser mas.
      Desde que não viajes á noite, não circules em zonas de risco, não conduzas longas horas, não estaciones na rua, não facas muitos KM por ano, não facas travagens bruscas; Está tudo bem.

    3. Avatar de POIS POIS
      POIS POIS

      O cromo do costume, sempre a demostrar o burro que é, claro que trás mas é seguro mais caro e não o inverso, enfim…

    4. Avatar de VapokaFP
      VapokaFP

      …mas não estás seguro! Estás a ser espiado 24/7.

      1. Avatar de JL
        JL

        E depois ? quem não deve não teme, nunca ouviu falar.

        Não gosta de ser espiado ? então mande o telefone para o lixo.

        1. Avatar de Fraquinhos
          Fraquinhos

          Se quem não deve não teme vais começar a andar com uma webcam 24/24 na cabeça e partilha aí o link do live connosco sff. Só porque sim.

          1. Avatar de JL
            JL

            E você ficava lá quantas a ver ?

        2. Avatar de Tel
          Tel

          Nem sei porque não concocorres ao bigbrother da TVI, ainda ganhas um tesla que tanto veneras comi se fosse um deus, e nós íamos todos assistir a tua péssima presença só pelo goso…

          1. Avatar de JL
            JL

            Deve ser esse o seu problema, anda a ver demasiada ficção.

            Para que quero ganhar um tesla, já tenho 1, e não tenho problemas nem falta de recursos para ter outro.

            Eu venerei onde ? diga lá ? podemos fazer apostas…

            Sim, é verdade, alguns só dão mesmo para o gozo, você e os seus clones são alguns deles.

  8. Avatar de Entusiasta
    Entusiasta

    Aqui nao se trata de o código da estrada permitir ou não maus hábitos, como escreveram acima. Trata-se sim de que a fiscalização desses maus hábitos não permitidos é da responsabilidade do Estado e não de entidades privadas sem poder para determinar o que ou não legal.

  9. Avatar de Aves
    Aves

    Os condutores autorizaram a GM a recolher os dados. Mas não foram informados de que os dados podiam ser vendidos e não o autorizaram. A GM vendeu os dados a várias empresas, entre elas duas que traçam perfis de condutores, que por sua vez os venderam, já com o perfil dos condutores traçado (pontuação), a empresas de seguros. A GM informou, em março que tinha parado com isso. Não foi só a GM, foram também outros construtores. E há também seguradoras a induzir clientes a aceitar participar em programas de recolha de dados.

  10. Avatar de Realista
    Realista

    Apple watch, anéis inteligentes, etc.
    Todos recolhem dados se saúde que são uma mina de ouro para as seguradoras.