Extraordinário: físicos dizem que é possível gerar eletricidade a partir da rotação da Terra

43 Comentários

Gerar eletricidade a partir da rotação da Terra parecia impossível. Contudo, há um grupo de físicos a trabalhar numa experiência há quase uma década. O resultado foi terem conseguido finalmente gerar uma tensão de 18 microvolts. Agora querem aumentar e melhorar a sua tecnologia.


Rotação da Terra pode gerar eletricidade?

Em julho de 2016, dois físicos americanos, Christopher F. Chyba, da Universidade de Princeton, e Kevin P. Hand, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, publicaram um artigo científico muito exótico na revista Physical Review Applied.

No seu texto, defendiam a possibilidade de gerar eletricidade através do aproveitamento do movimento de rotação da Terra. A sua proposta exigia a construção de um dispositivo capaz de interagir com o campo magnético do nosso planeta, mas, na altura, poucos cientistas a levaram a sério.

Apesar da má receção inicial ao seu trabalho, Chyba e Hand passaram os últimos nove anos a tentar construir a sua máquina geradora de eletricidade, numa tentativa de provar que a sua proposta funciona de facto.

Durante este período, porém, juntou-se-lhes um terceiro físico, Thomas H. Chyba, investigador da Spectral Sensor Solutions, uma empresa de Albuquerque, Novo México. Entre outras coisas, ele desenvolve sensores eletro-óticos para detetar ameaças químicas, nucleares, biológicas e radiológicas.

Configuração experimental. Crédito: Physical Review Research (2025). DOI: 10.1103/PhysRevResearch.7.01

Chyba e Hand tinham toda a razão

Em 19 de março, estes três físicos publicaram um novo artigo científico na revista Physical Review Research, no qual demonstram experimentalmente que, tal como sugeriram no seu texto de 2016, é possível gerar eletricidade tirando partido do movimento de rotação da Terra.

Para efetuar a sua demonstração, construíram o dispositivo capaz de interagir com o campo magnético da Terra de que falaram no seu artigo de 2016. Curiosamente, este dispositivo é, grosso modo, um cilindro de ferrite de manganês-zinco que se comporta como um escudo magnético.

Depois de o terem pronto, orientaram-no na direção norte-sul, num ângulo de 57 graus, para que ficasse perpendicular ao movimento de rotação da Terra e ao seu campo magnético.

Em seguida, colocaram elétrodos em cada extremidade do cilindro para poderem medir a tensão da corrente elétrica que esperavam que fosse gerada. E conseguiram-no. A sua experiência mostrou que 18 microvolts de eletricidade estavam a ser gerados através do cilindro sem qualquer outra fonte de energia.

Colheita no campo. O cilindro é posicionado numa superfície inclinada de modo a ficar perpendicular ao campo magnético da Terra e à direção do movimento de rotação da Terra. Os sensores registam a tensão entre as extremidades do cilindro. As experiências foram realizadas no escuro para evitar a contaminação do sinal através do efeito fotoelétrico.

Se a Terra gera energia, quem a está a usar?

Segundo estes físicos, a única possibilidade plausível é que, como esperavam, o movimento de rotação da Terra seja responsável pela geração desta pequena quantidade de eletricidade.

Quando Chyba e Hand propuseram a sua ideia em 2016, outros cientistas criticaram-na com o argumento de que qualquer tensão gerada por um dispositivo semelhante ao que acabaram por construir seria cancelada, uma vez que os eletrões se reposicionam durante a geração de um campo elétrico. Mas a sua experiência mostra que é possível captar esta tensão.

Uma tensão de 18 microvolts é insignificante na prática. É verdade. Mas não é isso que está em causa; o importante é que a proposta dos três físicos parece funcionar.

De facto, o seu plano é aumentar a escala desta tecnologia para gerar muito mais eletricidade, pelo menos a suficiente para ser útil.

Em todo o caso, há algo importante que não deve ser esquecido: a sua experiência ainda tem de ser replicada por outros cientistas e noutros cenários de teste para verificar se esta tensão não foi realmente gerada por qualquer outra fonte externa que, talvez, os protagonistas deste artigo não tenham tido em conta.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grunho
    Grunho

    A questão é: e quanto se vai gastar para produzir 1kwh a partir desses 18 microvolts?

    1. Avatar de Ferreira
      Ferreira

      Exatamente

    2. Avatar de Gunorh
      Gunorh

      Poderá haver uma outra questão: se estão a produzir electricidade a partir da rotação da Terra… não estarão a retirar energia à rotação da Terra? Não estarão a fazer abrandar a rotação da Terra?
      Talvez não com esta tecnologia que dificilmente poderá ser utilizada em larga escala mas com uma outra tecnologia que se aproveite da rotação da Terra para gerar electricidade, não será esta uma questão a colocar-se? Não nos basta já o abrandamento da rotação provocado pelo afastamento da Lua?

      Bem sei que os dias por vezes parecem-nos demasiado curtos para tudo o que temos a fazer mas não é isto que nos vai dar mais tempo de vida para realizarmos todas essas tarefas.

      E também sei que qualquer tecnologia de produção de electricidade que aproveite a rotação da Terra levaria bastante tempo para ter um efeito significativo no abrandamento da sua rotação… mas, mesmo assim, será que quereríamos enveredar por este caminho? Será que quereríamos tecnologias que abrandassem a rotação da Terra?

      Pensando melhor, não temos já várias tecnologias de produção de electricidade que se aproveitam da rotação da Terra? Ou que influenciam a rotação da Terra? Parece-me que sim…

  2. Avatar de sapofendido
    sapofendido

    Ya, deve ser a mesma teoria das Turbinas eólicas que gastam mais energia a serem construídas do que o que produzem e nem flao da manutenção que têm de ter que gasta mais energia e tal. Ou aquilo é feito de quê se não de derivados do petróleo?

    As Turbinas eólicas são o maior contrasenso do mundo, mas enganem o zé povinho a dizer que é energia verde quando toda a sua construção vem do petróleo e seus derivados.

    Enfim!

    1. Avatar de Raiana
      Raiana

      Uma mente sobrenatural dessas está a ser desaproveitada, devias manifestar-te publicamente para demonstrar a todos os engenheiros e governos que andam todos enganados e tu descobriste a tramóia.

      1. Avatar de sapofendido
        sapofendido

        A verdade dói. Como em dizes, malta inteligente elaborou estudos “pompudos” que a maior parte das pessoas não consegue perceber e abanam a cabeça quando a carruagem passa e quem diz as verdades e contraria essas teses é apelidado de malucoou pior. Onde é que eu já vi isto? LOL

    2. Avatar de André R.
      André R.

      A roupa que usas também deriva em algumas partes do petróleo, e no entanto dizes ao patrão que és produtivo…
      Querias as turbinas feitas em pau e folha de bambu?

      1. Avatar de sapofendido
        sapofendido

        Nem deviam ser feitas. Apenas existem para descansar os totós da energia verde, mas na verdade são feitas e mantidas com a ajuda do inimigo nº1 aka petróleo.

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “…Turbinas eólicas que gastam mais energia a serem construídas do que o que produzem …”
      Outch, confesso que nunca tinha pensado nisso. Mas agora q falas nisso, vai na volta e até tem a sua lógica.
      Uma coisa é certa, só os transportes (camião e navio) especiais necessários para a sua implantação têm uma pegada gigante.
      Isto a juntar à crescente procura por madeira balsa para a produção de pás eólicas que tem levado ao desmatamento na Amazónia:
      https://www.bbc.com/portuguese/geral-56359091.amp
      Bem como o desmatamento e o abrir caminho e naus desmatamento até ao local onde são implantadas.
      Para depois algumas destas gigantes serem destruídas à minima rabanada de vento mais forte.

      1. Avatar de JL
        JL

        São feitas de fibra de vidro.

        Essa é mais uma invenção do lobby ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Qual lobby? O gasóleo e a gasolina são meros resíduos do refino do petróleo, e como tal são muito baratos e acrescentam pouco valor. O verdadeiro valor do petróleo está nos produtos com muito maior valor acrescentado, como óleos lubrificantes, massas lubrificantes, alcatrão, asfalto, betume, isolantes, vernizes, polietileno, polipropileno, PVC, poliuretano, poliestireno, PET, acrílicos, nylon, poliéster, elastano, kevlar, tintas, diluentes, aguarrás sintética, resinas, adesivos, amónia, metanol, tolueno, benzeno, xileno, ácido sulfúrico, analgésicos, anestésicos, cápsulas de gel, batons, cremes, perfumes, detergentes, amaciadores, shampoos, sabões sintéticos, neoprene, borracha sintética, vedantes, espumas de poliuretano, TNT, nitroglicerina, propelentes de foguetes, fertilizantes, pesticidas, herbicidas, fibra de vidro, fibra de carbono, etc

          A humanidade não esta preparada para perder isso.
          Vc está?

          1. Avatar de JL
            JL

            São o quê? Loooooool

            Os resíduos são aquilo que os barcos consomem.

            Se não está pronta para perder isso, é começar a poupá-lo. Eu, já comecei.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sim leu bem. Gasolina e gasóleo são meros resíduos daqueles produtos essescias à civilização e que são provenientes do refino do petróleo.
            Se a gasolina e o gasóleo não forem queimados pelos motores dos carros, vão ter q ser queimados a céu aberto ou deitados ao mar como acontecia ao gasóleo antes do boom do motor diesel.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            95.9 %?!
            Vá la rever esse 18 a matemáticas looolooolool

          4. Avatar de JL
            JL

            100 – 4.1 = 95.9 %.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          A propósito, em nome da ZeroEmissions:
          https: //sicnoticias.pt/olhares-pelo-mundo/2025-03-22-video-desastre-ambiental-rio-na-zambia-totalmente-morto-apos-derrame-de-50-milhoes-de-litros-de-acidos-5ad7e13d

          1. Avatar de JL
            JL

            Exato, e vão continuar a ser zero emissões, enquanto que os a combustão que também usam cobre, não são.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mais uma vez a comparar a floresta com o arbusto e o elefante com a formiga.

          3. Avatar de JL
            JL

            Sim, neste caso o arbusto são os eléctricos, já que são em muito menos quantidade, agora não existem apenas 1 ou 2% de eléctricos no mundo ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não diga disparates.
            Viu bem quem foi o causador do problema?
            China pois é.
            A China não fabrica apenas 2% de carros eléctricos. A China suga e domina praticamente tudo o que são metais raros para fazer carros elektros e praticamente só fabrica elektros ou electrificados por ordem e subsidios do gov. Chinês.
            Os subsídios em si assentam numa visão política de domínio sobre o resto do mundo já que domina a matéria prima das baterias em mais de 70% em qualquer lugar do mundo onde quer estas existam.

            Um elektro por si só já representa por si só 5x+ cobre:
            Carro a combustão: ~20 kgs cobre
            Carro elétrico: ~100 kg de cobre
            Acrescentando as necessárias:
            1-Infraestrutura de carregamento por carro elektro: ~50 kg de cobre.
            2-Reforço da rede elétrica local (cabos até à subestação): ~100 kg por carro elektro
            3-Reforço das linhas de transmissão e distribuição: ~300 kg por carro elétrico
            Total:550kgs de cobre por carro elektro.
            Ou seja, 28 vezes mais cobre necessario a comparar com um carro a combustão (~20 kg).

          5. Avatar de JL
            JL

            Mas é na China que se produzem mais a combustão, ou agora já mudou de conversa ?

            Não é 100 kg para os eléctricos nem perto disso.

            E também não é 20.

            Mas olhe mesmo que fosse 5x mais, quantas vezes mais existem a combustão ?

            Portanto o que eu disse de errado ?

          6. Avatar de JL
            JL

            Então e quando for combustíveis por electricidade ? Como você defende ? Quando será o reforço ?

            Já agora, na minha casa não houve reforço nenhum, continuo a ter os mesmos fios.

    4. Avatar de Sérgio V.
      Sérgio V.

      É por causa de pessoas assim que o chocolate esgotou

    5. Avatar de Profeta
      Profeta

      As turbinas vem do petroleo ? Como e que e ? Explica la isso melhor sapo se puderes eu e muitos agradeciamos tais factos expostos.

      1. Avatar de sapofendido
        sapofendido

        Pensa, lê, estuda. Em vez de passares o dia a rezar à espera duma profecia de há 1000 anos atrás que deturpas e pelo meio matas e esfolas e fazees as maiores atrocidades alguma vez vistas em nome das profecias. Sabes o que eu fazia a pessoas como tu? Nem queiras saber…

  3. Avatar de Inculto
    Inculto

    E não é possível ter energia grátis em casa para qualquer pessoa que ainda tenha o cabo do telefone? Quantos volts sai de lá completamente de graça? Já alguém pensou nisso ou tem que ser um gajo inculto como eu??

    1. Avatar de sapofendido
      sapofendido

      Se fores daqueles que mete o dedo na ficha e acendes uma luz com a mão eu diria que bastava meteres o fio do telefone onde o sol não bate e uma lâmpada colada na testa que tinhas sempre luz.

      1. Avatar de João
        João

        Best.reply.ever!!!

    2. Avatar de Rui
      Rui

      É possível sim, a linha telefónica de cobre tem 5V. Dá para carregar um smartphone de graça. Basta procurar “Free Energy From Phone Line”.

  4. Avatar de Joao
    Joao

    Vao ler sobre Nikola Tesla e os projectos dele, esse sim tinha meios de todos termos eletricidade gratis.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Que interesse tem a electricidade grátis para os negócios dos capitalistas? As pessoas deviam era ser proibidas de fabricar electricidade em casa.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Ler nikola tesla? Ve se mesmo que não tens namorada e usas gnu linux

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Rtoffl. Sabe porque é que as bobinas dele, falharam? Porque usavam 7000kwh de energia eléctrica, para produzir 1kwh de… energia eléctrica. Foi, por isso, que ele desistiu. Ficou-se pela energia geral.
      Já 8700000 pessoas, tentaram usar, a mesma mecânica, para fazerem a tal “energia barata”, todos desistiram, pois pagar 50000000000000%, do que custa, actualmente, não era gratuita.

      1. Avatar de JL
        JL

        Lá vêem os números absurdos.

    4. Avatar de sapofendido
      sapofendido

      No Star Trek também resolveram esse problema e no The Orville a comida também é grátis. 😉

    5. Avatar de João
      João

      Extremista, reacionário, terrorista!!!

      Está agora a querer lixar a vida aos gajos da eletricidade!!!

      Vá com o rebanho e Deixe as pessoas encherem-se de dinheiro, pá!!!

      Mania de que valemos todos o mesmo, pá!!!

      (com sarcasmo, claro!)

  5. Avatar de Eu
    Eu

    Mais três que vão desaparecer rapidamente, tamanho é a sua heresia para este mundo, talvez a solução para um ou todos, seja o desequilíbrio num hotel de 20 ou mais andares…

    1. Avatar de João
      João

      Eheh!!!

      Nem sei como é que isto chegou às notícias…

  6. Avatar de sapofendido
    sapofendido

    Até porque uma tecnologia destas não precisa de infra-estruturas, aparelhos ou mão-de-obra que espera lá? Vem de onde? Ah pois petróleo. Mais uma coisa paragastar petróleo, não admira que cada vez existam mais poços de petróleo e plataformas marítimas a furar os oceanos. Mas não passa nada porque as turbinas eólicas e a rotação do planeta Terra vai salvar o planeta.

    Olha, nem o próprio planeta acredita nisso. A verdade é que cada vez arranjam mais “tretas” para gastar ainda mais petróleo em prol de uma energia “pura” que nunca vai existir.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Uma batata produz mais.

    1. Avatar de José Bonifácio Boni
      José Bonifácio Boni

      Não sei se batatas, más o vai e vem das ondas dos mares, decerto.

  8. Avatar de Xico da tina
    Xico da tina

    Leiam os documentos roubados ao Tesla à data da sua morte talvez descubram alo mais….