Êxodo empresarial: Russos procuram produtos piratas da Microsoft e mudam para o Linux

14 Comentários

Apesar de, na teoria, os russos apregoarem ter alternativas aos produtos e serviços do ocidente que fecharam a sua atividade no país, a verdade é que não é bem assim. Segundo o jornal Kommersan, os russos estão à procura de software Microsoft pirata online após a gigante tecnológica americana ter parado as vendas no país por causa da sua invasão da Ucrânia.

À medida que o tempo de guerra se vai acumulando e a presença das multinacionais ocidentais escasseando, a população da Rússia vai ficando mais pobre e com menos recursos, em relação a determinadas ferramentas.

Imagem Windows pirata da Rússia


Microsoft terá mais pirataria a correr na Rússia

Segundo o Kommersant, as pesquisas na web baseadas na Rússia por software pirata da Microsoft aumentaram até 250% após a empresa ter suspendido novas vendas a 4 de março. Em junho, até agora, houve um aumento de 650% nas pesquisas de downloads de Excel, acrescentou o meio de comunicação.

A Microsoft disse no início deste mês que está a reduzir significativamente os negócios na Rússia, juntando-se a uma longa lista de empresas que estão a encerrar negócios no país no meio de sanções generalizadas por causa da guerra na Ucrânia.

A mudança atinge duramente a Rússia porque o país depende de software estrangeiro para alimentar muitos dos seus sistemas tecnológicos de fabrico e engenharia, informou a Bloomberg na terça-feira.

Imagem sistemas bloqueados na Rússia
Com o passar do tempo, também os dispositivos móveis irão ficar desatualizados e sem recursos para continuar a funcionar de forma correta e segura.

Linux agora parece ser a única alternativa “legal”

Também as agências governamentais russas estão a mudar do sistema operativo Windows da Microsoft para o sistema operativo Linux, informou o Moscow Times na sexta-feira passada. Programadores de sistemas russos, dedicados a desenvolver para o sistema operativo de código aberto Linux, também estão a ver mais procura, informou Kommersant.

No entanto, nem todos os sectores são capazes de trocar os seus sistemas facilmente. No caso das indústrias, o software é geralmente incorporado em maquinaria e os fornecedores normalmente não dão aos clientes acesso ao código, conforme referiu Sergey Dunaev, o chefe de informação da gigante siderúrgica Severstal.

Todas as indústrias enfrentam os mesmos problemas. Muitos processos em unidades modernas são controlados por software.

Referiu Dunaev à agência noticiosa.

Mesmo que tentem ser independentes das plataformas do ocidente, a verdade é que há poucas alternativas disponíveis a curto prazo.

Os analógicos russos nesta área são muito mais fracos e a necessidade é grande. Mas por agora a abordagem é confiar na pirataria e em cópias desatualizadas, que é um beco sem saída e não sustentável.

Concluiu Elena Semenovskaya, uma analista focada na Rússia da IDC.

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AiO
    AiO

    Ui… será 2022 finalmente o ano do Linux?!

    (estou a ser sarcástico mas estou a escrever isto num Linux Mint).

    1. Avatar de AbstractEdge
      AbstractEdge

      Das várias distros que já experimentei, voltava sempre à mesma, a bela Linux Mint e ficou!

    2. Avatar de eu
      eu

      Necessidade de mostrar.
      Olha, parabéns.

  2. Avatar de RJ45
    RJ45

    Uma boa medida era retirar a ligação da Internet à Russia.
    Provavelmente haveria menos problemas de ciberataques.

    1. Avatar de Secadegas
      Secadegas

      Realmente, calado eras um poeta…

  3. Avatar de asimoto
    asimoto

    A Rússia é forte em Programação..
    Eles teem o myoffice com productos idênticos ou melhores ainda que a Microsoft..
    Agora o myoffice acho que só corre em Windows…um erro crasso do ponto de vista estratégico para a myoffice.

    Há muitas empresas na Rússia a usar myoffice incluindo o estado, e cada dia são mais..
    Do meu ponto de vista o problema vai ser… tem um SO sem continuação(Microsoft), e ter aplicações apenas para Microsoft 😀

    Outro dos aspectos, é o software cientifico, que muito dele foi desenvolvido para Windows, e vão ter que o portar para linux..
    E muito deste software tem que ser preciso, por exemplo no caso de softwares para o ramo da energia atómica, ou seja não é fácil porta-lo e testa-lo..

    Mas depois disso vão ser verdadeiramente independentes a nível de software, e sistema operativo, e claro vão exportar os seus produtos para o CIS e BRICS..BRICS que acabou de crescer, agora é mais a Argentina e o Irão..

    O estado Português deveria ter migrado para libreoffice há uns anos, mas nós somos um atraso de vida..

    1. Avatar de Delaware
      Delaware

      Somos (“um atraso de vida”) porque existem lobbies fortes. Veja-se o exemplo de Munique que tem trocado sucessivas vezes. Têm lá sempre alguém, com ligações às Micro$oft.

      1. Avatar de asimoto
        asimoto

        Sim é verdade..os lobies matam a nossa economia..e a nível tecnológico impactam bastante.
        Portugal não tem independência no que toca a a muitas coisas, uma delas é o software/Hardware.

    2. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Existe software cientifico no Linux de várias áreas mas como tu nunca usas-te o Linux não sabes. Agora aplicava-se:
      “Calado eras um poeta.”

      1. Avatar de asimoto
        asimoto

        Samuel, se tu soubesses, estavas mas é calado.. 🙂
        Pelo facto de haver linguagens cientificas no linux, não quer dizer por si, que as aplicações feitas nessas linguagens estão isentas de bugs ou limitações de amplitudes..

        O software Russo que corre em Windows para ser portado e apresentar, exatamente as mesmas características noutro SO…é uma dor de cabeça.

        Normalmente departamentos como as áreas aerospacial e atómica desenvolvem o seu próprio software, e testam-no, ou seja por outras palavras, é certificado por eles!

      2. Avatar de FAR
        FAR

        “Usas-te”

        Nada mais a acrescentar.

  4. Avatar de Moreno
    Moreno

    Não será alarmismo ou propaganda?… Não se muda de software todos os dias… E a Microsoft só saiu da Rússia ha 2 ou 3 meses…

    1. Avatar de asimoto
      asimoto

      Eu acho que é um bocado das 2,
      De qualquer forma, o problema existe, pode não ser tão grave como se fala, mas ele existe..

      E em parte, só a Rússia é que pode se culpabilizar por isso, porque quem é que os manda andar a desenvolver aplicações para Windows…um SO estrangeiro…depois acontecem estas coisas..