Exército ucraniano diz que controlou “mais de 20 localidades” em 24 horas

61 Comentários

No fim de semana passado, começaram a surgir algumas notícias de que o Exército ucraniano tinha conseguido “expulsar” as tropas russas de várias localidades. A Ucrânia diz ter conseguido reconquistar vários quilómetros de terreno à Rússia nos últimos dias e Moscovo confirmou a retirada das tropas.

O Exército ucraniano revelou recentemente que controlou “mais de 20 localidades” em 24 horas.


Exército ucraniano recuperou 3 mil kms quadrados do seu território

O Exército ucraniano anunciou hoje que retomou “mais de 20 localidades” em 24 horas, no quadro da sua contra-ofensiva contra o exército russo, nomeadamente no leste da Ucrânia. A Ucrânia já tinha afirmado no domingo ter recuperado cerca de 3.000 quilómetros quadrados do seu território, principalmente na região de Kharkiv, desde o início de setembro.

Na noite de domingo, várias regiões do leste, norte, sul e centro do país sofreram extensos cortes de energia, atribuídos pelas autoridades ucranianas aos ataques russos. Perto de Kharkiv, a central termoelétrica número 5, a segunda do país, foi afetada, segundo a Presidência ucraniana. A energia foi rapidamente restaurada em algumas das áreas afetadas.

Na região de Kharkiv, 80 por cento do fornecimento de eletricidade e água foi restaurado, disse o vice-chefe do gabinete da Presidência ucraniana, Kyrylo Tymoshenko, na rede social Telegram.

A ofensiva militar lançada em 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de quase 13 milhões de pessoas – mais de seis milhões de deslocados internos e quase sete milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções em todos os setores, da banca à energia e ao desporto.

A ONU apresentou como confirmados 5.587 civis mortos e 7.890 feridos, sublinhando que os números reais são muito superiores e só serão conhecidos no final do conflito.

Partilhar:

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jotac
    jotac

    Grande tanga para quem quer quer acreditar.
    Os Russos fizeram uma retirada estratégica porque não tem interesse manter o que está destruído. Está quase a chegar o Inverno e eles querem estar o mais próximo possível das rotas de abastecimento. Vão atacar outros pontos estratégicos e fazer bombardeamentos direcionados para alvos selecionados.

    1. Avatar de Njss
      Njss

      Vão atacar vão…Só se for à pedrada.

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        :))
        E não só camarada! Os valentes orcs podem também atirar as garrafas vazias de vodka, álcool etílico e perfume.

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      E deixar ficar equipamento em bom estado e bunkers também faz parte dessa retirada estratégica?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ainda não se percebeu que da parte russa tudo é algo especial e estratégico?

    3. Avatar de russomania
      russomania

      Os russos vão atacar e tomar todas as cidades da ucrania como tomaram kiev, isso sim, ou só vês as noticias na televisão russa e tens a internet cortada ? Espera, vives em moscovo é isso …

    4. Avatar de Castro
      Castro

      sinceramente… é uma retirada estratégica que abandona homens, armamento e munições… deve ser para voltarem depois do inverno, não é?
      ” querem estar o mais próximo possível das rotas de abastecimento”? dito por alguém que não sabe o que diz! Eles abandonaram localidades estratégicas do seu próprio abastecimento para a região, deixando de poder usar a linha férrea.

    5. Avatar de joaomatos
      joaomatos

      Sim é verdade os Russos tomaram a decisão de abandonar a zona de Kharhov, para se focarem no Donbass, e em kherson, e pelo que se percebe foi uma decisão tomada á mais de uma semana.
      As tropas Ucranianas simplesmente foram alertadas disso pelos EUA e foram ocupar esses territórios que os Russso ocupavam e veem agora com mais uma operação de Cinema dizer que “Recuperaram território”, quando na prática foram os Russos que abandonaram esse território..

      Agora esta decisão por parte dos Russos, fica um pouco mal, porque agora os Ucranianos vão assassinar milhares de Russos que vivem nessas zonas, vai ser Bucha 2.0 🙁
      Pelo que se percebe eles chamam de filtragem a essa tática, e é um crime de Guerra.

      No Futuro os Russos que vivem na Ucrânia vão ter muita dificuldade em confiar no Exercito Russo outra vez, porque já teem este exemplo e o de Bucha, em que os Russos retiram e deixaram as populações á mercê dos nazis..e depois acontece genocídio em massa.

      Mas eu percebo porque é que os Russos o fizeram, no entanto do meu ponto de vista…se não teem forças suficientes para ocupar tanto território, para que é que ocupam esse território??não faz sentido..
      Para evitar que depois a população seja massacrada pelos nazis, os Russos devem de antemão, perceber se faz sentido ocupar uma Área, e se for para ocupar que seja permanentemente(para salvaguardar a segurança das populações nessas Áreas)

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Tu estás a ver o filme de traz para a frente, enquanto fazes o pino e com as cores trocadas…só pode!

        Não se esqueça que deve bater as botas enquanto estica o braço em saudação ao retrato do seu querido Führer Putin que tem na mesinha de cabeceira.

      2. Avatar de jota
        jota

        Aqui está um candidato a conselheiro de Putin, é só esperar que veja estes comentários e tem emprego garantido. Ou então é só um papagaio que faz passar a mesma cassete vezes sem conta.
        Saudações ☭

      3. Avatar de Castro
        Castro

        uma decisão tomada há mais de 1 semana?
        Quer dizer que decidiram abandonar a única linha férrea a que tinham acesso para o nordeste da Ucrânia colocando em causa as suas posições no Donbas?
        As pessoas inventam cada desculpa!

      4. Avatar de Macopio
        Macopio

        Escreveu tanto e em meia dúzia de palavras dizia tudo. “Estamos a fugir todos borrados. Nem as calças conseguimos vestir”!

      5. Avatar de GM
        GM

        Mas, o Hitler está a defender a Ucrânia? Não dei por nada.

    6. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1 deixa os iluminados acreditar, coitados!

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Estes russos perderam noção da Realidade. Agora já nem acreditam canais russos, não ocidentais. Propaganda bate forte

        Ate canal Russo que deves ver religiosamente. Diz que Kupyansk é estratégico
        https://twitter.com/JuliaDavisNews/status/1568310989149605888?s=20&t=xMHM5wQEk2WgcHDnDkOnww

        Aljazzera não me parece seja pro ocidental diz russos abandonaram cidades chave: Kupyansk e Izyum
        https://www.aljazeera.com/news/2022/9/10/analysis-russia-caught-out-by-ukraines-double-offensive

        Eu pensar que Inverno começava Dezembro. Segundo estes russos começou em Setembro

    7. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1
      deixa os iluminados acreditar!
      Coitados!

    8. Avatar de José Bonifácio Boni.
      José Bonifácio Boni.

      TVs acabam de noticiar, que devido ao decreto de Putin convocando 300.000 reservistas para uma maior ofensiva na Ucrânia, russos estão pegando voos para qualquer país do mundo, e abandonando a Rússia.

      Putin desesperado, ameaça ocidente, com ataques atômicos.

    9. Avatar de José Bonifácio Boni.
      José Bonifácio Boni.

      TVs acabam de noticiar, que devido ao decreto de Putin convocando 300.000 reservistas para uma maior ofensiva na Ucrânia, russos estão pegando voos para qualquer país do mundo, e abandonando a Rússia.

      Putin desesperado, ameaça ocidente, com ataques atômicos.

  2. Avatar de Áquila Freitas
    Áquila Freitas

    Quero ver o que as russetes vão dizer agora. Mais um gesto de boa vontade do Putin? Deixe o vosso comentário e alegrem me o dia, a melhor piada ganha 10 rublos.

    1. Avatar de Nuno Monteiro
      Nuno Monteiro

      A Rússia fez uma retirada de tropas.. O inverno está a porta, aquilo lá chega a temperaturas ridiculamente negativas! qual e o interesse de deixar tropas a morrer ao frio em localidades onde nem uma casa está de pé?
      Simplesmente vão segurar pontos estratégicos e continuar a bombardear em massa a distancia.
      O exercito Ucraniano sabe disso.

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Não há relatos de muitos conflitos, o que quer dizer que os russos realmente retiraram as tropas mas por outro lado tendo em conta a quantidade de equipamento militar que foi deixado para trás demonstra claramente que os russos não estavam preparados para uma ofensiva ucraniana, ou batiam em retirada ou era um banho de sangue.

        Hoje um oficial russo Vitaly Ganchev, deu uma entrevista a um canal estatal Russo em que admitia que o exercito ucraniano tinha uma vantagem numérica de 8 para 1 na região de Kharkiv.

        Agora com o exercito russo a concentra-se no sul da Ucrânia, será mais difícil a ofensiva, mas não venham com histórias que não acredito que a Rússia tenha planeado a retirada de tropas antecipadamente.

        1. Avatar de joaomatos
          joaomatos

          Não há “equipamento militar deixado para trás”..essas fotos e videos são fake, muitas delas tiradas na Crimeia, e alteradas..não te esqueças que o Governo na Ucrânia é um governo de atores de televisão..

          1. Avatar de Paulo Martins
            Paulo Martins

            Claro que sim… E o governo russo não é liderado por um espião?
            Não acredites no actor, acredita no espião…

          2. Avatar de Castro
            Castro

            tiradas na Crimeia, e alteradas? E as comunicações de ordens pelo ministério Russo também foram alteradas? É que a ordem de retirada só foi dada depois do ataque Ucraniano, e não era em 2 dias que se retira todo o equipamento e munições do hub logístico e quartel general com 10mil soldados, que estava quase cercado e só com 1 estrada para a retirada.

          3. Avatar de joaomatos
            joaomatos

            Castro,
            Foi precisamente os orgãos Russos que decidiram recuar no terreno, porque estavam a ter muitos soldados dispersos em zonas que depois não avançaram mais, e sim essa decisão foi tomada há pelo menos uma semana.
            A zona de Izyum é um desses exemplos, foi ocupada há muito tempo atrás, mas afinal essa frente não surtiu efeito nenhum.
            Mais os soldados dessa zona sofriam da possibilidade de puderem vir a ser cercados, caso outras zonas caíssem..logo portanto para que manter um risco, quando não ha beneficio nenhum??

            Há mais de 2 semanas que as forças Russas sabiam que ia haver um ataque na zona de kharkov, não foi em 2 dias como dizes…até eu que sou civil sabia, quanto mais os Russos..

          4. Avatar de Castro
            Castro

            joaomatos, pára de dizer disparates. Havia 10 mil soldados em Izyum, coisa que está longe de ser ocupação dispersa, e Izyum era necessário para proteger o flanco da fronteira noroeste do Donbas, assim como fazer a distribuição da logística para futuros ataques para tomar o resto de Donetsk. Daí agora os ucranianos já estarem a atacar outras posições e a voltar a ameaçar a região de Luhansk.
            O facto simples é que os russos tiveram que se retirar porque as suas linhas de defesa foram penetradas e com isso estavam quase a ser cercados.
            “Há mais de 2 semanas que as forças Russas sabiam que ia haver um ataque na zona de kharkov, não foi em 2 dias como dizes” lol, e no entanto esperaram esse tempo para dar a ordem de retirada, obrigando a retirar-se à pressa deixando armamento para trás, e alguns dos seus homens cercados pelo avanço dos ucranianos. Grande plano sim senhor!

          5. Avatar de Pedro Gouveia
            Pedro Gouveia

            Tu deves ser cá uma peça…
            Já viste a telenovela Gabiela?

      2. Avatar de RPG
        RPG

        Se a ideia era recuar com o inverno, porque desperdiçar recursos desde o início em assegurar essas mesmas zonas das quais agora estrategicamente e de forma especial batem em retirada? Lógica zero.

        1. Avatar de Nuno Monteiro
          Nuno Monteiro

          Quando uma guerra é pensada para durar muito tempo como os próprios russos anunciam é normal haver vai e vem de tropas, seja por mudança de estratégia ou por logística..

          Imagina, tens um batalhão de 100 homens a segurar uma vila a quase 3 meses, esta vila tem 0 habitantes pois esta tudo destruído ou morto, a comida e bebida têm de ser via transporte.. tudo isto envolve dinheiro e logística desnecessária pois trata-se de área de terreno fútil. Então é simplesmente necessário recolocar esses 100 homens em áreas de defesa vitais para o “projeto” poupando assim recursos, dinheiro e vidas militares.

          Como vez… não é “Lógica zero.”

          1. Avatar de Castro
            Castro

            é lógica zero quando a retirada envolve cidades estratégicas e com boa logística!

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Não sei que tipo de concelheiros o Put In tem, mas não valem nada, estavam mesmo convencidos que iam conquistar a Ucrânia em 3 dias, mas esqueceram-se de um pequeno pormenor, a vontade da gigantesca maioria dos Ucranianos não querem ser Russos, ajuda e que maneira fazer referendos com armas apontadas e boletins de votos já preenchidos, e isto é a democracia da Rússia de Put In, ou então é um visionário não vá o embargo económico ser alargado as canetas também, assim os boletins de voto já estão preenchidos.

    1. Avatar de joaomatos
      joaomatos

      Os Russos Ucranianos teem 2 hipóteses,
      1) Desistirem de querer continuar a serem Russos( e depois são mortos, torturados e violados )
      2) Rezar muito para que a Rússia os proteja.

      Eu acho que a Rússia está a cometer um terrível erro, do meu ponto de vista a Rússia devia ter declarado Guerra á Ucrânia já em 2016, e assim por no terreno meio milhão de soldados e acabar com aquela palhaçada de uma vez por todas, isso evitada a morte de muitos inocentes..
      Mas os dirigentes Russos permitem que se continue a fazer genocídio na Ucrânia, e só lançaram uma operação especial, quando deveriam ter declarado Guerra á Ucrânia e avançar a todo o gás.

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        A avença deve ser jeitosa!

        Não se esqueça que deve bater as botas enquanto estica o braço em saudação ao retrato do seu querido Führer Putin à porta do WC.

        1. Avatar de joaomatos
          joaomatos

          Que eu saiba o Führer está em Kiev, e pelos vistos é suportado por si..

          1. Avatar de Castro
            Castro

            que eu saiba quem segue a filosofia política inspirada no Nacional Socialismo (nazismo) é o Putin. É ler um pouco sobre o Dugin, e ver o paralelismo da justificação de invasão com as razões usadas pelos Nazis para invadir países na Europa.

          2. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            O Führer bem queria ter chegado a Kiev, mas a vodka já tinha acabado quando os orcs rascunharam a invasão… e o álcool do perfume não é bom conselheiro!

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    “Exército Ucrâniano” como se já não fossem soldados português, americanos e afins tudo menos da ucrânia.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Presumo que os soldados estrangeiros devem ser uma pequena minoria nas fileiras do exército da Ucrânia! Já a exército orc conta com contingentes sírios, chechenos e não tarda muito deve ter norte coreanos.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        chineses e indianos nao esquecer

        1. Avatar de joaomatos
          joaomatos

          E quem sabe Marcianos..

          1. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Até parece que o contingente sírio e checheno é uma mentira!
            Rapazes…trollar assim é de gente especial que baba-se o dia todo…não quero acreditar que o Vosso Führer empregue borcs (bots orcs) assim tão disabled!

  5. Avatar de Mario Castro
    Mario Castro

    Quem é este artista chamado João?
    Já te foste alistar para o exército Russo, ainda aqui estás?

    1. Avatar de joaomatos
      joaomatos

      E tu já te foste alistar, nas forças nazis do teu país?
      Ainda aqui estás?

      1. Avatar de Mario Castro
        Mario Castro

        Nem mereces o tempo perdido de ninguém. Falas com paredes que te respondem com o teu eco.

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Ó João!…Que disparate! Então não vê que pelo nome o Mário é português, logo não é nenhum Ivan mobilizado pelo grupo wagner!
        O João já tem a farda do grupo ZOV do grupo wagner…ou vai recebendo peças como avença?

        1. Avatar de Pedro Gouveia
          Pedro Gouveia

          Zoão…. o nome é Zoão sff

  6. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Chiça até aqui temos orcs, que raio de praga, voltemos á tecnologia, please!!!

  7. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Bem! A guerra não se faz só com soldados!
    Eu espero que os russos se atolem em murdia – não são poucos os que já se borraram todos. E se fosse ao Zelensky ao fim da guerra ia atacar a Rússia e criava um único país: “A Grande Ucrânia” 🙂 🙂 🙂

    1. Avatar de joaomatos
      joaomatos

      “E se fosse ao Zelensky ao fim da guerra ia atacar a Rússia e criava um único país: “A Grande Ucrânia” ”
      Não tenha duvida nenhuma que de certeza que o objectivo da NATO é mesmo esse..

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Já faltava o argumento da NATO. Isso tem uma lógica imensa!
        O que dizes do pedido de aliança da Finlândia e da Suécia que são países historicamente neutros? Também foi a NATO ou partiu dos seus governos?

  8. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Os militares Ucranianos precisam de fazer uma operação anti-terrorista especial e levar os líderes dos terroristas que invadiram o seu país (Putin e os outros políticos e militares criminosos) a tribunal e prenderem ou mesmo executarem-nos para dar o exemplo.

    1. Avatar de JL
      JL

      Nem é preciso, o governo nacionalista orc vai implodir. Depois é só apanhar os restos.

      1. Avatar de Castro
        Castro

        o problema é se colocam alguém ultra-radical à frente, já que esse é o caminho mais defendido! O discurso russo é tão antagonista contra a Ucrânia que dificilmente aceitarão qualquer tipo de derrota nos próximos tempos.

        1. Avatar de JL
          JL

          @Castro Derrota? Não, mas sim uma retirada estratégica.

          1. Avatar de Castro
            Castro

            a desculpa da retirada estratégica já não vai pegar junto dos radicais… e não vai haver moderados a tomar conta do poder na Russia.
            Para a Ucrânia vencer, a guerra vai ter que durar alguns anos até que na Russia mudem de opinião sobre como querem ter paz!

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      João Ptt, então e fazer o mesmo àqueles que destruíram o Iraque e Líbia com desculpas que se revelaram completas mentiras?
      Já não, certo?
      Ah sim, o Iraque e a Líbia não eram soberanos, ou eram? Pá, já nem sei…
      Imparcialidade já vi que é consigo… só vê para um lado.
      Terá palas?

      No Iraque nas primeiras duas semanas morreram mais de 200 mil pessoas.
      Tem algo a dizer sobre isto?
      Não me vai dizer que os números na Ucrânia são semelhantes a estes, ou vai?
      Ah já sei, fomos lá, destruímos tudo, gamamos o petróleo, mas calma, não queremos anexar nada.
      Calma lá, isto é tudo coisa boa.
      Não há nada melhor que ver o país destruído mas sem perder terreno.
      Assim sim, é uma bela invasão.

      Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros

      1. Avatar de joaomatos
        joaomatos

        Mais, acrescento..
        A Ucrânia e a Alemanha, invadiram o Afeganistão onde morreram mais de 1 milhão de civis…mas agora estão contra a guerra na Ucrânia..onde o nazismo impera..dá vontade de correr com todos á bastonada..

        Será que devemos sancionar a Alemanha e a Ucrânia por terem andado a matar civis em Países do Médio Oriente, e no caso da Ucrânia na própria Ucrânia inclusive???

        Pois é…a palavra correta é nazismo… uma raça excecional, que pode fazer tudo, as outras raças, consideradas inferiores pelos nazis, são os escravos, e portanto podem ser mortos, violados, torturados, massacrados, etc..vale tudo.

        E ao que parece, não te surpreendas, porque há muito nazi por ai á solta..

        1. Avatar de jota
          jota

          Os outros fizeram porque eram nazis.
          Conclusão: o Putin está a fazer porque é nazi.

  9. Avatar de jaquim
    jaquim

    Há aqui cada anormal a comentar, será burrice ou ignorância? O que não falta é canais no Youtube a revelar o que se passa no terreno, mas estes com tico e teco nem isso observam depois é só entendidos em geopolítica putiniana