Exército português vai comprar 12 drones por 6 milhões

60 Comentários

O Exército português recebeu luz verde para adquirir 12 drones no valor de 6 milhões de euros.

Estas aeronaves terão como função a recolha de informações em apoio das unidades escalão Batalhão e as verbas já estavam previstas na Lei de Programação Militar.

Exército português vai comprar 12 drones por 6 milhões

 


Segundo o Jornal de Negócios, o ministro da Defesa, José Azeredo Lopes (na foto), já deu luz verde para que o Exército português possa gastar até 6 milhões de euros na aquisição de 12 sistemas mini–UAV, no âmbito do “Projecto dos Sistemas Aéreos Não Tripulados”. Estes 12 drones vão custar um milhão de euros, por ano, até 2021.

pplwate_done02

Como pode ser lido no despacho, os aparelhos servirão para “prover o Agrupamento de Informações, Vigilância, Aquisição de Objetivos e Reconhecimento (Agr ISTAR) de sistemas aéreos não tripulados que permitam apoiar a recolha de informações em apoio das Unidades Escalão Batalhão”. Este despacho foi assinado pelo ministro e publicado esta terça-feira em Diário da República.

A aquisição dos 12 aparelhos será realizada através de um procedimento desenvolvido pela NATO Support Agency (NSPA) e ficará a cargo do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Frederico José Rovisco Duarte.

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Pedro Luís
    2. Avatar de Alexandre Trindade
      Alexandre Trindade

      Têns noção que a culpa foi do gajo que lançou o drone certo?

      1. Avatar de SirDude
        SirDude

        certo. Se ele tivesse sucesso poupavamos 6 milhões. ahahahahaha

      2. Avatar de Rui LUX
        Rui LUX

        pois foi.. largou o drone.. se tivesse continuado com ele na mão.. tudo estaria bem LOL 😀
        agora mais a sério.. tenho pena que se vá comprar drones.. penso que existem empresas Portuguesas capazes de em conjunto com os departamentos TI militares desenvolver os dronos MADE EM PT.. podiam não ser tão bons.. mas assim estavamos a evoluir e a dar trabalho/investigação PT.. se só sabemos é comprar tudo já feito.. não vamos a lado nenhum e estamos sempre dependentes dos outros..

          1. Avatar de Rui LUX
            Rui LUX

            acho muito bem!!
            “mas o fabrico deverá ser entregue a parceiros comerciais e industriais que vão ser selecionados” – espero que sejam empresas PT!

    3. Avatar de Str
      Str

      Parece uma sachs ou uma zundapp a puxar ahahahahah

    4. Avatar de David Campos
      David Campos

      Este vídeo foi a primeira coisa de que me lembrei quando li o título da notícia. Mas ainda teve direito a gozo do ministro. https://www.youtube.com/watch?v=ZOHnxMNuAfg&feature=youtu.be&t=24 Estes drones devem ser qualquer coisa de espectacular. E é de aproveitar o preço, 6 milhões a dúzia.

  1. Avatar de Andre
    Andre

    Têm muito peixe que vigiar do continente aos Açores ou à Madeira!
    Para vigiar os corruptos e ladroes (de fato e gravata) na capital eram necessários muitos mmai drones!

  2. Avatar de Pedro Guedes
    Pedro Guedes

    lool quase que aposto que devem ter vendido os F16 que ainda estão por montar em algumas das bases aéreas deste pais.
    Ah fica mais barato que usar os F para fazer patrulha… yah… Até vir um contrato de manutenção completamente absurdo associado.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      F-16 só há numa base aérea, não em algumas, e não são aeronaves de patrulha como você disse, são aeronaves de combate, como aeronave de patrulha temos o p-3c, o eh-101 e c-295… Uma visita ao site da força aérea antes de comentar para não dizer barbaridades não ficava mal e não demorava muito tempo…

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        E a noticia refere-se a drones para o Exercito, não para a Força Aérea, são armas distintas e com missões e orçamentos independentes…

      2. Avatar de Pedro Guedes
        Pedro Guedes

        Desculpe Sr. Militar! O que interessa é que existem empresas em PT capaz de os produzir. Como tal vamos comprar mais uns brinquedos semelhantes aos Kamov por exemplo. Tudo muito lindo e fofo.
        Mais uns brinquedos… deviam era concentrar esforços em outras áreas!

        1. Avatar de lmx
          lmx

          O problema dos Kamov, é que ..
          criou-se uma empresa para lhes dar manutenção…dizem eles… na pratica é um tacho…

          A pala desta brincadeira, os kamovs voam o dobro do tempo sem manutenção!
          E agora a pala disso tens 3 parados e vamos começar o Verão…
          um verão dos que se diz dos mais quentes!!

          Mas soubesse que o presidente de câmara de Coimbra oferecia viagens grátis de helicóptero na cidade aos amigalhaços!!
          É Publico!!
          Foi preso?
          Devolveu o dinheiro ao estado por gastar recursos estatais??

          E agora quem vai preso, pergunto eu??

  3. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Vamos a ver se é desta vez que o exército recebe alguma coisa que voe :p Os helicópteros para o exército foi o que se viu.

  4. Avatar de PPrates
    PPrates

    Eu acho que vão ser mais uns “submarinos”

    1. Avatar de Regis
      Regis

      Pois! Depois vem um ministro menos despesista, reduz de 12 para 6 e vai parar a tribunal por supostas luvas 😉

  5. Avatar de David
    David

    Ponham os drones a vigiar os movimentos dos corruptos que em 1 semana o investimento começa a dar lucros brutais, larga-los de vista é que sai muito caro!

  6. Avatar de Rui
    Rui

    E é assim que se gasta o dinheiro do contribuinte inutilmente.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      desenvolve.

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        achas mesmo preciso?
        eu ainda diria mais, é assim que se esbanja dinheiro dos contribuintes em brinquedos milionários para “meninos” desocupados com mesadas chorudas

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Oxalá nunca precises dos serviços dos meninos desocupados para salvar a tua vida ou de um familiar teu

          1. Avatar de viriato
            viriato

            Acho que as forças armadas,independentemente do ramo, merecem o nosso respeito e admiração. Em caso de conflito são eles os primeiros a correr em direcção ao perigo, enquanto gajos como a maioria do nós fugiriam dele como meninas assustadas.

          2. Avatar de Alex
            Alex

            Viriato, merecem sim sr todo o nosso respeito.
            Mas em caso de guerra chamam o pessoal na reserva como tu (provavelmente) e eu.
            E adivinha quem vai na frente?

        2. Avatar de Marco
          Marco

          ainda bem que vives na ilusão de um mundo perfeito.

    2. Avatar de Francisco Franco
      Francisco Franco

      podiam dar-te a ti o dinheiro não era?

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Mosteiro da Batalha, o exemplo de mau gasto português junto com o facto de nunca acabarmos a obra.
        Dois traços estupidamente portugueses.

  7. Avatar de José Ramos
    José Ramos

    Não parece boa ideia comprar drones no estrangeiro quando se sabe que já possuímos boa tecnologia para os fabricar. Podem não ser tão avançados. mas tudo tem um principio.

    1. Avatar de ze
      ze

      Os drones da PSP Nao são de uma empresa portuguesa? Ou aquele que caiu ao mar da marinha? Que fazem este tipo de coisas

  8. Avatar de JTEX
    JTEX

    Po..ra!
    Na Worten há lá por 100,00 €!!!

    JTEX

    1. Avatar de SirDude
      1. Avatar de Francisco Franco
        Francisco Franco

        uma vez.

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Hmm, então gostava de ver estas maquinas a trabalhar com as ditas restrições que estão em banho maria pela ANAC.
    120m Altitude Max e LOS(linha de vista), e claro nada de andar em cima de pessoas, monumentos. E… nada de filmagens!!!
    Heheh claro que estes tipos as leis não lhes intressa.

    1. Avatar de SirDude
      SirDude

      É military, logo, acima das leis civis.
      Não é de agora, sempre foi.

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Depois das notícias de ontem não vão servir de nada. (venda de segredos aos russos)

  11. Avatar de luislelis
    luislelis

    Queremos que a nossa costa sea vigiada. Queremos que as estradas campos e praias sejam mapeadas, quemos mapas actualizados, queremos que incendios sejam detectados, queremos medicamentos entregues nos locais mais remotos, queremos salvamentos rapidos, queremos queremos e queremos.
    Mas queremos que tudo isso seja de graca? Que sejam os outros a investir por nos?
    Venham de la os drones eu pago.

    1. Avatar de Spawningtool
      Spawningtool

      Sim porque estes drones vão fazer isso tudo que dizes… not

    2. Avatar de Francisco Franco
      Francisco Franco

      sim. antes em drones do que em paraísos fiscais no Panamá.

  12. Avatar de Rui M
    Rui M

    Ora, aí está uma coisa que nos faz bastante falta. Alias, deviam comprar umas dúzias e salgar para comermos com batatas, que temos em abundância. País pobre mas com muita opulência. É o que faz de nós tugas excelentes. Shit de governantes. Maravilha.

    1. Avatar de Luis Felix
      Luis Felix

      Sim o melhor mesmo e não comprar nada, ficar desactualizado e no futuro se necessário vamos para o campo de batalha com paus e pedras.

      e para dizer a verdade 6 Milhões não é assim tanto, imagina só quanto não gasta o governo anualmente com a frota automóvel + motorista para os seus ministros?? isso sim e um desperdício.

  13. Avatar de Paulo
    Paulo

    Falta de visão! Com um financiamento de 6 milhões ou pouco mais desenvolvia-se o produto cá dentro e ainda o podíamos vender!

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      Ou…. Fazemos como os chineses. Compramos, vemos como foi feito, fazemos melhor e mais barato.
      Para que reinventar a pólvora.

  14. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    Nao sou totalmente contra comprar drones, até porque pertencemos á alianca atlantica(NATO)… Mas acho que podiamos ter desenvolvido a Tech em PT, temos os recursos, era so uma questao de tempo.

    Criava postos de trabalho e ainda fabricavamos alguma coisa…

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Nós temos a tec, várias empresas estão a desenvolver drones em pt. Que serão certamente vendidos para países mais desenvolvidos 🙂
      Irónico não é?

      1. Avatar de luislelis
        luislelis

        Exemplo?

    2. Avatar de luislelis
      luislelis

      E fazemos o mesmo que temos feito com os projectos de carros eléctricos e afins em que o estado investe e assim que se apanham com a nota desaparecem todos.
      O segredo está em comercializar o que se inventa. Chama-se,…. mais valia.

  15. Avatar de nunes
    nunes

    Se entregassem a uma empresa portuguesa o desenvolvimento e produção dos mesmos era uma boa iniciativa mesmo que ficasse mais caro ainda. Mas seria uma boa alavanca na investigação e produção tecnológicas . Como neste Portugalito dos dias de hoje se pensa pequeno. Tenho minhas duvidas que assim seja.

  16. Avatar de portaro
    portaro

    E para quando alguém com juízo no país?
    – Andamos a fundir dinheiro que não temos em palhaçadas autênticas como estas, é que já cansa e cansa , anda ninguém deu conta que isto das forças aéreas dos serviços da vigilância etc são um sugadouro mais nada,é os impostos , é os governantes é os exércitos, é as forças da vog. do território… já cansa são demasiadas sanguessuga para tão pouco que sugar.

  17. Avatar de viriato
    viriato

    Propunha criar uma bolsa de investigação de 2 milhões de euros para o desenvolvimento desta tecnologia internamente. Temos universidade mais do que capazes para criar algo bem melhor, assim não teriamos de depender de companhias(leia-se estados) externos para a manutenção do equipamento.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Pois mas nesse caso depois é mais difícil haver luvas para os ministros porque as empresas são Portuguesas,e isso desenvolve o nosso País…o que é péssimo para os outros Países… logo como vês…não vai acontecer!

      1. Avatar de viriato
        viriato

        Tens toda a razão, só é pena andar-se a desperdiçar o potencial que temos cá dentro. Andamos a formar gente com grandes aptências tecnológicas para irem render em outros países. Raios partam a ideia de que o que se faz lá fora é sempre melhor do que o nacional.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          +1

          So para teres ideia, Existem dois grandes cérebros de Radares de Abertura Sintética na Europa..

          Um está em Itália, o outro…está em Portugal, e foi meu Professor na Faculdade.
          Basicamente foi o homem que revolucionou os radares de abertura sintética a nível mundial!!

          Dinheiro que isto trouxe ao País?
          ZERO!!

          Tenho a estranha sensação(para não dizer a certeza), que existem elementos Portugueses, que recebem algo por fora, para acabar por fazer contratos que beneficiam outros Países e prejudicam o nosso..

          exemplos de tecnologia nacional:

          1º Drone do mundo capaz de dar a volta ao planeta terra sem reabastecer:
          http://www.tsf.pt/vida/ciencia-e-tecnologia/interior/e-portugues-o-1-drone-capaz-de-dar-a-volta-ao-mundo-sem-reabastecer-4139972.html

          http://airray.tekever.com/ar5/

          Gostava que Portugal de uma vez por todas apostasse no que é nosso..

  18. Avatar de PF
    PF

    Os submarinos como é que ficou a questão dos submarinos!
    Consultores, alguns generais, rendimentos não declarados, off-shores …

    1. Avatar de viriato
      viriato

      Houve uns documentos que “desapareceram”, convenientemente da mala de um carro enquanto umas certas pessoas foram jantar. Que azar, foram logo “assaltar” aquele carro para roubar uns papéis que não tinham valor nenhum.

  19. Avatar de Sr Boss
    Sr Boss

    Isto tem aqui muito ignorante. Não percebem nada do que falam. Não percebem nada da importância das Forças Armadas num Estado por forma a manter um integridade da nossa cultura. Gosto de ler alguns comentários e dá logo para perceber o porquê do nosso país estar como está. Parabéns pela demonstração de falta de inteligência. Forças Armadas Não, mas fazer visitas às prisões onde estão políticos presos sim…