Exames Nacionais: reprovações a Matemática voltam a aumentar

41 Comentários

Ontem foi dia de 646 escolas de Portugal afixarem as classificações finais da primeira fase dos Exames Nacionais.

Matemática A, uma das principais disciplinas de ingresso ao Ensino Superior, registou uma das descidas mais acentuadas na média e as reprovações voltaram a aumentar. Pelo contrário, Física, Química, Biologia e Geologia foram as disciplinas onde a classificação média registou uma subida mais positiva.

exames nacionais


Foram 23 as disciplinas sujeitas a exame nacional na primeira fase, sendo que Português, Biologia, Geologia e Matemática A, foram as que registaram um maior números de provas realizada.

Ontem foi dia de divulgar os resultados das 329 887 provas… resultados que não foram muito positivos. A maioria das médias nacionais desceu, ligeiramente, e as reprovações subiram, nomeadamente, em Português e Matemática A, de 12º ano.

A média de Matemática desceu 0,8 valores, ficando este ano nos 11,2, e a taxa de reprovação foi de 15%, ultrapassando de forma considerável os 11% do ano anterior.

usados_pplware_manuais_escolares

Já na disciplina de Português, a média, que o ano passado foi de 11 valores, este ano ficou-se pelos 10,8. A taxa de reprovação foi de 7%, contra os 6% do ano anterior.

As disciplinas de Física, Química, Biologia e Geologia registam uma subida de 12 pontos na classificação média, enquanto a disciplina de História regista uma descida de 12 pontos.

De notar ainda que, à semelhança dos anos anteriores, os alunos internos obtêm classificações mais elevadas do que as alcançadas pelos alunos autopropostos, com excepção da disciplina de Inglês.

Submeteu-se à primeira fase dos Exames Nacionais? Ficou satisfeito com os resultados que obteve?

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Ribeiro
    Hugo Ribeiro

    Pudera, tantas pessoas a fazer contas e concluem que o iPhone compensa, só pode ser um calculo errado

    1. Avatar de Marco M
      Marco M

      Olha Hugo Ribeiro, quanto a matemática eu não sei… Mas tenho a certeza tu não passarias num teste de inteligência rudimentar para alunos da quarta classe.

      1. Avatar de Alguem
        Alguem

        Adoro vir aos comentários do PPlware e encontrar os maiores génios da humanidade! 😛

        1. Avatar de Goncalo
          Goncalo

          +1
          Realmente, o iPhone uma escolha inteligente? So pode ser para rir. Mas parece que o numero de gente inteligente afinal esta a aumentar, o iPhone esta a baixar nas vendas mundiais.

          1. Avatar de PMS
            PMS

            batatas

          2. Avatar de NT
            NT

            Concordo com o PMS… e ketchup!

      2. Avatar de Hugo Ribeiro
        Hugo Ribeiro

        ahah se tu nao fosses minimamente burro sabias que so fiz o comentario para que viessem voces iFans meter nojo, quem é o burro? consegui o que queria

        1. Avatar de Alguem
          Alguem

          Não te vou chamar de burro mas se te contentas com um debate insignificante na internet talvez seja porque não tens capacidade para mais…

          1. Avatar de Hugo Ribeiro
            Hugo Ribeiro

            o que tu queres é saber das minhas capacidades…

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Será que é um mau cálculo?
      Ou um cálculo simples de quem estudou, teve boas notas a matemática e agora tem um bom emprego? Pensa lá bem.

      1. Avatar de PMS
        PMS

        iphone = bom emprego?

        1. Avatar de Hugo Ribeiro
          Hugo Ribeiro

          é para ele…meu acorda para a vida, ha pessoas desesperadas que compram o iPhone e nem dinheiro ha para comer. isso é uma moda, ja foi tempo em que se comprava iPhone so quem podia, agora toda a gente pode ter…bom emprego…LOL vejo tantos a part time no continente com um iPhone, é bom emprego?

  2. Avatar de Str
    Str

    Penso que a matemática enquanto disciplina sempre foi incompreendida. Não é normal tanta gente não gostar de matemática,também nunca gostei, estes resultados não são normais. É uma disciplina “demonizada”. Penso que a raiz do problema está mais à montante.

    1. Avatar de PMS
      PMS

      Apesar de sempre ter gostado muito de matemática, concordo absolutamente.

      Há países em que a carga horária dá um privilégio muito maior à matemática. Os alunos cá têm uma carga semanal de escola superior à dos outros países sendo que “aprendem muita coisa sem interesse”. Mais valia ter menos horas mas mais bem distribuídas com grande relevância para a matemática (que é fundamental)

      1. Avatar de Str
        Str

        Nunca fui grande fã, mas com muita pena minha, porque até é super interessante,acho mesmo que é das ciências mais interessantes. Mas penso que a forma como é ensinada não é a melhor, daí dizer que o problema estar mais a montante.

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Eu acho que o maior problema da Matemática é mesmo a maneira como é ensinada.
      Durante o meu curso de engenharia foi onde consegui tirar as melhores notas e finalmente entender o que se pretendia. Até ao secundário os professores seguiram todos o programa que claramente é ineficaz.

  3. Avatar de Kobe
    Kobe

    Já lá vão 7 anos desde que fiz os exames nacionais. E depois de ver os resultados (média nacional e resultados da minha ex-escola secundária) posso dizer que “isto vai de mal a pior”. Resultados miseráveis no geral
    No entanto, vejo cada vez maior adesão destes quase-adultos aos festivais, ás viagens de finalistas e ás fotos à entrada do Urban…

    1. Avatar de PMS
      PMS

      Sinceramente, não aprecio muito a análise “no meu tempo é que……”

      Eu fui caloiro em 2011 / 2012
      Posso dizer que a média do meu curso era de 15,3 e no ano em que eu entrei foi de 13,1.
      (Apesar que teria entrado em qualquer um dos anos)
      As médias dos exames de matemática desceram drasticamente de um ano para o outro. É fácil dizer “a juventude está perdida” mas, e até segundo os professores entendidos, houve uma mudança de exigência de um ano para outro e que se tem mantido mais ou menos constante. Um 15 de agora é um 18 de há uns anos…

      Os tempos mudam e a juventude muda, acho sinceramente que às vezes é melhor comparar os graus de exigência e dificuldades dos exames.
      (E há mais. Antigamente era mais fácil a média dos exames serem muito superiores, já que as privadas “faziam exames à porta fechada”)

      1. Avatar de Kobe
        Kobe

        Eu concordo contigo. Não sou apologista a esse tipo de comparações. O grau de exigência é um fator preponderante.
        No entanto, a minha análise foi feita com base nos resultados, principalmente nesta escola secundária. Vi dezanoves e vintes, mas a maioria teve notas a rondar os…3 valores.
        “Exames á porta fechada” ahah

      2. Avatar de Alex
        Alex

        “Um 15 de agora é um 18 de há uns anos”…

        Muito pelo contrário… Um 15 de agora equivale a um 11 de à alguns anos. Antes para se tirar um 15 era preciso saber-se, agora tirar um 15 é “peanuts”. Agora os meninos têm de passar e ter boas notas, nenhum docente quer ficar toda a vida no mesmo patamar da carreira.
        O que vale é que quando chegam à faculdade e fazem a 1ª frequência, o QIzinho inflacionado dos meninos vem logo cá ter abaixo…
        Depois ouvem-se dizer: “mas eu nunca tive negativas, sempre fiz tudo com boas notas! O que se passa comigo??”
        O que se passa é vos foi dito que sois mais inteligentes do que sois realmente…

        Mas a culpa não é vossa, é do sistema “facilitista” que infelizmente vos foi dado como hábito corrente. Vai custar? Vai. Mas a seu devido tempo ides parar ao vosso verdadeiro patamar.

        Peace

    2. Avatar de Professor de Português
      Professor de Português

      A palavra ás (com acento agudo) está associada ao campo semântico do jogo (de cartas, de dominó ou de dados)
      Exemplos: «o/um ás de copas»

      Às (com acento grave), é uma contração da preposição “a” com o determinante/artigo definido “as”, transportando o valor de movimento no espaço e/ou no tempo.

      Exemplo: “Às viagens de finalistas…”

      1. Avatar de PMS
        PMS

        Fico bastante reconhecido pela tutela linguística que foi providenciada por si através de uma abordagem lúdica e educativa nesta unidade de debate temático

      2. Avatar de Kobe
        Kobe

        Obrigado pela correção 🙂
        Continuação de um bom trabalho. Ai não, o ano letivo terminou. Bom proveito dos 3 meses de férias

    3. Avatar de LOL
      LOL

      Ahahahha Kobe, posso-te dizer que no ano em que fiz o meu exame de Matemática ( 2 anos atrás ) a média nacional foi apenas um pouco maior do que 7,5 valores … Acho que a olhar para este ano e para o ano passado até não foi tão má 😛

      1. Avatar de LOL
        LOL

        Quis dizer , pouco maior que 8,5 *

    1. Avatar de gigbola
      gigbola

      isso é treta, eu tb deixei de fazer os tpc no secundário e as notas continuaram as mesmas, a razar o 10

      1. Avatar de gigbola
        gigbola

        o mais provável é terem programas mais acessíveis com um aumento de dificuldade menos agressivo, com menos repetições de matéria que é o contrario do nossos programas, que facilmente vão do 8 ao 80

        1. Avatar de gigbola
          gigbola

          entre outros factores que por cá falham a grande e a francesa por falta de investimento nos recursos humanos necessarios

      2. Avatar de NT
        NT

        Não são só os TPC… Para quê estudar para passar um teste? Será que isso é assim tão correto? E por passar o teste entendestes a matéria ou só ‘decorastes’?
        Agora só vistes o vídeo até +/- 1 minuto? Vê o resto.
        Tipo 20Horas por semana? E sim aprendem.
        Têm aulas de tudo e mais alguma coisa. (tipo vês crianças a ‘trabalhar’ com máquinas pesadas e a pegar num martelo na primária!)
        Precisamos de um sistema de educação e não um sistema de formatação, onde apenas aprendes a ler/escrever (mal como eu…) e a fazer contas para ‘trabalhar’ a ‘encher chouriços’. Não se ensina a pensar…

  4. Avatar de RDastr
    RDastr

    Talvez porque andam sempre a aumentar a dificuldade? Para quê? Para ganhar na mesma 500€? lol

  5. Avatar de int3
    int3

    eu gosto de matemática. mas só comecei a entender quando apliquei no mundo real. inclusive números complexos e cálculos integrais e derivadas etc uso e já usei em trabalho.
    Esta gente precisa de ver onde é aplicado para se motivar e apoiar á compreensão mais prática do que teórica.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Concordo plenamente!
      Por esta altura estou em fase de exames de 12ºano. Sinto algumas dificuldades a estudar matemática, não percebe quase nada. Não há matérias que me coloquem interessado em saber a razão de eu estar a fazer aquilo. Simplesmente vou adquirindo pouco conhecimento matemático e o pouco que vou aprendendo cai no esquecimento.
      Complexos, derivadas, limites, razões trigonométricas são temas essenciais para a progressão dos estudos, por isso aparecem sempre nos exames nacionais. Depois pergunto-me… Se isto é tão importante, se um dia tiver a oportunidade de trabalhar, para que é que isto servirá?
      Como eu, existem pessoas por todo o país que interiorizam o que aprendem e sei lá… se for preciso construir uma máquina têm de utilizar derivadas (por algum motivo). Certamente, muitos vão sentir dificuldades, sabem calcular derivadas mas desconhecem em que contexto pode ser utilizada qualquer função deste género.

  6. Avatar de David
    David

    Querem formar humanos ou maquinas para alimentar a economia? se querem humanos a matemática não é assim tão importante, o investimento terá que ser no desenvolvimento emocional e espiritiual e mesmo assim vão conseguir melhores resultados no geral das disciplinas, se querem maquinas continuem assim que o sistema escolar está a filtrar os “fracos” dos “fortes”, os fortes depois só conseguem ver números e organizar a sociedade em números como máquinas.

    1. Avatar de Zé Montanelas
      Zé Montanelas

      Infelizmente a escola programa robôs que memorizam factos ou fazem mímica de sequências procedimentais, tudo aplicado a pseudo-problemas sem nexo, nem propósitos ou valores humanos, não se treina qualquer tipo de pensamento critico e empírico, não é de admirar o pouco que vale alguma coisa também se esqueça num curto espaço de tempo

      Esta cegueira de ensino da era industrial é uma tristeza e ignorância em termos gerais

  7. Avatar de Luna Pacheco
    Luna Pacheco

    Fiz os exames de Francês, História A, Geografia A e Inglês (exame escola).
    O exame de francês em si não foi muito difícil, mas os critérios foram super exigentes. Só para terem uma idea, as escolhas multiplas estavam em grupos, e em alguns bastava uma errada para o conjunto valer zero.
    Fiz com 5 outras pessoas e não houve uma única nota acima de 10. Foram quatro 8 e um 5. Infelizmente reprovei porque fiz o exame como externa – mudei de curso recentemente.
    História A, pensava que ia ter uma nota razoável, mas tive um 8.3. Não sei o que aconteceu, mas acredito que seja culpa dos critérios demasiado exigentes também.
    Já Geografia foi um bocado mais fácil, consegui um 13.4 e fiquei contente.
    Por fim Inglês foi o que me correu melhor, 14.5 na escrita, 19 na oral, mas a prova escrita podia ter sido melhor se houvesse mais tempo (foi só 1h30m e não deu para rever nada)
    Enfim, é rezar para que a segunda fase corra bem.

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      Boa sorte para a segunda fase 🙂

      1. Avatar de Fatima
        Fatima

        Quantos valores têm as respostas das escolhas múltiplas de matemática?

  8. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Ui,então no meu tempo é que era !! Nos anos 90,anos 2000 quando se chegava à Faculdade uma pessoa tinha 2 cadeiras anuais que eram Análise à Matemática I,no 1º ano,e Análise à Matemática II no 2º ano.Dou estes 2 exemplos.Olhem,sabem quantas pessoas passavam em Junho,na 2º frequência(ou no exame final),a estas disciplinas ?? Entre 5 a 10 % de todos os alunos matriculados nelas de cada curso.Haviam,inclusivé,cursos,em que não passavam nenhuns alunos caloiros do 1º ano.E os alunos retidos nelas eram tantos que era impossível contá-los !! Dou só esta ideia,de cerca de 100 alunos a fazer a prova final a esta cadeira em Junho,só(e só mesmo !!),passavam cerca de 10 alunos.Agora,tenham lá uma ideia do que era ter Matemática na Faculdade.Agora,esta notícia destas reprovações a Matemática no Secundário em nada me surpreende !! Cada ano para ano vai ser muito pior !!

  9. Avatar de NT
    NT

    Fazem lembrar a treta da tabuada… Nunca decorei e nem sei…
    Aprendi a do 2, 3 e 5(quem não sabe essa… já agora a do 10) mas com essas 3 posso fazer todas as outras. Tipo 8 X 4 (não sei)… Mas sei 8 x 2 = 16 e sei que 16 x 2 é 32 portanto 8 x 4 é 32.. faço as contas assim de cabeça em vez de estar a ‘cantar’ a tabuada até chegar ao 8 x 4 e como sei fazer as contas de multiplicar (não estão decoradas) facilitam imenso as divisões… Agarrando no mesmo exemplo 32 / 4 = (32 / 2) / 2 = 8 à primeira vista parece complicado mas não é. Não sei onde aprendi isso assim mas sempre fez mais sentido do que estar a decorar.