Exames Nacionais: Há cada vez mais serviços de falsificação de notas escolares

31 Comentários

A época de exames nacionais e avaliações escolares é uma das mais propensas para as práticas ilícitas de adulteração de notas. O alerta foi dado pela agência de segurança Kasperksy, fruto de uma investigação que revelou vários sinais de alerta. A pressão colocada nos estudantes fomenta a falsificação dos resultados.

Ao mesmo tempo, os hackers criam diversas soluções para dar resposta à crescente procura.

exames nacionais notas resultados estudantes Kaspersky


Os hackers estão a aproveitar a pressão que os estudantes sofrem durante a época de exames nacionais e avaliações finais para lhes oferecerem serviços ilegais. Sobretudo as ferramentas que permitem a falsificação das notas e resultados académicos. Isto é, perante a procura destes serviços, cria-se uma maior oferta.

 

A pressão causada nos estudantes pelos exames nacionais

Com as perspetivas de futuro, sucesso académico, ou aprovação familiar a depender deste resultados, é natural que a pressão seja uma constante. Desse modo, todas as soluções são cogitadas, incluindo as que contornam os traços da lei. Por conseguinte, há cada vez mais opções de adulteração de notas a surgir na internet.

Assim, assegurando-se, ao mesmo tempo, de que os mesmos são fáceis de encontrar através de uma pesquisa rápida na Internet, os hackers avistaram um novo mercado. O medo dos estudantes em não conseguirem chegar ao curso pretendido faz com que seja cada vez mais simples encontrar meios para alterar resultados e notas de exames nacionais, entre outros.

O alerta dado pelos investigadores da Kaspersky é universal. Estamos perante uma realidade já verificada. Isto é, os relatórios referentes ao acesso que é feito por parte dos estudantes aos sistemas escolares para mudar as notas, melhorar os registos de assistência, ou interromper exames não são novos.

 

A tentação de alterar notas ou resultados

Aliás, nem estes nem a disponibilização de certificados e diplomas falsos. Com efeito, nos últimos anos a Kaspersky verificou o crescimento de uma indústria clandestina. Esta facilita a vida dos estudantes, oferecendo-lhes fóruns de discussão, guias, bem como vídeos sobre como desenvolver estes processos.

Portanto, sendo uma temática recorrente, a Kaspersky resolveu aprofundar a investigação. Fê-lo com o intuito de analisar este tipo de fraudes que grassam no mundo académico. Assim, foi já sem surpresa que se aperceberam da facilidade em encontrar estes serviços de adulteração de notas e resultados de exames.

Na prática, com uma pesquisa online no passado dia 12 de junho, descobriu-se um fornecedor de serviços para a falsificação de notas e diplomas que, com um simples formulário de pedido permite que o aluno selecione o tema, o nível da classificação e a instituição de emissão.

 

O alerta é dado pelos investigadores da Kaspersky

Além disso, os investigadores examinaram alguns dos sistemas de informação escolares mais utilizados e descobriram que, em conjunto com um historial de erros já reportados, em muitos deles é apenas necessário introduzir um nome de utilizador e palavra-passe para autenticar o acesso dos estudantes, pais e professores.

Isto faz com que estes sistemas sejam completamente fáceis de hackear através da utilização de credenciais roubadas ou reutilizadas. A partir daqui fica dado o alerta após as conclusões da Kaspersky. Há, portanto, uma relativa facilidade no acesso às plataformas de controlo e tal está a ser explorado pelos hackers.

À medida que a educação se torna mais digital e conectada, os sistemas de informação que são utilizados proporcionam novas oportunidades. Incluindo para hackers que tenham apenas capacidades médias nesta área. Por outro lado, quem não queira fazê-lo por si próprio acaba por conseguir encontrar serviços de hacking online que o façam.

A nossa investigação descobriu também um fornecedor, que a troco de um valor acordado, criava qualquer certificado. Aqui sempre a pedido pelo utilizador. Para a maioria dos jovens que trabalham bastante para se prepararem para os exames nacionais, bem como para os colégios e universidades, este engano pode acabar por ser desmoralizador.

Já para não falar que a fraude em educação é crime. Os professores não são especialistas em segurança. Ora, pode acontecer que não saibam como proceder neste tipo de situações. Felizmente há alguns passos simples que as instituições de ensino. Aqui bem como as pessoas selecionadas para avaliar os alunos podem seguir, afirma David Jacoby, investigador na Kaspersky.

 

Concorda com estas conclusões da Kaspersky?

 

Regresso às aulas: peça já os vouchers para manuais escolares gratuitos na MEGA

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    Solta o Socrates que ha em ti…
    Estudar que é bom… tá quieto…

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Relvas..

  2. Avatar de Marco
    Marco

    Como é que o Miguel Relvas faz Erasmos?
    Atravessa a estrada!

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Eu nem acredito no que li.Mas que vergonha !! 😐

  4. Avatar de Hugo
    Hugo

    Mão pesada nos beneficiários deste tipo de serviço, esses mini corruptos.

  5. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    O artigo está pouco claro. É lançado no ar a possibilidade de alteração de notas, mas no fim é apenas mostrado um exemplo com a possibilidade de adulteração de um certificado de notas?
    Olhando para a nossa realidade nacional isso tem algum efeito? Efectivamente alteram os valores dos exames nos sistema informático central?

    1. Avatar de BA
      BA

      Sergio J, não é preciso alterada em sistemas centrais. Quando te pedem um certificado de habilitações não vao de seguida ligar para a instituição que supostamente o emitiu para validar se é veradadeiro ou não. Se alguem conseguir forjar um diploma / certificado de habilitações que não se consiga distinguir de um verdadeiro, no final do dia, passa como verdadeiro. Não importa a nota no sistema central porque a mesma não é validada por externos. Este é o alerta que deve ser tido em conta deste artigo.

  6. Avatar de Yupi
    Yupi

    Muitaaa fixe e loouco tambme há possibilidade para Doutoramentos?

  7. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    “A pressão causada nos estudantes pelos exames nacionais” :facepalm:

    Os meninos partem-se, não é? Chegam ao mundo profissional, casam e têm uma casa e carros para pagar, filhos para sustentar e aí há zero pressão, é tipo férias pagas permanentes.

    Estudem e parem com a choradeira todos os anos, tal como todos fizemos na nossa altura!

    1. Avatar de int3
      int3

      Agora acrescenta aí a esse mundo profissional + estudar à noite na faculdade a integral e retira os filhos.
      Basicamente agora é que estou de “férias”, ainda trabalho como é evidente, mas durante o ano letivo nunca tenho férias. Nunca tenho fins de semana, ou raramente tenho. Depois há alunos de dia que dizem que é difícil e não têm tempo? NÃO TEM TEMPO LOL.

      Tadinhos.

      1. Avatar de TugaModerno
        TugaModerno

        Não é porque trabalhas como um escravo que todos tem que fazer o mesmo.

        1. Avatar de int3
          int3

          Não estou a dizer que todos têm que fazer o mesmo.
          Há tempo para tudo.

          1. Avatar de TugaModerno
            TugaModerno

            Entendo, mas fica a mensagem para quem ler. Nem todos tem estrutura física e mental para tanto. De qualquer modo és livre para fazer o que quiseres.

    2. Avatar de TugaModerno
      TugaModerno

      Nem todo mundo precisa estudar.

      1. Avatar de int3
        int3

        então? ficas com uma nação de burros ignorantes? se não estimulas a capacidade cognitiva e intelectual das pessoas a sociedade torna-se uma sociedade de burros. Isso é das coisas mais perigosas que podes ter. sociedade desinformada.

        1. Avatar de TugaModerno
          TugaModerno

          Na verdade não.
          Estudo básico apenas para fins de base, o resto você mesmo faz sem depender dos outros. Sou do tipo autodidata e ganho dinheiro com renda (aluga casas que herdei de herança e outras que consegui investindo em bitcoin no início). Ou seja, trabalho se eu quiser, pois sou independente. Além disso, sou muito a favor do ideal de empreendedorismo. Nada é melhor do que você mesmo ser seu chefe e não ser lambaio dos outros.

    3. Avatar de Olga Passos
      Olga Passos

      O senhor de certeza wue não é pai.caso fosse percebia que existe uma pressão muito maior do que ha uns anitos atrás. Eu também estudei e sei ver as diferenças
      Se é pai.lamento pelos seus filhos

  8. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Estupidez ao quadrado…

    Não só lhes falta inteligência para tirar notas decentes, como não conseguem ver que (ao fazerem batota) estão a criar um sério problema a longo prazo – pois, vão ser maus profissionais ou incompetentes, na área em que se estão a formar, e com isso vão futuramente manchar a sua reputação profissional.

    Não estão bem preparados à primeira? Tentem uma segunda vez… (Há tanta gente, até bem conhecida, que fez isso.)

    1. Avatar de TugaModerno
      TugaModerno

      O mundo é dos espertos, se você não é um pra driblar o sistema e o status quo, então siga a maioria.

      1. Avatar de GM
        GM

        Deve ser essa a educação que recebeste em casa…

        1. Avatar de TugaModerno
          TugaModerno

          Garanto que sou mais esperto que você, pois ganho dinheiro sem trabalhar no sentido de ser escravo de uma empresa ou de um chefe mandrião. Sou empreendedor e também vivo de renda, além de ter ganho uma grana com bitcoins no início que todos criticavam. Tenho tanto dinheiro que nem preciso trabalhar, se eu quiser.

          1. Avatar de GM
            GM

            Acredito que sejas mais esperto. Boa sorte!

    2. Avatar de Paula Barum
      Paula Barum

      Tanto disparate junto!!! Falta de inteligência? Há muitos alunos que tiveram boas notas ao longo de 3 anos e espalham-se nos exames!!! É justo? É justo que quem andou na ronha durante 3 anos a passar à justa estude 1 mês e tenha melhores acessos à universidade? E no meu tempo não existiam exames acesso.

  9. Avatar de Alex
    Alex

    Não há links? Ou um email para contacto? xD

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Também não me importava de ter acesso a essas informações

  10. Avatar de dqdd
    dqdd

    isto tem alguma coisa a ver com Portugal?

    1. Avatar de Rui Bacelar

      O Google e outros motores de busca não estão disponíveis em Portugal? É quanto basta para com um pouco de pesquisa encontrar este tipo de serviços.

      1. Avatar de dqdd
        dqdd

        não encontrei. link sff

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    Era assim que o Tomás Taveira lhes dava as boas notas e hoje são bem sucedidas na vida 🙂

  12. Avatar de jakim bonifácio
    jakim bonifácio

    que eu saiba os exames ainda são feitos em papel! basta verificar os dados do histórico escolar pra se apanharem os aldrabões!