EVE-NG: Um emulador fantástico de equipamentos de rede

11 Comentários

Precisa de aprender a configurar equipamentos de rede mas não tem dinheiro para adquirir os equipamentos? Precisa de testar um cenário de rede mas não tem equipamentos disponíveis? Não se preocupe, pois pode começar já a explorar e a aprender a configurar os mais poderosos equipamentos de uma rede de dados.

Depois de apresentarmos o fabuloso GNS 3 e o Packet Tracer da Cisco vamos hoje conhecer a plataforma EVE-NG.



Para quem não conhece, o EVE-NG é a versão mais recente (evolução) da poderosa plataforma UnetLab. A nova plataforma EVE é uma plataforma totalmente grátis e foi desenvolvida por Andrea Dainese. A grande diferença desta plataforma para outras é o facto dos laboratórios poderem ser realizados através de um simples browser. A plataforma está disponível através de uma simples imagem  .OVA e pode ser executada em qualquer simples Windows, Linux ou macOS.

A lista de fabricantes que é possível emular no UNETLAB/EVE-NG é extensa, e inclui a Cisco (IOS, IOS XE, IOS XR, ASAv, vWAAS, vIOS, vIOS L2, vNAM, vWLC, ESA, WSA, NX-OS, Cisco Firepower, CSR1000V, IOL), Juniper, Dell, F5, HP, Citrix, Mikrotik, Fortinet, PfSense, Palo Alto, Aruba, Alcatel, Check Point, entre outros.

Para ajudar os nossos leitores a explorar esta plataforma, vamos disponibilizar nos próximos dias alguns tutoriais. Estejam atentos.

Homepage: EVE-NG

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de V3rm3
    V3rm3

    Excelente ferramenta. Parabéns pelo artigo e espero pelos tutoriais 🙂

  2. Avatar de Anónimo António
    Anónimo António

    Grande artigo! Muito util para quem quer praticar para as certificações Cisco.
    fico a espera dos tutoriais..
    Ainda nao experimentei esta ultima versão mas está na calha para instalar..

  3. Avatar de Luis Costa
    Luis Costa

    Estou curioso para a experimentar, excelente artigo Pedro 😀

  4. Avatar de Rudolfo Correia
    Rudolfo Correia

    5 *

  5. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    Sim, fico à espera pelos tutoriais … Parece ser bastante interessante …

  6. Avatar de luid
    luid

    Bom artigo espero que venha uns labs para CCNA.

  7. Avatar de Pedro Alves
    Pedro Alves

    Boa noite,

    Existe alguma data prevista para o lançamento dos referidos no post.

    Cumprimentos,
    Pedro Alves

  8. Avatar de Wellington Amorim
    Wellington Amorim

    Bom artigo Pedro! Vai ter sequência?

  9. Avatar de MARCELO GUEDE S LIMA
    MARCELO GUEDE S LIMA

    Quando coloco roteadores na plataforma, ate ai tudo bem, mas quando vou ligado, aparece umas mnensagens ERRO , sem licenca..

    o que deve ser?

  10. Avatar de Rubens Lima
    Rubens Lima

    Boa tarde pode me ajudar com um problema no eve-ng? fiz a instalação e configurei uns equipamentos como o linux ubuntu, mikrotik, pfsense mas eles não iniciam, dou start nele mas não vai.