Europa: Transferências bancárias vão ser instantâneas e grátis

48 Comentários

É já a partir do próximo dia 21 de novembro, terça-feira, que as transferências bancárias para a Europa vão ser quase instantâneas e o melhor de tudo é que serão grátis. Tal cenário é possível graças ao sistema TIPS (target instant payment settlement) que facilitará todos os processos ao nível das transações.


O Banco Central Europeu (BCE) vai arrancar já com o sistema TIPS que permitirá a realização de transferências bancárias em apenas 10 a 20 segundos entre países da Europa. Atualmente uma transferência bancária entre países europeus pode demorar até 24 horas, isto se considerarmos que a transação foi realizada num dia útil que não sexta-feira.

De acordo com o BCE, o TIPS permitirá aos cidadãos e às empresas efetuar pagamentos através do seu banco, em qualquer ponto da área do euro numa questão de segundos, contribuindo para aprofundar a integração da área do euro.

Por agora as transações com esta tecnologia apenas estarão disponíveis na Espanha, Alemanha, Itália, Áustria, Estónia, Letónia, Holanda, Finlândia e Lituânia (num total de 585 bancos) e para um valor máximo de 15 000 euros. No entanto, segundo o BCE, o objetivo é mesmo alargar esta plataforma a todos os 31 países e bancos europeus dentro da Zona Única de Pagamentos em Euros (SEPA) até novembro de 2018.

Não se sabe ainda quando é que Portugal entrará na lista de países com suporte para este novo sistema de transações.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Machado
    Pedro Machado

    No entanto para transferir a me##@ de 1€ entre dois banco nacionais pago 0,50 + 0,02€…

    Parece a história do Roaming, na Europa é grátis, dentro do país pago…

    Os senhores euro deputados assim já podem mandar o dinheiro há vontade sem taxas…

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      No caso do meu banco, se utilizar a aplicação ou o site deles pago algo parecido com isso, 0,50€+0,02€. Ou seja, se preciso de fazer várias transferências, o melhor é mesmo ir ao multibanco, que assim já não pago nada e a demora é a mesma que se fosse feita na aplicação e pagando…

      1. Avatar de Pedro Gonçalves
        Pedro Gonçalves

        Tens mesmo que mudar de banco. Eu crédito agricola não pago absolutamente nada.

        1. Avatar de iscas
    2. Avatar de A.M
      A.M

      Usem MBWay, para já em Portugal é gratuito, qualquer valor e inter bancária

      1. Avatar de Pedro Gonçalves
        Pedro Gonçalves

        Já alguma vez tiveste que contactar o suporte do MBWay? Se tivesses nem sequer o utilizavas… Aliás, qualquer serviço PT empresas.

        1. Avatar de A..M
          A..M

          Não precisei, pois o serviço funciona muito bem, a única coisa que noto nesse comentário é um perfeito desconhecimento do serviço MBway, não basta dizer mal, usa e depois comenta. mas aqui não se comenta MBway, só dei a ideia em função do que se comenta em relação a transferências e custos.

          1. Avatar de Pedro Gonçalves
            Pedro Gonçalves

            Por ter usado é que comento.

            Estive mais de 2 semanas à espera de uma resposta do mbway (e passaram 3 vezes a chamada) para conseguir colocar a funcionar num site de um cliente, até que o cliente preferiu eliminar essa forma de pagamento. Já tive no total 4 clientes abandonaram por conpleto o MBway.

            Em relação à cloud da PT, um cliente teve que arranjar um servidor externo porque não consguiam colocar o site dele no ar no PT empresas….

            Fora outros feedbacks que tenho, mas esses não falo porque não se passaram directamente comigo.

            Acabo por dizer que usa quem quer, e eu estou apenas a partilhar a experiência que tive.

          2. Avatar de Pedro Gonçalves
            Pedro Gonçalves

            Aliás, pelos teus 3 comentários (copy/paste) neste post, parece-me que a tua credibilidade é mais questionável que a minha… cheira-me a publicidade, não?!?

          3. Avatar de Tiago
            Tiago

            Concordo, funciona muito bem, mesmo ao fim de semana.

        2. Avatar de pedro costa
          pedro costa

          PT Empresas???? O MBWAY é da SIBS e não da PT

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Eu estava a estranhar os comentários, mas…. deixa andar, lol.
            Basta ir aqui e confirmar: https://www.mbway.pt ou https://www.sibs.pt

      2. Avatar de Marco Lopes
        Marco Lopes

        Nem todos os bancos isentam os clientes das comissões de transferência entre contas… e no que toca ao MBWay, elas são ainda mais PESADAS! Bancos como o BCP “roubam” 1,30 euros por cada transferência MBWay!!!

    3. Avatar de Dedro Seca
      Dedro Seca

      Pedro Machado, não nós precisamos preocupar com os valores que os srs eurodeputados possam transferir pois serão sempre grojetas (TIPS) e assim ninguém desconfia de grojetas de €15.000.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Está a pensar nos subornos de George Soros a 226 Eurodeputados para minarem e destruírem a União Europeia? 🙂
        Estão lá deputados do PS, PCP e BE. Quem diria que a extrema esquerda aceitava subornos dos capitalistas!!!!!
        http://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=12728.0

        1. Avatar de antonio
          antonio

          Deixa de ser parvo.

    4. Avatar de Marco Garces
      Marco Garces

      Precisas de mudar de banco.

    5. Avatar de marco
      marco

      Pedro Machado. A culpa é tua. Se eles tiram é porque tu deixas e continuas no banco. A malta gosta de sobrevoar os contratos sem ler os detalhes e depois dá nisso. Muda de banco.

    6. Avatar de Marco Sousa
      Marco Sousa

      Sim porque são apenas os Eurodeputados que se deslocam. Não existem outras profissões que o exigem nem gente com família espalhada por essa Europa fora.

    7. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Pagas porque queres. Há cerca de 5 anos que não pago comissões online em transferência nacionais e à cerca de 2 que não pago qualquer tipo de comissão em transferências dentro União Europeia.

      1. Avatar de Marco Lopes
        Marco Lopes

        Existem diversos bancos que isentam os clientes, mas outros nem por isso… e mudar créditos associados, etc, etc, apenas para estar isento de comissões de transferência, não é uma boa opção…

    8. Avatar de Luis
      Luis

      Muda para a moey.pt que é gratis

  2. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Já ficava contente que as transferências nacionais, entre bancos diferentes, não demorassem 24 a 48h. E que não houvesse um limite horário para as fazer, sem que passem a ser consideradas apenas no dia seguinte.

    1. Avatar de GM
      GM

      +1000. E sem custos, porque se no MB a transferência entre OIC’s é gratuita, por que diabo de razão feita através da plataforma online de cada instituição bancária há-de ser cobrada uma COMISSÃO????? As instituições bancárias, ao invés de serem chamadas de instituições bancárias, deveriam ser chamadas de COMISSIONISTAS. Pois se cerca de 40% das receitas, a julgar pelas informações na comunicação social, são provenientes de “comissões”…….

      1. Avatar de A.M
        A.M

        Usem o MBway, é gratuito em Portugal, qualquer valor e inter bancária é instantâneo sem tempo de espera.
        pelo que vejo em vez de dizerem mal, à português, tentem inovar

        1. Avatar de marco
          marco

          Sim, mas a MBway é uma solução que nem devia ser necessaria pois transferencias rapidas e gratuitas devia ser o “padrão” entre todos os Bancos em Portugal (e Europa).

        2. Avatar de just a normal guy
          just a normal guy

          a questao aqui como ja disseste ninguem chamou o mbway para a mesa,portanto ve la se mudas de discurso,os bancos estao smp a impingir nos para usarmos os servicos online para nao nos deslocarmos ao balcao para lhes poupar trabalho,mas em vez de fazerem incentivos para o povo usar o banco online faz para o portugues ter que ir as caixas multibanco porque levam comisoes sobre tudo,só mesmo em portugal tristeza…”em vez de dizermos mal À portugues”?? caso nao tenhas acesso ao resto do mundo,o povo portugues nao é o unico que se queixa….gostavas mais que nos conformassemos com tudo… isto é um pais de intereses,graças a essa merda do mbway patrocinada pela Sibs,é que o Apple pay e Samsung Pay nao conseguem entrar no nosso pais,porque a mbway nao quer dividir os pagamentos moveis com ninguem…

    2. Avatar de A.M
      A.M

      Usem o MBway, é gratuito em Portugal, qualquer valor e inter bancário e no momento sem tempo de espera.

  3. Avatar de Marco
    Marco

    Nem as nacionais online o são na maioria dos casos …

  4. Avatar de Fernando
    Fernando

    Sim, na realidade com tanta tecnologia que temos hoje em dia, já é uma vergonha como se processam as transferências bancárias. Por exemplo, eu semanalmente preciso por dinheiro nas contas dos meus filhos e as vezes preciso de usar dinheiro de um banco diferente. O que é que eu tenho que fazer? Usar o cartão do banco X numa máquina multibanco que está no banco Y e a seguir usar uma máquina do próprio banco Y para fazer os depósitos nas contas deles, que desde que seja em dinheiro fica disponível na hora.

  5. Avatar de A.M
    A.M

    Usem o MBway, é gratuito em Portugal, qualquer valor e inter bancário e no momento sem tempo de espera.

    1. Avatar de Hugo Gonçalves
      Hugo Gonçalves

      Publicidade?

  6. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Uso o Revolut, podiam fazer uma review aqui no pplware! Permite cambios entre moedas que sao para mim as melhores do mercado e ainda permite pagamento instantaneo. Portugal tem de acabar com essa absurda taxa de 0.5€. Querem espremer o povo ao máximo.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      +1 Uma review do Revolut ou até mesmo uma comparação deste tipo de fintech’s podia ser interessante. Eu também uso Revolut e dá-me muito jeito mas parece-me que estão a cobrar cada vez mais comissões e a perder vantagens.

    2. Avatar de Pedro Gonçalves
      Pedro Gonçalves

      Mudem de banco e acabam essas “taxas”…

    3. Avatar de Luis
      Luis

      Mas depois o cartão nao passa na maioria dos comerciantes que apenas tem pos multibanco.

  7. Avatar de bruno
    bruno

    e com q dinheiro é q se pagam as despesas deles?? há q taxar

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Para além das taxas de 0,50 + 0,02€, preparem-se porque todos os clientes vão pagar comissões bancárias. Se cortarem o valor das transferências, os bancos carregam nas comissões!
    Mas as transferências instantâneas dão muito jeito, chega de estar à espera por 1 semana para que o dinheiro de 1 cheque esteja disponível, e o mais engraçado é que o dinheiro já não está disponível na conta que emitiu o cheque e o mesmo também não está na conta do beneficiário. Onde para o dinheiro durante uma semana? A render taxas overnight aos bancos?

    1. Avatar de censo
      censo

      Não esperas uma semana pela disponibilidade de um cheque. Fala sério. Tens de contar tudo o que se passou. Os bancos são empresas que prestam serviços, logo, tem de cobrar, pior ainda num cenário atual de taxas de juro mais baixas. Quando estas começarem a subir, voltam a aparecer as borlas.

      1. Avatar de GM
        GM

        O negócio principal dos bancos é vender / emprestar dinheiro, e por tal cobrar juros. Ora, se pretendes um crédito, seja ele pessoal, à habitação, automóvel, o que seja, o teu banco cobra-te uma determinada taxa de juro, unilateral (a tua única “arma” é voltar as costas e ir negociar com outra intituição, caso não concordes com a taxa). Seria justo quando queres fazer um depósito seres tu a impor a taxa de juro, certo? Não, porque o banco tem licença de exploração da actividade, e tu não. Ora, se o banco usa e abusa do teu dinheiro na tua conta à ordem, já não digo das contas a prazo / investimentos financeiros que possas e consigas ter, dinheiro esse que é remunerado de acordo com o que o banco entende, capital esse que é depois emprestado a outros com taxas de juro diferentes e superiores ao que o banco te paga, aí está o lucro/margem do banco. Daí tem pagar as suas contas. Agora, por cada piscar de olhos dar origem a uma comissão, não. Eu também, na minha actividade, gostaria de cobrar cada piscadela. O problema é que não consigo fazê-lo. A banca só consegue porque tem a conivência do BdP e BCE. Caso contrário, se estas duas instituições regulassem verdadeiramente o sector, não dava origem a estas vergonhas e as instituições seriam colocadas no lugar delas: actuarem como uma qualquer empresa!

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Muda para a moey.pt
      Tudo gratuito

  9. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    É engraçado ( mas sem piada nenhuma… ) mas quando foi para implementar a ideia de facultar as matriculas, no caso de um condutor ser apanhado em excesso de velocidade noutro país, Portugal foi dos primeiros a entrar… agora isto que é uma ideia muito boa para milhoes de pessoas… não sabe quando vai entrar… típico de Portugal…

  10. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Mudem para o ActivoBank e não deixam de pagar transferências bancárias, despesas de manutenção e anuidade dos cartões de débito e crédito e têm o banco aberto de Segunda a Sábado das 10h às 20h. (E tudo isto sem precisar de uma conta ordenado).

    1. Avatar de Joao ptt
      Joao ptt

      Se não deixamos de pagar transferências bancárias, despesas de manutenção e anuidade dos cartões de débito e crédito… para que está a recomendá-los? Não é a mesma coisa que os outros fazem?
      Banco aberto de segunda a sábado das 10h às 20h? Só se esqueceu de dizer que eles só têm 13 instalações.
      Claro que se morar próximo de umas das 13 instalações poderá achar vantajoso estarem abertos das 10h às 20h, já que os outros é das 8h30 às 15h/ 15h30.

  11. Avatar de Joao Pereira
    Joao Pereira

    Isto é tudo muito engraçado.
    Eu também tenho conta no ActivoBank mas para o crédito habitação nem considerei esse banco devido ao spread. Conclusão os bancos sem comissões nos cartões têm de ir buscar a outro lado…

  12. Avatar de Luis
    Luis

    Para aqueles que reclamam dos preços das transferências imediatas, têm a moey.pt do grupo credito agricola, onde as transferencias imediatas sepa são gratuitas! Basta mudar de banco ou abrir nova conta (basica) mas que é tudo gratuito. So paga mesmo se fizer pagamentos em paises diferentes do euro, onde ha conversão de moeda. De resto é tudo gratuito, manutenção é gratuita, mbway é gratuito , cartão mb gratuito, cartao virtual gratuito. Basicamente a conta é gratuita! E vale bem a pena. Tenho conta noutros bancos, mas quando quero fazer pagamento ou transfetencia, faço sempre via moey.