E se a Europa colocasse restrições ao 5G da Huawei? As perdas seriam de milhões de euros

44 Comentários

O mundo, há já algum tempo, que assiste a uma “guerra fria” entre os Estados Unidos e a China, com empresas como Huawei utilizadas como alvo e arma de arremesso (dependendo do lado da guerra). O desenvolvimento do 5G é sem dúvida um dos fatores que motivam as restrições impostas pelo governo norte-americano. Por cá, pela Europa, existem também países que começam a revelar desconfiança em relação à Huawei. Mas quanto é que isto pode custar?

Possíveis atrasos no desenvolvimento do 5G, decorrentes da exclusão da Huawei, podem impactar PIB europeu em 40 mil milhões de euros até 2035. Portugal, por exemplo, poderia perder cerca de 63 milhões de euros anuais com a exclusão da Huawei das redes de quinta geração.

E se a Europa colocasse também restrições à Huawei? As perdas seriam de milhares de euros


Restrições europeias ao 5G da Huawei

A agência de pesquisa Oxford Economics estudou os custos de uma eventual exclusão da Huawei do desenvolvimento das redes europeias de quinta geração. Em resumo, concluiu que os impactos negativos poderiam ascender a três mil milhões de euros anualmente.

Tal representaria um aumento de 19% do custo anual associado aos investimentos de implementação das redes 5G, o que significa cerca de 63 milhões de euros por ano em Portugal, enquanto na Alemanha esse valor poderá ascender aos 479 milhões de euros anuais.

Um atraso na implementação do 5G também potenciaria uma desaceleração da inovação tecnológica e uma redução no crescimento económico.

Restrições europeias ao 5G da Huawei

Neste contexto, a Oxford Economics estima que o Produto Interno Bruto português poderia sofrer, em 2035, um rombo na ordem dos 500 milhões de euros e que a França, por exemplo, contabilizasse uma redução do seu PIB de cerca 7,3 mil milhões de euros.

Perdas no valor de 40 mil milhões de euros até 2035

De acordo com o estudo da Oxford Economics, o PIB total que seria perdido a nível europeu é estimado em €40 mil milhões até 2035, tendo por base valores de 2020.

As conclusões da Oxford Economics são apresentadas no relatório “Restricting Competition in 5G Network Equipment throughout Europe“.

Os investigadores referem que a infraestrutura digital desempenha um papel cada vez mais essencial para alavancar a economia. Isto, terá um impacto especialmente durante esta fase de necessária recuperação económica pós-pandemia:

  • Velocidades de conexão mais rápidas, obtidas com redes 5G, e os potencias novos recursos dessa tecnologia são cruciais para aumentar os níveis de produtividade, que entraram em colapso face às consequências da pandemia.
  • No auge da crise, as redes de telecomunicações mantiveram serviços vitais de saúde, educação e emergência on-line, assim como deram continuidade ao funcionamento das empresas e conectaram amigos e familiares.
  • A implementação das redes de quinta geração pode estimular a recuperação económica a curto prazo.

A exclusão da Huawei seria dramática para a Europa? E para Portugal?

Em termos de perdas económicas líquidas a longo prazo, os resultados para a Europa não seriam os mais animadores. A restrição da concorrência propicia um aumento de preços, pelo que, reafirma o estudo da Oxford Economics, impedir um grande participante de competir na rede 5G e, consequentemente, limitar a concorrência, resultaria em custos de investimento mais elevados, atrasando a implantação das redes.

Um cenário de restrição resultaria num crescimento tecnológico e inovação mais lentos, menores rendimentos para as famílias e uma recuperação mais lenta da recessão.

Para Portugal, haveria um acréscimo de custos na ordem dos 63 milhões de euros por ano, podendo atingir os 95 milhões. Além disso, um milhão de portugueses não teria acesso a 5G em 2023.

Iria ainda assistir-se a uma redução do PIB estimada em 500 milhões de euros em 2035, podendo alcançar os 1.100 milhões de euros.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Quem ganha com isto são as empresas americanas como a Cisco.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Nope , cisco é core.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Se cisco é core, o que quer que isso significa, explica porque que o governo americano vai usar 5G feito pela Cisco.

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          A Cisco não tem a parte de radio (as antenas) nem de telemóveis. O Core é praticamente tudo o resto que fica entre uma e outra coisa, e a Huawei consegue cobrir desde o radio aos telemóveis, passando pelo Core.

        2. Avatar de ze
          ze

          Cisco não faz 5G nem tão pouco entra neste segmento, o investimento da Cisco no 5G limita-se a end-to-end, logo segmento empresarial.
          Quem vai ganhar vai ser a Nokia e a Ericsson, a Ericsson está à frente de toda a concorrência no 5G.

      2. Avatar de ze
        ze

        Nenhum operador com dimensão usa Cisco no core, grande maioria aposta em Juniper.

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Obrigado pelo esclarecimento 🙂

        2. Avatar de PML
          PML

          Conheço redes core de algums países e usam Cisco no Core IP (não no core móvel a que se refere este artigo). Sim, também usam Juniper (que está a perder mercado) e Nokia (que tem crescido muito – antigos Alcatel SR).

    2. Avatar de Peter Petrelli
      Peter Petrelli

      Nokia e ericsson all the way. Europe for the europeans! Somos o melhor continente do mundo, huawei jamais, xiaomis e companhia nem entram ca em casa.

      1. Avatar de Monte Gordo
        Monte Gordo

        Garanto-te que tens vários aparelhos feitos na china e desses alguns com software que “telefona para casa”…

        1. Avatar de PML
          PML

          Sim, e muitos destes Nokia e Ericsson são feitos na china, mas pelo menos a engenharia e parte do valor gerado fica na Europa!

      2. Avatar de So7t
        So7t

        Tambem penso o mesmo!!

  2. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Bullshit.

    In this context, Huawei commissioned Oxford Economics to assess the economic cost of restricting competition in 31 European markets. To reflect the uncertainties inherent in this analysis, the study models three alternative scenarios – termed “low cost”, “central cost”, and “high cost”.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Agora em Português.

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        google translate em caso de dificuldade

      2. Avatar de Raimundo Nonato
        Raimundo Nonato

        Ele disse: mimimi mimimi, eu não entendo de negócios, lá em casa lavamos a mão com a água da privada para economizar.

      3. Avatar de Os Rótulos
        Os Rótulos

        “Baboseiras.

        A Huawei contratou a Oxford Economics para avaliar o custo económico de restringir a concorrência em 31 mercados europeus (…)”.

      4. Avatar de PML
        PML

        Acho que o que foi dito é que a Huawei encomendou um estudo em que o resultado fosse que seria pior para a Europa banir a Huawei. Nesse estudo foram apresentados 3 cenários e este aqui indicado é o pior deles (para a Europa e também para a Huawei).
        É claro que numa primeira fase será mais caro para a Europa, mas num médio prazo será mehor.

  3. Avatar de Saraiva
    Saraiva

    Invistam nas empresas europeias. A rede vai ficar igual ou melhor e não estão a enviar contentores de euros para a China.

    1. Avatar de Monte Gordo
      Monte Gordo

      o comum europeu do sul nem pensa nisso.

      Os EUA e a China usam o UK, Luxemburgo e Holanda (principalmente) para as suas mega empresas quase não pagarem impostos na Europa, levam biliões de dinheiro dos europeus embora e ainda se riem por cima. A culpa é dos europeus como é óbvio, os do sul deixam países como a Holanda fazerem o que querem e cada vez ficam os do sul mais pobres e desempregados, os do norte como Benelux / UK mais ricos e com poder de compra. É o que faz andar a tomar cafezinho e cerveja e ver só futebol. Mas depois que o mundo lhes solucione os problemas.

      1. Avatar de acs
        acs

        E porque não fazemos o mesmo? Porque não baixamos os impostos às empresas para que empresas grandes venham para cá dar empregos bons tudo e todos. Se a irlanda, suiça e holanda também nós também podemos. Em vez disso temos dos maiores impostos para empresas da europa e o resultado é o nosso capital ir todo lá para fora porque aqui é explorado e não consegue ser competitivo. Pior, o nosso país tem mais de 90% empresas pequenas ou micro que não se sabem fundir e criar capital para fazer investimentos de jeito. Se não é a EU a dar dinheiro não conseguimos fazer nada. Por isso ficamos sempre pequenos, porque os nossos empresários pensam pequeno e não sabem fundir empresas para arranjar capital e competir lá fora e o resto do povo não quer ser responsabilidade de patrão. Vejam bem o que aconteceu à EDP quando entrou capital estrangeiro. Já fazem mais dinheiro lá fora que aqui em Portugal. O dono do Pingo Doce já faz mais dinheiro na polónia que em Portugal. O segredo é exportar e expandir mas para fazer isso temos de ser competitivos e ter capital. O nosso mercado não vale um cu porque não têm tamanho, temos burocracia a mais que cria atrito nas pessoas para fazer seja o que for. Não sabemos aproveitar o país que temos. Bom tempo, bons recursos naturais, homogéneo e seguro. Uma atração espetacular para multi nacionais com empregos acima da média que obviamente subiria o resto de arrasto e daria mais impostos indirectos tanto a nivel do IRS, como a nível da SS

        1. Avatar de PML
          PML

          O caso é que é uma medida que seria ideal se já tivessemos a economia consolidada. Como não temos não se pode fazer. O que tem de se fazer (e neste momento a CE está a tentar) é criar uma maior harmonia fiscal para evitar que os países andem a fazer “prostituição” fiscal para ver quem promove os impostos mais baixos. Não acho justo termos grandes empresas com impostos baixos e o cidadão comum e outras empresas mais pequenas com impostos maiores. Assim nunca as pequenas terão também oportunidade de crescer. Além do mais, o nosso maior problema nem são os impostos altos – são o facto de estarmos sempre a alterá-los. Isso já foi dito por várias empresas externas e queriam investir em Portugal – não conseguem fazer um modelo de negócio porque está sempre a mudar. Há outros países com impostos mais altos e que conseguem atrair investimento.

      2. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        Ho Costaaaaaa,… a culpa é sempre dos outros! Tipico.
        Portugal altera os seus impostos a cada 15 dias a Holanda não!
        Ho Costa Eu, empresário, vou investir num país que altera os seus impostos a cada 15 dias, …. ou um que muda só altera em décadas ?!

        Ho Costaaaaaa,… a culpa é sempre dos outros!

        wher is Marselfie?!

        1. Avatar de Zé

          Pois….e se fossem só os impostos seria mt bom…. o pior e quando se tem que verificar se uma medida / lei do ano passado ainda está em vigor ou não.
          Ainda pior tentar fazer uma interpretação dos sinais, virgulas e pontos finais…

    2. Avatar de eu2
      eu2

      Na china não usam euros, usam yuan

  4. Avatar de fim do mundo
    fim do mundo

    Eu só quero o 5G a funcionar o resto não me interessa… Quem foi ou deixou de ser…

  5. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Porra , dei-me ao trabalho de ler o relatório e se alguém trabalha-se para mim e entregasse um paper daqueles ia para a rua ver vaquinhas a pastar. São tantos os pressupostos caídos do ceu sem base de sustentabilidade que assusta.

    Abc

    1. Avatar de So7t
      So7t

      Palha … muita palha…

  6. Avatar de Os Rótulos
    Os Rótulos

    Reproduzo um comentário que fiz ontem noutro post sobre a Huawei/5G:

    Reino Unido – (…) O governo inglês aprovou o banimento dos equipamentos da Huawei a partir do final do ano.
    O próximo de que se espera um decisão é a Alemanha, com o governo e os partidos políticos muito divididos e ameaças de retaliações nada veladas da China.
    A Itália e a França aprovaram guidelines que indicam o banimento da Huawei-
    Por cá far-se-á o que os grandes europeus e os EUA mandarem, digam os operadores de comunicações [ou outros] o que disserem.

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      Não sei onde andas a ler, mas tirando o Reino Unido, que é um lacaio dos EUA, o resto continua a apostar na Huawei, principalmente a Alemanha e França.

      1. Avatar de Os Rótulos
        Os Rótulos

        Eu sei o que leio. E também sei que lês posts a mais.
        Pesquisa por Europa/Europe Huawei 5g e lê especialmente as notícias de julho e agosto deste ano.
        Se quiseres mais sistematizado por países, por ordem alfabética vê:
        https://www.channele2e.com/business/enterprise/huawei-banned-in-which-countries/

        A fonte é a Reuters. Os últimos parágrafos são os mais recentes. Até dá para ver as mudanças em cada país, especialmente nos dois últimos meses, com a pressão dos EUA e o bloqueio de chips à Huawei.

      2. Avatar de Zé

        Quando tiveres dúvidas repara para onde as moscas preferem estar. Se preferirem estar “lá” e porque então “lá” será melhor, se preferirem estar cá e pq ………
        Dito de outro modo, pq as vezes não se quer ver o que está debaixo do nariz, quando nos convidarem, i.e., obrigarem a trabalharmos por uma tijela de arroz e uns trocos talvez se dê valor ao que temos “cá”.

  7. Avatar de Raimundo Nonato
    Raimundo Nonato

    Se os EUA mandar, a europa baixa cabeça e continua a comer capim. A viver das migalhes que os EUA deixam para trás.

  8. Avatar de Alguem
    Alguem

    Este artigo é a gozar só pode não ?

    Parece que não existem outros fornecedores de Telecom como a Ericsson e a Nokia que até são superiores em muita coisa.

    1. Avatar de ze
      ze

      Ericsson é superior em tudo, Nokia para lá caminha.

  9. Avatar de Fulano
    Fulano

    Há muito que a Europa devia ter deixado esta guerra empresarial entre a América e a China.
    A Europa só tem a ganhar com a Huawei e Nokia.

  10. Avatar de Zé

    Há algum estudo que indique o valor da eventual perda e dos riscos associados a entrega deste projecto a Huawei ?

    1. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      A Huawei só financiou o do post. Só vendo se a Nokia e a Erikson financiaram outro.
      Com a pressão dos EUA somados aos interesses dessas empresas europeias, não admira o que diz a União Europeia:
      “A Comissão Europeia insistiu que deve “identificar fornecedores de alto risco” e que os “grupos “europeus Nokia e Ericsson podem fornecer “tudo o que a UE precisa para desenvolver infraestruturas 5G.”

  11. Avatar de André
    André

    Hummm guerras parvas, Europa está a querer morrer na falência, eu prefiro comprar coisas de chineses baratas do que dar dinheiro ao presidente mais burro e parvo lá da América … Acabem com a hauwey e vão ter uma grande guerra e o pessoal bazar todo da europa, nem faz sentido …

    1. Avatar de acs
      acs

      Duas das empresas que ganham concurso se eles foram banidos são europeias.. A tua teoria é invalida.

  12. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Resumindo mais um estudo comprado.

  13. Avatar de carlos
    carlos

    Estudos para manter inúteis ocupados.
    Se perderem de um lado, vão ganhar do outro.
    Por isso tudo isto são projeções e palpites, existem tantas variáveis que não são levadas em linha de conta…
    Isto é como a estatística ela pode sempre dizer o que cliente pretende.